Assista nossos Programas

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Menopausa e climatério: o que não te contaram sobre a temida fase da vida da mulher


Entenda a diferença entre os termos, sintomas e diagnóstico


A menopausa e o climatério, apesar de serem usados como sinônimos, são momentos diferentes das fases da vida reprodutiva da mulher. A menopausa é um evento que ocorre durante o climatério, entre os 45 e 55 anos, e seu diagnóstico é confirmado apenas quando a mulher completa um ano sem menstruar.

É durante o climatério que acontece a transição do período ovulatório para o não reprodutivo. Os hormônios estrogênio e progesterona vão deixando de ser fabricados pelos ovários, os ciclos menstruais ficam irregulares, além de alterações físicas e psíquicas que afetam diretamente a qualidade de vida da mulher.

Sintomas do climatério


O começo das ondas súbitas de calor na pele, vertigem, palpitação, insônia, ganho de peso, mudanças repentinas de humor, ansiedade e queda na libido são as principais características dessa fase na vida da mulher.

Ressecamento da pele e do cabelo, perda de massa óssea (osteoporose), dores durante a relação sexual e ressecamento vaginal também fazem parte do compilado de sintomas que podem ser apresentados durante o climatério.

Pós-menopausa


Após ficar 12 meses sem menstruar e ser diagnosticada a menopausa, a mulher entra no período pós-menopausa. Nesse estágio, os sintomas do climatério podem se intensificar. É essencial que as mulheres preservem a qualidade de vida e cuidem de seus corpos e mentes nessa fase da vida.

O que fazer para aliviar os sintomas?


Profissionais da saúde recomendam ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cafeína e evitar o tabagismo. O uso de medicamentos para aliviar os sintomas deve ser discutido junto ao médico.

Como confirmar o diagnóstico?


A análise é feita baseada nos sintomas da mulher por um ginecologista. O médico também pode solicitar exames para saber os níveis dos hormônios FSH, estrógeno e progesterona no organismo da paciente.

“É importante a mulher estar sempre atenta aos sintomas apresentados pelo seu corpo e não deixar de consultar um médico. Apesar de parecer assustadora, a menopausa e o climatério são processos naturais do organismo feminino e não são doenças.”, diz Ana Emília, farmacêutica(o) da Extrafarma.



Sobre a Extrafarma

Há 61 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico com o propósito de dar acesso a saúde e bem-estar para as pessoas viverem o seu melhor. Com cerca de 400 lojas e 6 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de participantes em seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma.

https://www.extrafarma.com.br


***


Lixeira Automática Inteligente USB
Recarregável Para/Lixo De Cozinha/Sala De Estar/Banheiro
VER PRODUTO





Alimentação na terceira idade precisa de cuidados especiais



Chega em um momento da vida que precisamos rever conceitos e prestar mais atenção à saúde. Essa via de regra deve ser maior quando nos aproximamos da chamada terceira idade. E um dos principais pilares para manter-se ativo e em boa forma, é a alimentação. Nesse período da vida o corpo humano começa a absorver os nutrientes com mais dificuldade. É fundamental ater-se à qualidade e quantidade dos alimentos, bem como são preparados. O avançar dos anos deixa o paladar menos aprimorado, a deglutição fica um pouco mais difícil, e com isso a pessoa perde um pouco do prazer na hora da refeição.

São imprescindíveis algumas orientações para que o idoso busque tirar proveito nesse momento. Algumas dicas de alimentação saudável se fazem necessárias, para que não haja nenhum tipo de déficit nutricional neste momento da vida. Buscar comer as refeições sempre no mesmo horário ajuda o organismo a funcionar melhor, beber muita água, podendo variar o sabor aromatizando com laranja, limão ou folhinhas de hortelã. Outro ponto importante é comer com calma, deglutindo bem os alimentos. Caso aconteça a dificuldade de ingerir algum item, vale moer, ralar ou picar a comida. Os alimentos cozidos no vapor são ideais, em detrimento aos assados, fritos ou cozidos na água, já que o vapor ajuda a amaciar o alimento. E comer muito de uma só vez não é aconselhável. Tentar fracionar a alimentação para respeitar os limites do corpo e não sobrecarregar o estômago.

Nesse processo, consumir proteína é de vital importância para as pessoas que atingiram a terceira idade. Como ela atua em quase todos órgãos, músculos e tecidos, esse item nutricional deve estar cotidianamente presente no prato dessa parte da população. Uma boa opção para essa dieta é a ingestão de proteína vegetal, derivada de grãos, oleaginosas ou cereais.


 Uma ótima opção é a granola vegana de caramelo salgado, produzida pela empresa MadeReal, que se destaca pela praticidade e alto teor nutricional de seus produtos. O alimento é perfeito para ser apreciado com fruta ou até mesmo em saladas. O detalhe é que a granola não perde a crocância. Rica em fibras e com baixos índices de gordura, pode ser incluída em dietas mais restritivas e é composta por pistache, noz pecan, cranberry, lascas de coco e semente de abóbora. Já a granola proteica, sem adição de açúcar, tem um leve sabor de coco, finalizada com toque suave de canela e de cardamomo. Completam esse cenário degustativo castanha de caju, amêndoa, semente de girassol e de abóbora, cardamomo, canela e flor de sal.

Esse é um modelo de alimentação saudável que os idosos podem ter. Uma outra observação importante é evitar o consumo de alimentos processados, recheados e com temperos prontos. Um quantitativo muito grande de açúcar, sal e gordura leva ao aparecimento de diversas doenças como hipertensão, inchaço corporal, problemas cardiovasculares e renais. Sempre dar preferência para os temperos, ervas e especiarias naturais, e se possível, cultivados em hortas que os próprios idosos possam cultivar.


Sobre a MadeReal

Criada em 2018, a MadeReal surgiu no mercado com a missão de oferecer aos consumidores produtos de qualidade e que são uma ótima opção para um lanche saudável. Tudo 100% plantbased, nada de origem animal. Atendendo as preferências do mercado, a MadeReal inova sempre, destacando o sabor, leveza e qualidade das suas criações.

Suas combinações incluem granolas, crackers e bombs que prometem se destacar na preferência daqueles que buscam uma alimentação equilibrada e nutritiva sem deixar de lado os lanchinhos durante o dia.

Os produtos da MadeReal podem ser encontrados em mercados de São Paulo e no site oficial da marca (madereal.com.br). Através do Clube de Assinatura, os consumidores podem comprar e receber de forma fácil os produtos naturalmente saudáveis da marca.


Visar Planejamento
www.visarplan.com.br