Assista nossos Programas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Brasil já pode exportar sêmen e embriões bovinos para a República Dominicana

Memorando de entendimento entre os dois países permite o embarque desse material genético para aquele mercado do Caribe

O Brasil abriu mais um mercado para a exportação de sêmen e embriões bovinos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou memorando de entendimento com o Ministério da Agricultura da República Dominicana para exportar esses materiais genéticos.

“Por meio do acordo, o Mapa se compromete a assegurar as garantias sanitárias e a cumprir os requisitos estabelecidos para exportação de sêmen e embriões de bovinos à República Dominicana”, diz a diretora substituta do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, Valéria Burmeister Martins.

A partir do acordo, apenas o sêmen e os embriões obtidos em centros de coleta e processamento registrados no Mapa poderão ser exportados à República Dominicana. O material genético destinado àquele mercado do Caribe deverá ser obtido de animais nascidos e criados no Brasil.

O memorando de entendimento entre o Brasil e a República Dominicana – países membros da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) – foi assinado no início deste mês.

Nos últimos 14 anos, as exportações brasileiras de sêmen bovino para o mercado mundial tiveram expressivo crescimento. Em 2000, os embarques desses materiais genéticos somavam cerca de US$ 88,5 mil. Em 2014, saltaram para quase US$ 1,4 milhão. Os países que mais importaram esses produtos do Brasil no ano passado foram a Colômbia (44%) e o Paraguai (33%).

Um comentário:

  1. Puxa vida devo agradecer vocês ganharam meu dia que site

    fantástico cheio de noticias não me canso de Elogiar já é a

    minha terceira visita por aqui absolutamente fantástico.


    Embriões

    Bovinos

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião!