Assista nossos Programas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CDHU entrega 321 matrículas de imóveis na Capital

Matrículas são de conjuntos em Pirituba e Sacomã

A diretora da CDHU, Rosália Bardaro (dir), e o assessor Antonio Lajarin (esq)
entregaram matrícula de imóvel da CDHU no Sacomã.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou neste sábado, dia 22 de janeiro, matrículas individualizadas de 321 imóveis de dois conjuntos na Capital. Foram entregues 170 documentos de um conjunto em Pirituba e 151 de outro no Sacomã. Com isso, os moradores que quitarem seus imóveis poderão obter a escritura definitiva.

"Faz parte da cultura do brasileiro ter a escritura de sua casa passada no tabelião", disse Antonio Lajarin, assessor do Secretário da Habitação e presidente da CDHU, Silvio Torres. Ele destacou que o Governo do Estado tem se empenhado para regularizar as moradias construídas pela CDHU.

Com o registro em cartório, o morador se torna de fato o proprietário da moradia, o que lhe garante acesso ao mercado formal de crédito e permite comercializar sua casa ou mesmo transferi-la para seus herdeiros, entre outros benefícios.

Rosália Bardaro, Diretora da CDHU, destacou a importância dessa segurança jurídica. "A matrícula do imóvel é como a Certidão de Nascimento, só passamos a existir legalmente quando somos registrados em Cartório. Assim também acontece com nossa moradia e o registro da matrícula", disse.

Ao registrar seus imóveis em cartório, os moradores serão beneficiados pela Lei Estadual nº 13.290, conhecida como Lei dos Emolumentos. Ela reduziu em mais de 90% o valor cobrado pelos cartórios para o primeiro registro de imóvel de Interesse Social.

A partir de 2007, na cidade de São Paulo, a CDHU averbou 34 empreendimentos, totalizado 12.685 imóveis.. No Estado, foram regularizadas 62.298 moradias pela Companhia.