Assista nossos Programas

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Zika zero: Mapa marca presença no Dia Z em Aparecida de Goiânia

Secretaria-executiva do ministério, Mila Jaber representou o governo federal na mobilização contra o Aedes aegypti

Brasília (13/02/2016) - O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participou neste sábado (13) da Dia Nacional de Mobilização Zika Zero, o Dia Z, no município de Aparecida de Goiânia (GO). A secretaria-executiva do Mapa, Mila Jaber, representou o governo federal no evento.

O Dia Z é uma ação conjunta do governo federal para a conscientizar a população sobre como eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. A campanha também tem o objetivo informar as pessoas sobre as medidas de prevenção que devem ser tomadas contra o mosquito, transmissor dos vírus que causam zika, dengue e chikungunya.

“Estou aqui em nome do governo federal e de todo o exército contra o mosquito formado pelos 26 mil servidores e colaboradores do Mapa. Entretanto, não basta sermos autoridade, devemos estar com o povo na rua neste combate”, disse a secretária, na solenidade de abertura da mobilização.

A operação em Aparecida de Goiânia envolveu 100 agentes de saúde e 150 soldados do Exército Brasileiro. Eles estão visitando as casas dos moradores da cidade para desenvolver um trabalho educativo de prevenção e combate ao mosquito.

No final da manhã, a secretária Mila Jaber se reunir com servidores da Superintendência Federal de Agricultura de Goiás. No encontro, ela reforçou as orientações do Mapa para que seus funcionários participem das ações de combate ao Aedes aegypti em seus locais de trabalho e em suas residências.

Aparecida de Goiânia foi escolhida para participar da mobilização nacional por ser uma cidade endêmica (com maiores índices de focos do mosquito). Segundo dados da Diretoria de Vigilância e Saúde Ambiental, só nos primeiros meses de 2016 foram notificados 1.033 casos no município. Em 2014 foram registrados 10.763 casos. Em 2015, o número saltou para 16.259 casos. A meta do governo federal é visitar 3 milhões de residências.

“Essa luta deve ser feita por cada um de nós, nas nossas casas, cada um deve fazer o seu papel. Não podemos deixar o zika vírus atingir nossas mulheres e crianças”, ressaltou Mila Jaber.

Também estiveram presentes na mobilização o prefeito Maguito Vilela e a secretária de Saúde de Aparecida, Vânia Cristina Rodrigues.