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sábado, 8 de janeiro de 2011

Você É, Realmente, Profissional de RH?

Para ser profissional de RH, competente, duas condições são necessárias:

1ª - Você precisa agir estrategicamente

2ª - Você deve obter resultado para a organização – muito resultado!

Como agir

Mesmo que o RH da empresa não seja estratégico, você deve agir estrategicamente Você precisa alinhar as atividades da área de RH com as estratégias da organização. Você tem que responder, de forma convincente, à pergunta: Que resultado a empresa espera do RH?

Como obter resultados

Para obter resultados, é muito simples - basta eliminar seus gap’s, suas lacunas de competência. Os gap’s a serem eliminados são poucos, e na maioria das vezes, estão relacionados com o desconhecimento de algumas boas práticas de RH. É, também, simples explicar porque muitos profissionais de RH não obtêm o resultado esperado. Uma das respostas é dada pela pesquisa que a ABTD fez em 2009. De acordo com essa pesquisa, os profissionais de RH são os que menos recebem treinamento. É bom lembrar que o profissional de RH é profissional do conhecimento, e como tal deve se reciclar constantemente – o ideal, para que ele atinja o nível de excelência, é uma reciclagem equivalente a 160 horas de treinamento, por ano.

Outro fato que devemos considerar é o “enxugamento” exagerado da área de RH. Há um dado estatístico informando (1) que em 1995, havia, em média, 169 treinandos para cada profissional de RH; e que, em 2004, passou a ter 196. Nessas condições, as dificuldades dos profissionais de RH são muitas, principalmente para dispor de tempo discricionário. O consultor americano Peter Howes, Chief Executive Officer, da Infohrm Pty Ltd, falando sobre o assunto, diz o seguinte: “No RH não há tempo discricionário suficiente. Deveria ser de 70%”

O profissional de RH, de modo geral, não tem tempo para se dedicar às atividades que realmente são importantes. Precisa de tempo discricionário para identificar o que realmente quer e precisa fazer para atrair, manter e desenvolver as pessoas que desempenham atividades para a organização, conforme o princípio base do sistema de gestão de recursos humanos(2) Como todo profissional do conhecimento, o profissional de RH precisa de tempo, principalmente, para obter o resultado esperado pela organização. Para tanto ele precisa:

· Utilizar métricas para avaliar resultados

· Implementar as diretrizes da Norma ISO 10015.

Métricas para avaliar

“Quem não mede não gerencia. Quem não gerencia não melhora” - Joseph Juran

“Medir é importante: o que não é medido não é gerenciado” - Kaplan e Norton

“Qualquer coisa que vale a pena fazer, vale a pena medir” – Peter Copezio e Debra Morehouse

Conforme sugerem as afirmações acima, o profissional de RH precisa ter um sólido conhecimento sobre métricas, para poder avaliar e valorizar todas as ações relacionadas com o desenvolvimento das competências da organização. No caso específico de T e D, não é mais admissível que se faça apenas a avaliação de reação dos eventos de treinamento. É preciso avaliar a aprendizagem, a mudança de comportamento, os resultados qualitativos e quantitativos e, também o retorno do investimento em treinamento.

Diretrizes da Norma ISO 10015

É bom lembrar a importância de o profissional de RH conhecer as boas práticas que as empresas bem sucedidas estão implementado.
O profissional de RH não pode mais ignorar uma das principais boas práticas de RH - as diretrizes dadas pela Norma ISO 10015. Seguindo as diretrizes da ISO 10015 é relativamente fácil alinhar o plano de Recursos Humanos – People Plan - com o plano global da empresa, e implementar as boas práticas que dão resultados significativos e mensuráveis.

Sebastião Guimarães
guimaraes@tgtreinamento.com.br
http://www.tgtreinamento.com.br/

Prefeitura constrói, na Lapa, galpão de coleta seletiva que atenderá 100 famílias

Está prevista para os próximos meses a conclusão das obras da nova Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (galpão de coleta seletiva) da Cidade, na Lapa, vistoriada ontem pelo prefeito de São Paulo.

"Essa obra tem resultado extraordinário para a Cidade. Em primeiro lugar, por conta do seu objetivo maior, que é a reciclagem do lixo e a recuperação do meio ambiente. Depois, temos o lado social, as famílias trabalharão aqui para ter o seu sustento", disse o prefeito.

Com 60% das obras concluídas, o novo Galpão da Lapa fica na avenida Presidente Castello Branco, 7.729, próximo da ponte Júlio de Mesquita Neto. Ele atenderá cerca de 100 famílias da cooperativa Cooper Vivabem que integram o Programa Socioeconômico de Coleta Seletiva da Prefeitura desde 2004. A cooperativa trabalha com aproximadamente 260 toneladas de material reciclável por mês e é uma das poucas do Estado que recebem isopor. A renda média mensal das famílias é de R$ 800.

A nova Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos está sendo construída por meio de convênio com o Governo Federal. O custo total é de R$ 1,4 milhão, sendo R$ 500 mil investimentos do Governo Federal e o restante da Prefeitura.

Esse novo galpão oferecerá melhores condições de trabalho aos cooperados, além de estrutura necessária para a instalação de esteiras, prensas e outros equipamentos utilizados para a separação do material reciclável. Atualmente, a Cooper Vivabem funciona em um galpão na região da Vila Leopoldina e suas atividades serão transferidas para o novo endereço assim que as obras forem finalizadas.

A nova unidade tem 1.148 m² e é composta por um pavimento de estrutura metálica em arco, com oito metros de altura no ponto mais alto, paredes de blocos, ventilação natural por janelas, piso de concreto, banheiros masculino e feminino, vestiários, área administrativa, refeitório, copa, 16 baias de reciclagem, duas esteiras para a separação dos resíduos e área para os veículos descarregarem o material recolhido na Cidade.

Segundo o secretário municipal de Serviços, a Prefeitura está em negociação com as concessionárias responsáveis pela coleta de lixo na Cidade para que elas também instalem novas centrais de triagem. "Temos um programa contratado com as concessionárias coletoras de lixo da cidade de São Paulo. Pelo contrato de concessão, elas têm a responsabilidade de construir 17 centrais de triagem. Isso foi objeto de repactuação do contrato de concessão há alguns anos e o início deste investimento está previsto para o nono ano de concessão até o 12º. Estamos no sexto ano de concessão, mas o prefeito recomendou a revisão desses marcos por conta da necessidade da Cidade", explicou o secretário.

Coleta seletiva
O Programa Socioeconômico de Coleta Seletiva da Prefeitura atende 74 dos 96 distritos da Capital. Desde 2003, ano de implantação do programa, o volume de material coletado cresceu oito vezes e atualmente a média diária de materiais recicláveis coletada é de 135 toneladas. A Secretaria de Serviços mantém convênio com 20 cooperativas - incluindo uma de material eletrônico - que realizam a separação dos materiais. Cerca de 1.000 cooperados participam do programa.

Em 2010, o investimento em coleta seletiva foi de R$ 15 milhões e o serviço é realizado por duas concessionárias (Loga e Ecourbis), além das 20 cooperativas conveniadas com a Prefeitura. Fora isso, existem 3.811 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), localizados em escolas, supermercados, além de condomínios residenciais, comerciais e públicos. São disponibilizados aos condomínios que contribuem com a coleta seletiva 2.872 contêineres.

Piquenique na Hípica é opção de férias

Se você procura um programa diferente para seus filhos nas férias, o Manège Sant’Adelaide oferece uma opção original. Nos dias 18 e 27 de janeiro, acontecerá o Piquenique na Hípica, onde as crianças participarão de diversas atividades recreativas em meio à natureza, com a supervisão de profissionais especializados.
Crianças a partir dos seis anos de idade, podem fazer parte do programa, que contará com caminhada, aulas de equitação e culinária. Os pratos consumidos no piquenique serão resultado das experiências gastronômicas da garotada.
O projeto, realizado pelo Manège Sant’Adelaide, Filó Gastronomia e Studio Força & Cia., garante um dia diferente, educativo e divertido. O programa tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@forcecia.com.br ou pelo telefone (11) 4702-6260.

Veja a programação
08h30 – Café da manhã
09h30 – Caminhada junto à natureza e visita à lagoa
11h00 – Aulas de equitação
12h00 - Almoço
14h00 – Rodízio de atividades com profissionais especializados em culinária, educação física e equitação
16h00 - Piquenique
Serviço
Local: Manège Sant’Adelaide – Rua Tamanduateí, 118, Cotia (SP)
Data: 18/01/2011 e 27/01/2011
Horário: das 8h30 às 17h00
Inscrições: para o dia 18/01 até 13/01 e para o dia 27/01 até 17/01
Valor: R$180,00 (para uma criança) e R$150,00 (para a segunda criança)
Vagas: 24 vagas por evento

Instituto Butantan tem programação especial para as férias de janeiro

Há exposições temporárias e atividades educativas em todo o parque


O Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, preparou uma programação especial para as férias de janeiro que inclui exposições temporárias e atividades educativas no Horto Florestal.

De terça a sexta-feira, às 10h30 e às 14h30, e aos finais de semana às 10h30, os visitantes dos museus poderão participar do “Conheça o Horto e... saiba mais”. O público terá uma aula sobre animais venenosos no Horto Osvaldo Cruz e ao final poderá manipular algumas serpentes. A atividade é voltada para todas as idades e restrita para 20 pessoas por sessão. Os grupos devem ser formados no Museu Biológico.

Todas as quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, na frente do serpentário do instituto, acontece projeto de educação ambiental “Mão na cobra só no Butantan”. Os visitantes poderão manipular espécies de serpentes não venenosas e conhecer mais sobre os hábitos dos animais. A atração é gratuita e não é necessário agendamento prévio.

Nos museus, três exposições ficarão em cartaz durante todo o verão. No Museu de Microbiologia, onde é possível verificar a vida de seres microscópicos, como moléculas de DNA e vírus, acontece a exposição “Amigos, amigos, micróbios à parte”. A mostra usa a tecnologia 3D para mostrar os perigos invisíveis ao olho nu que o contato com os animais pode trazer ao homem.

No Museu Histórico, local que relembra a época em que o Instituto era uma fazenda, acontece a mostra “Vacinação e Direitos Humanos – a trajetória das políticas de vacinação”, que tem como objetivo reconstruir a trajetória das políticas de vacinação no Brasil, desde a descoberta da vacina até a era da gripe suína. Já no Museu Biológico, onde se encontram espécies das principais serpentes brasileiras, aranhas e iguanas, acontece a exposição “De Cavalariça a Museu Biológico”, que através de 20 painéis fotográficos, retrata a história do local e comemora os 90 anos do espaço.

“Nossa intenção é oferecer durante as férias educação com entretenimento. Para isso, elaboramos uma programação voltada para todas as idades”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Otavio Mercadante.

O Instituto Butantan fica aberto de segunda a domingo das 8h às 17h. Os museus abrem de terça a domingo, das 9h às 16h30, e a entrada custa R$ 6. Estudantes com identificação pagam R$ 2,50 e crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. O ingresso dá direito à entrada nos três museus e participação na atividade “Conheça o Horto e... saiba mais”. O Instituto Butantan fica na avenida Vital Brasil 1.500, Butantã, Zona Oeste.

Subprefeitura cria três miniecopontos na região do Butantã para descarte de entulho

Para facilitar o descarte de restos de materiais de construção - cimento, pedaços de madeira e cacos de tijolo e azulejo -, a Subprefeitura Butantã criou o miniecoponto. O equipamento funciona do mesmo modo que os demais ecopontos existentes na Cidade: as pessoas levam o material a ser descartado e a subprefeitura dá o destino correto a ele, sem agredir o meio ambiente, ajudando no combate às enchentes.

Móveis velhos, sobras de poda de árvore e lixo reciclável também podem ser deixados no equipamento. Os miniecopontos estão sendo instalados, estrategicamente, em locais próximos dos pontos viciados de descarte de entulho. São três os miniecopontos em funcionamento no Butantã: o Cohab Raposo Tavares, o Sapé e o Vila Sônia.

Locais:

Miniecoponto Sapé: rua Calixto Garcia

Miniecoponto Vila Sonia: praça Moisés Fucs

Miniecoponto Cohab Raposo Tavares: rua Cachoeira dos Arrependidos

Programa Educação para o Trabalho abre inscrições na Subprefeitura Perus

A Subprefeitura Perus, por intermédio do Programa de Integração Comunitária (PIC) e em parceria com o Senac/SP, abre inscrições para 35 vagas do Programa Educação para o Trabalho Novas Conexões. Os interessados deverão preencher uma ficha que estará disponível de 10 de janeiro a 3 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na própria subprefeitura, rua Ylidio de Figueiredo, 349.

O objetivo do curso é contribuir para a inclusão dos jovens socialmente desfavorecidos, por meio do desenvolvimento de competências que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho, a geração de renda e a participação na sociedade. A metodologia utilizada favorecerá o desenvolvimento de competências, mobilizando valores, conhecimentos e habilidades, além da busca e construção autônoma do conhecimento.

Os inscritos passarão por uma seleção com os seguintes requisitos: ter entre 14 e 21 anos, estar cursando a partir da 8ª série do Ensino Fundamental (antiga 7ª série), estar matriculado ou ser egresso de instituições públicas de ensino e/ou de programas de Educação de Jovens e Adultos e ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

A lista dos aprovados será divulgada nos dias 3 e 4 de março. Antes, no dia 5 de fevereiro, às 10h, a subprefeitura realizará uma reunião com todos os inscritos, para esclarecer dúvidas.

O curso será matutino e ocorrerá das 10h às 12h. As aulas estão com início previsto para 14 de março e se estenderão até 22 de agosto, totalizando 330 horas/aula.

O programa será dividido da seguinte forma: Integração (135 horas); Desenvolvimento Humano (24 horas); Desenvolvimento Pessoal (27 horas); Comunicação (27 horas); Atitude Empreendedora (27 horas); Sistemas e Processos Organizacionais (30 horas); Excelência no Atendimento e Relacionamento com o Cliente (30 horas); e Planejamento e Gestão de Fóruns (30 horas).

Durante os encontros serão adotadas algumas estratégias, como visitas orientadas; jogos, simulações, estudo de caso e dramatizações; leitura, pesquisa e análise crítica; planos de trabalho (empreendedorismo); conexões em redes; planejamento e gestão de fóruns.
No fim dos encontros, os participantes deverão entregar três planos. Um deles é o Plano de Ação na Comunidade; o outro é o Plano Profissional ou Plano de Negócio (empreendimento); e o terceiro, a Criação de um Blog (http://www.educacaoeaprendizagem.com.br/).

Outras informações podem ser obtidas pessoalmente na Subprefeitura Perus com a Andréa ou pelo telefone 3396-8601.