Assista nossos Programas

domingo, 13 de dezembro de 2015

Polícia Militar forma 119 aspirantes a oficiais

Futuros tenentes de 2ª classe concluíram curso de bacharelado e receberam neste sábado a espada símbolo do oficialato policial militar

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, participaram neste sábado (12) da formatura de 119 aspirantes a oficiais da Polícia Militar no curso de bacharelado de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.

“Vocês passaram no vestibular mais difícil do Brasil, com 11.000 candidatos para 121 vagas. Isso é fruto do estudo, capacidade e da competência de cada um”, disse o governador. “Vocês escolheram como profissão um dos maiores desafios do mundo moderno, a Segurança Pública. Poucas atividades humanas requerem uma multiplicidade de conhecimento, virtudes e atribuições como essa”, completou.

Os aprovados em concurso público, iniciaram o curso em 5 de fevereiro de 2013 e terminaram as cerca de 5.500 horas de aulas no último dia 12 de novembro.

“Eu tenho absoluta certeza que hoje a Polícia Militar está maior, com o reforço de cada um dos 119 que aqui estão, a PM começará o ano de 2016 mais forte e unida, para que nós possamos continuar a dar à sociedade paulista a proteção e a segurança que ela merece”, afirmou o secretário.

Durante a formação, que é reconhecida como graduação, foram aplicadas disciplinas como Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Inteligência Policial, Noções de Polícia Científica, entre outras.

“Há três anos atrás vocês ingressaram em um concorrido concurso que exigiu preparo e estudo, após isso durante esses anos vocês tiveram a honra de serem formados pela melhor academia de polícia do Brasil”, enfatizou Moraes. “Vocês passaram por cada um dos instrutores, professores e oficiais, aprenderam o que é a Polícia Militar do Estado de São Paulo, como atua, as tradições, as estratégias, as táticas, as competências e a lealdade”, concluiu.

O curso para os futuros oficiais tem o objetivo de capacitar os agentes para o exercício de comando e gestão das atividades de polícia ostensiva, preservação da ordem pública, defesa civil e territorial.

“Este é um momento de enorme importância na vida de cada um dos senhores. Após serem aprovados em um dos mais disputados e difíceis concursos públicos do país, passaram por toda sorte de testes e desafios durante os três anos em que aqui permaneceram estudando e se aperfeiçoando”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Fernando Capez. “Lutem, façam com que esse momento de glória seja sempre preservado, parabéns por esse grande dia”.

Sobre a turma

O patrono da turma é o general Júlio Marcondes Salgado, membro da Força Pública que morreu durante a Revolução Constitucionalista de 1932. O atual comandante da PM, coronel Ricardo Gambaroni, é o paraninfo.

“Este seleto grupo de formandos está agora plenamente capacitados para exercer as mais diversas funções. Em nossa profissão vocês podem ter certeza que há inúmeros desafios de grande magnitude a espera de líderes que tenham competência e disposição de subjugá-los”, afirmou Gambaroni. “A missão não será fácil, podem ter certeza, vocês talvez sejam excessivamente cobrados, incompreendidos e poucas vezes reconhecidos. Porém, jamais esqueçam de aplicar os ensinamentos que aprenderam aqui”, finalizou.

As maiores notas do curso de formação foram atingidas pelos então cadetes Antônio Barbosa dos Santos Junior (nota 9,72), Fábio Henrique de Moraes Porto (9,62) e Willer Cintra Pontes (9,61).

Espadas

Durante a formatura, os cadetes deixaram seus espadins de lado e receberam a espada, símbolo do oficialato da Polícia Militar. A arma acompanhará os aspirantes em um estágio de seis meses.

Nesse período, os futuros oficiais acompanharão unidades de patrulhamentos de diversas regiões do Estado de São Paulo e, após esse estágio, serão promovidos à patente de tenente de 2ª classe.

Atualmente, a remuneração dos aspirantes a oficiais da Polícia Militar é de R$ 6.037,35, considerando adicional de insalubridade. Com a promoção, há um aumento de 5,24%, elevando os vencimentos a 6.353,79.

Investimento em efetivo


De 2011 até a cerimônia deste sábado, a Academia do Barro Branco formou 630 aspirantes a oficiais da Polícia Militar. A última entrega de espadas aconteceu em 15 de novembro de 2014, com 133 aspirantes.

Além disso, está em andamento um concurso para a contratação de mais 240 alunos-oficiais (também chamados de cadetes). Esse processo seletivo está na fase de exames psicológicos. Depois, haverá classificação, nomeação e posse.

Ao todo, o Estado tem 5.537 vagas abertas para as três polícias, sendo 2.240 para a Militar, 2.301 para a Civil e 996 para Técnico-Científica. Desde 2011, 22.218 policiais foram contratados pelo governo, sendo 18.838 militares, 2.960 civis e 420 técnico-científicos.