Assista nossos Programas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

SNAP ON SMILE - TÉCNICA DE PRÓTESES DENTÁRIAS REMOVÍVEIS

Snap on Smile já experimentado nos EUA por mais de 20 mil pessoas é um procedimento rápido e sem dor. Nos dias 29 e 30 de abril, 700 dentistas receberão o treinamento para que possam oferecer o produto a pacientes brasileiros.

Está chegando ao Brasil uma nova técnica revolucionária na área de Odontologia Estética, criada pelo dentista nova-iorquino Marc Liechtung há mais de oito anos. O Snap on Smile, produzido nos Estados Unidos, é uma prótese removível desenvolvida a partir de técnicas não invasivas. O paciente não sente dor, não há necessidade de anestesias, nem de motor para desgastar os dentes e nem de longas sessões na cadeira do dentista. Em apenas duas consultas, um novo sorriso pode ser estabelecido. Segundo a empresa Lumident, representante exclusiva no Brasil, o produto já está sendo usado por mais de 20 mil pessoas nos Estados Unidos.

O Snap on Smile é feito de uma resina acetil cristalizada especialmente projetada para ter alta resistência e durabilidade. O produto é uma alternativa para a correção cosmética de sorrisos seja pelo escurecimento, espaçamento entre dentes ou até mesmo para substituição de elementos dentais perdidos. Além disto, pode ser usado em substituição de próteses parciais removíveis ou provisórias sobre implantes e ainda para o aumento da dimensão vertical, garantindo um rosto mais jovem amenizando até marcas de expressões existentes no semblante do paciente. Outra vantagem é a possibilidade de acesso a pacientes que, por problemas de saúde ou falta de tempo, não têm condições de fazer um tratamento mais longo ou mesmo àqueles que têm alergia a substâncias anestésicas, por exemplo.

Para o Professor do Departamento de Prótese Dental da Faculdade de Odontologia da USP, Dr. Cláudio Luiz Sendyk, o produto é bastante resistente, confortável e estável. “O nome da técnica faz jus ao fato de ser uma ‘capa’ que veste o elemento dental e uma vez encaixado, ‘abotoa’ o dente transformando o sorriso”, explica. Para Aluízio Canto, gerente geral da Lumident, o Snap on Smile é uma técnica inovadora e que transforma sorrisos sem sofrimento e conservando os dentes naturais de cada paciente.

O procedimento é simples: o paciente fará no consultório a moldagem tradicional, que será enviada para a Lumident e de lá para os Estados Unidos onde a prótese será produzida, de forma individualizada, respeitando as especificações do dentista brasileiro. Depois de aproximadamente 30 dias, o paciente retorna ao consultório para ajustes no produto e já possui um novo sorriso. O produto tem garantia de um ano.

O Snap on Smile não é indicado em quatro casos: pacientes edêntulos (nenhum dente) ou que façam uso de aparelhos ortodônticos, portadores de doença periodontal avançada e pessoas com dentes da arcada superior muito protuberantes.

Credenciamento
Nos dias 29 e 30 de abril, 700 dentistas brasileiros participarão do primeiro curso para apresentação da técnica e capacitação para oferecer o produto em seus consultórios. Neste encontro, terão a chance de ouvir o próprio criador do Snap On Smile que virá especialmente ao Brasil para o lançamento. A partir daí , a prótese poderá ser encontrada nas clínicas odontológicas credenciadas em todo o território nacional.

Lu Fernandes