Tiago Calcini Liberato
Professor de Judô do Colégio Marista Champagnat,
de Ribeirão Preto (SP)
|
Sem dúvida, o judô é o esporte preferido das crianças. A atividade teve origem no Japão, mas ao longo dos anos ganhou muito espaço e conquistou muitos adeptos no Brasil. Os números comprovam a estatística. Com federações nos 26 estados e no Distrito Federal e mais de um milhão de praticantes, o judô assumiu, em 2012, a posição de esporte brasileiro com maior número de medalhas em edições dos jogos olímpicos.
As vitórias da prática do judô não se limitam somente às competições. O esporte comprovadamente afasta as crianças e os adolescentes das drogas, aumenta a capacidade cognitiva dos alunos e traz benefícios consideráveis à saúde. Esses motivos têm levado um número cada vez maior de estudantes a aderirem à modalidade esportiva, incentivada por mestres da arte como o sensei Olegário Parente, que dedicou muitos anos de sua vida como educador marista.
Os benefícios começam com o desenvolvimento das habilidades motoras básicas (saltar, rastejar, correr e pular), passando pela potencialização da força, da coordenação, da velocidade, da flexibilidade e do equilíbrio. Além disso, o judô ajuda a criança a se conhecer melhor e a ter domínio do próprio corpo, otimizando o seu poder de autocontrole, ensina disciplina, respeito e promove saúde e bem-estar físico.
Todas essas vantagens têm levado muitas escolas a adotar o judô como o principal esporte a ser desenvolvido para potencializar o ensino e a aprendizagem. Então, a arte marcial que surgiu em 1882 com o professor Dr. Jigoro Kano, um exímio educador, conquistou o coração dos brasileiros e se tornou o queridinho de crianças, adolescentes e jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe a sua opinião!