Assista nossos Programas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Alckmin assina convênios para expandir ensino técnico

Serão abertas 1.360 novas vagas em 31 municípios que não têm Escolas Técnicas (Etecs) ou demandam maior oferta
Foto: Edson Lopes Jr.


O governador Geraldo Alckmin assinou, nesta quarta-feira, 8, convênios com 31 municípios para aumentar a oferta de cursos técnicos no Estado de São Paulo. Serão abertas 1.360 novas vagas. A cerimônia contou também com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.
“A escola vai ao encontro do aluno, que estuda na sua cidade e em um ano e meio já está com diploma”, afirmou Alckmin durante evento, que ocorreu no Palácio dos Bandeirantes. “Em 31 municípios começam, a partir de 20 de janeiro, as aulas das novas turmas das Etecs chamadas descentralizadas.”
Serão contemplados municípios que não têm Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) ou aqueles onde é preciso expandir o número de vagas. São eles: Águas da Prata, Anhembi, Bálsamo, Biritiba Mirim, Bofete, Canitar, Castilho, Embu-Guaçu, Estrela do Norte, Gavião Peixoto, Guaraçaí, Itajobi, Itapuí, Itariri, Itirapina, Jaborandi, Jambeiro, Lucélia, Manduri, Pedro de Toledo, Pilar do Sul, Pontal, Pradópolis, Praia Grande, Quintana, Riversul, São José do Barreiro, Sete Barras, Severínia, Silveiras e Tremembé.
Os cursos oferecidos são Agronegócio, Administração, Informática para Internet, Marketing, Segurança no Trabalho, Manutenção e Suporte em Informática, Mecânica, Logística, Informática, Comércio e Contabilidade. No processo seletivo para o 1º semestre de 2014, já foram oferecidas 1.240 vagas. Estão previstas outras 120 para o 2º semestre.
“Sinto muito orgulho do fato de o Centro Paula Souza possibilitar um futuro melhor às pessoas, formando mais jovens”, afirmou Laura. “Esta é uma prova de que o Governo do Estado de São Paulo valoriza o ensino profissionalizante.”
Com a assinatura dos convênios, o Centro Paula Souza passa a atuar em 306 municípios do Estado, oferecendo cursos técnicos, tecnológicos e de ensino médio.
Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em 306 municípios paulistas.
As Etecs atendem mais de 216 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 64 mil.