Assista nossos Programas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

VINHOS DO TEJO

Produtores desembarcam no Brasil para apresentar rótulos da tradicional região portuguesa

Um tasting exclusivo em São Paulo, no dia 25 de julho, será palco para a apresentação de alguns dos vinhos mais emblemáticos da região portuguesa do Tejo (antes conhecida como Ribatejo). Os produtores Agro-Batoréu, Casal Branco, Quinta do Casal Monteiro, Casal do Conde, Casa Agrícola Paciência, Fiúza & Bright, Agrovia – Quinta da Lapa e Casal da Coelheira serão reunidos no restaurante Praça São Lourenço para um evento realizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo.
A degustação acontece pelo segundo ano consecutivo em São Paulo e comprova a importância do nosso mercado no ranking de exportações dos vinhos do Tejo. “Um dos objetivos da CVR Tejo é aumentar ainda mais nossa presença no Brasil e tornar constante a realização de degustações que apresentem os rótulos mais expressivos da região”, explica José Gaspar, presidente da comissão.

O evento conta também com uma palestra exclusiva sobre a região do Tejo conduzida por Arhtur Azevedo, consultor especializado em vinhos, diretor-executivo da Associação Brasileira de Sommeliers-SP e membro das Confrarias do Vinho do Porto, Alentejo, Bairrada e Madeira, em Portugal.

Ribatejo ou Tejo?
Para reforçar e uniformizar a identidade da marca, em 2009 foi realizada a alteração da Indicação Geográfica dos vinhos da região, que passaram de Ribatejo para Tejo. A transformação foi complementada com a mudança da denominação de origem dos vinhos, consolidada em março de 2010, que passou de DOC Ribatejo para DOC do Tejo. O nome está associado ao Rio Tejo, que com seus 1.009 quilômetros de extensão é um símbolo da região.
Em janeiro deste ano, a CVR Tejo foi aceita pelo Instituto Português de Acreditação e passa a ser oficialmente reconhecida como organismo apto e qualificado para emitir certificações de vinhos, espumantes e vinagre de vinho com a Denominação de Origem ‘DoTejo’ e com a indicação geográfica ‘Tejo’.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!