Assista nossos Programas

domingo, 18 de julho de 2010

Prefeita em exercício abre exposição de gravuras de Pierre Alechinsky

A prefeita em exercício Alda Marco Antonio e Sylvain Itte, Cônsul-Geral da França em São Paulo, abriram na noite desta quarta-feira (14) a exposição "Pierre Alechinsky - 40 anos de colaboração com Peter Bramsen", no Instituto Tomie Ohtake, Zona Oeste. O lançamento da mostra faz parte das comemorações da Festa Nacional francesa de 14 de julho.

A Festa Nacional é o feriado francês que comemora a Queda da Bastilha, ocorrida em 14 de julho de 1789, evento determinante para o início da Revolução Francesa. A tomada da prisão pelos rebeldes populares é um marco do processo de queda do regime absolutista francês e dos privilégios feudais. "É uma honra muito grande estar presente na comemoração da Queda da Bastilha, que influenciou o mundo inteiro, porque os ideais de liberdade conquistados pelo sacrifício do povo francês beneficiaram toda a humanidade", afirmou Alda.

Durante o evento, houve a apresentação musical de um grupo de alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Conveniado Arca de Noé, na Vila Prudente, Zona Leste. As crianças cantaram uma música em língua francesa e outra em língua portuguesa. O CEI é administrado pela Organização Não-governamental Arca de Noé, entidade Franco-Brasileira e fundada em 2001 por voluntários franceses com o intuito de criar e administrar uma escola infantil na favela Vila Prudente, uma das mais antigas de São Paulo.

Após a solenidade de abertura da exposição, Alda Marco Antonio fez uma visita guiada às obras. Pierre Alechinsky é um pintor e gravurista belga, que mora e trabalha na França desde 1951. Parte da extensa obra em gravura do artista pode ser vista na mostra, que reúne 100 litografias pertencentes ao Atelier Clot (Paris, França), de Peter Bramsen, também impressor e parceiro de Alechinsky há 40 anos. As obras reunidas pelos curadores Christian Bramsen e Valère Bertrand percorrem quase cinco décadas (1963 a 2002) da produção em gravura desenvolvida pelo artista a partir de 1948.