Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

100 anos de Adoniran

Gommo se reúne com parceiros e desenvolve site que celebra o centenário de Adoniran Barbosa

Vida e obra de um dos maiores artistas brasileiros, Adoniran Barbosa, estão no site criado em comemoração ao centenário do dono da voz e das composições que encantaram o Brasil e definiram o estilo do Samba Paulista. O site é uma iniciativa da MOJO Books Editora, da agência Oople e da Gommo, em associação à família do artista.
No endereço www.adoniran.com.br, os fãs encontram toda a trajetória do astro cujo verdadeiro nome é João Rubinato. Compositor de obras como Trem das Onze e Saudosa Maloca, Adoniran Barbosa adotou o pseudônimo na década de 1930, afinal seu nome era “italiano demais para cantar samba”, segundo ele. Adoniran parece ter acertado na escolha. Seu pseudônimo foi tão bem aceito que hoje, entre nomes de ruas, praças e afins, batiza o Sambódromo da cidade de São Paulo.
Na web, os internautas também poderão acessar a programação completa que a família e outros parceiros preparam para o Centenário. A celebração da data contempla uma série de produções, eventos, ações e projetos digitais.
O conteúdo do site tem editoria do jornalista e escritor Celso de Campos Jr., autor de Adoniran – uma biografia (Editora Globo) e curador do acervo de Adoniran Barbosa.

Programação
Artistas, como Paulo Vanzolini, Carlinhos Vergueiro, Maria Alcina e Cristina Buarque já subiram ao palco em shows-tributo a Adoniran. Diversas apresentações musicais estão programadas ao longo do ano – a programação será divulgada pelo site, pelo Twitter e por outras plataformas digitais.
Em breve chega às lojas o CD Adoniran 100 anos, da gravadora Lua Music, com produção de Thiago Marques Luiz. São 24 canções do compositor, interpretadas por uma constelação de nomes da nova geração e da velha guarda – Jair Rodrigues, Arnaldo Antunes, Wanderléa, Cauby Peixoto, Dominguinhos, Leci Brandão, Fabiana Cozza, Demônios da Garoa, Quinteto em Branco e Preto, Diogo Poças, Verônica Ferriani, entre outros.
Para o palco, Rubens Ewald Filho dirige um musical e Nanah Pereira, faz uma releitura músico-teatral do programa Histórias das Malocas, a cargo do Instituto de Artes do Brasil.
No segundo semestre de 2010, a Mojo Books lança o Almanaque Adoniran, histórias em quadrinhos, passatempos, crônicas e outras atrações inéditas assinadas por grandes nomes das artes populares.
Além disso, a Rede Globo de Televisão exibirá o especial Por Toda Minha Vida em homenagem a Adoniran Barbosa. As produtoras Boitatá e a Ioiô Filmes preparam um documentário sobre o artista, a cargo das diretoras Aline Sasahara e Vange Milliet.
Enfim, as comemorações do aniversário de 100 anos de nascimento do mestre do samba paulista estão só começando.

Parceiros
Gommo – Agência digital que usa a tecnologia e a criatividade a favor de seus clientes. Com uma equipe de mais de 150 profissionais, a empresa possui um portfólio de produtos e serviços baseado na sinergia entre Marketing Digital, Criação, TI e Mobile. www.gommo.com.br
Mojo Books - Criadora dos projetos incentivados pela Lei Rouanet (Portal Adoniran e Almanaque Adoniran), a MOJO se destaca no novo cenário da literatura digital como uma das pioneiras no Brasil no mercado de e-books. O case "Se um disco fosse literatura, que história contaria" é um dos mais bem sucedidos do mundo ao gerar novos leitores, escritores e incentivar a fan culture e o self publishing, o grande conceito da nova Cultura da Convergência e das plataformas digitais contemporâneas. www.mojobooks.com.br
Oople - Especializada em publicidade e interação digitais, a Oople é a responsável pela execução dos projetos Mojo relacionados ao Centenário Adoniran. A Oople promove soluções para renovação da marca Adoniran em contextos inovadores e históricos, relacionamento com o usuário, mapeamento e ativação em redes sociais e a preparação para o acervo de Adoniran para as futuras gerações. www.oople.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!