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quinta-feira, 29 de abril de 2010

Inspeção Veicular Ambiental de março aponta média de 20% de reprovados

Março foi o segundo mês de inspeção veicular do exercício 2010 para os carros com final de placa 01. Os proprietários desses veículos começaram a fazer a inspeção no início de fevereiro e o prazo para a vistoria vai até o dia 30 deste mês. Já os veículos com final de placa 2 começaram a passar pela inspeção desde o dia 3 de março. O prazo, nesse caso, termina no dia 31 de maio.
No fim de março, 93.708 automóveis com final de placa 1 já haviam passado pela inspeção - 25,71% da frota de 364.439 automóveis. O índice de carros reprovados na primeira inspeção foi de 20,19%.
No mesmo mês, 51.106 automóveis com final de placa 2 passaram pela procedimento - 14,25% de uma frota de 358.556 carros - e 19,04% não foram aprovados.

Motos
Fizeram a inspeção veicular cerca de 8.182 motocicletas -14,52% da frota de 56.334 com final de placa 01, das quais aproximadamente 27% foram reprovadas na primeira inspeção.
No mesmo período, 4.782 motocicletas com final de placa 2 passaram pela inspeção - 8,61% de uma frota estimada de 55.542 motos - e 28,46% não foram aprovadas.

Diesel
Dos veículos a diesel, 2.493 com final de placa 01 submeteram-se à inspeção - 28,42% de uma frota estimada de 8.771 que têm até 30 de abril para passar pela inspeção. Dos que foram vistoriados, 35,86% foram reprovados.
Ao mesmo tempo, 1.304 veículos a diesel com final de placa 2 fizeram a inspeção veicular em março - 15,90% de uma frota de 8.201 veículos. Foram reprovados 41,10%.

Ônibus
No caso dos ônibus, já fizeram a inspeção 1.416 dos 2.990 ônibus final de placa 01, o que significa 47,37% do total. Não foram aprovados 17,73%. Um total de 710 ônibus com final de placa 2 também passaram pela inspeção - 23,89% da frota estimada de 2.972 ônibus com final de placa 2. Foram reprovados 15,07%.

Tarifa
Em 2010, a tarifa cobrada para a realização da inspeção veicular é de R$ 56,44 e, diferentemente do que ocorreu no ano passado, o valor não será reembolsado ao proprietário. Quem não fizer a inspeção dentro do prazo em 2010, da mesma forma como ocorreu em 2009, estará sujeito à multa no valor de R$ 550,00 e terá seu licenciamento bloqueado.
Os veículos com placa final 4 já podem agendar a inspeção veicular desde o dia 1º de abril (acessando o site www.controlar.com.br). O prazo-limite para que esses veículos passem pela inspeção é 31 de julho.
Quem não fez a inspeção veicular em 2009 (ano passado, a inspeção foi obrigatória para toda a frota a diesel registrada na Cidade, toda a frota de motos e automóveis registrados entre os anos de 2003 e 2008) terá de pagar, para fazer a inspeção veicular em 2010, R$ 100,62 (R$ 44,18 para fazer o desbloqueio da inspeção de seu veículo, além da tarifa da inspeção de 2010, de R$ 56,44).

Agendamento
O proprietário do veículo deverá acessar o site da concessionária (www.controlar.com.br) e, durante o processo de agendamento, o sistema identificará a situação irregular e direcionará o proprietário para o procedimento adequado. Serão emitidas duas guias - do desbloqueio da inspeção veicular e do agendamento 2010 - e ambas deverão ser pagas para a realização da Inspeção Veicular exercício 2010.
Os veículos que não foram aprovados na primeira inspeção terão 30 dias para passar por manutenção em oficina mecânica de confiança do dono, que poderá reagendar nova inspeção sem pagamento de nova tarifa.
Antes de se dirigir a um dos Centros de Inspeção Veicular Ambiental, o proprietário do automóvel deverá agendar a vistoria. Para isso, é preciso ter em mãos o número do Renavam e acessar o site para imprimir o boleto. Após aguardar um prazo de 72 horas, deverá ligar para 3545-6868 ou entrar novamente no site da Controlar, escolhendo o melhor local, dia e horário para realizar a inspeção.

Oficinas especializadas
O sindicato que representa as oficinas mecânicas no Estado de São Paulo (Sindirepa-SP) fez uma pesquisa entre os estabelecimentos localizados na Grande São Paulo para identificar os que estão aptos para fazer a checagem pré e pós-inspeção ambiental veicular, usando equipamentos que estão em conformidade com a lei para a realização do teste de emissões de poluentes.
Para orientar as empresas a adotar práticas e equipamentos necessários para realizar a pré e pós-inspeção, o Sindirepa criou o Programa de Seleção de Oficinas para Atendimento Pré e Pós-Inspeção Ambiental Veicular. Em parceria com empresas especializadas em produtos e equipamentos relacionados à inspeção que atendem às exigências da legislação, a entidade dará toda a assistência necessária para as oficinas que desejam ingressar no projeto.
Segundo o presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola, as oficinas que trabalham com sistemas de exaustão (catalisador e escapamento) e alimentação (motor, cabos, velas, injeção eletrônica, filtros de ar, combustível e óleo) podem ter um incremento de até 20% no movimento com a implantação da inspeção ambiental veicular na cidade de São Paulo.
O portal da Prefeitura de São Paulo orienta o consumidor a consultar o site do Sindirepa-SP para obter informações sobre as oficinas especializadas na realização da pré e pós-inspeção.

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