Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prefeito visita a nova sede da Fraternidade Irmã Clara

Fotos: Vilma Gonçalves / Secom
O prefeito Gilberto Kassab visitou neste sábado (15/5) as novas instalações da Fraternidade Irmã Clara, instituição beneficente que atende crianças portadoras de paralisia cerebral. Durante 28 anos a entidade funcionou nos baixos do Viaduto Pacaembu e atendia 34 crianças. Com o novo prédio, construído em terreno cedido pela Prefeitura de São Paulo na Barra Funda, o número de atendimentos deverá mais que duplicar.
A Fraternidade Irmã Clara agora está instalada em uma área de 3.000 metros quadrados e foi construída em um prédio com dois pavimentos. O local conta com espaços dedicados a diversos tipos de tratamentos, como fisioterapias neuromotora e respiratória, hidroterapia, fonoaudiologia, terapias ocupacional e assistiva. No pavimento superior há 11 dormitórios - com seis camas cada -, posto de enfermagem, sala médica, áreas de banho adaptadas e um pátio coberto para atividades recreativas. A entidade dispõe de uma equipe de 60 funcionários.



FALANDO DE TPM COM HOMENS

Dra. Nara Mattia, ginecologista e mastologista, possui um grande número de pacientes que sofrem com a Tensão Pré Menstrual - TPM, porém estas pacientes conseguem "contaminar" as pessoas que fazem parte do seu grupo de convívio, afetando familiares, amigos, colegas de trabalho e principalmente namorados, parceiros, maridos...

Segundo a Dra Nara Mattia foi um amigo que sugeriu a idéia para que ela escrevesse uma matéria sobre Tensão Pré Menstrual, mas não da forma como é abordada normalmente nos inúmeros artigos disponíveis atualmente. Mas que o tema fosse abordado de uma forma mais prática, principalmente para os homens que normalmente questionam quando conversam sobre o assunto: por que nós homens não sabemos disso? Seria tudo tão mais fácil...

"Ele sugeriu que eu ensinasse aos homens, inclusive ele, a domar esse monstro que ataca suas maravilhosas mulheres", explica Dra.Nara, que como ginecologista, o assunto TPM, ou mais propriamente dito: Síndrome Pré-Menstrual, sempre lhe despertou grande interesse. "Sempre me perguntava como era possível mensalmente, transformar-me em outra pessoa. E pior, só pensar que tivesse passado por uma crise momentânea de dor e loucura justificava tudo que tinha feito ou sentido. Como trabalho com muitas mulheres, sofrendo do mesmo mal, não é fácil saber lidar com toda essa mudança. Foram precisos muitos anos de estudos, conhecimento de vários tipos de tratamento para dominar o assunto e saber lidar com isso. Muitas vezes me pegava pensando, como os homens poderiam administrar essa fase da mulher e tornar a sua vida muito, muito, mais fácil???", explica Dra Nara.

O primeiro passo talvez seja o de Compreender a Síndrome :

Conjunto de sinais e sintomas que aparecem na segunda fase do ciclo menstrual, e cessam completamente até o final da menstruação. Ainda não se sabe o motivo exato ou a razão de casos mais graves. O que se sabe é que existe uma combinação de fatores como: genética, alimentação, fatores psicológicos e alterações hormonais. Os sintomas podem durar de 2 a 15 dias (dependendo de cada mulher), e em graus variáveis atinge 80% de todas as mulheres.

Observação: Quando perguntados, 52% dos homens acreditam que suas mulheres apresentam algum sintoma da síndrome.

Mas, normalmente esses sintomas se agrupam em 5 tipos específicos que indicam ao especialista qual hormônio pode estar envolvido no problema.

TPM do Tipo A (ANSIEDADE)- O sintoma principal é a ansiedade. Porém, podem aparecer a agressividade, irritabilidade, tensão nervosa e aquela sensação de estar "no limite".

TPM do Tipo H (HÍDRICO)- prepondera à retenção hídrica. Neste tipo, são comuns alterações físicas, como o inchaço, volume no abdômen, dores mamárias e ganho de peso.

TPM do Tipo C (CARBOIDRATO)-a cefaléia (dor de cabeça) destaca-se entre os demais sintomas. Pode também, apresentar a fadiga e o aumento de apetite (principalmente os doces).

TPM do Tipo D (DEPRESSÃO)- está associada à insônia, ao choro fácil,ao desânimo e ao esquecimento.

TPM do Tipo M (MISTA): apresenta vários dos sintomas anteriores e outros sinais como gastrointestinais, acne, ou dores nas costas.

E agora? O que fazer?
1) Medicação:
a) Oligo-elementos: vitamina B6,
b) Vitamina E, cálcio, magnésio
c) Hormônios: progesterona bio-identica
d) Antidepressivos
e) Cimifuga racemosa
f) Analgésicos simples
g) GAMA

2) Alimentação adequada: para cada um dos tipos de Síndrome Pré-Menstrual, uma dieta específica; 3) Exercícios físicos; 4) Hidratação; 5) Repouso; 6) Reconhecer os sintomas, controle dos sentimentos;

Manual para sobreviver a Síndrome Pré-Menstrual
(só para homens)



A natureza é pródiga. Se mulher tivesse TPM todos os dias, o homem já tinha desaparecido da face da Terra. Existe até uma teoria de que as dinossauras tinham a TPM diária. Deu no que deu. Por isso, os homens, tenham cuidado quando pensar, sorrir, olhar, respirar ou disser qualquer coisa diante da sua namorada, mulher, etc.. Aqui vão alguns conselhos para evitar uma catástrofe.

1) Na época da TPM a mulher está fragilizada e necessita de mais carinho, amor, suporte e paciência. Nada de críticas, piadinhas e frases como "você já comeu muito chocolate hoje", ou "cuidado com o peso, vai acabar engordando". É tudo que a mulher não quer e não pode ouvir nesse período.

2) Ela mandou você comprar alguma coisa especifica em um lugar do outro lado da cidade. Não questione. Apenas vá. Também não ouse comprar sem seguir as especificações corretas. Na volta, não diga nada. Largue o pacote e vá para frente da TV. Já, já, ela aparece com uma cervejinha gelada.

3) Ela comeu TODA a caixa de chocolate que há 20 dias permanecia fechada em cima da geladeira. Se faça de louco. Não comente nada do que viu. Nem mesmo se os papéis das miniaturas dos chocolates mais gostosos do mundo estiverem boiando sobre o sofá da sala. Caro amigo, deixe o esporro para mais tarde. Ela pode matá-lo. Ou pior, arrancar seu garoto fora.

4) Ela insiste em discutir a relação. Corra. Corte a conversa imediatamente. Pode ter certeza, isso não vai dar certo. Se você não conseguir escapar da alça de mira da moça, use a tática dos melhores momentos do casal. Relembre aquele jantar maravilhoso... Discurse sobre as qualidades dela e o quanto você adora os sogros, o cachorro, aquele sapato de oncinha novinho em folha... Em 5 min, ela estará relaxadinha.

5) Ela exige a tua presença na festa da amiga que você que voc menos tem afinidade (e o pior ela acha o mesmo da mala). Diga sim sem gaguejar. Demonstre segurança e convicção. Esboce um sorriso, mas não tão largo, pois ela pode desconfiar da armação. Acrescente até que será uma festa ótima e que se divertirão como nunca.

6) Ela ainda não se adaptou ao rock'n roll, mas você comprou aquele DVD procurado há mais de 15 anos, uma apresentação raríssima do Led Zeppelin na Islândia em 1972. Espere, espere e espere. Aguarde o fim do período de instabilidade da garota para revelar o achado. Se mostrá-lo durante a fase crítica, ela dirá que o Robert Plant "não está com nada cantando" e que não suporta "a guitarra irritante" do Jimmy Page. Você nunca mais conseguirá ouvi-lo novamente.

7) Ela acordou irritada e te liga como se quisesse arrancar pedaço. Meu amigo, muita calma nessa hora. Prefira dizer que está morrendo de saudade, que ela é linda, enfim, a mulher da tua vida. Se não colar, tente encerrar a ligação o mais rápido possível sem que ela perceba qualquer movimento mais afoito. Deixe que ela desconte a raiva acumulada nos colegas de trabalho.

8) No fim da tarde deste mesmo dia ela está extremamente feliz! Apesar do Fator TPM, vale até propor uma comemoração com vinho e uma tábua de queijo. Ela vai adorar.

9) Ela colocou aquele vestidinho rosa choque que só ELA adora. Não ria. Não arregale os olhos. Elogie a garota, mesmo que ela esteja hor-rí-vel. Passeie de mãos dadas no shopping se possível. Mostre-se forte e destemido. Ela nem vai perceber que sofre do Fator TPM.

10) Ela gastou uma nota em sapatos, vestidos, bijuterias e badulaques. Evite qualquer demonstração de irritação, mas não deixe de revelar descontentamento. Ela sabe que fez alguma coisa inadequada. E não terá a ousadia de dizer qualquer coisa. No fim do mês, mostre o extrato do cartão de crédito e sugira que fique para o mês que vem o tão sonhado aspirador de pó.

"O importante é lembrar que essa fase tem data para acabar e a paz voltará a reinar, é só tem paciência que tudo volta ao normal... Pelo menos nos próximos 20 dias..." Dra Nara Mattia.

Paciência e Boa Sorte!!!

CIEE LANÇA CURSO GRATUITO DE EaD DE MATEMÁTICA BÁSICA

Desde que o conceito de inteligência emocional foi lançado por psicólogos norte-americanos, as habilidades de raciocínio e lógica aparentemente caíram para segundo plano em conversas sobre o perfil profissional demandado pelo mercado de trabalho. Entretanto, a habilidade para lidar com números, cálculos e planilhas nunca deixou de ser valorizada no ambiente corporativo, bastando ver os comentários preocupados que sempre surgem na esteira da divulgação dos péssimos resultados registrados nas avaliações de desempenho dos alunos brasileiros. Pensando em suprir essa carência nos candidatos a estágio, o CIEE lança o curso Matemática básica I pelo Programa de Educação a Distância (EaD), pela internet.

Com carga horária de 7 horas, podendo ser concluído em 10 dias, o programa apresenta conceitos, dicas e estratégias para lidar com a ciência de Pitágoras na escola e no estágio, por meio de exercícios e atividades baseados em seu uso em atividades cotidianas.

No processo de aprendizagem, o estudante contará com acompanhamento tutorial, dicas de leituras, fóruns e chats para tirar dúvidas, apostila para download, além de respostas para perguntas mais frreqüentes (FAQ).

Mais informações sobre os cursos de EaD podem ser obtidas no site www.ciee.org.br. Ainda, no portal, o estudante faz a sua inscrição gratuitamente. Os interessados devem ter mais de 16 anos e inscrever-se para estágio no CIEE, com cadastramento também gratuito e disponibilizado no próprio site ou na rede de postos de atendimento da instituição.

Para fazer os cursos, é necessário um computador com acesso à Internet e com a seguinte configuração: Windows 98 ou superior, Internet Explorer 6 ou superior, plugin Macromedia Flash 8 ou superior, 256 memória RAM, placa Multimídia e processador de 700mhz ou superior.

Sobre o CIEE

Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

BARRA FUNDA GANHA SUA PRIMEIRA BIBLIOTECA INFANTIL

A partir do dia 24 de maio, o bairro da Barra Funda ganha a sua primeira biblioteca infantil. Batizada de Brincalendo, a unidade está localizada na rua Lopes Chaves, nº 229 (entra as ruas Brigadeiro Galvão e Barra Funda), sede do Instituto Brasil Leitor, idealizador do projeto. O IBL é uma organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação.

As inscrições para a biblioteca serão abertas a partir do dia 22 de maio, sábado, das 10h às 13h. Para se inscrever, as crianças devem estar acompanhadas dos pais. Também é necessário levar o comprovante de residência. Os pequenos leitores serão cadastrados e receberão uma carteirinha de identificação para fazer os empréstimos gratuitos. O acervo inicial da biblioteca será de 450 títulos infantis.

A Brincalendo funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. “A idéia é que as crianças retirem os livros no caminho para escola ou na volta para casa”, conta Ivani Nacked, diretora do IBL.

A biblioteca Brincalendo é um desdobramento das bibliotecas para Primeira Infância, instaladas em hospitais, clínicas médicas e odontológicas, creches, escolas públicas e particulares. A biblioteca também integra o projeto que leva o mesmo nome, Brincalendo, lançado no dia 25 de abril pelo próprio Instituto Brasil Leitor. Com ele, a rua Lopes Chaves é palco de eventos gratuitos mensais ligados à leitura, arte e reciclagem, sempre com ênfase na história do bairro da Barra Funda. O objetivo é oferecer acesso ao livros, além de um dia de lazer entre pais e filhos.


Sobre o Instituto Brasil Leitor
O Instituto Brasil Leitor (IBL), organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação, idealizou o projeto “Ler é Saber”que mantém além das bibliotecas para Primeira Infância, as bibliotecas em terminal de ônibus, nas estações de metrô e/ou trem. No total já são dez unidades, seis Embarque na Leitura localizadas em São Paulo (estações Luz, Tatuapé, Paraíso, Largo Treze e Santa Cecília do Metrô e estação Brás da CPTM), uma Livros & Trilhos no Rio de Janeiro (Estação Central), uma Livros sobre Trilhos no Rio Grande do Sul (Estação Mercado), uma Estação Leitura em Belo Horizonte (Estação Central) e por fim, uma “Leitura Integrada” no Terminal Integrado Pelôpidas Silveira, no município de Paulista, região metropolitana de Recife. Juntas, as bibliotecas somam 55.301 associados e já emprestaram 555.328 livros.

Dentro do projeto “Ler é Saber” o IBL mantém ainda dez bibliotecas Comunitárias, que possuem um acervo muito rico e diversificado, o qual atende a um público específico onde estão instaladas.


Serviço Biblioteca Infantil de Bairro
Local: Rua Lopes Chaves, 229 (entre as ruas Brigadeiro e Barra Funda) - Barra Funda
Inauguração: 22 de maio
Abertura oficial: 24 de maio
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.

Crianças são as principais vítimas de viroses respiratórias do frio

Crianças são as maiores vítimas de viroses respiratórias típicas do outuno-inverno

Pediatra ensina 11 regras para proteção contra as principais doenças desta época

"Não adianta bater, que eu não deixo você entrar". Esta é uma quadra de um antigo jingle de uma loja famosa a respeito do frio. Mas bem poderia ser o slogan de uma campanha de atenção às doenças respiratórias, muito comuns nas estações de outono e inverno.

O clima seco deste período aumenta a incidência de viroses, principalmente as respiratórias, além do aumento das dermatites e dermatoses. "Embora muitas pessoas relacionem problemas respiratórios apenas com o inverno, na verdade os transtornos começam bem antes, principalmente em virtude da diminuição da umidade relativa do ar", diz o médico Sylvio Renan Monteiro de Barros, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Embora o ser humano seja dotado de 'barreiras' naturais que impedem a entrada de viroses, algumas vezes o sistema imunológico não consegue conter o seu acesso, especialmente em crianças, cujo amadurecimento ainda está desenvolvimento. "Ainda que os brônquios sejam dotados de cílios, que arrastam para fora os microorganismos, em baixas temperaturas perdem eficiência, abrindo caminho para que as doenças se instalem. Além do sistema respiratório, outros inconvenientes bem comuns são a conjuntivite (olhos), dermatites e dermatoses (pele)", completa dr. Sylvio.

Como proteger as crianças de tais inconvenientes?

Os pais devem oferecer bastante água à criança para promover a hidratação de dentro para fora. Para prevenir o ressecamento das mucosas é indicado aplicar soro fisiológico nas narinas pelo menos quatro vezes ao dia.

Lavar e arejar roupas que ficam que ficam guardadas por muito tempo e que acumulam facilmente fungos e mofo, grandes responsáveis por crises de rinite, asma e bronquite, também são práticas importantes.

Por último, dr. Sylvio orienta evitar locais fechados e de muita aglomeração, assim como higienizar constantemente as mãos das crianças. Ele aproveita para citar uma conduta básica: a regra dos 11. Segundo ele, são 11 as causas da maioria das infecções respiratórias: os 10 dedos das mãos e a garganta. E enfatiza: ensine a criança a não levar as mãos aos olhos, boca ou narinas se não estiverem muito bem lavadas.

Sylvio Renan de Barros é médico, tendo iniciado o curso na Faculdade de Medicina de Botucatu e se formado em 1974 pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializou-se em pediatria na Unifesp/EPM, obtendo em seguida o título pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Fez especialização prática pela General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla) e participa de diversos de simpósios do setor. Autou por quase 30 anos em Pronto Socorro Infantil. Atualmente se dedica a seu consultório e à literatura médica para leigos. Seu primeiro livro lançado chama-se "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses".

Operação Baixas Temperaturas atende pessoas em situação de rua no inverno

A Secretaria Municipal de Assistência Social deu início ontem, dia 17, à Operação Baixas Temperaturas, que tem como objetivo proteger e abrigar os moradores em situação de rua durante a estação mais fria do ano. Até o dia 31 de outubro, os 41 Centros de Acolhida e os 15 Centros de Referência da Criança e do Adolescente (Creca) da Cidade, que nesta época ampliam 20% suas vagas, estarão abertos em caráter emergencial  para o acolhimento desta população, que fica exposta ao risco de morte provocado pelas baixas temperaturas.
Durante esse período, os moradores em situação de rua podem procurar voluntariamente qualquer um dos centros de acolhida municipais. 
Além disso, cerca de 400 profissionais estão mobilizados exclusivamente para o trabalho de abordagem nas ruas. A secretaria intensificará a vigilância nos locais com grande concentração de população em situação de rua, por meio das equipes do Presença Social nas Ruas (PSR)  do Projeto Atenção Urbana, dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Central de Atendimento Permanente e Emergência (Cape). É importante ressaltar que as pessoas são convidadas a ir para os albergues, mas não são obrigadas a aceitar o encaminhamento.
"Essa operação é uma ação intersecretarial, com o objetivo de preservar vidas. O papel do Poder Público é possibilitar o acesso da população em situação de rua aos serviços de acolhimento", afirma a vice-prefeita e secretária de Assistência Social.
 
Além da Secretaria Municipal de Assistência Social, a operação conta com o envolvimento de outros órgãos da Prefeitura, como as secretarias da Saúde, Infra-Estrutura Urbana e Obras, Transportes, Defesa Civil, o Samu e a CET.
A população também pode ajudar os moradores em situação de rua ao solicitar os serviços da Prefeitura por meio da Central de Atendimento Telefônico Ininterrupto ao Munícipe, pelos números 3228-5668, 3228-5554; Cape - 3397-8864/3228-2092; 199, da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil; 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; 153, da Guarda Civil Metropolitana; ou ainda pelo 156, do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Fundação SOS Mata Atlântica lança sua comunidade virtual na semana do Viva a Mata 2010

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, durante o Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, a Fundação SOS Mata Atlântica lançará oficialmente a “Conexão Mata Atlântica”. Trata-se da rede oficial da ONG onde funcionários, parceiros, fornecedores, patrocinadores, jornalistas e qualquer cidadão, que tenha alguma relação ou simpatia pela organização e pela Mata Atlântica, podem trocar experiências e participar de fóruns e eventos online que discutirão questões ambientais. Na comunidade também será possível postar vídeos, fotos, fóruns de discussões, convidar amigos, fazer parte de grupos específicos e personalizar a página pessoal. O objetivo da comunidade, criada pela Educartis, é fomentar e articular em rede a colaboração e a troca de conhecimentos entre as pessoas que se preocupam com a Mata Atlântica. Para participar, basta acessar www.conexaososma.org.br.
Os jornalistas terão um espaço especial na “Conexão Mata Atlântica”, por meio do Grupo de Jornalistas. Neste grupo (e em toda a comunidade) será possível o acesso a fontes diversas para consulta e interação sobre as questões da Mata Atlântica, bem como acompanhar eventos online e coletivas de imprensa realizadas pela Fundação. Nesta quarta-feira (19), ainda antes do lançamento da comunidade, já será possível participar da “Mesa-redonda com Pedro Passos”, um webcast realizado a distância e transmitido ao vivo. Na mesa-redonda será abordado o histórico de criação da rede, sua importância para a SOS Mata Atlântica, além de dar mensagem de boas vindas aos interessados pela iniciativa. Esta é uma das atividades colaborativas realizadas virtualmente pela comunidade. Pedro Passos é presidente do Conselho Curador da FNQ, sócio-fundador na Natura e vice-presidente da SOS Mata Atlântica. O evento acontece das 12h às 13h e, para participar, basta se cadastrar na Conexão Mata Atlântica.
Para dar continuidade às comemorações do Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05) a ONG também apoiará a edição de maio do TEDx Vila Madá, uma conferência com o objetivo de discutir temas que estimulem o espírito analítico das pessoas, que podem participar presencialmente ou pela internet, e gerar novos conhecimentos a partir de sua organização em uma comunidade virtual. Com o tema "Nossa Mata - ideias e ações para um futuro melhor", o evento, também realizado pela Educartis, acontece no dia 27 de maio, das 18h às 21h30, com participação de Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica; da cantora Wanessa Camargo; da jornalista Liana John; Paulo Valladares, secretário executivo do projeto Corredor Ecológico e do escritor e fundador do Instituto Arapoty, Kaká Werá Jecupé. O evento acontecerá no Teatro da Vila, no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Informações e inscrições pelo site www.tedxvilamada.com.br.
Também já é possível participar da pesquisa “A Mata Atlântica e você” pelo link www.educartis.com.br/a-mata-e-voce/, que tem o objetivo de entender como as pessoas se relacionam com a Mata Atlântica e colhe dados até o dia 23/5. Os resultados da pesquisa serão compartilhados na comunidade para fomentar o intercâmbio de conhecimentos.

Sobre o Viva a Mata
O Viva a Mata é aberto ao público em geral e tem como principais objetivos comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, realimentar o movimento ambientalista, e informar e conscientizar a sociedade.
Com o patrocínio do banco Bradesco, apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Tam e a Eldorado como rádio oficial, o evento tem uma ampla programação gratuita: palestras, debates, exposições de ONGs que atuam em diversas regiões com projetos pela conservação da Mata Atlântica, estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, atividades com voluntários, entre outras manifestações artísticas.
Na edição passada, o evento reuniu mais de 80 mil pessoas, interessadas em saber o que está sendo feito no País pelo Bioma, além de aprender a melhorar sua relação com o meio ambiente. Mais informações pelo e-mail comunicacao@sosma.org.br, pelo site www.sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3055-7888.
Sobre a Educartis
A EDUCARTIS – Inteligência Coletiva foi fundada em 2003 e tem como objetivo auxiliar nos processos de desenho, produção e distribuição de conhecimentos em forma de conteúdo digital. Trabalha na disseminação do conceito de construção colaborativa de conhecimentos para organizações com diferenciais competitivos baseados em capital humano. Para mais informações, acesse www.educartis.com.br.

100 anos de Adoniran

Gommo se reúne com parceiros e desenvolve site que celebra o centenário de Adoniran Barbosa

Vida e obra de um dos maiores artistas brasileiros, Adoniran Barbosa, estão no site criado em comemoração ao centenário do dono da voz e das composições que encantaram o Brasil e definiram o estilo do Samba Paulista. O site é uma iniciativa da MOJO Books Editora, da agência Oople e da Gommo, em associação à família do artista.
No endereço www.adoniran.com.br, os fãs encontram toda a trajetória do astro cujo verdadeiro nome é João Rubinato. Compositor de obras como Trem das Onze e Saudosa Maloca, Adoniran Barbosa adotou o pseudônimo na década de 1930, afinal seu nome era “italiano demais para cantar samba”, segundo ele. Adoniran parece ter acertado na escolha. Seu pseudônimo foi tão bem aceito que hoje, entre nomes de ruas, praças e afins, batiza o Sambódromo da cidade de São Paulo.
Na web, os internautas também poderão acessar a programação completa que a família e outros parceiros preparam para o Centenário. A celebração da data contempla uma série de produções, eventos, ações e projetos digitais.
O conteúdo do site tem editoria do jornalista e escritor Celso de Campos Jr., autor de Adoniran – uma biografia (Editora Globo) e curador do acervo de Adoniran Barbosa.

Programação
Artistas, como Paulo Vanzolini, Carlinhos Vergueiro, Maria Alcina e Cristina Buarque já subiram ao palco em shows-tributo a Adoniran. Diversas apresentações musicais estão programadas ao longo do ano – a programação será divulgada pelo site, pelo Twitter e por outras plataformas digitais.
Em breve chega às lojas o CD Adoniran 100 anos, da gravadora Lua Music, com produção de Thiago Marques Luiz. São 24 canções do compositor, interpretadas por uma constelação de nomes da nova geração e da velha guarda – Jair Rodrigues, Arnaldo Antunes, Wanderléa, Cauby Peixoto, Dominguinhos, Leci Brandão, Fabiana Cozza, Demônios da Garoa, Quinteto em Branco e Preto, Diogo Poças, Verônica Ferriani, entre outros.
Para o palco, Rubens Ewald Filho dirige um musical e Nanah Pereira, faz uma releitura músico-teatral do programa Histórias das Malocas, a cargo do Instituto de Artes do Brasil.
No segundo semestre de 2010, a Mojo Books lança o Almanaque Adoniran, histórias em quadrinhos, passatempos, crônicas e outras atrações inéditas assinadas por grandes nomes das artes populares.
Além disso, a Rede Globo de Televisão exibirá o especial Por Toda Minha Vida em homenagem a Adoniran Barbosa. As produtoras Boitatá e a Ioiô Filmes preparam um documentário sobre o artista, a cargo das diretoras Aline Sasahara e Vange Milliet.
Enfim, as comemorações do aniversário de 100 anos de nascimento do mestre do samba paulista estão só começando.

Parceiros
Gommo – Agência digital que usa a tecnologia e a criatividade a favor de seus clientes. Com uma equipe de mais de 150 profissionais, a empresa possui um portfólio de produtos e serviços baseado na sinergia entre Marketing Digital, Criação, TI e Mobile. www.gommo.com.br
Mojo Books - Criadora dos projetos incentivados pela Lei Rouanet (Portal Adoniran e Almanaque Adoniran), a MOJO se destaca no novo cenário da literatura digital como uma das pioneiras no Brasil no mercado de e-books. O case "Se um disco fosse literatura, que história contaria" é um dos mais bem sucedidos do mundo ao gerar novos leitores, escritores e incentivar a fan culture e o self publishing, o grande conceito da nova Cultura da Convergência e das plataformas digitais contemporâneas. www.mojobooks.com.br
Oople - Especializada em publicidade e interação digitais, a Oople é a responsável pela execução dos projetos Mojo relacionados ao Centenário Adoniran. A Oople promove soluções para renovação da marca Adoniran em contextos inovadores e históricos, relacionamento com o usuário, mapeamento e ativação em redes sociais e a preparação para o acervo de Adoniran para as futuras gerações. www.oople.com.br

Mutirão de atendimento de dor de cabeça

Tratamento adequado reduz em mais de 60% as crises de enxaqueca Cidades brasileiras se reúnem para o Mutirão de atendimento no mês da Cefaleia


Para marcar o mês de comemoração do Dia Nacional da Cefaleia, este ano, o foco da campanha da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCE) e da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) é possibilitar a população que sofre com dores de cabeça, o acesso a um tratamento especializado e evitar, assim, o uso da automedicação.

Consultar um neurologista e fazer o tratamento indicado para o seu tipo de dor de cabeça além de proporcionar um alívio da crise pode até curar o paciente. No caso de enxaqueca, por exemplo, fazer um tratamento correto com um neurologista pode reduzir em 60% ou mais as crises. De acordo com o Dr. Marcelo Ciciarelli, diretor científico da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 30 milhões de brasileiros têm enxaqueca.

Para o presidente da SBCE, Dr. Carlos Bordini, nunca se deve tomar medicamento sem um diagnóstico médico. "No caso de dor de cabeça, não se deve tomar medicamento mais de uma vez por semana e na primeira alteração no tipo da dor é preciso procurar um médico".

Segundo a Organização Mundial de Saúde, metade da população mundial toma remédio sem prescrição médica. No Brasil, por ano, 20 mil pessoas morrem por ingestão de medicamento por conta própria.

Cidade Data Locais Agendamento
RIBEIRÃO PRETO - SP 29/maio
Ambulatório da Santa Casa de Misericórdia Pelo telefone (16)3979-3575

SÃO PAULO 28/maio
Setor de Cefaleia do Hospital São Paulo (Unifesp), na R. Napoleão de Barros, 771 Com Joni (11) 5576-4778

Butantan recupera livros históricos

O Instituto Butantan informa que recuperou 42 livros de registro da coleção de serpentes da instituição. Os originais estavam armazenados em um local distante do incêndio que atingiu o Prédio das Coleções no último sábado, 15 de maio. Apenas três livros ainda precisam ser localizados.
Nos livros há registros de todas as espécimes que estavam armazenadas no prédio atingido pelo fogo, incluindo nome científico e popular, data e local de coleta, nome do coletor, além de outras informações sobre as características de cada um deles.
Com isso, há a preservação do histórico da coleção, que irá proporcionar estudos sobre as localidades onde os animais foram encontrados, além de levantamentos sobre as espécies contidas na coleção. Também foram preservados todos os arquivos digitalizados referentes a esses livros, que tinham sido copiados e arquivados em local diferente do incidente.
Todo o material didático, rotineiramente enviado às escolas, universidades e instituições de ensino pelo Butantan também foram resgatados sem qualquer prejuízo. São exemplares de cobras disponibilizados para as escolas e utilizados como material extra aos alunos.
Os pesquisadores, que antes utilizavam o Prédio das Coleções como local de trabalho, agora desenvolverão seus estudos em uma nova área, dentro do instituto, que está sendo adaptada para abrigá-los provisoriamente. Nesse alojamento, os pesquisadores irão catalogar e identificar o material que está sendo recuperado do incêndio e novos exemplares que estão chegando ao Butantan.

A manutenção da prescrição da sibutramina no Brasil

A sibutramina não deve ser prescrita a pacientes portadores de doenças cardiovasculares, hipertensos ou para quem já tenha tido arritmia cardíaca


Você gostaria de não ter fome e acha que isso te ajudaria a perder peso? Eu faço essa pergunta porque, todos os dias, recebemos pessoas que buscam um remédio que faça justamente isso: que teoricamente lhe facilite a perda de peso, subtraindo-lhes a fome.
Nos Estados Unidos, há apenas três medicamentos utilizados para tratar a obesidade: o orlistat, a fentermina e a sibutramina. No Brasil, temos o orlistat, a anfepramona, o femproporex, o mazindol e a sibutramina. Com exceção do orlistat, que reduz a absorção das gorduras, os outros todos tentam ajudar na redução da quantidade de alimentos ingeridos, ora aumentando a saciedade, como a sibutramina, ora reduzindo a fome, como os demais.
A obesidade vem crescendo com a força de uma pandemia, no mundo. Não poupa ninguém, independente da idade, classe social ou raça. Este fato vem provando que a idéia de reduzir a fome é uma grande ilusão, pois as pessoas comem, mesmo sem fome. Comem por diversos outros motivos, além da fome, mas principalmente, comem mais por uma falha da saciedade, ou seja, continuam com fome após uma refeição convencional e comem muito mais do que deveriam.
A maioria dos medicamentos para o tratamento da obesidade no Brasil são derivados anfetamínicos. São drogas poderosas em cortar a fome, mas, por outro lado, são difíceis de serem toleradas. Causam grande excitabilidade ao Sistema Nervoso Central, palpitações, insônia e, algumas vezes, até problemas psiquiátricos. Só seriam melhores toleradas se associadas aos calmantes, mas essas associações foram proibidas no Brasil, após a constatação de que criavam outro problema: o abuso de outro tipo de droga potencialmente aditiva ou potencialmente indutora de dependência. Dessa forma, quando usados sozinhos, esses medicamentos dificilmente são tolerados.
Nesse contexto, a sibutramina ainda é a nossa maior ferramenta para aumentar a saciedade. Ela interfere exatamente nesse mecanismo e permite que o paciente tenha fome, mas que comendo menos se sinta saciado. Ela vem sendo utilizada no Brasil há 12 anos. É considerado um medicamento de primeira linha para o tratamento da obesidade. Já se sabe, desde o início de sua comercialização, que a sibutramina pode causar elevação discreta da pressão arterial e aumento da freqüência cardíaca, uma vez que esses importantes sintomas sempre foram informados na bula do medicamento.
Em janeiro, a agência reguladora de medicamentos européia - EMEA (European Medicines Agency) - suspendeu a licença de comercialização da sibutramina, baseada em um estudo chamado SCOUT ( Sibutramine Cardiovascular Outcomes Trial), que envolveu mais de 10.000 pacientes obesos, acima de 55 anos com diabetes, história de cardiopatia ou outros fatores de risco cardiovascular por pelo menos seis anos.
O objetivo da pesquisa era avaliar os efeitos da sibutramina neste perfil de pacientes. A ocorrência de eventos graves como infarto, derrame, parada cardíaca e morte no grupo de pacientes em uso de placebo (cápsulas sem medicamento) foi de 10%, enquanto no grupo que usava sibutramina, foi de 11,4%. Embora pareça uma diferença pequena, ela é considerada estatisticamente significativa.
Esta diferença foi relevante apenas em pacientes com história de doenças cardiovasculares. Mesmo assim, a agência européia entendeu que "os riscos da sibutramina não compensam seus benefícios".
Ao contrário da agência européia, a agência americana (Food and Drug Administration -FDA) e a brasileira (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa) não entendem o assunto da mesma forma. Estes órgãos reguladores alegam que a pesquisa não trouxe nenhum dado novo, além daqueles já conhecidos e descritos na bula do medicamento. Destacam, entretanto, que a sibutramina não deve ser prescrita a pacientes portadores de doenças cardiovasculares, hipertensos ou para quem já tenha tido arritmia cardíaca.
Nos Estados Unidos, a FDA, baseada no mesmo estudo, apenas determinou que a bula do medicamento alerte a população que o medicamento não deve ser usado por pacientes com história de doença cardiovascular.
No Brasil, por entender a necessidade de maior controle nas prescrições e no uso do medicamento, a determinação atual é de que deve haver maior vigilância, mudando a forma de prescrição para o receituário azul. A Anvisa também divulgou um alerta para os profissionais de saúde sobre o uso da sibutramina e recomendou a contra-indicação da sibutramina para pacientes com perfil semelhante aos incluídos no estudo SCOUT:
•Pacientes que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares;
•Pacientes que apresentem Diabetes Mellitus tipo 2, com sobrepeso ou obesidade e associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
O posicionamento da Anvisa foi bem recebido pelos endocrinologistas brasileiros, embora pareceu-nos um retrocesso a inclusão do grupo dos diabéticos tipo 2 ou não insulino dependentes, entre as contra-indicações do uso, uma vez que os resultados preliminares do SCOUT não demonstraram maior incidência de adventos graves com o uso da sibutramina por este grupo de pacientes, geralmente, obesos e que poderiam contar com a sibutramina como uma de suas principais estratégias de tratamento.
Diversos estudos já demonstraram a segurança e os benefícios da sibutramina, quando usada conforme as indicações, associada a mudanças de estilo de vida e sob acompanhamento médico.
Além do grande número de estudos, em diferentes perfis de pacientes, a medicação está disponível há mais de uma década no mercado e também tem se mostrado segura na prática clínica. Tendo em vista que a obesidade é um dos maiores riscos para as doenças do coração, a melhor prática é a seleção adequada dos pacientes e a vigilância do uso do medicamento, evitando privar a maioria dos obesos dos efeitos benéficos da droga.
Dra. Ellen Simone Paiva é médica especializada em Endocrinologia e Nutrologia. Mestre em medicina na área de Nutrição e Diabetes pela USP. Titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, SBEM e da ABRAN, Associação Brasileira de Nutrologia. Diretora clínica do CITEN – Centro Integrado de Terapia Nutricional.
CONTATO:
www.citen.com.br
faleconosco@citen.com.br
http://twitter.com/Citensp

PUC-SP abre matrículas para curso que trata de políticas públicas e gestão em segurança pública

Principal referencial do curso é o conjunto de orientações elaboradas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, contidas na matriz curricular nacional para a formação de profissionais da área

A violência no Brasil se transformou em fenômeno que transcende o problema da criminalidade, cujas profundas implicações sociais exigem reformas estruturais e mudanças na sociedade para aprimorar as instituições de segurança pública. Para formar lideranças culturais e gestores de organizações nessa área, a PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), planejou o curso de pós-graduação lato sensu "Políticas Públicas e Gestão em Segurança Pública", com uma abordagem inédita e inovadora.
A dinâmica da violência, da criminalidade e das diversas violações dos direitos humanos impõe a crescente necessidade de realizar, sob a ótica científica e acadêmica, estudos e diagnósticos que permitam definir prioridades e elaborar planos de ação para acabar com o cenário de insegurança.
O curso visa ao desenvolvimento simultâneo de conhecimentos teóricos e práticos relacionados a questões cruciais para o aprimoramento da gestão em segurança pública na dimensão multidisciplinar, não restringindo a abordagem do tema apenas ao sistema criminal.
O principal referencial do curso é o conjunto de orientações elaboradas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, contidas na matriz curricular nacional para a formação de profissionais da área, destinados a apoiar a criação e o fortalecimento de um sistema integrado de segurança por meio de ações de formação e capacitação
A PUC-SP e o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), oferecem 40 bolsas custeadas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública - FNSP, destinadas à Policia Civil do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, Guarda Civil Metropolitana ou Municipal que atuem dentro do Estado de São Paulo e 10 vagas financiadas pela PUC-SP e destinadas a membros da sociedade civil que atuem na área de políticas e gestão em segurança pública.
Dirigido a profissionais graduados que atuam na área da segurança pública no Estado de São Paulo; profissionais das polícias Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros; guardas Municipal e do Poder Judiciário; juízes, promotores e procuradores; funcionários do sistema prisional; representantes da sociedade civil; e técnicos de setores afins, o curso tem início em 24 de Junho e aulas sempre as quintas e sextas-feiras, das 19 às 23 horas e aos sábados das 8 às 17 horas na Unidade Cogeae Santana, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 1653 - Santana.
Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

Saúde ocular: mulheres sofrem mais com problemas de visão do que os homens

Se a mulher não tem as informações básicas sobre o que pode afetar a sua saúde, como pensará em prevenção?


Estima-se que há 45 milhões de cegos no mundo, sendo que dois terços – 30 milhões – são mulheres. Desse total, 80% dos casos são evitáveis ou tratáveis. “De 45 milhões de pessoas, 80% não precisariam estar cegos porque a doença ou tinha tratamento ou poderia ter sido prevenida ou evitada se a pessoa tivesse acesso adequado às informações apropriadas sobre saúde”, alerta o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
Um levantamento realizado pelo Healthy Sight Institute intitulado Mulheres e visão: por que elas sofrem mais?, que identificou qual a percepção das pessoas em relação aos problemas de visão, revela que há muito desconhecimento. A pesquisa foi feita em oito países, com 10,5 mil entrevistados, entre homens e mulheres. No Brasil, 1.007 adultos participaram do levantamento. As brasileiras reclamam mais frequentemente de problemas nos olhos do que os brasileiros. Entre as mulheres, 57% disseram ter algum problema de visão. Com os homens, o percentual ficou em 47%.
Já sobre o que essas mulheres sabem sobre alguns fatores que afetam a visão feminina, mais de 55% delas ou não sabem ou não acreditam que fatores hormonais provocados pela menopausa ou por medicamentos podem influenciar numa alteração visual; 56% ou não sabem ou não acreditam que o cigarro pode influenciar nos problemas visuais, sendo que o cigarro é um dos fatores de risco para a catarata. E 60% não sabem ou não acreditam que a gravidez pode influenciar na qualidade visual.
Razões para que existam mais mulheres cegas
Segundo a pesquisa, dos 45 milhões de cegos, dois terços, ou seja, 30 milhões são mulheres. Existem algumas hipóteses para justificar este fato. “A primeira delas diz respeito à longevidade. Na maioria dos casos, as mulheres vivem mais que os homens e, por causa disso, elas estão mais expostas e ficam mais suscetíveis a algumas doenças que têm maior incidência a partir de certa idade e que podem provocar a cegueira”, explica Virgilio Centurion.

Outra é a possibilidade de o sexo feminino ter um risco maior para determinadas doenças. “A catarata, por exemplo, incide um pouco mais em mulheres, assim como algumas formas de glaucoma. Muitas vezes, não se sabe exatamente por qual motivo, pode ser simplesmente por fatores hormonais ou genéticos. As alterações hormonais - tanto na menopausa, como a provocada pelo uso de contraceptivos - podem levar a algumas alterações oculares, como a diminuição na produção de lágrimas e, consequentemente, a síndrome do olho seco”, diz o médico.

Um terceiro motivo, muito importante no mundo todo, é o acesso desigual aos cuidados de saúde. “Em várias regiões do mundo as mulheres não têm as mesmas facilidades para ir ao médico, para procurar um oftalmologista. Até o número de cirurgias de catarata em alguns países é bem menor no sexo feminino, em relação aos homens”, conta Virgilio Centurion. Isso acontece por vários motivos: em parte por causa da baixa escolaridade nos locais mais pobres, do pouco conhecimento, e ainda há a questão cultural. Há locais em que os costumes são muito diferentes da cultura ocidental. “Em muitos países a verba destinada à saúde é baixa e é preciso distribuí-la entre alguns. E quem são os privilegiados? Nesses locais, geralmente são os homens”, conta o diretor do IMO.

No Brasil, as condições de acesso aos cuidados de saúde são um pouco diferentes. Não temos expressivamente o problema de acesso em relação apenas às mulheres. “No Brasil, a dificuldade é para toda a população. E a mulher é peça fundamental para a promoção da saúde na família. Ela replica o que aprende com o médico, é uma cuidadora nata da família, ela é quem busca o atendimento, toma conta da saúde dos filhos, do marido, dos pais, dos sogros”, conta o oftalmologista Virgilio Centurion.

Fatores hormonais importantes

“Em relação à gravidez, é muito interessante perceber no atendimento diário, como as mulheres não conhecem as alterações visuais que ocorrem neste período. Há as fisiológicas, reversíveis ao final da gravidez, e que são comuns. As alterações mais freqüentes acontecem na córnea e consistem em mudanças de espessura, sensibilidade, e isso pode causar intolerância na usuária de lentes de contato”, explica a oftalmologista Sandra Alice Falvo, que também integra o corpo clínico do IMO.

Outra queixa comum é a mudança no índice de refração. “Aí, temos de informar que não é hora de trocar os óculos. É para esperar porque esta variação se normaliza, após o parto. Existem também as alterações patológicas, mais associadas à gravidez de risco. Por exemplo, uma mulher com diabetes gestacional está mais sujeita a apresentar alterações de fundo de olho mais graves do que uma grávida sem esse problema. O mesmo acontece com as portadoras de hipertensão arterial”, informa Sandra Falvo.

Quando falamos de gravidez e menopausa nos referimos especificamente a condições femininas. “O fato dos homens não saberem das alterações visuais decorrentes da gravidez não é tão grave quanto 60% das mulheres não terem conhecimento das mudanças inerentes a este período”, alerta a oftalmologista do IMO.

CONTATO:
www.imo.com.br
imo@imo.com.br
http://twitter.com/clinicaimo

Cuidados nutricionais durante episódios de diarréia infantil

Que mãe nunca precisou correr com o filho para um pronto socorro em decorrência de um episódio de diarréia?


Apesar de corriqueira, a diarréia pode evoluir para desidratação grave e desnutrição. A doença é responsável pelos principais motivos de internação hospitalar e pelos elevados índices de mortalidade infantil em todo mundo. “Por muitos anos, em nosso País, a infecção bacteriana ocupou o topo da lista do fator causal da diarréia aguda, principalmente em decorrência da falta de higiene básica, da manipulação inadequada de alimentos e da má nutrição. Nos dias atuais, temos as infecções por rotavírus como a causa mais freqüente de diarréia infantil. Infecções parasitárias, intolerâncias e intoxicações alimentares também figuram entre as causas mais comuns da doença diarréica”, explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.

A síndrome diarréica, além da desidratação, causa perda importante de apetite e má absorção de nutrientes, comprometendo o estado nutricional da criança e sustentando a gravidade da doença. “Práticas inadequadas na condução do tratamento, como a suspensão da alimentação ou a manutenção de dietas com baixa oferta calórica podem causar prejuízos ao desenvolvimento e ao crescimento infantil, agravando a desnutrição e condunzindo a um desfecho negativo, em alguns casos”, alerta a nutricionista do Citen, Amanda Epifanio.

“O ponto mais importante no tratamento da diarréia infantil é a hidratação adequada. O soro caseiro deve ser oferecido assim que os primeiros sintomas aparecerem, podendo ser oferecido aos poucos, após cada episódio diarréico”, destaca a nutricionista.

A formulação do soro caseiro deve ser cuidadosamente preparada para não causar efeitos adversos. Assim, a recomendação é que se utilize uma medida padrão, distribuída nos postos de saúde, gratuitamente, para o preparo adequado. A receita? Uma medida pequena de sal, duas medidas grandes de açúcar dissolvidas em um copo de 200 ml de água filtrada ou 1 litro de água, 1 colher rasa de sal de cozinha (3,5g) e 2 colheres de sopa cheias de açúcar (40g)). O soro pode ser utilizado por até 24 horas após seu preparo.

“Refrigerantes e bebidas isotônicas não devem ser oferecidos às crianças menores de 5 anos na tentativa de evitar ou tratar a desidratação. Em situações de desidratação mais grave, a terapia de reposição oral deve ser realizada em ambiente hospitalar”, adverte a nutricionista Amanda Epifanio.

Orientações nutricionais da equipe do Citen:

1) O princípio fundamental da orientação nutricional durante episódios de diarréia é tentar manter a alimentação da criança o mais próximo do normal para garantir a manutenção do peso e evitar o agravamento da doença;
2) Crianças que ainda estão se alimentando de leite materno devem continuar mamando, mesmo na fase de hidratação oral. “O leite materno apresenta baixa carga de solutos e excelente digestibilidade, o que o torna bem tolerado pelo organismo infantil, mesmo durante o episódio de diarréia. Além disso, o leite materno também pode acelerar a recuperação dos danos causados à mucosa intestinal e prevenir o processo de desnutrição”, defende a nutricionista;
3) Os cuidados nutricionais com crianças que recebem aleitamento artificial dizem respeito à manutenção da diluição adequada por idade. “Não é recomendado oferecer às crianças soluções mais diluídas, pois essa prática não reduz o tempo de duração da diarréia e pode contribuir para o agravamento do estado nutricional. A fórmula infantil deve ser oferecida cinco vezes ao dia ou mais, de acordo com a aceitação de cada criança”, explica Amanda;
4) Quando as crianças já recebem alimentos sólidos, os cuidados nutricionais dizem respeito apenas à oferta de alimentos em pequenas quantidades e, em intervalos mais curtos, para combater a perda de apetite. “As refeições devem conter todos os alimentos que fazem parte da refeição cotidiana”, destaca a nutricionista do Citen;
5) O leite representa uma excelente fonte de proteína e cálcio e é fundamental na prevenção e no tratamento da desnutrição. Em casos de intolerância, o leite deverá ser substituído por equivalentes isentos de lactose, mas com fontes adequadas de cálcio. “É muito comum a introdução de bebidas à base de soja em crianças com diarréia, entretanto essas bebidas, em geral, não apresentam cálcio e vitamina D, em quantidades apropriadas, portanto, não devem ser consumidas como substitutos do leite”, alerta Amanda;
6) As carnes, além de fontes protéicas, representam as principais fontes alimentares de ferro e vitaminas do complexo B. Elas podem ser oferecidas moídas, cozidas e cortadas em pedaços pequenos ou mesmo desfiadas. “A variedade na forma de preparo poderá contribuir para melhor aceitação das crianças, já que em geral, elas costumam rejeitar esse grupo de alimento por dificuldades na mastigação e intolerâncias digestivas. O ovo, apesar de apresentar elevado valor nutritivo, deve ser evitado durante os episódios diarréicos, pois podem causar maior fermentação intestinal e desconforto gástrico”, informa a nutricionista;
7) Os carboidratos são fontes energéticas importantes e devem fazer parte de todas as refeições diárias. No desjejum, esse grupo de alimentos pode ser oferecido na forma de pão ou cereais. Pães torrados costumam ter melhor aceitação por crianças que apresentam enjôo matinal. “Um mingau preparado com aveia ou farinha de arroz ou milho pode ser uma excelente opção para crianças inapetentes. Essa preparação pode ser incrementada com adição de azeite de oliva no momento do preparo, com a finalidade de aumentar o valor calórico da refeição e impedir a perda de peso”, ensina Amanda;
8) Arroz, batatas e outros tubérculos representam as fontes energéticas das refeições do almoço e jantar. Esses alimentos podem fazer parte de preparações como purê e sopa, que também podem ter seu aporte calórico aumentado com o incremento de azeite de oliva. “Massas como macarrão são digeridas muito rapidamente e podem causar desconforto gástrico, assim, durante o episódio de diarréia, a recomendação é evitá-las. Entretanto, se as massas fizerem parte da alimentação cotidiana da criança ou se ela tolerar melhor esse grupo de alimento, elas deverão fazer parte da alimentação sem restrição, preferencialmente preparadas ao alho e óleo ou com molhos de tomate fresco”, diz a nutricionista do Citen;
9) “É muito comum encontrar orientações que proíbem o consumo do feijão durante a doença diarréica. Essa recomendação não é fundamentada, exceto, em situações de intolerância digestiva causada pela fermentação natural dos grãos”, conta Amanda. Esse efeito pode ser amenizado com o procedimento adequando antes do cozimento, o que significa deixar os grãos de molho, em água abundante, por até seis horas. A água do molho deverá ser descartada antes de iniciar o cozimento, assim as substâncias fermentativas dos grãos são eliminadas e a tolerância digestiva melhora;
10) As frutas, além da energia proveniente dos carboidratos são as principais fontes alimentares de vitaminas e minerais e devem estar presentes em todas as refeições diárias. “Algumas frutas podem agravar a diarréia como o mamão e a ameixa devido ao seu efeito laxativo. O abacate deve ser evitado pelo elevado teor de gordura. Após a melhora do quadro, todas estas frutas poderão fazer parte da dieta infantil diária”, diz Amanda Epifanio;
11) Todos os legumes podem fazer parte da alimentação infantil, preparados preferencialmente cozidos. “É muito difundido o uso de alimentos fibrosos no tratamento da prisão de ventre, mas essas substâncias também podem ser utilizadas no tratamento da diarréia, principalmente as fibras dos legumes. Os vegetais folhosos devem ser evitados até que os episódios de diarréia cessem”, ensina a nutricionista do Citen.

Intolerância alimentar

Em algumas situações é possível observar intolerância à lactose e agravamento dos episódios de diarréia com a adição de açúcar à dieta ou mesmo com o consumo de alimentos ricos em açúcar. “Nesses casos, a substituição do leite por fórmulas infantis sem lactose é fundamental, assim como a suspensão do açúcar da dieta. Após a melhora dos episódios diarréicos, a alimentação poderá voltar ao normal”, recomenda a endocrinologista Ellen Paiva.

CONTATO:
www.citen.com.br
faleconosco@citen.com.br
http://twitter.com/Citensp

Como lidar com meu filho disléxico

Associação Brasileira de Dislexia promove Jornada de Pais, uma série de palestras e dinâmicas de grupo para ajudar a família do portador de dislexia

Preocupada em acolher a família do portador de dislexia, a Associação Brasileira de Dislexia (ABD) promove no dia 19 de junho, sábado, a Jornada de Pais - Como lidar com meu filho disléxico.

Neste evento, organizado pelo Centro de Estudos e Eventos Científicos da ABD, serão abordados temas que irão auxiliar os pais a compreenderem melhor seus filhos, oferecendo uma perspectiva interativa e uma forma mais adequada na dinâmica familiar, lidando com as suas dúvidas, preocupações e ansiedades.

Além de palestras de psicólogas, psicopedagogas e fonoaudiólogas, haverá dinâmicas de grupo. A Jornada de Pais acontecerá das 8h30 às 16h, no Auditório da ABD, na Av. Angélica, 2318 - 7º andar - Higienópolis - São Paulo.


Para mais informações
Tels / Fax. (0**11) 3258-7568 / 3237 0809 / 3231 3296
www.dislexia.org.br

RUNNER COMEMORA 27 ANOS COM 12 HORAS DE ATIVIDADES FÍSICAS

Rede de Academias completa 27 anos de sucesso e prepara um dia inteiro de comemoração com aulas especiais, festivais esportivos e muito lazer para seus alunos, convidados, colaboradores e parceiros

Famosa pelas comemorações que sempre movimentam suas 15 unidades e recebem milhares de alunos, a Runner optou por comemorar seus 27 anos com um dia inteiro de atividades diferentes e divertidas, aulas especiais, festivais esportivos e competições animadas entre alunos e professores.

Chamado de ‘Workout Day’, o próximo sábado, dia 22, proporcionará 12 horas consecutivas de atividades na unidade Butantã Club – a maior da rede, para receber os alunos e seus convidados das 8h às 20h.

Serão aulas especiais, ministradas pelos professores especialistas em cada modalidade, animando e motivando os alunos – tudo em clima de festa. Modalidades para todos os gostos e aptidões foram especialmente preparadas: na área de dança, street dance, dança de salão, dança do ventre, axé e ritmos – em todos os níveis de aprendizado para ninguém ficar de fora.

Algumas modalidades de lutas também tiveram aulas preparadas com esmero: boxe olímpico e vale tudo terão didáticas para iniciantes e técnicas para os alunos experientes. As atividades ‘campeãs de audiência’ também terão espaço especial no dia: bike, step mania e jump serão mega aulas para grandes turmas.

A parte mais divertida do dia está reservada para os torneios entre alunos e professores: serão três modalidades – vôlei de areia, streetball e futebol, para que a integração entre unidades e turmas seja o grande barato.

Agenda das atividades:

Aulas

10h00 às 10h45 - Ritmo Total

11h00 às 11h30 - Jump

11h45 às 12h15 - AFRIKAAN´S Disk Dance

12h30 às 13h15 - Vale Tudo/Boxe/Circuito

13h30 às 14h00 - Air Climb

14h15 às 15h00 - Axé Bahia 2010

15h15 às 15h45 - Kettlebell

16h00 às 16h45 - Aeróbica Evolution

17h00 às 17h45 - Step Mania

18h00 às 18h45 - Street Dance

Danças

09h30 às 11h30 - Dança do Ventre

12h00 às 14h00 - Dança de Salão
Bike – Abdominais e Alongamentos


11h00 às 11h45 - Bike

11h45 às 12h00 - Abdominais

12h00 às 12h30 - Alongamento

12h00 às 12h45 - Bike

12h45 às 13h00 - Abdominais

13h00 às 13h30 - Alongamento

13h30 às 13h45 - Bike

13h45 às 14h00 - Abdominais

14h00 às 14h30 - Alongamento

14h00 às 14h45 - Bike

14h45 às 15:00 - Abdominais

15h00 às 15h30 - Alongamento

15h45 às 15h45 - Bike

15h45 às 16h00 - Abdominais

16h00 às 16h30 - Alongamento

16h00 às 17h00 - Bike 60 minutos


Serviço:
Workout Day
Dia: 22 de maio
Horário: 08h00 às 22h00
Endereço: Unidade Runner: Butantã - Club - Av. Dr. Cândido Motta Filho, 731, São Paulo - SP - Telefone: (11) 3956 6373
Evento Gratuito
Aberto para alunos, convidados, colaboradores e parceiros

UBES realiza amanhã ato em Brasília pela aprovação do fundo Pré-Sal para Educação

Mobilização dos estudantes será às 10h30 no
Museu Nacional Honestino Guimarães


Preocupada com o futuro da Educação Pública no Brasil, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) fará amanhã (20), às 10h30, em Brasília, uma manifestação para sensibilizar os senadores, que estão prestes a votar os projetos de lei sobre a exploração do petróleo na camada Pré-Sal.
O movimento estudantil quer pressionar o Senado a aprovar a emenda que destina 50% dos recursos do Fundo Social para a Educação.

"Às vésperas da votação da emenda, temos que nos movimentar para garantir o maior número de votos entre os parlamentares e, assim, dar um rumo à Educação em nosso País", explica o presidente da UBES, Yann Evanovick.

Um grande número de estudantes estará presente à mobilização, que contará também com a participação da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG).

Para o presidente da UBES, o ato dará grande visibilidade à maior bandeira atual do movimento estudantil, que é a destinação de 50% do fundo Pré-Sal para a Educação.

"Precisamos mostrar aos governantes a nossa força, bem como a importância da aprovação dessa emenda para o futuro da Educação em nosso país", considera Yann.

Serviços:
Ato da UBES em Brasília
Horário: 10h30
Local: Museu Nacional Honestino Guimarães - ao lado da Esplanada dos Ministérios

II Teraderm reúne 2.000 especialistas para atualização em terapias dermatológicas

Rejuvenescimento das pálpebras, tratamento de melanoma através de vacinas, utilização de microagulhas no tratamento de cicatrizes da acne e uso de células tronco na dermatologia serão alguns dos temas abordados no encontro

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará, nos próximos dias 21 e 22 de maio, em São Paulo, o II Teraderm, evento que apresentará as tendências em terapias dermatológicas, além de novidades em procedimentos, novos fármacos e uma atualização condensada nas principais áreas da dermatologia.

O formato do Teraderm é moderno e ágil, composto por palestras curtas com cinco minutos de duração e, ao final de cada bloco, mais 10 minutos de discussão sobre os temas apresentados. Dois especialistas norte-americanos – Stephen Tyring, em tratamento antiviral, e Sharon Keene, em cuidados com os cabelos – são os convidados especiais desta edição.

Confira a programação completa de simpósios no arquivo em anexo ou no endereço www3.sbd.org.br/evento/programacao.aspx?evento=26.


SERVIÇO
Evento: II Teraderm
Data: Sexta-Feira, 21/05, e Sábado, 22/05
Horário: 8h às 18h
Local: Rua Dr. Plínio Barreto nº 285 – Anfiteatro do 2º andar – Fecomércio – Bela Vista – SP


Sobre a SBD
Única instituição reconhecida ofcialmente pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira como representante dos dermatologistas no País, a Sociedade Brasileira de Dermatologia é a segunda maior sociedade dermatológica no mundo, com 6 mil associados e preseça em 23 estados brasileiros por intermédio de suas representações regionais, bem como em 67 hospitais universitários credenciados à instituição.

Kassab e Goldman participam do anúncio da ampliação da canalização do córrego Pirajussara

Dilma Pena, Alberto Goldman e Gilberto Kassab no anúncio da ampliação da canalização do córrego Pirajussara


Fotos: Ricardo Fonseca / Secom

O prefeito Gilberto Kassab e o governador Alberto Goldman participaram nesta quarta-feira (19) da cerimônia do início das obras de desassoreamento de rios da região metropolitana de São Paulo, realizada durante a inauguração das obras de recuperação da Barragem de Graça (Sistema Produtor de Água Alto Cotia). Durante o evento no Jardim Sandra, em Cotia, Grande São Paulo, foi assinada a autorização para obras de canalização e do coletor do córrego Pirajussara. Elas serão executadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em parceria com a Sabesp.

Com as novas obras, sete quilômetros do córrego Pirajussara serão canalizados no trecho entre a rua Timborana, na divisa da Capital com Taboão da Serra, e a avenida Andorinha dos Beirais, em Embu das Artes. Na cidade de São Paulo, a recuperação das galerias da avenida Eliseu de Almeida e a construção de canal ligando o Pirajussara ao piscinão Sharp já está com 87% das obras completas.

Obra de desassoreamento do Rio Cotia

"Essa obra é importantíssima para a região e para a cidade de São Paulo. Eu diria que é uma das obras mais importantes para a gente. Ela vai resolver uma série de problemas com alagamentos e inundações na região e era esperada há muito tempo", disse Kassab.

Segundo a secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, a obra no Pirajussara deverá ser concluída em 30 meses. "Todo mundo sabe da importância do córrego Pirajussara para a região metropolitana de São Paulo. E ao mesmo tempo em que vamos canalizar esse trecho do córrego, implantaremos um coletor-tronco de esgotos", destacou a secretária. O coletor-tronco levará o esgoto doméstico da região para a estação de tratamento de Barueri, na Grande São Paulo.

Entrega da recuperação da Barragem de Graça
Córrego Três Pontes

Além dos trabalhos no córrego Pirajussara, o Governo do Estado anunciou investimento no desassoreamento e limpeza do córrego Três Pontes, que passa por São Paulo. Com seis quilômetros de extensão, o córrego também abrange os municípios de Itaquaquecetuba e Poá. O Governo do Estado investirá R$ 1,5 milhão na obra.

HOMENAGEM AOS JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Em clima de Copa, o artista plástico Roberto Camasmie e o cartunista Leandro Spett inovaram na homenagem aos jogadores da seleção brasileira com a exposição “Copa 2010, Nossas Feras em Campo com Arte”. O rosto de cada jogador foi feito em traços de caricatura, com destaque de olhos ou boca do retrato em óleo sobre placa. O resultado foi uma divertida e ousada forma de mostrar a seleção do Dunga.
Para dar mais interatividade à exposição, Roberto Camasmie criou na vitrine de sua galeria uma instalação com um campo de futebol em placas verdes, com o posicionamento de cada jogador, com Dunga acima de todos (claro!). “A ideia é que as pessoas se divirtam com a arte e se sinta nesse campo de futebol de botão, tendo as expressões dos jogadores como um verdadeiro álbum de figurinhas artísticas. É preciso dar humor e mostrar a arte em todos os momentos”, destaca Camasmie.
No interior da galeria, o artista montou um nicho com os jogadores não convocados, como Neymar, Pato e Ronaldinho Gaúcho; além de fazer uma retrospectiva da série de desenhos que fez da seleção pentacampeã, com retratos preto e branco dos jogadores. Em outra vitrine, foi criado o espaço de trabalho do artista com suas tintas, uma bandeira brasileira e uma taça da Copa.
O ateliê do Roberto Camasmie fica na esquina da Rua Bela Cintra com a Alameda Lorena. A exposição é aberta ao público, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30; e sábados das 10h30 às 14h.


Ficha Técnica - “Copa 2010, Nossas Feras em Campo com Arte”
Pintura - Roberto Camasmie – artista plástico
Caricatura - Leandro Spett – cartunista
Instalação – Neto Porpino - arquiteto
Exposição “Copa 2010, Nossas Feras em Campo com Arte”
Galeria Roberto Camasmie Rua Bela Cintra, 1992 – tel: (11) 3062-5288
Aberto ao público – segunda a sexta – 9h30 às 18h30 e sábado 10h30 às 14h

Gestão Financeira prepara o aluno para o mercado

A Universidade Metodista de São Paulo oferece para o 2º semestre de 2010 o curso de Gestão Financeira na modalidade de Educação a Distância. As inscrições para o Processo Seletivo podem ser feitas em www.metodista.br/vestibular/ead até às 12h do dia 25 de junho. No entanto, quem optar por utilizar somente a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) deve efetuar a inscrição até o dia 20 de junho.

O curso de Gestão Financeira tem por objetivo formar tecnólogos com habilidade e competências que os capacitem a atender às necessidades empresariais, de forma inovadora e criativa, seja em momentos de crise ou de crescimento econômico. Os alunos recebem orientações para o gerenciamento de recursos financeiros e a criação de valor nas organizações. “Um dos diferenciais do curso de Gestão Financeira são as certificações intermediárias que o aluno recebe ao longo dos dois anos como , por exemplo, Assistente de Gestão Financeira, Analista de Projetos Financeiros, Analista Econômico Financeiro Junior, Analista Financeiro Pleno,” afirma o coordenador do curso, prof. João Carlos Santiago Sanches

O profissional poderá trabalhar em empresas de pequeno e médio porte que estão organizando seu setor financeiro a fim de obter mais lucratividade, “O mercado de trabalho é extenso é o bom profissional pode trabalhar no departamento financeiro de grandes empresas, bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, distribuidoras de valores mobiliários, organizações do terceiro setor ou abrir o próprio negócio”, completa o professor João.

A Instituição tem autorização do MEC para oferecer cursos na modalidade de Educação a Distância (Portaria MEC 4.386, de 15/12/2005).

A Metodista oferece para este 2º semestre de 2010, quinze cursos de graduação a distância, atendidos por 37 polos de apoio presencial que estão espalhados por cidades de todas as regiões do Brasil. São dois polos na região Norte, seis no Nordeste, três no Centro-Oeste, vinte e cinco no Sudeste e um na região Sul. Para a graduação presencial são 14 opções de cursos. Confira a lista completa pelo Portal da Universidade (www.metodista.br/vestibular). Mais informações no site da Universidade ou pelos telefones (11) 2464-2222 (Grande São Paulo) ou 0800 770 63 86 (outras localidades).

Rede Metodista de Educação - Criada oficialmente em 2006, a Rede Metodista de Educação é um sistema integrado entre instituições de Ensino Metodistas de todo o País. São escolas centenárias, pioneiras na aplicação de inovações pedagógicas, e também as mais novas, todas comprometidas com princípios e valores cristãos e com a busca de qualidade em todos os níveis. Atualmente, são mais de 50 instituições educacionais em dez estados brasileiros, chegando a mais de 60 mil alunos na educação básica, ensino técnico e educação superior, no ensino presencial e a distância. Mundialmente, a educação metodista está presente em mais de 60 países.

GUILHERME E SANTIAGO PARTICIPAM DO ESTÚDIO AO VIVO TRANSAMÉRICA HITS


GUILHERME E SANTIAGO PARTICIPAM DO ESTÚDIO AO VIVO TRANSAMÉRICA HITS

Guilherme e Santiago estiveram hoje, dia 19 de maio, no Estúdio ao Vivo Transamérica HITS. A dupla veio ao programa para divulgar o novo trabalho, “Tudo Tem Um Porquê”, lançado no fim do ano passado nas versões CD e DVD.

Entre uma música e outra, Guilherme conversou com o apresentador Yves Resende, e contou um pouco mais sobre o disco. “Nós decidimos fazer um álbum formado somente por músicas inéditas, num show ao vivo para convidados, que conheceram o repertório apenas minutos antes da apresentação. E o disco é sucesso em todo o país”, disse.

Com mais de 15 anos de carreira, os cantores começaram a apresentação com os sucessos “Alô Meu Povo”, seguido de “Solteiro Sim, Sozinho Não”, “ABC” e “E daí?”, que é uma das mais tocadas no país, de acordo com um levantamento da Billboard.

Santiago declarou que a nova música de trabalho da dupla já foi escolhida e é “Tá se Achando”, que entrou hoje na programação da Transamérica HITS. Durante o programa a equipe da emissora fez uma surpresa para os cantores, que receberam uma ligação da avó Dolfina, diretamente de Jataí, Goiás.

Músicas:
“Alô Meu Povo”
“Solteiro Sim, Sozinho Não”
“ABC”
“Só Falta Você”
“E daí?”
“Safada, Cachorra, Bandida”
“Tudo Tem Um Porquê”
“Tá se Achando”
“Êxtase do Amor”
“Mete Sua Boca na Minha”
“Eu Tô Pra Lá de Bagdá”.

LIBIDO x ALIMENTAÇÃO no Dia dos Namorados

Nem sempre a baixa da libido indica um problema de saúde; um desequilíbrio na alimentação ou na produção de neurotransmissores pode ser a causa

Ao sentir o desejo sexual diminuir, o primeiro passo é procurar um médico. Algumas doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e endometriose, além de fatores como estresse, ansiedade, autoestima baixa e insegurança, interferem na libido. Porém, se não houver nenhuma patologia associada, vale a pena investigar possíveis desequilíbrios nutricionais.
Uma má alimentação pode gerar uma produção baixa de alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar e prazer, e as alterações destes neurotransmissores no organismo podem prejudicar o desempenho sexual e a fertilidade.

Como estimular
Para sentir desejo sexual, é necessário ter boas concentrações do neurotransmissor serotonina. O estresse, o uso de anticoncepcionais e de alguns antidepressivos podem diminuir sua produção. O aminoácido triptofano é o precursor da serotonina. Esse aminoácido é encontrado em diversos alimentos, como banana, quinua, arroz integral, soja, feijão, lentilha, ervilha, castanhas, nozes, morango, laranja, tâmara, chocolate amargo e ovos. Portanto, inclua-os em seu cardápio diário.
É importante lembrar que a conversão do triptofano em serotonina depende de alguns nutrientes, como a vitamina B6, encontrada no levedo de cerveja, no gérmen de trigo, em cereais integrais, leguminosas, batata, banana e aveia; a vitamina B12, presente nos peixes, aves, carnes vermelhas, ovos, leite e derivados; o ácido fólico, que está em vegetais de folhas verdes escuras, também no levedo de cerveja, além de brócolis, suco de laranja, repolho, couve-flor, gérmen de trigo, cereais e pães integrais; e o magnésio, também encontrado nos vegetais folhosos escuros, banana, cereais integrais, nozes, castanhas, peixes. Incluir os alimentos fontes desses nutrientes é fundamental para a produção de serotonina.
Outro neurotransmissor relacionado com a libido é a noradrenalina. É produzida a partir de dopamina – neurotransmissor relacionado ao prazer. A falta de ambos está relacionada à diminuição do desejo sexual. O aminoácido tirosina é o responsável pela produção de dopamina, e para estimulá-la devemos consumir alimentos fontes da tirosina: leguminosas, nozes e castanhas, tofu, cereais integrais, leite e iogurte desnatados – e, ainda, incluir a ingestão moderada de café.
O zinco promove a modulação dos níveis do hormônio testosterona e da produção de sêmen. Sua deficiência leva à falha na ovulação e diminuição do desejo sexual, em mulheres. Nos homens, pode causar impotência sexual. As principais fontes alimentares de zinco são feijões, lentilha, nozes, castanhas, semente de abóbora, cereais integrais e chocolate amargo. A vitamina E, encontrada principalmente no gérmen de trigo e nos óleos vegetais, também participa da produção de hormônios sexuais, estando relacionada ao aumento da libido e do apetite sexual.

Evite gordura
Alguns alimentos devem ser evitados, pois exercem ação contrária no desejo sexual. Frituras, alimentos gordurosos, doces e carnes, devido ao alto teor de gordura, dificultam a digestão e impedem a circulação adequada de sangue. Bebidas alcoólicas em excesso também são prejudiciais – podem causar impotência sexual.
Com uma alimentação adequada, é possível consumir todos os nutrientes importantes não só para um bom desempenho sexual, mas para uma vida saudável em todos os aspectos, o que influenciará positivamente para a boa saúde da sua libido.

Fonte: Bruna Murta - Nutricionista da rede Mundo Verde

De olho na libido!
Mundo Verde sugere combinações de Cestas Saudáveis para o Dia dos Namorados
Sobre a Mundo Verde

O segredo de sucesso da Mundo Verde não está simplesmente na grande diversidade de produtos, mas em oferecer um conceito completo em alimentação e vida saudável. Em 23 anos de existência, a Mundo Verde se consolidou como pioneira e líder na proposta de desenvolver o conceito de vida saudável no varejo brasileiro, tornando-se a maior franquia do segmento na América Latina, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Hoje, a rede Mundo Verde recebe diariamente mais de 120 mil pessoas em suas 150 lojas espalhadas pelo Brasil, incluindo uma franquia em Portugal. Aos adeptos da filosofia “verde” a rede oferece cerca de 30 mil itens: o mix de produtos inclui desde alimentos (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten e sem lactose, dieta Kosher), complementos alimentares e suplementos para atletas, até livros, CDs de música clássica, new age e étnica, incensos, cosméticos naturais, presentes conscientes e outros produtos voltados para a saúde do corpo, da mente e do planeta.

Alô Nutricionista

A rede oferece gratuitamente um serviço de orientação nutricional, o Alô Nutricionista, disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone pelo 0800-0222528. O serviço também pode ser acessado pelo e-mail alonutricionista@mundoverde.com.br.

Eleição do CADES demonstra preocupação com meio ambiente e bem estar

Domingo, 30 de maio, das 9 às 16hs, Itaquera tem um compromisso com seu bem estar e com o futuro que idealiza. Será realizada eleição do CADES Itaquera, Conselho Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. O pleito acontecerá na Praça de Atendimento da Subprefeitura de Itaquera, na Rua Gregório Ramalho, 103, no centro de Itaquera. Qualquer munícipe com mais de 18 anos e, que resida ou trabalhe na região, pode concorrer; as inscrições podem ser feitas até segunda-feira 24/5.

O tema do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável tem ganhado mais destaque a cada dia, porém poucos sabem qual o real papel da entidade. O órgão, subordinado ao CADES, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é responsável por discutir questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho. Este ano realizará sua 2ª eleição, e os eleitos tomarão posse no início de junho.

“O Conselho é um órgão importantíssimo, porque aqui temos a chance de discutir ideias e planos que podem se transformar em melhorias concretas para região”, conta o subprefeito de Itaquera. “A preocupação com o meio ambiente é fundamental para pensarmos que mundo queremos deixar para nossos filhos”, conclui.

Dentre suas competências, está colaborar na formulação da política municipal de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz. Isso acontece através de recomendações, proposições de planos, programas e projetos ao CADES Municipal.

O conselho é formado por 16 membros mais seus suplentes, sendo a metade do governo e a 8 da sociedade civil, e é presidido pelo subprefeito de Itaquera. O mandato dos membros do Conselho é de dois anos, no entanto, são permitidas duas reconduções, por igual período. As funções dos membros do Conselho são consideradas serviço público relevante, porém não há remuneração alguma. As reuniões acontecem em encontros mensais na subprefeitura e também recebem propostas, denúncias e críticas relacionadas à proteção do meio ambiente e a tudo que diz respeito ao bem estar melhorar a vida das pessoas. Vale sempre ressaltar que as manifestações podem ser encaminhadas por qualquer pessoa ou organização.

Segundo Lidia Paniaga, membro do CADES na gestão atual, é necessário usar argumentos palpáveis para gerar preocupação com a preservação. “Buscamos dar visibilidade a todas ações de cultura de paz, que é o mais sensível ao ser humano e a base para se respeitar o meio ambiente”, afirma. Já para Luiza Josefa de Assis, que também faz parte do conselho, a melhor coisa é “poder saber das novidades e trazer para a comunidade o que está acontecendo, o que pode acontecer no bairro e suas melhorias.”

Apex-Brasil e Abedesign participam do Festival de Cannes com o melhor do design brasileiro

. Ao todo, 150 peças publicitárias brasileiras apoiadas pela Apex-Brasil e Abedesign vão concorrer aos Leões da Categoria Design

Com o objetivo de consolidar o design brasileiro no mercado mundial, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) realizam diversas ações durante a 57ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, que será realizado do dia 20 ao 26 de junho, na França.
Este é o terceiro ano consecutivo que o setor de design brasileiro participa do encontro de maior prestígio no ramo publicitário, concorrendo aos Leões da Categoria Design com 150 peças brasileiras. A iniciativa de promover o design brasileiro em Cannes faz parte do Projeto de Promoção de Exportações dos Serviços de Design Brasileiro, firmado entre a Apex-Brasil e a Abedesign. O Projeto tem como objetivo a inserção definitiva do país no mercado internacional, destacando a criatividade, a flexibilidade e os custos competitivos como diferenciais brasileiros.
Além de participar da competição, o setor de design terá um estande destinado à promoção dos trabalhos brasileiros e realizará palestra sobre o design no Brics (Brasil, Rússia, Índia e China), apresentada por Luciano Deos, presidente da Abedesign, no auditório principal do Palais des Festivals. O evento conta ainda com a participação de André Poppovic, diretor de criação da Oz Design, empresa associada à Abedesign, como jurado na Categoria Design.
Prêmios conquistados em Cannes
Desde 2008, o Festival possui a Categoria Design Lion. Na primeira edição da categoria, foram inscritas 48 peças brasileiras, de oito empresas de design, que trouxeram para o Brasil dois Leões de Prata e um de Bronze. Em 2009, o país participou com números mais expressivos: 130 peças inscritas, provenientes de 30 empresas do setor. Essa intensa participação rendeu ao país sete Leões.
O Festival é a maior reunião internacional de profissionais do marketing, comunicação e da publicidade. Todo ano, cerca de 10 mil delegados da indústria da propaganda e áreas afins comparecem ao evento para reconhecer o melhor da criatividade nos diversos meios de comunicação, discutir assuntos da indústria e promover intercâmbio de experiências. Mais de 28 mil peças são exibidas no Festival, que conta com uma programação especial de seminários organizada por alguns dos maiores nomes da indústria da comunicação.

Saúde abre 853 vagas para universitários em hospitais e centros de saúde

Inscrições para o projeto de humanização Jovens Acolhedores começam nesta quarta-feira, 19 de maio

A Secretaria de Estado da Saúde abre nesta quarta-feira, 19 de maio, as inscrições para 853 vagas do Projeto Jovens Acolhedores, de humanização do atendimento hospitalar na rede estadual de saúde. No programa, estudantes universitários fazem prestação de serviço em 60 hospitais e unidades de saúde estaduais na capital, Grande São Paulo, interior e litoral (veja relação abaixo).
Para participar é preciso estudar em instituições que já se interessaram e se cadastraram na Secretaria (veja lista anexada). Não é preciso que o universitário interessado estude medicina ou qualquer outro curso na área da saúde. Depois do processo de inscrição, haverá sorteio para preenchimento das vagas.
Cada aluno contemplado receberá isenção da mensalidade escolar. A Secretaria irá pagar até R$ 350,00. As faculdades cadastradas se comprometem a complementar os valores.
O contrato é de um ano e os participantes precisam cursar do primeiro ao penúltimo ano universitário e ter disponibilidade de 20 horas semanais, entre segunda e sexta-feira. No momento da inscrição o estudante escolherá a unidade que deseja trabalhar, sem a necessidade de ser na cidade onde mora. Todos os bolsistas receberão treinamento específico da Secretaria para realização do atendimento nas unidades de saúde.
“O Jovens Acolhedores é um projeto de sucesso, que humaniza o atendimento nos hospitais estaduais. Todo acolhedor tem como principal atribuição receber pacientes e familiares com respeito e cordialidade, prestando orientação adequada e informações precisas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 2 de junho pelo site www.jovensacolhedores.saude.sp.gov.br

Hospitais e unidades participantes

Ambulatório Regional de Saúde Mental
Presidente Prudente Av. Manoel Goulart, 2139 - Jardim das Rosas - Presidente Prudente
6 VAGAS

CAIS Clemente Ferreira - Lins
Estrada Lins Guaiçara Km 04, 000 - Estrada Lins Guaiçara - Lins
20 VAGAS

CAIS Prof. Cantídio de Moura Campos - Botucatu
Estrada do Aeroporto, 000 - Jardim Aeroporto - Botucatu
20 VAGAS

CAISM Água Funda Dr. David C. da Costa Filho
Av. Miguel Stéfano, 3030 - Água Funda - São Paulo
8 VAGAS

Centro de Atenção Integral à Saúde - Santa Rita do Passa Quatro
Av. Padre Pio Corso, 1523 - Jardim - Santa Rita do Passa Quatro
7 VAGAS

Centro de Reabilitação de Casa Branca
Rodovia SP-340, 238 - Casa Branca
4 VAGAS

Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas
Rua Prates, 165 - Bom Retiro - São Paulo
4 VAGAS

Centro de Referência e Saúde da Mulher - Ambulatório
Rua Santo Antonio, 630 - Bela Vista - São Paulo
20 VAGAS

Centro de Referência e Saúde da Mulher - Hospital Pérola Byngton
Av. Brigadeiro Luís Antonio, 683 - Bela Vista - São Paulo
10 VAGAS

Centro de Referência e Treinamento em DST-Aids
Rua Santa Cruz, 81 - Vila Mariana - São Paulo
10 VAGAS

Complexo Hospitalar do Juquery - Caieiras - Maternidade
Rua Flávio Augusta de Moraes, 100 - Centro - Caieiras
6 VAGAS

Complexo Hospitalar do Juquery - Franco da Rocha
Av. dos Coqueiros, 300 - Franco da Rocha - Franco da Rocha
10 VAGAS

Complexo Hospitalar Padre Bento - Guarulhos
Rua Emílio Ribas, 1573 - Gopoúva - Guarulhos
30 VAGAS

Conjunto Hospitalar de Sorocaba
Av. Comendador Pereira Inácio, 564 - Lajeado - Sorocaba
25 VAGAS

Conjunto Hospitalar do Mandaqui
Av. Voluntários da Pátria, 4301 - Mandaqui - São Paulo
30 VAGAS

CS Pinheiros Dr. Vitor A. Homem de Melo
Rua Ferreira de Araújo, 789 - Pinheiros - São Paulo
9 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Araraquara
Avenida Espanha, 188 - Centro - Araraquara
5 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais
Assis Rua Barão do Rio Branco, 0 - Centro - Assis
8 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Barretos
Avenida 21, 1278 - Centro - Barretos
 7 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Bauru
Rua Luiz Edmundo Carrijo Coube, 1100 - Bairro Geisel - Bauru
3 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Botucatu
UNESP, 0 - Rubião Júnior - Botucatu
5 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - CS Vila Mariana
Rua Domingos de Moraes, 1947 - Vila Mariana - São Paulo
4 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Franca
Rua Frei Germano, 2001 - Estação - Franca
5 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Marília
Rua 15 de Novembro, 1151 - Centro - Marília
10 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Piracicaba
Rua do Trabalho, 602 - Independência - Piracicaba
4 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Presidente Prudente
Rua Siqueira Campos, 1315 - Vila Roberto - Presidente Prudente
6 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Ribeirão Preto
Avenida Bandeirantes, 3900 - Campus Universitário Monte Alegre - Ribeirão Preto
5 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - São João da Boa Vista
Rua Teófilo Ribeiro de Andrade, 869 - Centro - São João da Boa Vista
5 VAGAS

Farmácia de Medicamentos Excepcionais - Taubaté
Rua Alcaide Mor Camargo, 100 - Jardim Russi - Taubaté
5 VAGAS

Hospital e Maternidade Interlagos
Rua Leonor Alvim, 211 - Interlagos - São Paulo
20 VAGAS

Hospital Estadual Dr. Odilo Antunes Siqueira - Presidente Prudente
Av. Cel. Marcondes, 3758 - Jardim Bongiovani - Presidente Prudente
8 VAGAS

Hospital Estadual Dr. Osvaldo Brandi Faria - Mirandópolis
Av. Dr. Raul da Cunha Bueno, 585 - Centro - Mirandópolis
30 VAGAS

Hospital Geral de Promissão
Av. Gal. Eurico Gaspar Dutra, 620 - Centro - Promissão
20 VAGAS

Hospital Geral de São Mateus
Rua Ângelo de Cândia, 540 - São Mateus - São Paulo
25 VAGAS

Hospital Geral de Taipas
Rua Elísio Teixeira Leite, 6999 - Parada de Taipas - São Paulo
20 VAGAS

Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha
Av. Dep. Emílio Carlos, 3000 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo
20 VAGAS

Hospital Geral de Vila Penteado
Av. Petrônio Portela, 1746 - Freguesia do Ó - São Paulo
25 VAGAS

Hospital Guilherme Álvaro - Santos
Rua Osvaldo Cruz, 197 - Boqueirão - Santos
30 VAGAS

Hospital Heliópolis - UGA I
Rua Cônego Xavier, 276 - Sacomã - São Paulo
20 VAGAS

Hospital Infantil Cândido Fontoura
Rua Siqueira Bueno, 1757 - Água Rasa - São Paulo
18 VAGAS

Hospital Infantil Darcy Vargas - UGA III
Rua Seraphico de Assis Carvalho, 34 - Morumbi - São Paulo
24 VAGAS

Hospital Ipiranga - UGA II
Av. Nazaré, 28 - Ipiranga - São Paulo
20 VAGAS

Hospital Jesus Teixeira da Costa em Guaianazes
Av. Miguel Achiole da Fonseca, 1092 - Guaianazes - São Paulo
24 VAGAS

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros - UGA IV
Av. Celso Garcia, 2477 - Belenzinho - São Paulo
14 VAGAS

Hospital Psiquiátrico Pinel
Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 5214 - Pirituba - São Paulo
22 VAGAS

Hospital Regional de Assis
Praça Dr. Synphronio A. Santos, 000 - Centro - Assis
30 VAGAS

Hospital Regional Dr. Osíris F. Coelho - Ferraz de Vasconcelos
Rua Princesa Isabel, 270 - Vila Correa - Ferraz de Vasconcelos
16 VAGAS

Hospital Regional Dr. Vivaldo M. Simões - Osasco
Rua Ary Barroso, 355 - Presidente Altino - Osasco
25 VAGAS

Hospital Regional Sul
Rua Gal. Roberto A. de Carvalho Filho, 270 - Santo Amaro - São Paulo
20 VAGAS

Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto
Av. Adelmo Perdizza, 495 - Alto da Boa Vista - Ribeirão Preto
6 VAGAS

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Av. Dante Pazzanese, 500 - Ibirapuera - São Paulo
10 VAGAS

Instituto de Infectologia Emílio Ribas
Av. Dr Arnaldo, 165 - Cerqueira César - São Paulo
25 VAGAS

Instituto Pasteur
Avenida Paulista, 393 - Bela Vista - São Paulo
5 VAGAS

IPGG - Instituto Paulista de Geriatría e Gerontologia José Ermirio de Moraes
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34 - São Miguel Paulista - São Paulo
10 VAGAS

NGA 25 - Jaú
Rua Sebastião Toledo de Barros, 296 - Vila Carvalho - Jaú
6 VAGAS

NGA 29 - Marília
Av Santo Antonio, 1669 - Somenzari - Marília
15 VAGAS

NGA 50 - Lapa
Rua Roma, 466 - Lapa - São Paulo
10 VAGAS

NGA Belém
Rua Dr. Clementino, 200 - Belém - São Paulo
15 VAGAS

NGA Várzea do Carmo
Rua Leopoldo Miguez, 327 - Glicério - São Paulo
25 VAGAS

Núcleo de Assitência Farmacêutica - Ribeirão Preto
Av. Independência, 4770 - Jardim João Rossi - Ribeirão Preto
4 VAGAS