Assista nossos Programas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Kassab acompanha destruição de produtos piratas

Mais de 2 milhões de produtos ilegais foram destruídos na manhã desta segunda-feira (19) na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. A eliminação de CDs e DVDs faz parte do trabalho de fiscalização realizado por seis subprefeituras de São Paulo (Butantã, Lapa, Pinheiros, Santo Amaro, Sé e Vila Mariana), cujo objetivo é intensificar o combate contra a pirataria.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, vistoriou a destruição dos produtos. Acompanhado pelos secretários municipais de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, e de Segurança Pública, Edsom Ortega, Kassab afirmou que essa medida - integrante da Operação Delegada, uma parceria entre a Prefeitura e a PM - visa coibir a ação dos falsificadores.

"A cada momento estamos conseguindo apreender mais produtos pirateados. Uma mercadoria ilegal dessas tira o emprego de um pai de família. Além de cometer esse crime, essas pessoas deixam de pagar tributos. E, infelizmente, acabam contribuindo para que a administração municipal deixe de construir escolas e centros de saúde, por exemplo, pois esses recursos entrariam para o tesouro municipal", disse o prefeito.

Todo o material ilegal é fruto de apreensões realizadas desde abril nas regiões das seis subprefeituras. "Essas subprefeituras estão localizadas em torno do centro da cidade. Envolve os pontos principais de comércio popular na cidade. Esses produtos estavam nas ruas com ambulantes clandestinos", apontou Ronaldo Camargo.

A Operação Delegada

A Operação Delegada foi iniciada em 2 de dezembro de 2009. Ela surgiu a partir de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, e o Governo do Estado. Policiais militares, em dias de folga, passaram a fiscalizar os ambulantes da Capital.

O programa é uma oportunidade para policiais militares que queiram usar seus dias de folga para complementar a renda familiar. Os PMs podem trabalhar até 96 horas por mês na operação. O salário, pago pela Prefeitura, é de R$ 12,33/hora para os praças e de R$ 16,45/hora para os oficiais. Atualmente, o contingente de PMs na Operação Delegada chega a 1,3 mil homens.

Exposição divulga a fauna da Cidade e a importância de sua preservação

A prefeita de São Paulo em exercício abriu EM 17/7 a exposição A Cidade de São Paulo e a Biodiversidade, na Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz). A mostra promove a reflexão sobre a preservação ambiental por meio de 21 painéis com fotos e informações sobre as espécies que compõem a rica biodiversidade paulistana.

"São Paulo recebe gente do mundo inteiro, foi o motor da industrialização do Brasil e hoje dá o exemplo de respeito à vida em todas as suas manifestações", afirmou a vice-prefeita.

A exposição estará aberta ao público de 17 de julho a 31 de agosto. O objetivo é divulgar a fauna da Cidade e, principalmente, conscientizar a população paulistana sobre a importância de contribuir para a preservação das espécies animais e dos maciços verdes em que elas vivem. A Divisão de Fauna da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, órgão responsável pelo atendimento à fauna silvestre do município e da região metropolitana de São Paulo, recebe em média 155 animais por mês. Após os cuidados necessários, cerca de metade deles é reintroduzida na natureza.

"Esses resultados com os animais, que são bastante visíveis, têm por trás um trabalho de base que é a expansão das áreas verdes, proteção das várzeas e plantio de árvores", explicou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Os visitantes da mostra também têm a oportunidade de conhecer as ações da administração municipal para proteger a biodiversidade, como a criação de duas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) municipais (Capivari-Monos e Bororé-Colônia), o programa de inventariamento de fauna silvestre, a criação de novos parques, o Programa de Arborização Urbana, entre outras iniciativas.

O inventário das espécies animais silvestres da Cidade, elaborado pela Divisão de Fauna, estudou 80 áreas dentro do município de São Paulo, incluindo as APAs, Parques Municipais e Estaduais, Parques Lineares e outras áreas verdes. Foram computadas 700 espécies, uma riqueza surpreendente para a cidade mais populosa da América do Sul, que inclui animais como gavião, preguiça, tucano, veado, anta e até uma onça. As espécies estão distribuídas em três grupos de invertebrados e cinco grupos de vertebrados.

Para divulgar a fauna paulistana, estão em andamento também as eleições para a escolha do animal silvestre símbolo da Cidade, com participação aberta a todos os paulistanos. Concorrem à votação 15 espécies de aves e animais, dentre eles saruê, bugio e joão-de-barro. Para votar, basta entrar no site e escolher o seu preferido.

"É através do diálogo ambiental com as escolas, com os agentes comunitários, com a população em geral que você consolida essa mudança no modo das pessoas conviverem com a biodiversidade na Cidade", afirma p secretário.

A interação entre a fauna e as árvores é o tema de uma categoria especial da quinta edição do concurso de fotografia Árvores da Cidade de São Paulo. As inscrições para quem pretende participar do concurso estão abertas. Outras ações são a segunda edição do Guia dos Parques Municipais, além da distribuição de pôsteres com fotos de fauna e flora.

A Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade. São Paulo é uma das 21 cidades do mundo que participam do Projeto LAB (Local Action for Biodiversity), de iniciativa do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), que tem como objetivo desenvolver iniciativas para a conservação, administração e utilização da biodiversidade urbana, levando em consideração questões como a pobreza e o desenvolvimento sustentável.

CEU Vila Atlântica tem curso gratuito para interessados em ser árbitro de futebol

Nos próximos dias 24 e 31 de julho e 7 de agosto, maiores de 17 anos podem participar do Curso Profissionalizante de Arbitragem do CEU Vila Atlântica. A unidade da Zona Oeste da Cidade, em parceria com a Associação de Árbitros da Grande São Paulo, oferece 100 vagas para a formação gratuita, que tem carga total de 24 horas.
Para participar, o interessado deve fazer a reserva de vaga pelo e-mail , colocando Curso de Arbitragem no assunto da mensagem. É preciso enviar nome completo, idade e telefones para contato. No primeiro dia de curso, o participante deverá apresentar a carteira de identidade.
Após a formação teórica no CEU Vila Atlântica, o participante será avaliado durante uma etapa prática na Associação de Árbitros da Grande São Paulo, onde o aluno apitará cinco jogos. Serão avaliadas as condições físicas e técnicas. Após a aprovação, todos recebem certificado e passam a fazer parte do quadro de árbitros da associação. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3901-8768 e 3901-8769.

Serviço:
Curso de Arbitragem no CEU Vila Atlântica
Data: Sábados, 24 e 31 de julho e 30 de agosto de 2010
Horário: Das 8h às 17h
Local: CEU Vila Atlântica - Rua Coronel José Venâncio Dias, 840 - Jaraguá
Valor: Gratuito

29º ENDA mostra a diversidade da dança no palco do Memorial

PANTERAS DE OSASCO - Foto: Lenita Seta

O XXIX Encontro Nacional de Dança (ENDA 2010) acontece nos dias 6, 7 e 8 de agosto, sexta-feira (às 20 horas), sábado e domingo (às 15h30 e 20 horas), no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo. O tradicional evento, realizado pelo Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo (SINDDANÇA) e dirigido por Maria Pia Finócchio, apresenta um atual panorama da dança para o público paulistano.

Esta edição do Encontro reúne 100 coreografias, aproximadamente, em várias modalidades, distribuídas nos cinco espetáculos (cerca de 20 por sessão). Os grupos - oriundos de diversas cidades paulistas - fazem apresentações curtas com até 5 minutos de duração. A mostra se caracteriza pelo dinamismo no palco, pela variada formação dos grupos e pela diversidade de estilos: são espetáculos de balé clássico, moderno e contemporâneo, dança folclórica e de salão, sapateado, jazz e hip hop.

O ENDA conta com um corpo de jurados - personalidades do mundo da dança - que avalia o desempenho dos grupos e escolhe os que mais se destacam. São eles: Sara Debenedetti (coreógrafa; Milão, Itália), Sylvio Lemgruber (coreógrafo da Rede Globo), Geralda Bezerra de Araújo (assessora de dança do Ballet Stagium) e Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora do Theatro Municipal de São Paulo).

No encerramento do evento são conhecidos Os Melhores dos Melhores de 2010: premiação que inclui participação garantida no Grande Gala ENDA 2010 (dias 9 e 10 de outubro, também no Memorial), quando são entregues os prêmios em dinheiro e bolsa de estudos no Brasil e Exterior para aqueles que obtiveram as maiores notas do júri. Pode ainda haver o Prêmio Revelação, mas este depende de excepcional qualidade técnica e artística dos concorrentes. O Grande Gala funciona como a festa de apoteose do ENDA, quando os vencedores são homenageados e apresentam as coreografias campeãs em um grande espetáculo.

O ENDA é pioneiro no estímulo à dança no Brasil, inspirando a realização de outros festivais pelo País. Há 29 anos, vem revelando e lançando talentos desta arte, bailarinos que se projetaram e, hoje, participam de importantes grupos nacionais e internacionais. Atualmente, é presidido por Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo, desde sua fundação, em 1991. Destinado aos profissionais da dança em atividade, contempla também a categoria amador e semiprofissional. A seleção é feita por ordem de inscrição e os premiados são convidados para a próxima mostra.


BALLET PAULA GASPARINI - Foto: Renato Hatsushi
CIA ARTES PAULISTA - Foto: Renato Hatsushi


CIA DAS ARTES - Foto: Lenita Seta


GRUPO STEPS - Foto: Lenita Seta

XXIX Encontro Nacional de Dança - ENDA 2010
Curadoria/direção: Maria Pia Finócchio
Realização/produção: SINDDANÇA – Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo - www.sinddanca.com.br
Dias: 6, 7 e 8 de agosto de 2010

Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP
Horários: sexta (às 20 horas), sábado e domingo (às 15h30 e 20 horas)
Ingressos: R$ 20,00 (¹/2 entrada: R$ 10,00) - Informações: (11) 3106-6802
Bilheteria: dia 6/7 (a partir de 17h30) e dias 7 e 8/8 (a partir de 14h)
Duração: 2h30 (c/ intervalo) – Classificação etária: 5 anos.
Capacidade: 800 lugares – Acesso universal. Ar condicionado. Não faz reservas. Estacionamento (Portão 15) sem manobrista: R$ 10,00. Entrada/pedestres: Portão 13. Site: www.memorial.sp.gov.br