Assista nossos Programas

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Número recorde de praias brasileiras buscam certificação internacional



Litorais de Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo estão na disputa pela Bandeira Azul, organização que reconhece a responsabilidade socioambiental dos destinos


Prainha, no Rio de Janeiro (RJ), tem o selo de responsabilidade socioambiental Crédito: Bandeira Azul


Tatiana Alarcon

A candidatura de novas praias e marinas brasileiras foi aprovada na última quinta-feira (30), em Brasília, pelo júri nacional do programa Bandeira Azul, que simboliza a responsabilidade socioambiental. Ao todo, sete praias e duas marinas passaram pelo comitê do programa, que reconhece internacionalmente litorais turísticos seguros e ambientalmente preservados. A aprovação ainda passará pelo parecer do júri internacional. Foram cinco novas: Praia de Palmas (Governador Celso Ramos, SC), Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe (Salvador, BA), Praia do Remanso (Rio das Ostras, RJ); a Lagoa do Peri (Florianópolis, SC) e a Lagoa do Iriry (Rio das Ostras, RJ); e duas renovações (que já possuem bandeiras hasteadas): Praia do Tombo (Guarujá, SP) e Prainha (Rio de Janeiro, RJ).

Duas marinas também se candidataram para renovação: a Marina Costabella (Angra dos Reis, RJ) e as Marinas Nacionais (Guarujá, SP). As bandeiras serão hasteadas para a primeira temporada de 2015/2016, que varia de acordo com a região onde se localizam as praias. Como regra geral, ela começará oficialmente a partir do dia 1º de novembro e as bandeiras devem ser hasteadas até, no máximo, dia 15 de dezembro.

Para o ministro do Turismo, Henrique Alves, a certificação reforça a preocupação com as questões ambientais e agrega valor aos destinos turísticos. “O meio ambiente é um dos principais insumos do turismo. Nesse sentido, estamos criando esforços para promover o desenvolvimento sustentável da atividade turística. Essa é uma oportunidade para que outras praias do país se sensibilizem e adotem medidas que as tornem capacitadas a concorrer, ajudando ainda mais a promover o nosso país”, afirma. O Ministério do Turismo é um dos membros que compõe o júri nacional do programa.

O júri internacional, que conta com várias organizações, entre elas a Organização Mundial do Turismo, se reunirá em setembro na Dinamarca para avaliar os nove candidatos brasileiros junto com os demais candidatos de países do Hemisfério Sul. No Brasil, a primeira certificação foi conferida à Praia de Jurerê Internacional, em Santa Catarina, na temporada de 2009/2010.
O Programa Bandeira Azul promove o uso sustentável das áreas costeiras (marinhas e de água doce) por meio de ações de educação e informação ambiental, qualidade da água e balneabilidade, segurança dos usuários e gestão ambiental. O objetivo do programa é unir turismo e lazer às questões ambientais a níveis local, regional, nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!