Assista nossos Programas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

1º Congresso Internacional da Produção Pecuária

Evento recebeu 120 trabalhos de universidade de todo o país.


Começou  em 24/8, a exposição dos trabalhos científicos no 1º Congresso Internacional da Produção Pecuária, que acontece até amanhã no Bahia Othon Palace, em Salvador (BA).

O evento recebeu trabalhos científicos inéditos de todo o território nacional, e dos 120 inscritos, 66 foram aprovados para serem expostos durante o congresso. Os temas são ligados às cadeias produtivas da bovinocultura de corte e leite, bubalinocultura, caprinocultura e ovinocultura.

“Tivemos um bom número de pesquisas inscritas, mas optamos por aquelas que levam informações práticas e funcionais para os produtores”, afirma Guilherme Augusto Vieira, presidente da Comissão Científica. “O produtor que está no congresso lê a pesquisa e aplica na fazenda”, afirma Guilherme.

Para o coordenador do evento, Almir Mendes, a iniciativa é muito significativa. "Os trabalhos abordam temas de interesse para os produtores. E esse ano, a exposição está mais atrativa por envolver todos os setores que estão no congresso", afirma.

Ao final da apresentação, será outorgado certificado para cada trabalho apresentado e os aprovados serão publicados nos anais do evento.

O 1º Congresso Internacional da Produção Pecuária é realizado pela Associação Baiana dos Expositores (ABEXPO), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Mais um curso de Zeladores de Praça em Perus

Dando continuidade ao projeto "Zeladores de Praças", 27 novos participantes estão fazendo o curso na Subprefeitura Perus, para na seqüência trabalharem em praças das regiões de Perus e Pirituba.

Uma das participantes do curso é a senhora Alice Rodrigues, 57 anos, moradora em Pirituba e que disse estar amando o curso. "Gosto de plantas e este curso está sendo muito precioso para a minha vida", contou. Alice afirmou que na sua idade ninguém dá emprego, ela tem trabalhado como empregada doméstica diarista e está vendo neste curso de zeladores de praça uma oportunidade especial em sua vida.

Outra participante da turma é a moradora de Perus, senhora Maria Aparecida Francisca da Silva, 59 anos. "Participo de todos os cursos que a Subprefeitura Perus promove para a população. Já fiz aqui um de gastronomia e agora estou fazendo este, pois adoro lidar com plantas desde que era criança", afirmou Maria Aparecida, entusiasmada com esta nova oportunidade.

A cidade de São Paulo terá, até o final desse ano, cerca de 1.274 zeladores para cuidarem de cerca de mil praças. A previsão faz parte da ampliação do projeto "Zeladoria de Praças", parceria entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Verde e do Meio Ambiente e Coordenadoria das Subprefeituras, por intermédio de 16 subprefeituras.

São mais de 902 pessoas que serão capacitadas para assumir após dia 31 de agosto a revitalização das áreas verdes no município. Elas se juntam aos 364 que já se formaram no curso de jardineiro e mantêm as praças limpas, cuidam da vegetação, fazem pequenos reparos, melhoram o visual paisagístico e dão condições de uso para os moradores próximos às praças na cidade.

O QUE URGENTE E O QUE É IMPORTANTE NA VIDA?

Com a vida corrida diária às vezes nos vemos atrapalhados sem saber ao certo como agir em diversas situações.

Como dividir o tempo durante o dia, de modo que todas as tarefas sejam executadas com êxito? Se pararmos para dar atenção aos nossos filhos ou para cuidarmos da nossa aparência, quantas atribuições ficarão incompletas no final do período?

Segundo Sérgio Guimarães, consultor das empresas T&G Treinamento e Academia do Tempo, se as pessoas conseguissem definir o que é urgente e o que é importante na vida, o tempo seria melhor distribuído, aumentando as chances de concluir aquela lista enorme de pendências e com um resultado muito mais satisfatório.

Mas como atingir este objetivo? Como descartar o que não é importante e nem urgente?

Sérgio dá dicas preciosas sobre o assunto. Durante seus cursos ele detalha alguns ítens que julga interessantes para exemplificar interesses inúteis que fazem com que executivos e profissionais de diversas áreas desperdicem seu tempo, diminuindo assim a sua performance profissional. Na lista, hábitos inadequados como questões suscitadas por outras pessoas, interrupções através de telefonemas inúteis, reuniões sem necessidade, conversa fiada nos corredores, ilustram o ranking da perda de tempo nas empresas e na vida. Estes desperdiçadores de tempo é que desviam as pessoas de suas metas.

Os grandes executivos e empresários, já descobriram como administrar o seu tempo. Eles conseguem dividir o dia em frações para cada personagem que ocupa o seu indivíduo.

Guimarães ensina como fazer de tudo um pouco, sem perder o fio da meada. Em seu vídeo "Administração do Tempo" ele mostra que devemos relacionar todos os nossos personagens (pai, filho, esposo, atleta, empresário, etc.) e distribuir o tempo durante os dias e semanas, para as tarefas de cada um. Salienta a importância de identificar o que é importante do que é urgente, pois a maioria se confunde nesses dois itens criando percalços pelo caminho e perdendo o foco dos seus objetivos. Uma boa dose de disciplina para seguir à risca a lista de tarefas de cada personagem é um dos principais ingredientes para o sucesso profissional e pessoal.

Sérgio Guimarães é Publicitário. Desde 1991 atua como palestrante e facilitador em programas de desenvolvimento profissional para empresas como Vivo, Leroy Merlin, HP, IBM, Laboratório Eli-Lilly e Ford (Divisão de Caminhões) e entidades como ADVB, Federação e Centro do Comércio do Estado de São Paulo, Sincomavi, Sincofarma, Sincor, Aprag, Sebrae/SP e Sebrae/PR. Autor dos Livros "Economia e Mercados" e "Administração e Controles". É colaborador da revista Revenda. Professor do curso de pós-graduação da Universidade São Judas - "Gestão da Qualidade em Alimentos" e professor convidado da Fea/Unicamp.

Mais informações no site: http://www.academiadotempo.com.br/

EM BUSCA DA EXCELÊNCIA EM TREINAMENTO AS EMPRESAS QUEREM O CERTIFICADO ISO 10015

AUMENTA O NÚMERO DE EMPRESAS EM BUSCA DA CERTIFICAÇÃO ISO 10015

Não basta apenas treinar os profissionais para determinadas áreas, sem antes analisar o perfil adequado e a devida aplicação do treinamento.

A Norma ISO 10015 define as necessidades; projeto e planejamento; execução, monitoração e melhoria dos processos de treinamento. As grandes e médias empresas do país, já estão se adequando a esta norma e alcançando objetivos favoráveis, pois, com suas diretrizes é possível fazer as avaliações dos resultados de treinamento; medir a reação; a aprendizagem; a mudança de comportamento; os resultados qualitativos e quantitativos; o retorno do investimento em treinamento e definir os indicadores para avaliar resultados.

Recentemente, um encontro que reuniu Escolas dos Tribunais de Contas de todo o país, sediado em Mato Grosso do Sul, mostrou o quanto é importante essa discussão e troca de informações. Segundo o presidente do TCE/MS Cícero Antônio de Souza, este tipo de encontro estimula a importância de debater-se a educação corporativa com base nas diretrizes da ISO 10015, que enfatiza a contribuição do treinamento, para a melhoria contínua das instituições.

Para o Professor Sebastião Guimarães, consultor da T&G Treinamento e especialista em ISO 10015, hoje o treinamento e desenvolvimento é um recurso estratégico das empresas, porque para se chegar aos resultados, os profissionais precisam se desenvolver no sentido de mostrar que o seu trabalho realmente agrega valor. E para tanto eles precisam mensurar esses resultados e a tendência hoje nas grandes empresas é medir tudo, de lucro a prejuízo, citando que essa cultura precisa chegar à área de treinamento e desenvolvimento. “Nós precisamos mudar conceitos. O conceito que prevalece é o de despesa, que treinamento é caro, é um luxo. Quando na verdade é um ótimo investimento, porque você devolve o recurso mais valioso da organização que é o capital humano.” Declarou o Professor.

A empresa T&G Treinamento é uma das poucas no Brasil, que fornece cursos e workshops sobre a Norma ISO 10015. Maiores informações podem ser obtidas através do site www.tgtreinamento.com.br e artigos sobre o assunto, podem ser solicitados através do e-mail tgtreinamento@hotmail.com. A empresa também está tirando as dúvidas dos internautas, através dos vídeos disponíveis no canal www.youtube.com.br/tgtreinamento.



O Professor Sebastião Guimarães (foto) é Consultor com cursos de especialização em Qualidade Total pela The George Washington University. É professor do curso de pós-graduação da Universidade São judas - "Gestão pela Qualidade em Alimentos" e professor convidado da Fea/Unicamp; foi chefe de treinamento da Mercedes Benz; gerente do programa - Qualidade Total do Sebrae/SP e foi o primeiro brasileiro a escrever um livro sobre a norma ISO 10015.