Assista nossos Programas

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Menopausa e climatério: o que não te contaram sobre a temida fase da vida da mulher


Entenda a diferença entre os termos, sintomas e diagnóstico


A menopausa e o climatério, apesar de serem usados como sinônimos, são momentos diferentes das fases da vida reprodutiva da mulher. A menopausa é um evento que ocorre durante o climatério, entre os 45 e 55 anos, e seu diagnóstico é confirmado apenas quando a mulher completa um ano sem menstruar.

É durante o climatério que acontece a transição do período ovulatório para o não reprodutivo. Os hormônios estrogênio e progesterona vão deixando de ser fabricados pelos ovários, os ciclos menstruais ficam irregulares, além de alterações físicas e psíquicas que afetam diretamente a qualidade de vida da mulher.

Sintomas do climatério


O começo das ondas súbitas de calor na pele, vertigem, palpitação, insônia, ganho de peso, mudanças repentinas de humor, ansiedade e queda na libido são as principais características dessa fase na vida da mulher.

Ressecamento da pele e do cabelo, perda de massa óssea (osteoporose), dores durante a relação sexual e ressecamento vaginal também fazem parte do compilado de sintomas que podem ser apresentados durante o climatério.

Pós-menopausa


Após ficar 12 meses sem menstruar e ser diagnosticada a menopausa, a mulher entra no período pós-menopausa. Nesse estágio, os sintomas do climatério podem se intensificar. É essencial que as mulheres preservem a qualidade de vida e cuidem de seus corpos e mentes nessa fase da vida.

O que fazer para aliviar os sintomas?


Profissionais da saúde recomendam ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, cafeína e evitar o tabagismo. O uso de medicamentos para aliviar os sintomas deve ser discutido junto ao médico.

Como confirmar o diagnóstico?


A análise é feita baseada nos sintomas da mulher por um ginecologista. O médico também pode solicitar exames para saber os níveis dos hormônios FSH, estrógeno e progesterona no organismo da paciente.

“É importante a mulher estar sempre atenta aos sintomas apresentados pelo seu corpo e não deixar de consultar um médico. Apesar de parecer assustadora, a menopausa e o climatério são processos naturais do organismo feminino e não são doenças.”, diz Ana Emília, farmacêutica(o) da Extrafarma.



Sobre a Extrafarma

Há 61 anos, a Extrafarma atua no mercado de varejo farmacêutico com o propósito de dar acesso a saúde e bem-estar para as pessoas viverem o seu melhor. Com cerca de 400 lojas e 6 mil colaboradores diretos, a rede conta com mais de 6 milhões de participantes em seu programa de fidelidade, o Clube Extrafarma.

https://www.extrafarma.com.br


***


Lixeira Automática Inteligente USB
Recarregável Para/Lixo De Cozinha/Sala De Estar/Banheiro
VER PRODUTO





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!