Assista nossos Programas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Convite - Lançamento do Fórum Empresarial de Apoio à cidade de São Paulo

O município de São Paulo representa um enorme desafio para todos os que se empenham pelo desenvolvimento sustentável e justo das cidades. Esta responsabilidade deve ser compartilhada entre governos, seus habitantes, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino e pesquisa, e organizações democráticas.

As empresas, que movimentam uma boa parte dos recursos do País, deveriam assumir sua parte de responsabilidade pela qualidade do desenvolvimento de São Paulo e, com isso, colocar em prática o compromisso com a gestão socialmente responsável. Este compromisso só poderá ser compreendido e valorizado quando se reverter em benefícios concretos e mensuráveis para a comunidade.

O Instituto Ethos e o Movimento Nossa São Paulo reúnem um enorme acervo de conhecimentos sobre a responsabilidade social empresarial e sobre a cidade de São Paulo. As duas organizações conseguiram estabelecer relações de confiança com redes e organizações sociais, entidades empresariais, instituições de ensino e pesquisa, e instituições políticas e governamentais, e acumulam diversas informações sobre gestão empresarial socialmente responsável e sobre o desenvolvimento sustentável das cidades.
Diante deste desafio, o Instituto Ethos e o Movimento Nossa São Paulo assumiram a iniciativa de criar o Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo.
Este Fórum tem o objetivo sensibilizar e mobilizar as empresas para que, de forma organizada, sistêmica e eficiente, empreendam ações e estabeleçam parcerias com outras empresas, organizações sociais, instituições de ensino e pesquisa e o poder público, visando ao desenvolvimento justo e sustentável de São Paulo.

Neste sentido, o Instituto Ethos e o Movimenta Nossa São Paulo convidam para o lançamento do Fórum Empresarial de Apoio à cidade de São Paulo, que se realizará no dia 14/05/2010, às 11h30, durante a Conferência Internacional do Instituto Ethos (10 a 14/05/2010, Hotel Transamérica - Av das Nações Unidas, 18.591, São Paulo).

Apresentaremos a campanha e o site do Fórum Empresarial desenvolvidos voluntariamente pela agência DPZ e a Campanha Educativa de respeito às vagas exclusivas de estacionamento, uma iniciativa do Grupo Pão de Açúcar, em parceria com o Movimento Nossa São Paulo e as organizações Amankay, Centro de Vida Independente Araci Nallin e Laramara.

O evento contará ainda com participação especial do jornalista André Trigueiro, âncora do programa Cidades e Soluções, da Globo News.

Na oportunidade, o Instituto Ethos apresentará a Agenda de Compromissos Empresariais para o Desenvolvimento Territorial Sustentável. Composta por uma série de compromissos assumidos voluntariamente por um grupo de empresas com a sociedade para provocar mudanças num setor ou segmento do mercado que contribuem para o desenvolvimento territorial sustentável, a agenda será lançada e assinada neste momento. Tais compromissos estão associados aos principais temas da sustentabilidade e demandam integração com políticas públicas para sua efetivação.

O sentido da agenda é facilitar a coordenação de ações protagonizadas pelas empresas nos territórios, com outras empresas, com outras organizações e/ou com o poder público. O lançamento público buscará sensibilizar e mobilizar outras empresas para ampliar o engajamento empresarial para essa agenda de compromissos.

Um dos temas integradores da agenda é o desenvolvimento territorial sustentável, que já conta com um grupo de empresas dispostas a coordenar ações com outras empresas e organizações nos territórios em que atuam a fim de estimular a criação de fóruns empresariais de apoio às cidades. Uma dessas experiências é o Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo.

Será lançada a publicação do Internacional Finance Corporation (IFC) - “Investimento Comunitário Estratégico” - um guia rápido que pode apoiar as empresas como ferramenta para as relações com a comunidade.

Estamos diante de uma grande oportunidade. Esta iniciativa tem uma perspectiva que ultrapassa a cidade de São Paulo e seu sucesso será benéfico para todos e para as futuras gerações.

Por favor, confirme presença com Zuleica Goulart, pelo e-mail zuleica@isps.org.br, até o dia 5 de maio, impreterivelmente.

Este convite é restrito para o lançamento do lançamento do Fórum Empresarial de Apoio à cidade de São Paulo, no dia 14 de maio, às 11h30.

Caso queira participar da Conferência do Instituto Ethos, por favor, acesse o link http://www.ethos.org.br/ci2010/ para efetuar a sua inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!