Assista nossos Programas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

O que você planejou para a sua carreira esse ano?

* Amauri Nóbrega


Chegando com a piada pronta, o ano está prestes a começar. Com o Carnaval se aproximando, é hora de começar a tirar os planos do papel. Sei que muitos, como “bons” brasileiros, dizem que o ano só começa depois do Carnaval por aqui. Não sou muito adepto dessa máxima, mas vamos usá-la hoje.

Quem nunca fez as famosas “Resoluções de Ano Novo”? Começar uma dieta, perder peso, fazer exercício, ler “n” livros no ano, aprender inglês, etc. Acredito que essas opções já passearam pelas listas de vários de vocês pelo menos uma vez e, em alguns casos, em todas elas. Havia um cliente que sempre colocava um item na relação dele, mas nunca conseguia tirar do papel. Então perguntei se era algo tão difícil de executar e disse pra ele retirar da lista, pois ele sempre tinha um ponto negativo na avaliação do final do ano e isso era ruim emocionalmente. A resposta que ele me deu foi a de que o item já figurava na lista dele há 10 anos que e era justamente para mostrar que ele não tinha conseguido cumprir o planejado. Sou contra essa atitude, mas vamos em frente.

Quero focar esse artigo no quesito desenvolvimento profissional. O que tem em sua lista que pode ser classificado como tal? E qual peso ele tem em relação aos demais? Falo isso porque não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo, temos que definir prioridades para dar foco e pontos críticos para que o sucesso aconteça.

Você pode definir muitas coisas como desenvolvimento profissional, adquirir uma nova competência, buscar uma habilidade nova, iniciar uma graduação e/ou MBA, conseguir determinada promoção. Opa, isso é uma consequência. A consequência de receber uma promoção é o que está antes dela, descrito acima.

Agora, dentro do desenvolvimento profissional, gostaria de chamar a atenção do networking. Mas não aquele networking de ter 500 conexões ou mais no LinkedIn, sem nunca ter conversado com ao menos 5 delas. Sei que é uma ferramenta maravilhosa, mas tem que ser usada de maneira muito profissional e não como um Facebook como muitos utilizam.

Chamo atenção para esse item porque ele é de suma importância em sua evolução profissional. Quem nunca ouviu aquela máxima: “Nunca almoce sozinho”? Sim, o almoço é uma excelente ferramenta para desenvolver relacionamento. Sugiro você listar pessoas que acredita serem importantes para a sua evolução profissional e buscar meios de se relacionar com elas para que se conheçam mutuamente. Mostre que você pode agregar algo nessa relação para que seja mutuamente benéfica para os dois, crie uma sinalização que demonstre a situação atual e a futura.

Como fazer? Uma sugestão é um modelo que aprendi há bastante tempo em uma palestra: uso vermelho para as relações inexistentes ou nulas, amarelo para as relações que são mornas e azul para as relações estreitas. Se você tem em sua lista uma pessoa que visualiza ser importante para sua evolução profissional e a classifica como vermelha, é o momento de você planejar em transformá-la em amarela. Se não fizer isso, as ações planejadas podem não dar resultado em razão de um “gargalo” desse. Mas lembre-se: seja profissional, senão, poderá ser taxado de “puxa saco” e, em vez de aproximar, pode acontecer o inverso.

Sobre Amauri Nóbrega

É consultor executivo, palestrante, coach, escritor, conselheiro e especialista em estratégia e finanças. Atua há mais de 20 anos na área de tecnologia e desenvolvimento do Capital Humano. É um palestrante bem requisitado nas áreas de Estratégia, Mudança e Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Pessoas, Liderança, Finanças e Governança Corporativa e Familiar.

Sócio fundador da “Cinco Global”, empresa especializada em projetos de consultoria em Gestão Estratégica, é também bacharel em Administração de Empresas com especialização em Marketing, MBA em Controladoria e Finanças Empresarial pela FGV, EPM em Marketing pela University of Miami – School of Business Administration, Strategic Negotiation pela YALE School of Management, HR Strategy pela University of MICHIGAN e Certified Board Member (CCI) pelo IBGC.

Site: www.amaurinobrega.com.br