Assista nossos Programas

sábado, 2 de novembro de 2019

Programa Próximos Passos da Prefeitura de São Paulo capacitará 12 mil pessoas

Público atendido em equipamentos públicos contarão com pacote de serviços sobre mercado de trabalho e empreendedorismo



A Prefeitura de São Paulo realizou nesta sexta-feira, 1º de novembro, ações do Programa Próximos Passos na região noroeste da capital, no bairro de Pirituba. A iniciativa tem por objetivo dar orientação sobre mercado de trabalho e empreendedorismo a jovens e adultos atendidos pelos Cedesps - Centro de Desenvolvimento Social Produtivo. O programa intersecretarial envolve as pastas de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Assistência e Desenvolvimento Social, que oferecerão um pacote de serviços a fim de auxiliar o público a conquistar oportunidades no mercado de trabalho ou enveredar pelo empreendedorismo. O Cedesp Kairós, que atende 160 pessoas, entre 15 e 59 anos, foi a sétima unidade a receber o programa.

“Unimos esforços entre as secretarias para ampliar o alcance das ações aos jovens, que estão entre os mais atingidos pelos índices de desemprego no país. Mas também será aplicado às demais faixas etárias, que os Cedesps possam atender. O objetivo é proporcionar a geração de renda, a empregabilidade e empreendedorismo para esse público, além de facilitar a busca pelo primeiro emprego”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A secretária destaca ainda que os pacotes de serviços oferecidos, com orientações realizadas em um único dia, visam potencializar o trabalho já realizado pelos Cedesps. “Essas unidades já realizam um valioso trabalho nas comunidades com qualificação profissional. Com essa iniciativa, as unidades irão multiplicar a qualificação e com isso melhor preparar as pessoas para serem inseridas no mercado. É um momento também de orientar o público para mudanças de comportamento e falar sobre o futuro do trabalho e das profissões que estão em risco de desaparecer ou que passarão por grandes transformações, exigindo novas qualificações para manutenção ou conquista do emprego”.

O programa atuará, inicialmente, em nove unidades dos Cedesps. Até o final de 2020, 60 unidades serão contempladas pelo Programa Primeiros Passos, impactando cerca de 12 mil pessoas, em todas as regiões da cidade. As unidades passarão a contar uma vez por semana, às sextas-feiras, com uma equipe do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo para serviços de cadastro para vagas de emprego e emissão de carteira de trabalho. O público também poderá participar de oficinas de elaboração de currículos e processos seletivos com nova metodologia desenvolvida pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, pelo Programa Elabora.

No empreendedorismo, será levado para os Cedesps o Programa Fábrica de Negócios, liderado pela Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento. Voltado a empreendedores e pessoas que estão em busca de inserção no ecossistema empreendedor, a iniciativa tem como objetivo estimular a criação e o fortalecimento de empreendimentos da periferia em diversos setores; disseminar a cultura e a educação empreendedora; fomentar a inserção de cidadãos de baixa renda no ecossistema empreendedor e de inovação da cidade e contribuir para a geração de emprego e renda. Complementa a ação uma palestra de inspiração na área do empreendedorismo com especialistas no setor.

“É uma forma de aprimorar os serviços já oferecidos pelos Centros de Desenvolvimento Social, com o intuito de aumentar as chances de recolocação profissional, aliando propostas de integração de serviços”, completa a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella

As próximas unidades a receber o Programa Próximos Passos são os Cedesps Aldeia do Futuro, na zona sul, e San Remo, na zona oeste, respectivamente, nos dias 8 e 22 de novembro. O evento é aberto ao público, das 8h às 17, com palestras, oficinas e atendimento do Cate.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!