Assista nossos Programas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CIEE REALIZA CURSO GRATUITO DE ORIENTAÇÃO E INFORMAÇÃO PROFISSIONAL

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está com inscrições abertas para a nova oficina gratuita Os segredos da boa escolha profissional. Com quatro horas de duração, a oficina tem o objetivo de sensibilizar o estudante, principalmente os de ensino médio, sobre a importância de compatibilizar a escolha profissional com habilidades e competências pessoais.

"Identificar os talentos e habilidades é fundamental para obter e manter a empregabilidade", diz Viviane Massa, supervisora do Programa de Desenvolvimento Estudantil e Profissional do CIEE. "Nos processos seletivos, os recrutadores conseguem distinguir no perfil do candidato se ele é adequado à vaga, e é claro, quem faz o que gosta e demonstra isso, tem mais chances de sucesso num mercado tão competitivo", completa.

A oficina integra a grade do Programa de Orientação e Informação Profissional (OIP), cujas atividades são ministradas para turmas de, no máximo, 20 alunos no Prédio-Escola CIEE (Rua Maria Paula, 212, Centro, São Paulo/SP). Inscrições e mais informações pelo site www.ciee.org.br.

SOBRE O CIEE

Fundado há 46 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade principal a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho, por meio de programas de estágio e de aprendizagem, contando com a parceria de 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País. Mantido pelo empresariado, sua atuação se pauta pela legislação específica: a Lei 11.788/2008 para o estágio e a Lei 10.097/2000 para a aprendizagem.

Vacinas não aumentam o risco de desenvolver artrite reumatóide

Estudo sueco tem implicações práticas sobre as recomendações a respeito de vacinas que os médicos devem repassar à população

Não parece haver qualquer associação entre a vacinação de rotina em adultos e o risco aumentado de desenvolver artrite reumatóide. A notícia foi destaque da edição revista Annals of the Rheumatic Diseases.

Pesquisadores suecos, liderados por Camilla Bengtsson, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia, analisaram o histórico de vacinação de 2.000 pessoas, com idades entre 18 e 70 anos. Neste grupo, estavam pessoas com artrite reumatóide e pessoas sem a doença.

Nos históricos de vacinação analisados pelos cientistas estavam vacinas contra a gripe, o tétano, a difteria, a encefalite transmitida por carrapatos, a poliomielite, o pneumococo e a hepatite A, B e C. Os resultados mostraram que o tipo ou o número de vacinas que uma pessoa toma não tem impacto sobre a probabilidade de desenvolver artrite reumatóide.

Segundo Bengtsson, “este resultado não exclui a possibilidade de que as vacinas dadas, mais cedo na vida, ou as vacinas que são raras possam provocar o desenvolvimento da artrite reumatóide. Mas, de uma maneira geral, nossos estudos nos fazem considerar improvável que as vacinas sejam consideradas fatores de risco para o aparecimento da artrite reumatóide”.

Para o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo), “as conclusões do estudo sueco nos auxiliam no dia-a-dia, pois combatem uma crença muito comum e equivocada: a de que, a longo prazo, as vacinas podem afetar o sistema imunológico e ‘atacar o organismo’, provocando condições inflamatórias, como a artrite reumatóide”, diz.

A crença é uma forma de conhecimento popular revestida de convicção, confiança e alto grau de certeza, a respeito de um determinado fenômeno ou objeto. “As crenças em saúde, apesar de muitas vezes não corresponderem ao conhecimento científico, não necessitam de comprovação para serem aceitas e incorporadas ao repertório popular. Essa integração ao contexto cultural ocorre em conseqüência da repetição do que se acredita verdadeiro nos contatos individuais e informais dos grupos sociais, ao longo do tempo”, explica o médico.

Assim, o conhecimento popular se difunde. As crenças, conhecimentos, atitudes, valores, emoções e condições sócio-ambientais constituem-se em determinantes da conduta da população em relação à saúde. “Em outras palavras, a forma de acreditar do indivíduo impõe influências restritivas ou libertadoras ao seu processo de decisão e ação, no que diz respeito à promoção da saúde, à prevenção de doenças e ao tratamento de determinadas moléstias”, defende o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti.

Segundo o diretor do Iredo, concepções errôneas e mitos populares relacionados à saúde estão presentes nos mais variados extratos sociais. Em mais de duas décadas exercendo a medicina, o reumatologista revela que já teve que desmistificar muitas falsas crenças. “A consulta médica, às vezes, se transforma numa aula, pois, em alguns casos, o paciente necessita mais de informação correta do que de medicamentos. O estudo sueco tem implicações práticas sobre as recomendações a respeito de vacinas que os médicos devem repassar à população em geral, e em especial, aos pacientes com risco de desenvolver artrite reumatóide, como filhos de pais com a doença”, diz o médico.

CONTATO:
http://www.iredo.com.br/
contato@iredo.com.br
http://vivendosemdor.wordpress.com/
http://twitter.com/sergiolanzotti

PUC-SP abre matrículas para curso que aborda a civilização turco-islâmica

Curso aborda a história da Turquia, berço de diversas civilizações, considerada uma ponte entre as culturas ocidental e oriental


O curso, oferecido pela PUC-SP por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), aborda a história da Turquia, berço de diversas civilizações, considerada uma ponte entre as culturas ocidental e oriental. Costumes, educação e a rica diversidade cultural deste país euro-asiático também serão abordadas nas aulas, ministradas por professores turcos.

A história da Turquia carrega a imensa riqueza de diversas civilizações antigas desde a pré-história, o período dos gregos e romanos e sobretudo o estudo dos impérios bizantino e otomano. No país existe a liberdade de crença e sua população é de cerca de 99% mulçumanos - o restante está dividido entre cristãos, judeus e outros grupos.

A diferença com relação a outros países que têm povo muçulmano é que a Turquia é uma nação que mantém a religião totalmente separada do Estado, sendo assim um país totalmente laico.

A cultura milenar turca, ao misturar-se com os ensinamentos da religião islâmica, acabou se tornando uma das maiores e mais ricas civilizações da história da humanidade. Ao conhecer a religião islâmica e a cultura turca de forma profunda e correta, o aluno terá facilidade em perceber a riqueza e a grandiosidade deste povo.

Dirigido a interessados em geral na cultura turco-islâmica, o curso tem início em 14 de Agosto e aulas sempre aos sábados, das 9 às 11 horas, no Campus Monte Alegre, que fica na Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes, São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae  e infocogeae@pucsp.br