Assista nossos Programas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Etnografias, estudos e imagens dão origem à obra sobre os olhares femininos do Islã

A antropóloga, pesquisadora e professora do curso de pós-graduação em Globalização e Cultura da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Francirosy Campos Barbosa Ferreira acaba de lançar o livro "Olhares Femininos sobre o Islã - Etnografias, Metodologias, Imagens" lançado pela Editora Hucitec

A obra reúne em 12 capítulos, ensaios, imagens, temas de dissertações e teses que têm como foco o universo feminino nas comunidades muçulmanas, tanto dentro como fora do Brasil.

Organizado pela antropóloga, pela primeira vez, um livro reúne as principais pesquisadoras brasileiras do islamismo no país. E o que o torna único é exatamente o que une os seus diferentes capítulos: o espaço reservado à pesquisadora, em sua concepção de identidade, diante do "outro", o pesquisado.

Desta forma, Francirosy realiza uma "antropologia da antropologia", transformado as próprias autoras convidadas em objetos de estudo, pesquisando suas teorias e metodologias para saber de que forma elas lidam com questões como a mulher muçulmana, os motivos que as levaram a estudar o Islã ou os desdobramentos decorrentes de suas trajetórias e trabalhos produzidos.

"A escolha dessas pesquisadoras deve-se ao fato da familiaridade que tenho com os seus trabalhos, e por considerar que a experiência e a trajetória de cada uma é significativa o bastante para construir a temática da pesquisa. Trata-se de mulheres que tem em comum o Islã como objeto, mas que apresentam recortes completamente diferentes, como identidade, (i)migração, conversão e gênero", explica a organizadora.

Ao tratar de temas tão difundidos e atuais, "Olhares femininos..." instiga não apenas especialistas e estudiosos, mas toda e qualquer pessoa atenta às condições da vida contemporânea, que busca um conhecimento mais amplo e detalhista sobre o Islã e os muçulmanos.

"Olhares femininos sobre o Islã" é fruto do projeto da autoria de Francirosy Campos Barbosa para o Prodoc/ Capes (Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-Doutores), intitulado "Pesquisadoras performers: olhando para o feminino no Islã".

Sobre a organizadora:
Francirosy Campos Barbosa
Doutora e mestre em Antropologia, bolsista do Prodoc e professora do curso de pós-graduação em Globalização e Cultura da FESPSP.
FESPSP: 76 anos de tradição, pioneirismo e inovação

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, cujo fim é a manutenção de escolas voltadas ao ensino e à pesquisa em nível superior. Criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana, dentre as quais se destacam os dirigentes das principais entidades de ensino de São Paulo. A FESPSP é orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade.

Hoje, a FESPSP mantém a Escola de Sociologia e Política (ESP), a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação (FaBCI), a Faculdade de Administração (FAD) e a Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais (EPG). O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!