Assista nossos Programas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Consulado do Brasil em Portugal inaugura Ligue 180 para atender mulheres em situação de violência

O consulado brasileiro de Lisboa, Portugal, realizou nesta sexta-feira, 27, a cerimônia de lançamento do serviço de acesso, a partir do exterior, à Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. A inauguração da rede internacional da Central de Atendimento à Mulher na Itália e Espanha, além de Portugal, ocorreu em 25 de novembro e, desde então, os países se mobilizaram para realizar o serviço, já em pleno funcionamento na Itália, desde o dia 18 passado.

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, vencedora do X Prêmio Associação Brasileira de Telesserviços, foi criada em 2005 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), e entre abril de 2006, quando começou a funcionar, e dezembro de 2011 somou 2,3 milhões de ligações.

Trata-se de um serviço de utilidade pública, gratuita e confidencial, que agora se estende para brasileiras fora do país em situação de violência, seja física ou emocional.

"Esse é um programa para atender mulheres brasileiras fora do país, que são vitimizadas de formas diferentes. Mas o que as unifica é a necessidade de orientação e amparo para resolver seus problemas", destaca a ministra Iriny Lopes.

INAUGURAÇÃO - Coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência, Gláucia Helena de Souza recebeu a primeira ligação do Consulado de Lisboa-Portugal, por volta das 10h30, na Central de Atendimento à Mulher do Núcleo Bandeirantes, em Brasília.

Ela conversou com a conselheira do Consulado de Lisboa, Mariane Leite, que nesse primeiro contato pediu as seguintes informações: se a mulher, ao fazer a ligação, precisa passar dados dos documentos do agressor e como será feito o encaminhamento dos casos que surgirem através do 180.

Gláucia esclareceu que as cidadãs não precisam fornecer informações documentais. E deixou claro que os casos receberão encaminhamentos para serviços de atendimento a mulheres daquele país e também ao Consulado brasileiro, para que possam acolher as cidadãs brasileiras que necessitem de apoio.

COMO FUNCIONA - Da mesma forma como no Brasil, a Central de Atendimento à Mulher 180 nos três países funciona 24 horas por dia, de segunda até domingo.

As mulheres em situação de violência em Portugal devem ligar para 800 800 550, fazer a opção 3 e informar o número 61-3799.0180.

Na Espanha, devem ligar para 900 990 055, também fazer a opção 3 e, em seguida, informar à atendente (em português) o número 61-3799.0180.

E, na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 3 e, depois, informar o número 61-3799.0180.

O serviço da Central conta com a parceria do Ministério da Justiça, através da Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores - embaixadas e consulados.

Curso online de Direitos Humanos