Assista nossos Programas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Para ver os jogos da Copa Do Mundo: mantenha a distância correta da TV

As TVs que permitem a percepção da imagem em terceira dimensão devem seguir a mesma regra de distanciamento do telespectador

Com o início da primeira Copa do Mundo no continente africano, além do barulho das vuvuzelas e da explosão de alegria sul-africana, o comércio do mundo todo comemora a venda de produtos temáticos. Segundo dados da Fecomércio-RJ e da Ipsos Público Affairs, só no Brasil, a Copa do Mundo 2010 vai gerar a venda de 16 milhões de camisas do Brasil, 6,5 milhões de televisores, 1,3 milhão de pacotes de TV por assinatura, 900 mil bandeiras e 663 mil cornetas.
As promoções de televisores estão intensas nestas últimas semanas e mesmo quem ainda não pensou em trocar a telinha por um monitor maior mais atraente, já se sente tentado a assistir os gols da Seleção Brasileira em um formato maior, com uma definição de imagem melhor.
“Independente do tamanho da sua televisão, o importante é que a relação entre o tamanho da tela e uma distância saudável entre os seus olhos seja respeitada. O torcedor deve levar em consideração que as telas de até 29 polegadas devem ser colocadas em locais que permitam uma distância de pelo menos três metros de distância do telespectador”, recomenda o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Imo, Instituto de Moléstias Oculares.
As telas planas, a partir de 32 polegadas, nas tecnologias Plasma e LCD são as escolhas mais realizadas atualmente. Outra tendência que vem se firmando é a opção de investir em um bom modelo de TV Full HD, que é capaz de exibir imagens em alta resolução.
Já as telas com mais de 34 polegadas precisam ficar a uma distância mínima de cinco metros dos torcedores. “A distância apropriada é que vai tornar menos cansativa o tempo de exposição em frente à televisão. A falta de adequação deste espaço provoca perda de atenção, sonolência e em alguns casos, se o espectador for portador de hipermetropia ou astigmatismo - e não usar óculos ou lentes corretivas - poderá sentir dor de cabeça ao assistir aos jogos da Copa”, alerta o médico.
A TV em 3D: novidade desta Copa do Mundo
No início deste ano, um canal inglês transmitiu um jogo de futebol em 3-D em TV aberta. Os Estados Unidos fizeram a estréia em abril, com o Master de Golf. A rede de televisão a cabo ESPN também estreou o novo canal ESPN 3D, com a transmissão de jogos do mundial de futebol da África do Sul...
As TVs em 3D já estão no mercado e vendendo bem. “Uma onda de dores de cabeça pode surgir, pois, há, definitivamente, um subconjunto da população que sempre se sentirá desconfortável diante destas imagens. O melhor é experimentar o novo aparelho na loja, para saber se compensa levar ou não a TV para casa para ver os jogos da Copa. As TVs que permitem a percepção da imagem em terceira dimensão devem seguir a mesma regra de distanciamento do telespectador. O ideal seria que a televisão em 3D pudesse estar a pelo menos cinco metros de distância do telespectador, mas isso é quase impossível, pois a maioria das salas dos imóveis atuais não tem essa metragem”, alerta o oftalmologista Eduardo de Lucca.
Outra preocupação mencionada pelo médico diz respeito à iluminação do ambiente onde a TV está localizada. Natural ou artificial, a iluminação é decisiva na qualidade de uma boa imagem. “A intensidade moderada e a direção da fonte de luz são fundamentais para evitar problemas de visão. A ausência total de iluminação não é recomendada. Um ambiente totalmente escuro pode ser utilizado no cinema, mas, no dia-a-dia, pode ser prejudicial à visão. Deve-se evitar uma iluminação frontal, como uma janela aberta ou um spot de luz, com luz proveniente do mesmo sentido da imagem. A luminosidade traseira também pode provocar reflexos na tela, que desviam a atenção da imagem, restando assim, a opção de janelas laterais”, explica o oftalmologista do IMO.

CONTATO:
www.imo.com.br
imo@imo.com.br
http://twitter.com/clinicaimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!