Assista nossos Programas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

AZEITE DE OLIVA AUXILIA NO COMBATE A OBESIDADE

Ácidos graxos monoinsaturados presentes neste tipo de óleo trazem sensação de saciedade

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Universidade de Campinas (UNICAMP) revelou que dietas ricas em gorduras saturadas promovem a lesão de uma região do cérebro chamada hipotálamo, responsável pelo controle da fome e do gasto energético. Sendo assim, as pessoas expostas a uma dieta rica em gordura saturada passam a consumir mais calorias do que gastam, tornando-se obesas.

A fim de encontrar uma solução para esse problema, os pesquisadores descobriram também que o azeite de oliva é capaz de trazer sensação de saciedade, o que evita a vontade de comer mais do que o necessário. Os ácidos graxos monoinsaturados presentes no azeite podem impedir a inflamação do hipotálamo, o que evita a obesidade. Além disso, os ácidos graxos monoinsaturados aumentam a produção do hormônio GLP 1 no intestino, que promove a saciedade.

De acordo com as nutricionistas da Rede Mundo Verde, Thaís Souza e Natália Lautherbach, o ideal é consumir em torno de 15 ml e 30 ml por dia. O azeite pode ser acrescido em saladas ou no prato já servido. Para preservar suas características químicas, deve ser armazenado em local fresco e ao abrigo de luz.

Além de ser usado contra a obesidade, o azeite também tem ação antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Outro ponto positivo, é que este alimento reduz o colesterol e previne doenças cardiovasculares. Outros alimentos que também possuem os bons ácidos graxos são: óleo de canola, óleo de amendoim, amendoins, nozes, pecans, amênd oas e abacate.

No entanto, é preciso lembrar que nem todos os tipos de gordura fazem bem à saúde. Isso porque existem as saturados que aumentam os níveis de colesterol e triglicérides sangüíneos, sendo as grandes responsáveis por ocasionar entupimento das artérias. Dessa forma, o consumo de leite integral, manteiga, creme de leite, produtos industrializados e frituras devem ser evitados.


Apesar dos benefícios, é bom alertar que o azeite não deve ser aquecido, pois isso faz com que a boa gordura se transforme em saturada, o que não é bom para o organismo. As nutricionistas da rede Mundo Verde ressaltam que é preciso aliar o uso do azeite de oliva com um estilo de vida saudável e atividades físicas.

Alô Nutricionista
A rede oferece gratuitamente um serviço de orientação nutricional, o "Alô Nutricionista", disponível em todo o Brasil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, pelo telefone pelo 0800-0222528.

O serviço também pode ser realizado pelo e-mail: alonutricionista@mundoverde.com.br

Cabelos hidratados e sem as temidas pontas duplas

Leave-on e Serúm da Beox reparam os fios desde a cutícula para melhorar esse problema que tanto assombra as mulheres vaidosas

Um dos pesadelos femininos é estar com o cabelo no tamanho desejado, com o corte impecável, mas as pontas duplas aparecerem. Para evitar e tratar o aparecimento desse problema a Beox lançou dois produtos de tratamento doméstico, que juntos provem um resultado surpreendente.

Apenas com o uso do Leave-on Daily Care 4x1 e do Sérum Ultra Luminoso Beox, seus cabelos ficaram alinhados e sedosos.


Com quatro funções distintas o Leave-on Daily Care 4x1, é um produto versátil, pois, além de reparar as pontas duplas, o cosmético capilar possui proteção solar, e termo protetor com ação anti-frizz, controlando os fios rebeldes e o volume do cabelo.

Sua formulação é elaborada com Omega Plus, proteína de arroz e luna matrix, que devolvem a massa perdida dos cabelos, protegendo e restaurando a fibra capilar desde a cutícula, permitindo que os fios voltem ao seu comportamento natural.

Outro segredinho do Leave-on Daily Care 4x1 é o fato de agregar esses componentes a nano queratina. As nanomoléculas de queratina penetram em qualquer falha ou fissura presentes nos fios de cabelo formando depósitos de queratina por evaporação do solvente e da água residual encontrada normalmente na fibra capilar e em grande quantidade nos cabelos mais porosos.

A aplicação Leave-on Daily Care 4x1deve ser realizada após o uso do shampoo e condicionador. Tirar o excesso da água com uma tolha depois da lavagem também é essencial. Após esse processo, deve-se aplicar o produto deslizando sobre os fios. Pelo fato do cosmético possuir nano queratina, para melhor absorção é necessário utilizar chapinha, piastra, "baby liss" ou escovação dos cabelos com uso de secador. Para continuar o tratamento aplique o Serúm Ultra Luminoso.

Os concentrados de silicone aliados aos polímeros da formulação do Serúm Ultra Luminoso promovem um revestimento protetor aos fios, pois, as moléculas de silicone são ideais para reter a umidade do cabelo e para gerar resistência aos fios para influências externas, tais como, calor do secador e raios UV do sol.

Com essas propriedades na formulação, o Sérum forma um delicado filme de proteção sobre a fibra capilar, alinhando as cutículas e reparando as pontas duplas.

Aproveitando as propriedades de cada produto e utilizando em conjunto o Leave-on e o Serúm proporcionará em seu cabelo um resultado facilmente perceptível. Com fios mais sedosos, brilhantes, fáceis de desembaraçar e com uma resistência maior aos danos do dia a dia.

Para mais informações sobre a linha de produtos da Beox acesse o site http://www.beox.com.br/  ou ligue para o SAC (11) 3537-4347.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM O APETITE

Eles podem te fazer comer mais
Confira alguns alimentos que, segundo especialistas, têm o poder de estimular o apetite

 
Você sai de casa com a proposta de não se render a nenhum petisco sugerido pelos amigos. Vai para uma happy hour, após o expediente, quando alguém tem a ideia de pedir apenas uma porção de batatas. Você topa, afinal, não pretende comer mais do que duas ou três. Sua sorte está lançada. As batatas são apenas o início de muitas outras porções que começam a chegar. E o que deveria ser apenas um encontro entre amigos transforma-se em um belo banquete. O grupo se anima e ninguém economiza na quantidade, nem nas calorias. No final da noite, você se lembra, bem vagamente, que não pretendia comer. Mas é tarde demais até para isso. A barriga já está (bem) cheia.
Situações como a descrita acima são comuns para a maioria da população. O cenário muda, as pessoas também, mas é difícil não se render a certos alimentos. Eles parecem fazer jus ao slogan de um produto: é impossível comer um só. Um recente estudo prova que não é só impressão ou gula, mas alguns alimentos realmente estimulam que continuemos a comê-los. Mais do que isso: eles teriam propriedades capazes de fazer com que o organismo sinta necessidade de comer mais - não apenas o produto em questão, mas qualquer outra coisa.

Pesquisadores apontam que mecanismos fisiológicos e características específicas de alguns alimentos podem levar as pessoas a comerem mais do que deveriam, burlando os mecanismos que levam à sensação de saciedade. "Alguns alimentos possuem elementos como gorduras saturadas, carboidratos e alto teor de sódio, que alteram a produção de insulina e leptina, os hormônios responsáveis pelo apetite e pela saciedade", explica a nutricionista do Hospital Amaral Carvalho, Maria Helena Arroyos Hilário.

Esses alimentos promoveriam, então, resistência à saciedade interferindo nas mensagens enviadas ao cérebro para que o organismo entenda que é hora de parar de comer. "Além disso, por não serem ricos em nutrientes indispensáveis para a saciedade e regulação do metabolismo como fibras, vitaminas e minerais, esses alimentos causam a fome precocemente", esclarece a nutricionista.

Lançado em abril nos EUA, o livro The Skinny: On Losing Weight Without Being Hungry (O magro: perdendo peso sem passar fome, ed. Broadway Books), escrito por Louis Aronne, reafirma o estudo de que alguns alimentos não trazem sensação de saciedade quando ingeridos. Para o autor, alimentos feitos de carboidratos refinados, ricos em açúcar e em gorduras são os maiores enganadores da nossa sensação de satisfação.

Os inimigos

Petiscos fritos, guloseimas, pães brancos, fast food, sopas industrializadas, doces, refrigerantes, massas de trigo branco, batata frita, refinados. Se você quiser manter sua saúde e seu peso em dia, deve evitar o consumo desses 'vilões'.
E não pense que eles burlam a sensação de saciedade apenas enquanto são ingeridos. Uma pesquisa norte-americana divulgada no último mês no "Journal of Clinical Investigation" aponta que o ácido palmítico (substância presente em alimentos ricos em gorduras saturadas) altera a excreção de insulina e leptina, hormônios relacionados ao apetite e à saciedade. E os efeitos dessa mudança podem durar até três dias.

Alguns pesquisadores argumentam que isso, na teoria, pode até ajudar a explicar por que algumas pessoas sentem mais fome às segundas-feiras, já que a maioria abusa desses alimentos nos fins de semana. Maria Helena explica que se alguém ingerir fritas na sexta-feira, por exemplo, a gordura saturada - o que, para piorar, deixa os alimentos ainda mais saborosos - irá proporcionar maior consumo de outros itens e menos poder de saciedade.
O sorvete derrete e...

Além da resistência dos hormônios, outros mecanismos também ajudam a burlar as mensagens de saciedade emitidas pelo cérebro. Mudanças sensoriais muito rápidas diminuem a sensação de saciedade, dando subsídios para que os especialistas chamam de "teoria do contraste dinâmico". Ela ajuda a explicar porque os alimentos com propriedades sensoriais que mudam rapidamente no contato com a boca são o s preferidos.

É o que ocorre com o sorvete, por exemplo. A temperatura do corpo faz com que o alimento mude de sólido para líquido, o que leva o organismo a libertar substâncias que superestimulam o prazer pelo alimento. Segurar a vontade de comer mais é praticamente impossível. (Folha Equilíbrio)

Atenção

Reconhecer os ingredientes que levam ao engano do organismo e não se deixar levar somente pela sensação de saciedade para encerrar uma refeição ou rodada para petiscos pode ser crucial para evitar ganho de peso indesejado ou prejuízos à saúde. Confira alguns alimentos que enganam o organismo e levam a pessoa ao exagero:

Eles te fazem comer mais: Sorvete, batata frita, refrigerantes, pipoca, chocolate, sanduiche fast food, pizza de mussarela,biscoitos salgados (sabor artificial)

Prefira: Picolé de polpa de fruta,Castanha de caju, Sucos naturais ou fruta in natura,Mix de amêndoas, nozes e castanha do Pará, Frutas secas (como damascos ou tâmaras), Sanduíche natural no pão integral, Refeição com arroz, feijão, salada e carne, Biscoitos integrais com sabor natural.

Fonte: Denise Mourão, nutricionista da Universidade Federal de Viscosa

Diga sim aos cabelos grisalhos

Knut lança produto para realçar a beleza dos fios brancos



Além da experiência adquirida com a passagem dos anos, os indesejáveis cabelos brancos também aparecem, seja nas madeixas femininas ou masculinas, esses fios são verdadeiros pesadelos.

Porque ao invés de escondê-los com tintas que tornam o visual superficial, não assumir os fios grisalhos, mas com a tonalidade natural e com a beleza do conhecimento adquirido com a maturidade.

Para manter a perfeição desses tons, a Knut lança o Shampoo Silver Linha Cristal Progressiva Cisteína Knut, que com a mais alta tecnologia cosmética, retira o amarelado dos fios, que aparecem com o tempo.

O tratamento é eficaz e rápido de ser realizado. Basta lavar os cabelos, deixar o produto agir dez minutos. Depois essa etapa é só enxaguar, e pronto, os cabelos ficam com o grisalho natural que revelam a maturidade, mas não descarta a beleza da idade.

Para mais informações sobre a linha de produtos da Knut acesse o site http://www.knutcosmeticos.com.br/  ou ligue para o SAC (14) 3204-2000 / 3204-2001.

SP está a um passo de eliminar sifilis congênita

Até 2012 incidência de casos deve atingir níveis inferiores a um por mil nascidos vivos no Estado
Para ver mais fotos dos vários tipos de sífilis
clique aqui


O Estado de São Paulo deve reduzir, nos próximos dois anos, a incidência de sífilis congênita a menos de um caso para cada 1.000 nascidos vivos. A meta é da Secretaria de Estado da Saúde. Sob o ponto de vista epidemiológico, isso representará a eliminação da doença.

Atualmente São Paulo tem índice de 1,4 caso de sífilis congênita por 1.000 nascidos vivos. A doença é 100% prevenível. Estima-se que 2 gestantes em 100 são portadoras do treponema pallidum, bactéria causadora de sífilis. Aborto espontâneo, morte perinatal e natimortos são algumas consequências da sífilis congênita. Isto pode ser evitado.

Para eliminar a doença a Secretaria vem reforçando junto aos municípios a necessidade de diagnosticar precocemente a doença entre as gestantes, para que o tratamento seja bem sucedido, evitando desta forma a infecção dos bebês. Deve ser oferecido à gestante o teste da sífilis (VDRL) no primeiro e terceiro trimestre de gravidez, além de repeti-lo no momento do parto.

A medicação para tratar a sífilis (penicilina) está disponível, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Graças ao plano de eliminação da sífilis congênita, houve aumento de 98% do número de municípios notificantes de casos de sífilis em gestantes”, diz Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids.

A Secretaria, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, mantém um serviço telefônico gratuito para tirar dúvidas da população sobre sífilis e demais Doenças Sexualmente Transmissíveis. O telefone é o 0800-16-25-50, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

CIEE LANÇA FEIRA DO ESTUDANTE – EXPO CIEE 2011

A mostra ocupará o Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, de 27 a 29 de maio do próximo ano.

“Ocupe seu lugar no futuro”. Com essa frase, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) promove o lançamento da 14ª edição da Feira do Estudante – Expo CIEE 2010, na quinta-feira, 22/10, às 19h. Incluída no Calendário Oficial de Eventos da cidade de São Paulo, Feira do Estudante será realizada nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2011, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera,em São Paulo/SP.

A edição 2011 virá com uma programação recheada de atrações e atividades culturais e educacionais, que deverá atrair um público de 60 mil visitantes. Será, assim, uma excelente oportunidade para que empresas e instituição de ensino destaquem sua marca junto ao público jovem, divulgando produtos e serviços voltados a esse segmento, além de cadastrarem estudantes para programas de estágio e aprendizagem.

A Feira do Estudante – Expo CIEE é um evento anual e integra o leque de iniciativas que o CIEE promove para promover a entrada dos estudantes no mercado de trabalho e, paralelamente, estimular a abertura de mais vagas para estagiários, aprendizes e trainees em empresas e órgãos públicos. Propiciando contato direto entre as concedentes de oportunidades de inserção profissional e os jovens, além do setor de expositores, a Feira será palco de mais de 70 palestras, voltadas para carreira, estágio, cursos e cidadania, que serão ministradas por executivos, consultores, educadores e outros especialistas. Isso, além de cadastramento de estudantes interessados em estágio, simulações de processos seletivos e concursos, entre outras atrações.

“Na edição 2010, a feira atraiu 50 mil jovens, confirmando a tendência de expansão desse grande evento e estimamos que, no ano que vem, esse número cresça 20%, num resultado avaliado como excelente por nossos patrocinadores e expositores”, adianta Luiz Gonzaga Bertelli, presidente executivo do CIEE, lembrando que, a exemplo de outros serviços que a entidade presta aos estudantes, o ingresso, as palestras e todos os serviços e atrações da Feira são totalmente gratuitos.

SOBRE O CIEE

Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas de estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

Exposição destaca palavras e ideais de Joaquim Nabuco

Câmara resgata atuação parlamentar do príncipe dos abolicionistas, com acervo de fotografias e gravuras da época, manuscritos, móveis e objetos pessoais de Nabuco. Entre eles está a caneta pela qual a princesa Isabel assinou a Lei Áurea

A Câmara dos Deputados e a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) vão realizar entre 20 de outubro e 14 de novembro uma grande exposição histórica sobre o estadista Joaquim Nabuco, no Salão Negro do Congresso Nacional. A mostra "Joaquim Nabuco: o valor da palavra empenhada" resgata a trajetória política e parlamentar do deputado eleito pela província de Pernambuco em 1879, pelo Partido Liberal, que ocupou a tribuna da Câmara até 1888, ano da Abolição da Escravatura, considerada por ele a grande questão para a democracia brasileira.


Com base em escritos e discursos realizados no Plenário, a mostra enfatiza a coerência de suas idéias, a solidez de seus argumentos, seu papel fundamental para a formação do Estado Brasileiro e a atualidade de seu pensamento. Os textos são acompanhados de um rico acervo iconográfico, que inclui fotografias e gravuras da época, manuscritos, móveis e objetos pessoais de Nabuco. Entre eles está a caneta pela qual a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, depois presenteada ao príncipe dos abolicionistas.

Outros destaques são duas cartas que Joaquim Nabuco enviou em 1891 ao imperador d. Pedro II, em exílio na França, comentando a Proclamação da República e o novo governo. Ainda há exemplares de livros de Machado de Assis, com dedicatória do autor a Joaquim Nabuco; réplica da coroa de d. João VI; instrumentos de punição de escravos e várias outras peças.
Formação
A exposição está dividida em três partes. A primeira delas corresponde aos anos de formação de Joaquim Nabuco. A segunda aborda sua atuação política, a atuação em Plenário, às causas abraçadas e sua luta em prol da abolição da escravatura. O terceiro momento da exposição enfoca a chegada da República, a interrupção de sua vida parlamentar, suas atividades posteriores como escritor e diplomata; a importância e repercussão do pensamento de Nabuco até os dias de hoje.


A coordenação do projeto e pesquisa cabe à Câmara dos Deputados, com curadoria de Clara Monteiro de Castro Pinto, Gilcy Marques e José Theodoro Mascarenhas Menck.

Ao estudar as notas taquigráficas das sessões parlamentares da época, Clara se surpreendeu ao notar que o abolicionista também se dedicava ao debate de questões das mais variadas, desde o Orçamento até a Bolsa de Valores e a reforma de navios. "Em qualquer assunto levantado no Plenário, Joaquim Nabuco tinha um posicionamento, a favor ou contra. Ele foi um dos responsáveis pela formação do Estado brasileiro e as idéias que debatia até hoje são discutidas."

A exposição, que contou com a colaboração da Academia Brasileira de Letras e da Fundação Joaquim Nabuco, integra o conjunto de iniciativas publicas e privadas que homenageiam o escritor, jornalista, jurista, diplomata e deputado Joaquim Nabuco, ao longo de 2010, centenário de sua morte. O Ano Nacional Joaquim Nabuco foi instituído por lei federal de autoria do senador Marco Maciel (DEM-PE).


Joaquim Nabuco. O valor da palavra empenhada
Documentos, obras de arte, peças de mobiliário, utensílios, livros e cenário. Estará aberta à visitação pública no Salão Negro do Congresso Nacional entre 20 de outubro e 14 de novembro de 2010, de 9 às 18 horas. Entrada gratuita.