Assista nossos Programas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Livro Gratuito: Práticas Pedagógicas

Eis na íntegra o que a autora escreveu nas duas "abas do livro" PRÁTICA PEDAGÓGICA (ESTRUTURANDO PEDAGOGICAMENTE A ESCOLA):

"Este livro apóia-se na pedagogia da cooperação, libertadora, interativa. Pedagogia que, ao alcançar o sucesso da aprendizagem, colabora com a permanência do aluno na escola, evitando sua evasão ou repetência.

Integrar o aluno no ambiente escolar é a grande estratégia para o princípio de inclusão. Nesta virada democratizante da escola, os programas devem trazer uma preocupação com a integração do aluno em seu meio. O conhecimento deve estar relacionado com a realidade de onde o aluno sai. Em cada realidade, há um código, em nível diferente de elaboração, que distingue as diferentes falas.

O professor deve pesquisar o universo de linguagem de seus alunos e trabalhar, em sala de aula, com os níveis encontrados. Descobrir qual é o seu discurso, qual a cultura que o sedimenta e aceitar a sua fala.

A memória da cultura popular está enraizada na vida do povo. A escola não pode ignorá-la, desvalorizá-la, perante a idéia de uma sociedade luminosa. Essa cultura é importante para o aluno que vem dela, que vive nela.

Seu discurso, visto como importante por alguém diferente dele, cria momentos educativos, projetos educativos,em direção a uma educação ministrada com solidariedade e eqüidade social. O professor descobre, na voz do aluno, valores que representam a cultura de sua realidade e o aluno descobre que sua voz tem importância para o professor. Estabelece-se uma relação educativa de estímulo e confiança. O aluno da classe pobre, ao não se sentir humilhado culturalmente, eleva sua auto-estima, que vai garantir sua permanência na escola.

A alfabetização é ponto chave no sucesso da aprendizagem. Ela, também, deve partir do estudo da cultura da comunidade do aluno, em que nível lingüístico e cultural ele se encontra, quando chega no 1.º ano do ensino

fundamental, e em que nível se quer fazê-lo chegar. A escola reconhecendo e respeitando o universo de onde veio o aluno, adaptando-se a ele, fará uma adequação do universo cultural que ele trouxe com o novo universo oferecido por ela, evitando que ele se sinta um estranho no ninho. Dessa maneira, a escola provocará uma ruptura bem menor desses universos. O aluno, aceito em sua maneira de ser, vai percebendo que é possível articular a sua linguagem com a da escola.

Reivindica-se à escola que, a partir de uma cultura popular - no caso da escola pública - ela crie uma consciência da sua necessidade de se formar um elo, uma relação de articulação serena, entre o seu universo e o da criança. No momento em que essa articulação se concretizar, a aprendizagem estará garantida. A criança não se sentirá frustrada, olhada como alguém que fala um discurso estranho. Perceberá que não há discurso distinto entre o dela e o da escola. Vai evoluir com naturalidade, não vai decorar ou repetir aquilo que lhe mandam. A passagem entre o seu mundo e o das letras processou-se de modo tranqüilo, com respeito e valorização.

Assim como esta, outras posturas educacionais trazem a este livro momentos de muita reflexão, de adequação à época em que vivemos e conseqüente mudança de mentalidade.

Confira você mesmo".

Baixe o livro gratuitamente diretamente do site da autora CLICANDO AQUI

Obs.: O site é gratuito. V. Sa. está autorizado(a) a baixar em seu computador o livro "Prática Pedagógica (Estruturando Pedagogicamente a Escola)", assim como as poesias e os "Artigos Educacionais", imprimindo cópias, xerocando todo esse material, enviando por e-mail a seus colegas, devendo, apenas e obrigatoriamente, ser mencionada a autoria dos mesmos. Respeite sempre os direitos autorais

* Francisco Graciano Grispino
http://webmail.itelefonica.com.br//cgi-bin/vlink.exe?Id=NxeEE/NI52dlg5fWQNEWzIJMwNDie%2BKAJBssY6VPoFUv1pv8p%2BXjU6p%2BE4bxYnCj&Link=http%3A//emailmarketingws.net/praticapedagogica.htm

DERMATOLOGISTA INDICA OS MELHORES TRATAMENTOS ESTÉTICOS PARA O VERÃO

Com o verão, cresce em 20% a procura por procedimentos não-invasivos como aplicação de Toxina Botulínica e Ácido Hialurônico

 Verão, praia, sol, descanso e energias renovadas fazem parte do cenário ideal para quem quer curtir as férias depois de um longo ano de trabalho. E é exatamente nessa época em que aumenta a busca por tratamentos rápidos, eficazes e seguros que, além de exaltar a beleza feminina, ofereçam resultados naturais e harmoniosos ao rosto. A dica para chegar mais bonita em 2011, segundo a dermatologista Dra. Shirlei Borelli, é se planejar desde agora e evitar tratamentos que deixam a pele mais sensível, como peeling de cristal, lasers, peelings profundos, entre outros.

“Procedimentos que descamam ou deixam a pele vermelha não são recomendados no verão. Nesta época cresce a procura por procedimentos não-invasivos como a aplicação da Toxina Botulínica e preenchimentos faciais para combater a flacidez.“, afirma especialista. Para amenizar as rugas e ter uma aparência rejuvenescida, a médica aconselha que o tratamento com a Toxina Botulínica seja realizado até 15 dias antes da praia.

Além disso, a dermatologista indica a técnica “SOFT LIFT®” – considerada uma das novidades em beleza para o próximo ano. Um dos diferenciais é a possibilidade de avaliar o rosto como um todo e adequar um plano de tratamento que proporcione resultados naturais, sem alterar os traços originais da face. O novo conceito em tratamento, combina dois procedimentos seguros em rejuvenescimento facial, a Toxina Botulínica tipo A e os preenchedores faciais à base de Ácido Hialurônico. Ainda segundo a especialista, o procedimento tem como vantagem a possibilidade de tratar simultaneamente as marcas do envelhecimento, como a alteração dos contornos faciais e a perda de volume em áreas da face, resultando em uma aparência mais leve, natural e rejuvenescida.
Os tratamentos não invasivos garantem benefícios, pois a pessoa pode retornar às atividades diárias no mesmo dia em que aplicou, evitando apenas exercícios físicos ou ginástica nas primeiras horas depois dos procedimentos. ”Os resultados da Toxina Botulínica tipo A podem ser observados em aproximadamente 48 e 72 horas após a aplicação, com efeito total após cerca de 15 dias. Já os preenchimentos com ácido hialurônico, para contorno e reposição de volume, oferecem resultados imediatos.”

A dermatologista alerta ainda que os procedimentos devem ser realizados sempre por médicos especialistas e recomenda alguns cuidados para complementar os resultados. “É importante aplicar protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol, usar chapéus com tecido de proteção aos raios ultra-violeta, não esquecer dos óculos escuros e se expor ao sol nos horários adequados: início da manhã e final da tarde“, alerta. Além disso, é indicado manter a higiene diária da pele, hidratá-la, praticar de exercícios físicos, ingerir muita água no decorrer do dia, comer frutas com alto teor de antioxidantes e evitar banhos muito prolongados e quentes.

Para mais informações sobre este e outros temas de saúde e beleza, consulte o site: http://www.rugasnuncamais.com.br/

No verão assuma a postura da prevenção e evite o câncer de pele

Verão no Brasil remete logo a dias de praia e calor intenso. Certo? No entanto existe algo que deve estar sempre em voga nessa estação do ano, os cuidados com a superexposição ao sol como forma de evitar enfermidades futuras, como o câncer de pele.

Qualquer médico insiste que “sol demais nunca é bom”, e com a incessante destruição da camada de ozônio, que aumentou a exposição da pele ao aos raios ultravioletas, o cuidado deve ser dobrado. No entanto, como na grande maioria dos casos, a doença surge apenas após os 40 anos e, portanto, muita gente acaba por esquecer da prevenção antes disso.

O oncologista clínico do Instituto ONCOGUIA, Rafael Kaliks, afirma que “o brasileiro ainda não adquiriu a cultura da prevenção. Inclusive, com o forte apelo estético dos trópicos, todo mundo quer ficar com a pele bronzeada. Quando as mulheres lembram de se proteger do sol, isto se deve muito mais a uma preocupação com o envelhecimento precoce da pele do que com o câncer causado pela exposição ao sol”.

Os homens dão ainda menos atenção à prevenção ao câncer de pele, mas devem romper com esse paradigma. Estudo do Instituto Nacional do Câncer - INCA divulgado em dezembro de 2010 revelou aumento nos casos de câncer de pele não melanoma, entre homens, com 53 mil casos registrados no ano. “Ao contrário das mulheres, os homens não se atentam à questão do envelhecimento da pele e previnem-se ainda menos”, diz Dr. Kaliks. A pesquisa do INCA revelou ainda que na capital paulista apenas 8,5% dos homens que vivem na cidade usam protetor solar diariamente.

Como prevenção nessa época do ano, o oncologista sugere não se expor ao sol entre às 10h e 16h e o uso de protetor solar, no corpo e no rosto todos os dias. Ele chama atenção, também, das pessoas que praticam esportes ao ar livre, para que optem pela “pelada” na praia, ou pela partida de futevôlei apenas ao final da tarde.

Com o propósito de entender a realidade do câncer de pele no Brasil e “pensar” em ações e projetos de qualidade de vida dos pacientes, a ONG colocou em seu portal ( www.oncoguia.org.br) uma pesquisa com perguntas sobre o uso de filtros solares, casos de câncer na família e etc.

Câncer de pele

O câncer de pele é o tipo mais freqüente no Brasil e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados. “Embora o número seja grande, quando detectado precocemente este tipo de câncer tem altos percentuais de cura”, explica Kaliks. Existem diversos tipos de câncer de pele, os ‘não-melanomas’ que são 95% dos casos registrados e têm altos índices de cura e o ‘melanoma’, que é gravíssimo devido a sua alta probabilidade de metástase (relativo a 5% dos casos de câncer de pele). Pessoas de pele clara e olhos claros, sensíveis à ação dos raios solares ou com doenças cutâneas são os principais indivíduos afetados pelo câncer. No entanto, mesmo pessoas que não se enquadram em tais características devem observar o ap! arecimento de feridas que não cicatrizam, manchas escuras, nódulos na pele, ou alterações em pintas como aumento, modificação de cor e sangramento, já que o diagnóstico precoce seguido de tratamento imediato podem curar a maioria dos cânceres de pele.



O Portal ONCOGUIA



O mais completo canal de informações brasileiro para pacientes com câncer e seus familiares, o Portal ONCOGUIA é de simples navegação, independente da habilidade ferramental do usuário. Por meio da reunião de artigos, notícias e informações confeccionados por equipe especializada, o Portal mostra aos pacientes e familiares que é possível viver bem durante tratamentos de câncer.



As informação do ONCOGUIA vêm dos profissionais da saúde que a atuam no Instituto e outras bases de dados de referência no Brasil e no mundo, como o INCA - Instituto Nacional do Câncer, NCI – National Cancer Institute, Food and Drugs Administration, American Cancer Society e Clinical Trials, entre outros.


Os gestores do ONCOGUIA contam também com a colaboração de pacientes e ex-pacientes de câncer, que cedem seus relatos aos leitores do Portal. “Esse canal é de extrema importância. Não há ninguém melhor para falar a um paciente e dividir sua experiência do que outro paciente”, finaliza Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.