Assista nossos Programas

sábado, 5 de dezembro de 2015

SP premia melhores ações inclusivas para pessoa com Deficiência

Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoas com Deficiência, cerimônia do 5° Prêmio Ações Inclusivas acontece dia 3 de dezembro, às 15h

No dia 3 de dezembro, às 15h, acontecerá a cerimônia de premiação da quinta edição do Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência. Realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a iniciativa tem o objetivo de estimular a implantação de ações inclusivas de órgãos governamentais e não-governamentais, além de identificar e reconhecer as já existentes. Entre as 100 ações inscritas, as 10 melhores práticas receberão certificado de participação e placa de Menção Honrosa, sendo que as duas melhores, uma governamental e uma não-governamental, serão premiadas com troféu na sede da Secretaria, localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10.

A quinta edição do Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência recebeu inscrições de representantes da gestão pública e de instituições não governamentais sem fins lucrativos. As 10 melhores iniciativas terão suas práticas divulgadas no site do prêmio (http://premio.sedpcd.sp.gov.br/) e em publicação entregue na cerimônia.

O Brasil tem hoje mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o prêmio tem o intuito de potencializar a questão da inclusão. “As políticas de inclusão devem ser reconhecidas e incentivadas. Em todo o Estado, os municípios vêm promovendo importantes progressos relativos às pessoas com deficiência. O Prêmio é um instrumento para difundir e multiplicar esses trabalhos tão importantes”, afirma a secretária.

Depredação de escola em Osasco custará mais de R$ 250 mil aos cofres públicos

Equipe de profissionais da Secretaria da Educação está trabalhando para retomada das aulas na sexta-feira

Os 530 alunos da Escola Estadual Coronel Antônio Paiva de Sampaio, depredada em Osasco no início da semana, poderão retomar os estudos a partir da próxima sexta-feira. A unidade, que atende aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio em dois turnos, foi completamente vandalizada. Equipes da Secretaria da Educação trabalharam intensamente no local para o pronto restabelecimento da rotina escolar. A Polícia investiga a autoria do ato.

A Secretaria de Educação ainda calcula os prejuízos, que até o momento já chegam a R$ 250 mil. O telhado da escola foi destruído, todas as portas arrombadas, dezenas de vidros e lâmpadas quebrados, além de impressoras e micro-ondas, que foram danificados. As nove salas de aula foram depredadas e os documentos da secretaria escolar foram rasgados e espalhados por diversos ambientes.

Além da destruição, houve furto. Televisores, utensílios de cozinha, tablets e até parte dos produtos da merenda escolar foram levados da escola. Os portões da unidade também ficaram destruídos. Dezenas de computadores foram quebrados, impressoras e toda a rede lógica da sala do programa Acessa Escola também foi afetada.

A unidade, que estava ocupada por manifestantes há 15 dias, foi liberada na última segunda-feira, dia 30, após atearem fogo na biblioteca e destruírem todo o acervo de livros, além dos materiais didáticos. A Secretaria de Educação permanece dialogando com estudantes a fim de obter a liberação das unidades de ensino e concluir o conteúdo do calendário oficial de aulas.