O evento ocorreu no Aeroclube de Bauru, com barracas de comidas típicas, quiosques institucionais dos patrocinadores e apresentações de sete aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, vôos panorâmicos de helicóptero, aviões acrobáticos, ensaios com balões, oficinas de foguetes de garrafa pet, apresentações musicais e exposições das Forças Armadas e do Serviço de Segurança Pública e cinema ao ar livre. Estima-se que aproximadamente 120 mil pessoas tenham circulado o evento.
Caminhão com doações |
Algumas horas antes do evento, o Ministro Marcos Pontes anunciou que Bauru deverá contar com a criação de um Centro de Tecnologias Assistivas que desenvolverá serviços e tecnologias voltadas para pessoas com necessidades especiais. O Major Olímpio salientou a necessidade de uma reforma tributária para ajudar a alavancar os recursos nos municípios.
Roberto Rufino, Adylson Godoy, Claudia Souza e o Astronauta Marcos Pontes |
O Astronauta e Ministro Marcos Pontes, foi homenageado no dia 07/06 em um jantar realizado no Buffett Mantovani, em que recebeu diversas personalidades da região. Estiveram presentes grandes empresários, comerciantes, artistas, políticos e jornalistas, entre eles: Adylson Godoy (pianista) nascido em Bauru; Claudia Souza (jornalista e cantora); o apresentador de TV Luciano Facciolli, o colunista social Roberto Rufino e os Deputados Federais Rodrigo Agostinho, Capitão Augusto e Major Olímpio. Após receber as homenagens de amigos e vereadores, durante o seu discurso, Marcos Pontes revelou curiosidades de sua infância, algumas emoções que vivenciou durante a sua jornada ao espaço como astronauta, o caminho percorrido para consolidar a Fundação Astronauta Marcos Pontes e os seus objetivos agora enquanto Ministro, em busca de fomentar o incentivo e a expansão do ensino de tecnologia para os jovens a fim de criar oportunidades e revelar novos talentos dentro dessa área. No dia seguinte ao jantar, quem compareceu ao 6º Arraiá Aéreo constatou o tamanho da admiração de fãs do astronauta que aguardaram em enormes filas para cumprimentá-lo e talvez conseguir uma foto ao seu lado.
O grande reconhecimento público e histórico do nosso astronauta brasileiro parece estar apenas começando. Como disse um trecho da "Marchinha do Astronauta" entoado pelo compositor Adylson Godoy durante a sua homenagem no dia anterior: "Marcos Pontes veio para ficar"...