Assista nossos Programas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Kassab define a data para o início do projeto Nova Luz

Na primeira reunião com o consórcio que fará o projeto urbanístico da Nova Luz, ocorrida na manhã desta sexta-feira (14), na sede da Prefeitura de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, definiram com o grupo o dia 17/6/2010 como a data para o início dos trabalhos, e a região da Nova Luz, o local para as reuniões.
Aos representantes do consórcio, formado pela Concremat Engenharia, Companhia City, AECOM Technology Corporation e Fundação Getúlio Vargas, Kassab também sugeriu a adoção de um nome simbólico. "Um dos consórcios concorrentes chamava-se Nova Luz. Queria que o grupo vencedor, em nome da Prefeitura, pedisse autorização para usá-lo. Acho justo que esse consórcio seja reconhecido como o que fez o projeto da Nova Luz. Na próxima licitação, vão perguntar 'quem fez o projeto?'. Foi o consórcio Nova Luz, poderemos responder", explicou Kassab.
A licitação da Nova Luz apresentou um diferencial: ela avaliou a capacidade técnica dos licitantes, confrontada com as características do projeto a ser executado. Foram pontuados, por exemplo, a experiência da empresa postulante em intervenções do mesmo porte, a prática na elaboração de estudos de impacto ambiental e o currículo da equipe.
"Esse consórcio é composto por empresas e profissionais do mais alto nível. Eles são experimentados e têm história com a cidade e com grandes projetos do mundo. Isso nos dá muita confiança e muito entusiasmo", admitiu o prefeito, sem deixar de cobrar o grupo. "Nós não queremos um plano para colocar na prateleira. Queremos um projeto para ser executado", afirmou o prefeito.
Segundo Kassab, a próxima etapa, que escolherá a empresa que executará as obras, também já foi iniciada. "O secretário Miguel Bucalem está constituindo uma equipe técnica que vai preparar o modelo de licitação para as obras, com o objetivo de que a reurbanização comece em breve. Diante da expectativa e da ansiedade de toda a cidade em torno desse projeto, eu acredito que tudo será muito rápido."
O consórcio
O consórcio vencedor do projeto de revitalização da Nova Luz reúne as melhores competências.

A Concremat é uma das maiores empresas de engenharia do País e é reconhecida pela experiência em projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura no Brasil, como o Prosamim, a requalificação urbana dos Igarapés de Manaus, os gerenciamentos de obras no PAC Favelas no Rio e das interfaces da hidrelétrica de Jirau. A empresa oferece soluções integradas de engenharia com estudos, projetos, supervisão e fiscalização de obras, gerenciamento e integração de empreendimentos para os segmentos de transporte, petróleo e gás, edificações, indústria e mineração, energia, saneamento e recursos hídricos. Atualmente, a empresa atua nos principais. Com quase 60 anos de fundação, a história da Concremat está intimamente ligada ao Estado e a cidade de São Paulo, onde recentemente concluiu a supervisão das obras e o gerenciamento social do Rodoanel. A sua equipe é formada por cerca de cinco mil profissionais que atuam em todo o País através de suas 11 filiais, de Manaus a Porto Alegre.
A Cia City, perto de completar 100 anos de atuação, tem uma trajetória ligada ao próprio desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo. Atua ininterruptamente há 98 anos em empreendimentos urbanísticos e imobiliários brasileiros, o que a torna mais antiga em operação em seu ramo no país. A maior parte de seus empreendimentos é na capital de São Paulo. Seus conceitos buscam o equilíbrio entre a cidade contemporânea e a qualidade de vida, harmonizando nos seus projetos as questões econômicas, sociais e ecológicas. A Cia. City construiu bairros inteiros, como o Jardim América, Alto de Pinheiros, Butantã, Pacaembu e Alto da Lapa, entre outros. Atualmente, desenvolve importantes projetos no Morumbi, Pirituba, e revitalização da Rua Larga (RJ), que se somam agora ao projeto de recuperação da Nova Luz.
A AECOM é uma companhia global fornecedora de serviços técnicos profissionais e gerenciamento de suporte de atividades como transportes, facilidades, ambiente e energia. Atua em 100 países, com mais de 45 mil funcionários. No Brasil desde 1998, conta com uma equipe de 130 colaboradores distribuídos pela sede no Rio de Janeiro e escritórios de São Paulo e Belo Horizonte. É a maior projetista mundial de engenharia em todo o mundo e líder em todos os principais setores nos quais atua. Entre seus projetos de revitalização urbana, está o London Olympic and Legacy Master Plans, que vai abrigar parte das instalações da Olimpíada de 2012, o centro de Manchester, após destruição por atentado terrorista em 1996, e a Mission Bay, em São Francisco (EUA). Também foi escolhida para supervisionar o programa de reconstrução e implantação da infraestrutura da Líbia.
A Fundação Getulio Vargas, criada em 1944, apresenta uma extensa folha de serviços prestados à comunidade técnico-científica-empresarial e à sociedade como um todo. A FGV Projetos é a unidade de extensão de ensino e pesquisa da FGV responsável pela aplicação do conhecimento acadêmico, gerado e acumulado em suas escolas e institutos. Com mais de 20 anos de experiência assessorando instituições brasileiras, a FGV reúne capacidade técnica e metodologia capazes de contribuir para a eficiência das práticas gerenciais e econômicas de organizações públicas e empresariais, no Brasil e no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!