Assista nossos Programas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Como se deslocar com segurança pelos destinos brasileiros

O consumidor pode checar a regularidade das empresas, assim como as normas de atuação do setor no site do Ministério do Turismo. Atualmente são quase oito mil transportadoras cadastradas no país

Voltar de viagem com boas lembranças – e só. Esse é o desejo da maioria dos turistas que se aventuram pelo Brasil. Com o objetivo de evitar problemas com o deslocamento de passageiros, o Ministério do Turismo (MTur) publicou este mês uma portaria que define que tipo de empresa pode oferecer o serviço de transporte e que condições devem ser observadas por elas.

Entre as obrigatoriedades está o cadastro (Cadastur) no Ministério do Turismo, uma informação que pode ser checada online pelo consumidor. Basta digitar o estado de origem e o nome da empresa para constatar se a empresa tem ou não o registro. A transportadora deve, ainda, manter no veículo um selo do MTur que confirme a atuação regular. “Todo transportador recebe um certificado que deve manter consigo, além do selo em local visível”, diz o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz. Atualmente são 7.914 transportadoras com cadastro no Ministério do Turismo.

São consideradas empresas de transporte turístico terrestre aquelas que oferecem deslocamentos até o destino ou movimentações a partir dele, como traslados. Agências de viagem com frota própria também podem oferecer o serviço.

O transporte irregular pode gerar perdas e riscos aos turistas. Com vistas à minimizar os prejuízos, o Ministério do Turismo conta com o apoio de um programa de dicas para viajantes. Trata-se do Viaje Legal, que entre suas recomendações, orienta o turista a buscar informações sobre itinerários, horários e itens de segurança.