Assista nossos Programas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O próprio negócio em 2015

Microfranquias custam menos e atraem pequenos empreendedores Negócio mais enxuto - incluindo a possibilidade de trabalhar em casa - e com valores que cabem no bolso, as microfranquias apresentam investimento total abaixo dos R$ 80 mil. Somente esse segmento tem faturado quase R$ 6 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Segundo informações divulgadas no final de dezembro pela ABF, o franchising nacional registrou aumento em seu faturamento de aproximadamente 7% em 2014, enquanto o número de pontos de venda teria crescido cerca de 10%. Setor que está sempre em crescimento, o franchising é um dos que mais atraem interessados em administrar negócio próprio. As microfranquias são um segmento dentro do franchising. Nele estão as franquias mais acessíveis – investimento inferior à R$ 80 mil -, ideais para empreendedores que não têm altas quantias para abertura de um negócio.

Abaixo seguem exemplos de microfranquias ativas para investir em 2015, incluindo dois recentes lançamentos :

Seguralta
Trata-se de uma rede de franquias que oferece corretagem de seguros. O franqueado tem a oportunidade de trabalhar em casa, economizando gastos com aluguel de ponto comercial.
Segmento de atuação: negócios, serviços e conveniência
Fundação: 1968
Início do franchising: 2008
Número de unidades: 700
Investimento inicial: R$ 22.500
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Capital de giro: R$ 2 mil
Royalties: 25% do faturamento bruto
Taxa de publicidade: isento
Nº mínimo de funcionários: 0
Faturamento médio mensal: média de R$ 8 mil
Lucro líquido médio mensal: até 70% do faturamento bruto. Obs.: o franqueado recebe comissão por cada apólice fechada. Quanto mais seguros ele vende, mais ele fatura. Os gastos são mínimos, o que permite um faturamento líquido mais alto que a média das franquias
Prazo de retorno: de seis a 12 meses
Prazo de contrato: 60 meses

ELEFANTE VERDE
Microfranquias que oferece pacote de marketing digital para pequenas e médias empresas que ainda não investem em ações online para atrair mais clientes. E-mails marketing, domínio e inserção estão incluídos no pacote
Segmento de atuação: comunicação, informática e eletrônicos
Fundação: 2011
Início do franchising: 2012
Número de unidades: 50
Investimento inicial: R$ 13mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil
Capital de giro: R$ 5 mil
Royalties: 7% do faturamento bruto
Taxa de publicidade mensal: 3% do faturamento bruto
Área mínima: home based
Nº mínimo de funcionários: não tem
Faturamento médio mensal: entre R$ 7 a R$ 10 mil
Lucro líquido médio mensal: até 70%
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
Prazo de contrato: 60 meses

LOS CABRONES (FOOD TRUCK)
Food truck de gastronomia mexicana. É novidade! Foi lançada no final de 2014 como franquia.
Segmento de atuação: alimentação
Fundação: 2010
Início do franchising: 2014
Número de unidades: oito franquias
Investimento inicial: R$ 65 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Capital de giro: de R$ 8 a R$ 10 mil
Royalties: um salário mínimo mensal
Taxa de publicidade: um salário mínimo mensal
Área mínima: trailer
Nº mínimo de funcionários: três
Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
Lucro líquido médio mensal: de 20% a 35%
Prazo de retorno: 12 meses
Prazo de contrato: 10 anos

FRANQUIA DA PIZZA
É também um food truck, este de pizzas pré-assadas. O cliente monta a pizza e leva pra assar em casa.
Segmento de atuação: alimentação
Fundação: 2012
Início do franchising: 2014
Número de unidades: oito franquias
Investimento inicial: R$ 65 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Capital de giro: de R$ 8 a R$ 10 mil
Royalties: um salário mínimo mensal
Taxa de publicidade: um salário mínimo mensal
Área mínima: trailer
Nº mínimo de funcionários: três
Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
Lucro líquido médio mensal: de 20% a 35%
Prazo de retorno: 12 meses
Prazo de contrato: 10 anos

MÍDIA PANE
O microfranqueado comercializa anúncios em sacos de pão. A distribuição é gratuita a padarias cadastradas
Segmento de atuação: publicidade
Fundação: 2010
Início do franchising: 2011
Número de unidades: 165
Investimento inicial: R$ 16.500
Taxa de franquia: R$ 8 mil
Capital de giro: R$ 8.500
Royalties: R$ 350
Área mínima: home based
Taxa de publicidade mensal: não há
Faturamento médio mensal: R$ 12.600
Lucro líquido médio mensal: a partir de R$ 7.600
Prazo de retorno: de três a seis meses
Prazo de contrato: 48 meses

EMPADA BRASIL
Comercializa empadinhas de receita secreta
Segmento: alimentação
Investimento inicial: R$ 80
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties mensais: valor correspondente à venda de 200 empadas
Taxa de publicidade mensal: R$ 200
Área mínima: quiosque
Nº de funcionários: 3
Faturamento médio bruto mensal: cerca de R$ 30 mil
Lucro líquido: de 10 a 15%
Prazo de retorno: 24 meses
Prazo de contrato: 60 meses