Assista nossos Programas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

INSTITUTO CULTURAL BARONG ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DSTs




 No próximo dia 25 de  outubro, das 12 h às 20 horas, assistentes sociais, psicólogos, arte educadores  e voluntários do Instituto Cultural Barong estarão de plantão no Con junto Nacional  (Av. Paulista, esquina com Rua Augusta), para orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção das DSTS - Doenças Sexualmente Transmissíveis, com reforço em AIDS.  Por meio de distribuição de material educativo, a entidade visa orientar a população sobre comportamentos de risco e incentivar a busca por testes para hepatites e HIV, com indicação de serviços públicos de saúde especializados.  Até o final do ano, a equipe do BARONG estará em outros locais e escolas públicas da cidade de São Paulo.  As regiões escolhidas para receber a equipe  do BARONG estão entre aquelas que apresentam maior crescimento de casos de HIV-AIDS (zonas sul e leste), segundo levantamentos do Programa Municipal de Aids (*).  Já o Conjunto Nacional foi escolhido pelo grande tráfico de pessoas - cerca de 25 mil por dia.  Entre outubro e novembro o Barong também estará em Pedreira e Cidade Ademar.  A ativid ade tem apoio da Abbott Brasil

O Boletim Epidemiológico de AIDS/HIV/HEPATITES B e C do Município de S. Paulo aponta diminuição dos casos de HIV na cidade a partir de 1999, mantendo a razão de 2 homens para cada 1 mulher infectada, com predominância nas faixas de 20 a 39 anos, mas com tendência de elevação nas faixas etárias entre 40 e 59 anos de idade.

"Para que os índices continuem diminuindo é fundamental o contínuo desenvolvimento de estratégias de prevenção e assistência, com ferramentas educacionais dirigidas a segmentos populacionais específicos", afirma a presidente da entidade, Marta  Mc Britton, especializada em gestão de projetos sociais.

O Instituto Cultural BARONG foi criado em 1997 no Estado de São Paulo, com o objetivo de desenvolver atividades educacionais para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.  Foi a primeira organização não governamental no Brasil a usar uma unidade móvel para facilitar o acesso a segmentos mais vulneráveis da população.  Os seus matérias educativos são reproduzidos por instituições governamentais e não governamentais de todo o país. 

A Abbott se dedica à luta contra AIDS desde o início da epidemia, sendo a empresa responsável pelo lançamento, em 1985, do primeiro teste aprovado para a identificação do vírus HIV no sangue.  Hoje, a companhia combate a epidemia globalmente de diferentes formas, como pesquisa e desenvolvimento, acesso a medicamentos, combate contra o estigma e descriminação contra os pacientes HIV+ e desenvolvimentos de programas humanitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!