Assista nossos Programas

sexta-feira, 26 de junho de 2015

6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional contará com palestra do ministro Patrus Ananias

Logo mais às 13h será aberta a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que contará com palestra magna do ministro do Desenvolvimento Agrário Patrus Ananias sobre o tema Abastecimento e Segurança Alimentar na Metrópole.

Precedida por sete pré-conferências macrorregionais, a conferência vai reunir, nesta sexta, 26, e amanhã, centenas de delegados (integrantes da sociedade civil e do poder público) e os 84 membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan) para debater propostas da construção de políticas para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, a conferência abrirá a discussão sobre a produção dos alimentos até a chegada à mesa de cada cidadão. Na programação do evento serão discutidos três eixos temáticos: “Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável”; “Estratégias para criação de políticas públicas” e “Adesão e participação social no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)”.

Durante a solenidade de abertura, que contará também com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, será assinada a adesão da cidade de São Paulo ao SISAN e também ocorrerá a inauguração do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan).

O evento contará ainda com a presença de prefeitos e de representantes de prefeituras que investem na agricultura familiar e na segurança alimentar.

Cafeicultura brasileira investe em pesquisa e inovação

Termina nesta sexta, 26, a 9ª edição do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, no Paraná, que discutiu tendências de mercado e potencialidades da cafeicultura brasileira

Pesquisa, mercado, tendências e oportunidades para a cafeicultura nacional foram assuntos discutidos durante a 9ª edição do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que termina nessa sexta, 26, em Curitiba (PR). O evento bienal reuniu mais de 500 participantes, de 14 estados brasileiros e dos países Porto Rico e EUA.

No total foram realizadas 22 palestras divididas em oito painéis temáticos, além de apresentações de pôsteres com divulgação de recentes pesquisas desenvolvidas pelas instituições que integram o Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. De acordo com o gerente-geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, esta edição trouxe pela primeira vez palestrantes cafeicultores. "São os produtores rurais que validam as tecnologias geradas pela pesquisa, além de prospectarem novos estudos", afirma. O cafeicultor Adolfo Henrique Ferreira, relatou sua experiência com produção de café e mostrou que é possível a viabilidade econômica na cafeicultura de montanha. "A altitude já é favorável ao fator qualidade do produto e com adoção de novas tecnologias geradas, conseguimos melhorar o processo produtivo", ressalta. Adolfo produz café especial para os mercados interno e externo e disse estar otimista quanto às oportunidades de mercado que cresceram, significativamente, nos últimos cinco anos.


Para ler a matéria na íntegra, acesse os sites da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café.