Assista nossos Programas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Presenteie no Dia dos Namorados sem dívidas


No dia 12 de junho se comemora o Dia dos Namorados. Muitos casais não medem esforços para impressionar o parceiro com um presente especial ou uma surpresa. Porém, sem querer quebrar o clima de romantismo, chamo a atenção dos casais para alguns cuidados que ajudam a evitar o endividamento desnecessário – já que isso pode até mesmo esfriar a relação - e recomendações que ajudam a fortalecer os sonhos que pretendem realizar juntos.

É importante ter em mente que nessa data o comércio procura faturar mais, já que sabe que as compras estão motivadas pela emoção e não pela razão, e em alguns casos pela insegurança, que costuma ser má conselheira. Alguns casais no início do namoro acham que é preciso impressionar o outro com um presente caro. O risco é que as prestações podem durar mais do que o namoro. Se a relação estiver dependendo de presentes caros para vingar não é uma relação sadia nem verdadeira

Se a condição não for adequada, porquê não pensar em pequenas surpresas, como um jantar preparado especialmente para o parceiro. Além de reforçar o romantismo e surpreender o parceiro, vai gastar menos. O sentido de presentear é dar algo que fará lembrar de quem deu. Mas de nada adianta ser um namorado ausente ou displicente no dia-a-dia e querer compensar com um presente no Dia dos Namorados?

Há quem fique constrangido de não poder presentear o parceiro em datas comemorativas como essa por estar no vermelho. Para casais endividados, o conselho é que se presenteiem com a decisão de livrar-se das dívidas Quem ama cuida, inclusive da saúde financeira do amado. É importante estimular e ajudar o parceiro a saldar seus compromissos para que fiquem livres para as futuras escolhas que poderão fazer juntos.

Se já é uma relação estável, o casal deve investir em seus sonhos comuns. Seja uma viagem, a compra da casa ou do carro, a festa de noivado ou do casamento, não importa. Para realizar os sonhos, é preciso saber quanto eles custam e calcular quanto será necessário poupar, juntos, para o sonho ser realizado dentro do prazo desejado.

Em paralelo, o casal deve fazer um diagnóstico financeiro de seus ganhos e gastos, definir os cortes de despesas necessários para que o sonho seja priorizado no orçamento. Além do amor recíproco, só assim poderão planejar o futuro do casal em bases consistentes – do ponto de vista financeiro, de companheirismo, confiança, responsabilidade e maturidade.

Essas dicas são inspiradas em recomendações do meu livro Livre-se das Dívidas, onde falo sobre um assunto polêmico, que afeta a maioria das famílias brasileiras: o endividamento. Comparando-o a um imenso iceberg, que se forma silenciosamente e pouco a pouco vai tomando corpo, muitas vezes, as pessoas só notam o problema quando ele já adquiriu uma dimensão assustadora, comprometendo o equilíbrio financeiro e a realização dos sonhos.

Para combater as dívidas e recuperar a sustentabilidade financeira, sugiro uma verdadeira transformação de hábitos e comportamentos, que passa por enxergar o dinheiro como meio, não como fim, e combater a causa da geração da dívida, não apenas seus efeitos.

Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!