Assista nossos Programas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

AFREBRAS PEDE INCLUSÃO DAS PEQUENAS EMPRESAS NO PLANO DE INCENTIVO À INDÚSTRIA

Entidade requer que o setor de bebidas também seja beneficiado pelas ações do Governo Federal

A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil – Afrebras – encaminhou hoje documento ao Ministério da Fazenda solicitando que o Governo Federal passe a incluir as pequenas empresas de refrigerantes nos incentivos de recuperação da indústria. O objetivo é que os pequenos fabricantes possam usufruir da redução dos impostos incidentes sobre a folha de pagamento, ação que está sendo feita dentro do Projeto de Reforma Tributária do Governo Federal.

De acordo com o presidente da Afrebras, Fernando Rodrigues de Bairros, os incentivos à indústria devem alcançar também as pequenas empresas do setor de refrigerantes, que há anos sofrem com um sistema desleal de concorrência e com a alta carga tributária. “A atenção deve se voltar também para os pequenos fabricantes de bebidas, que são responsáveis por grande parte da geração de emprego do setor e, nem por isso, recebem incentivos do governo. A alta carga tributária incidente sobre essas empresas vem onerando o fabricante e a cada ano mais empresas são obrigadas a fechar as portas”, avalia.

Dados do Ministério do Trabalho de 2010 confirmam que as pequenas empresas regionais geraram 29.747 empregos, enquanto as grandes corporações do setor 34.239 empregos. Comparativamente, para cada emprego gerado pelas pequenas empresas há um faturamento de R$ 94.902,67, enquanto para cada emprego gerado pelas grandes corporações o faturamento é de R$ 569.366,65. “É comum ver divulgado na imprensa que as grandes corporações empregarem mais que as pequenas fábricas, mas isso é um grande equívoco. Quando os dados são analisados, fica clara a necessidade desses incentivos para os pequenos fabricantes de bebidas”, lembra Bairros.

O presidente da entidade explica que a proposta encaminhada pela Afrebras leva em consideração a capacidade produtiva da empresa para o enquadramento no benefício. “A redução dos impostos de acordo com a capacidade produtiva das empresas é a melhor maneira de realizar a justiça tributária ao setor. Deixar de atender esse apelo é condenar centenas de indústrias de bebidas ao fechamento.”




Cursos Online na área de Ciências Exatas e Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!