Atividade da Escola Internacional de Alphaville utiliza textos jornalísticos em abordagem interdisciplinar
A utilização em sala de aula de textos jornalísticos sobre ciência e tecnologia estimula a curiosidade intelectual de estudantes pré-adolescentes, incentiva o senso crítico e a construção de discurso e argumentação. Estes são alguns dos resultados observados pelos professores das turmas do Teens 5, 6 e 7 (quinta, sexta e sétima série do ensino fundamental) da Escola Internacional de Alphaville. Com a atividade “Roda de Notícias”, os professores buscam, ainda, uma abordagem interdisciplinar da temática da sustentabilidade, um valor que a escola tem buscado integrar em todas as suas áreas de atuação.
Alunos com idades entre 11 e 13 anos discutem em sala de aula as opções de utilização de biomassa como fonte de energia no Brasil, a viabilidade da reciclagem de materiais como isopor e a polêmica sobre o uso de células tronco em pesquisas médicas entre outros assuntos. Como suporte, utilizam uma seleção de matérias, artigos e reportagens sobre ciência e tecnologia publicadas em veículos brasileiros e internacionais. Após a leitura, cada aluno fica encarregado de apresentar um tema abordado nas matérias e promover o debate com os colegas.
Congregando as disciplinas de Português, Ciências e Cultura Internacional, a atividade é finalizada com uma redação sobre o tema proposto para que eles desenvolvam a compreensão do assunto e exercitem a capacidade de argumentar e defender pontos de vista. “A compreensão de textos sobre ciência amplia os horizontes intelectuais dos alunos e propõem discussões que envolvem desde a ética médica até as medidas que cada um pode tomar para adotar práticas mais sustentáveis em seu cotidiano”, afirma Luciana Lauretti, coordenadora pedagógica do Teens na Escola Internacional de Alphaville.
Mais sobre a Escola Internacional de Alphaville
Escola brasileira de educação internacional, a Escola Internacional de Alphaville tem dez anos de história. Criada por um grupo de educadores que queria oferecer a seus alunos um conhecimento diferenciado, ela foi construída na região de Alphaville (Barueri, São Paulo) para ser o que de fato é: uma das mais modernas do país. Atualmente, todos os alunos, desde o ingresso na escola (com três meses de idade) e até o Ensino Médio, convivem com o multiculturalismo e com a pluralidade do conhecimento. Aprendem a respeitar diferenças, as raças, as crenças, o meio ambiente e a sociedade. Ali, jovens de várias partes do mundo começam a vivenciar, desde cedo, as mudanças do mundo moderno.
Antes de entrarem na universidade, estes jovens já terão tido aulas de liderança, empreendedorismo, projeto de vida e um trabalho especial de coaching para alunos do ensino médio. A atividade de coaching, uma novidade em 2010, com sessões semanais em companhia de um professor orientador, aprimora os potenciais e identifica as áreas em que cada estudante necessita de maior reforço, preparando-os para a concretização de seus desejos pessoais e profissionais.
Regularmente, palestras exclusivas colocam alunos frente a frente com grandes personalidades do mundo dos negócios. Já passaram pela escola os presidentes da HSM, Microsoft, Korn/Ferry e Starbucks. A escola oferece ainda atividades extracurriculares como patinação artística, judô, natação e ginástica olímpica e mantêm atividades de sociabilização, como as aulas de traffic (trânsito) simuladas em uma minicidade montada na escola (The International Village). Já as aulas de Estudos do Meio dão oportunidade ao aluno de vivenciar os conteúdos das disciplinas através da interação direta com exposições artísticas e culturais e visitas a lugares históricos.
Desde o ensino fundamental, os alunos participam de mesas redondas, debates e seminários, que instigam o senso crítico e privilegiam a formação de líderes nas mais diversas áreas. A consciência social e ambiental é estimulada em atividades voluntárias como o projeto Janelas para o Futuro em que os estudantes do Ensino Médio dão aulas gratuitas de inglês, francês, espanhol, português, redação e informática para jovens de diferentes classes sócioeconômicas da região. A ação foi finalista do Prêmio Escola Voluntária – uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social –, tendo recebido menção honrosa por sua participação. Conhecedores da cultura de diversos países e com capacidade de se comunicar com fluência em vários idiomas – principalmente português, inglês e espanhol –, os alunos da Escola Internacional de Alphaville se preparam, ano a ano, para contribuírem para um mundo melhor.
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