Assista nossos Programas

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Presenteie no Dia dos Namorados sem dívidas


No dia 12 de junho se comemora o Dia dos Namorados. Muitos casais não medem esforços para impressionar o parceiro com um presente especial ou uma surpresa. Porém, sem querer quebrar o clima de romantismo, chamo a atenção dos casais para alguns cuidados que ajudam a evitar o endividamento desnecessário – já que isso pode até mesmo esfriar a relação - e recomendações que ajudam a fortalecer os sonhos que pretendem realizar juntos.

É importante ter em mente que nessa data o comércio procura faturar mais, já que sabe que as compras estão motivadas pela emoção e não pela razão, e em alguns casos pela insegurança, que costuma ser má conselheira. Alguns casais no início do namoro acham que é preciso impressionar o outro com um presente caro. O risco é que as prestações podem durar mais do que o namoro. Se a relação estiver dependendo de presentes caros para vingar não é uma relação sadia nem verdadeira

Se a condição não for adequada, porquê não pensar em pequenas surpresas, como um jantar preparado especialmente para o parceiro. Além de reforçar o romantismo e surpreender o parceiro, vai gastar menos. O sentido de presentear é dar algo que fará lembrar de quem deu. Mas de nada adianta ser um namorado ausente ou displicente no dia-a-dia e querer compensar com um presente no Dia dos Namorados?

Há quem fique constrangido de não poder presentear o parceiro em datas comemorativas como essa por estar no vermelho. Para casais endividados, o conselho é que se presenteiem com a decisão de livrar-se das dívidas Quem ama cuida, inclusive da saúde financeira do amado. É importante estimular e ajudar o parceiro a saldar seus compromissos para que fiquem livres para as futuras escolhas que poderão fazer juntos.

Se já é uma relação estável, o casal deve investir em seus sonhos comuns. Seja uma viagem, a compra da casa ou do carro, a festa de noivado ou do casamento, não importa. Para realizar os sonhos, é preciso saber quanto eles custam e calcular quanto será necessário poupar, juntos, para o sonho ser realizado dentro do prazo desejado.

Em paralelo, o casal deve fazer um diagnóstico financeiro de seus ganhos e gastos, definir os cortes de despesas necessários para que o sonho seja priorizado no orçamento. Além do amor recíproco, só assim poderão planejar o futuro do casal em bases consistentes – do ponto de vista financeiro, de companheirismo, confiança, responsabilidade e maturidade.

Essas dicas são inspiradas em recomendações do meu livro Livre-se das Dívidas, onde falo sobre um assunto polêmico, que afeta a maioria das famílias brasileiras: o endividamento. Comparando-o a um imenso iceberg, que se forma silenciosamente e pouco a pouco vai tomando corpo, muitas vezes, as pessoas só notam o problema quando ele já adquiriu uma dimensão assustadora, comprometendo o equilíbrio financeiro e a realização dos sonhos.

Para combater as dívidas e recuperar a sustentabilidade financeira, sugiro uma verdadeira transformação de hábitos e comportamentos, que passa por enxergar o dinheiro como meio, não como fim, e combater a causa da geração da dívida, não apenas seus efeitos.

Reinaldo Domingos é educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira, Abefin e Editora DSOP, autor do best-seller Terapia Financeira, dos lançamentos Papo Empreendedor e Sabedoria Financeira, entre outras obras.



CUPONS E OFERTAS PARA O DIA DOS NAMORADOS

Como arranjar um namorado ou... economizar para dar presente para o que você já tem.

A proximidade com o Dia dos Namorados sempre faz com que muita gente recorra à internet em busca de um parceiro. Em 2014, ao comparar a média anual de cadastros 30 dias antes de 12 de junho, o ParPerfeito, maior site de relacionamento do Brasil, registrou um crescimento de 21%. Este ano, a expectativa da empresa é ainda maior: este crescimento deve chegar a 30%. E isso ocorre em todas as idades, no Tinder, por exemplo, no qual a maior parte dos usuários está entre 18 e 24 anos, o comportamento não é diferente e os acessos bombam no período.

Para quem já tem namorado o desafio é surpreender com um presente legal que caiba no bolso. Como esse ano o Dia dos Namorados cai numa sexta-feira, para quem tem flexibilidade para matar um dia de trabalho, uma viagem pode ser uma excelente opção. No KAYAK os consumidores podem comparar ao mesmo tempo centenas de agências de viagens e companhias aéreas para encontrar voos, hotéis e aluguel de carros com o menor preço. É possível, por exemplo, encontrar hotéis 4 estrelas em Florianópolis, a partir de R$ 114 a diária para o casal e desfrutar da alegria da praia com o toque do frio que é a temperatura que mais anima os enamorados.

Mas como nem todo mundo pode investir numa viagem ou enforcar a sexta-feira, existem outros truques para economizar. NoMeuCupom.com os consumidores podem encontrar promoções exclusivas para o Dia dos Namorados, exercitando um hábito que ainda é pouco comum nos brasileiros, mas que nos Estados Unidos é responsável por metade das vendas do varejo: a utilização de cupons de desconto. Se o namorado gosta de ficar em forma, é possível economizar até 68% em produtos de academia na Centauro, já para a namorada que gosta de estar sempre na moda, os produtos Farm estão com 50% de desconto na Dafiti.

Essas opções são legais, mas ainda está em dúvida se namora, se casa ou se compra uma bicicleta? Não precisa se desesperar independente de desconto, economizar significa pagar o menor preço possível em um determinado produto. No Zoom, que pesquisa ao mesmo tempo centenas de produtos e preços só em lojas confiáveis, você não só achará sua bicicleta como terá um monte de informações legais de apoio à compra para saber se vale a pena, por exemplo, comprar uma bicicleta dobrável. Agora, independente do que cabe no seu bolso, corre para o beijo na boca!

* No MeuCupom.com os descontos têm prazo de validade e podem ser substituídos por novos.

** Nos Metabuscadores Zoom e KAYAK os preços podem variar, pois ambos não vendem nada apenas indicam as melhores oportunidades no varejo e nas empresas de turismo, respectivamente.

Sobre o ParPerfeito:
Fundado em 2000, o ParPerfeito pertence ao grupo Match.com Latam que é o resultado da fusão de dois gigantes do relacionamento online: Meetic e Match.com. Só no Brasil, o site conta com 30 milhões de usuários e entre os seus principais diferenciais está a excelência tecnológica, que permite buscas detalhadas por critérios específicos dos perfis cadastrados, ferramentas de interação entre os usuários, política de privacidade, além da facilidade de navegação. Eleito como melhor e mais popular site de relacionamento em 2013 pelo Site do Ano – premiação realizada pela agência de pesquisas online MetrixLab -, o ParPerfeito permite que os usuários se cadastrem gratuitamente, porém para ter acesso aos benefícios e ferramentas exclusivas é necessário assinar um dos planos oferecidos. www.parperfeito.com.br. ParPerfeito no Facebook: ParPerfeito. ParPerfeito no Twitter:@parperfeito.


Sobre o Tinder:
Sucesso mundial, o Tinder é um aplicativo que revolucionou o jeito de se relacionar. De maneira simples e divertida, a ferramenta se baseia na geolocalização e nos interesses em comum usando como base o perfil do usuário no Facebook para conectar pessoas. Algumas das vantagens do Tinder é que não viola a privacidade de quem o utiliza, a não ser que a pessoa permita, e também não revela no Facebook as interações dos usuários dentro do sistema. Um dos principais diferenciais do Tinder é evitar o temido “fora” ou simplesmente “ser ignorado”, já que o usuário terá a oportunidade de conversar somente com pessoas que também gostaram e escolheram o seu perfil, por meio do chat da própria ferramenta. Já se a situação for contrária e a pessoa não gostar do perfil sugerido, não haverá nenhuma notificação e o perfil indesejado não será mais exibido. Tudo é muito simples e direto. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, em português, na App Store e no Google Play, visite: www.tinder.com

Sobre o KAYAK:
O KAYAK é o líder global em pesquisas de viagem online. Seus sites e aplicativos móveis ajudam a comparar facilmente centenas de sites de viagem em um clique para pesquisas de voos, hotéis e aluguel de carros. Por ano, o KAYAK processa mais de um bilhão de pesquisas de viagem e oferece sites e aplicativos móveis em 32 países e 20 idiomas. O KAYAK é uma subsidiária de gestão independente do Priceline Group. Site: http://www.kayak.com.br. Blog: http://www.kayak.com.br/news/ Twitter:https://twitter.com/kayak_BR Facebook: https://www.facebook.com/kayak.brazil YouTube:http://www.youtube.com/channel/UC9YU7D-Wac7rDciaQ7LeptQ Para baixar o aplicativo móvel: http://www.kayak.com.br/mobile

Sobre o Zoom:
O Zoom é um site comparador de preços e produtos que oferece ao cliente o melhor apoio à compra. O site conta com mais de 2,5 milhões ofertas e mais de 300 lojas cadastradas. Para garantir o bom atendimento aos consumidores, o Zoom realiza um rigoroso controle das lojas que são credenciadas e além disso, oferece o serviço gratuito Zoom Garante, que assegura aos clientes o recebimento do produto ou dinheiro de volta. Lançado em novembro de 2011, o Zoom faz parte da holding Mosaico Negócios de Internet. Para mais informações acesse www.zoom.com.br e baixe o aplicativo do Zoom disponível para Android e iOS.

Confira o novo programa “Dando um Zoom” no canal do YouTube do Zoom: https://youtu.be/tDtxqdkZziw

Siga o Zoom nas redes sociais: https://www.facebook.com/deumzoom https://twitter.com/deumzoom

Sobre o MeuCupom.com:
O MeuCupom.com é uma plataforma online que disponibiliza aos seus usuários uma grande variedade de cupons e ofertas de parceiros varejistas nacionais e internacionais. Ele é o primeiro site de cupons do Brasil a garantir que o usuário economize com descontos reais e em tempo real, tornando as compras online fáceis e confiáveis. O site é a primeira plataforma que combina tecnologia e a experiência do consumidor de maneira efetiva. Seu conteúdo é dinâmico e constantemente ajustável às preferências do usuário baseado em um algoritmo proprietário. As interações entre o MeuCupom.com e o internauta são feitas por meio de 
ma extensão para navegadores chamada MeuCupom Alerta, que permite que ele receba descontos em tempo real. Saiba mais em: www.meucupom.com e https://youtu.be/sXLV73E1Xsc