Assista nossos Programas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Por que um casal não fala sobre o tratamento de reprodução assistida?

O que leva os casais a esconderem que tiveram ajuda da reprodução assistida para engravidar

É comum um casal revelar que está fazendo tratamento para engravidar, mas, após algumas tentativas frustradas, omitir o assunto. "Eles temem ser pressionados demais", diz o Prof ° Dr. Joji Ueno, ginecologista, diretor da Clínica GERA.
Ueno conta que é comum observar casais que há anos sofrem por não engravidarem e por se sentirem pressionados por parentes e amigos, “situação que cria um grande mal estar. A cada nova inseminação que não vinga, o casal sente, novamente, o quanto a curiosidade alheia incomoda”, diz o médico, que também dirige o Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de São Paulo.

Para estes casos, Joji Ueno recomenda que a melhor conduta é retomar o tratamento de fertilidade, sem alarde. “É possível dividir dúvidas e angústias com o companheiro ou com um profissional especializado no atendimento psicológico a casais que enfrentam problemas para engravidar. A maioria das clínicas conta com esta estrutura multidisciplinar”, diz o médico.

Por segurança e autopreservação, os casais que já passaram por vários procedimentos para engravidar só costumam revelar aos familiares e aos amigos “a boa nova”, depois que o ultra-som confirma a gravidez.

Segredos de família

Outro motivo que faz os casais esconderem a ajuda da ciência para engravidar é preservar a intimidade familiar. “Por isso, não cabe julgar a preferência pelo anonimato. A decisão de contar ou não o modo como o filho foi concebido é, acima de tudo, pessoal. A reprodução assistida, embora seja condenada por muitos, não seja aceita por algumas religiões, não é um erro, não é uma atitude ilegal. Ninguém precisa se sentir culpado. Cabe apenas ao casal decidir os rumos que deseja dar a nova família que está em formação", assegura Joji Ueno.

Para facilitar este processo, aceitar a limitação do corpo para conceber naturalmente é o primeiro passo para diminuir o próprio preconceito contra os tratamentos que envolvem as técnicas de reprodução humana assistida. "A infertilidade é um luto a ser elaborado. Se não houver aceitação desta condição, permanece o sentimento de impotência diante da concepção", diz o diretor da Clínica GERA. O segundo passo para lidar bem com o tratamento é interar-se sobre o assunto, pois a informação atenua a resistência ao que é novo. “Trocar experiências com pessoas na mesma situação ajuda muito a compreender melhor o problema”, recomenda o médico.

CONTATO:
www.clinicagera.com.br
atendimento@clinicagera.com.br
http://medicinareprodutiva.wordpress.com
http://twitter.com/jojiueno

Para ver os jogos da Copa Do Mundo: mantenha a distância correta da TV

As TVs que permitem a percepção da imagem em terceira dimensão devem seguir a mesma regra de distanciamento do telespectador

Com o início da primeira Copa do Mundo no continente africano, além do barulho das vuvuzelas e da explosão de alegria sul-africana, o comércio do mundo todo comemora a venda de produtos temáticos. Segundo dados da Fecomércio-RJ e da Ipsos Público Affairs, só no Brasil, a Copa do Mundo 2010 vai gerar a venda de 16 milhões de camisas do Brasil, 6,5 milhões de televisores, 1,3 milhão de pacotes de TV por assinatura, 900 mil bandeiras e 663 mil cornetas.
As promoções de televisores estão intensas nestas últimas semanas e mesmo quem ainda não pensou em trocar a telinha por um monitor maior mais atraente, já se sente tentado a assistir os gols da Seleção Brasileira em um formato maior, com uma definição de imagem melhor.
“Independente do tamanho da sua televisão, o importante é que a relação entre o tamanho da tela e uma distância saudável entre os seus olhos seja respeitada. O torcedor deve levar em consideração que as telas de até 29 polegadas devem ser colocadas em locais que permitam uma distância de pelo menos três metros de distância do telespectador”, recomenda o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do Imo, Instituto de Moléstias Oculares.
As telas planas, a partir de 32 polegadas, nas tecnologias Plasma e LCD são as escolhas mais realizadas atualmente. Outra tendência que vem se firmando é a opção de investir em um bom modelo de TV Full HD, que é capaz de exibir imagens em alta resolução.
Já as telas com mais de 34 polegadas precisam ficar a uma distância mínima de cinco metros dos torcedores. “A distância apropriada é que vai tornar menos cansativa o tempo de exposição em frente à televisão. A falta de adequação deste espaço provoca perda de atenção, sonolência e em alguns casos, se o espectador for portador de hipermetropia ou astigmatismo - e não usar óculos ou lentes corretivas - poderá sentir dor de cabeça ao assistir aos jogos da Copa”, alerta o médico.
A TV em 3D: novidade desta Copa do Mundo
No início deste ano, um canal inglês transmitiu um jogo de futebol em 3-D em TV aberta. Os Estados Unidos fizeram a estréia em abril, com o Master de Golf. A rede de televisão a cabo ESPN também estreou o novo canal ESPN 3D, com a transmissão de jogos do mundial de futebol da África do Sul...
As TVs em 3D já estão no mercado e vendendo bem. “Uma onda de dores de cabeça pode surgir, pois, há, definitivamente, um subconjunto da população que sempre se sentirá desconfortável diante destas imagens. O melhor é experimentar o novo aparelho na loja, para saber se compensa levar ou não a TV para casa para ver os jogos da Copa. As TVs que permitem a percepção da imagem em terceira dimensão devem seguir a mesma regra de distanciamento do telespectador. O ideal seria que a televisão em 3D pudesse estar a pelo menos cinco metros de distância do telespectador, mas isso é quase impossível, pois a maioria das salas dos imóveis atuais não tem essa metragem”, alerta o oftalmologista Eduardo de Lucca.
Outra preocupação mencionada pelo médico diz respeito à iluminação do ambiente onde a TV está localizada. Natural ou artificial, a iluminação é decisiva na qualidade de uma boa imagem. “A intensidade moderada e a direção da fonte de luz são fundamentais para evitar problemas de visão. A ausência total de iluminação não é recomendada. Um ambiente totalmente escuro pode ser utilizado no cinema, mas, no dia-a-dia, pode ser prejudicial à visão. Deve-se evitar uma iluminação frontal, como uma janela aberta ou um spot de luz, com luz proveniente do mesmo sentido da imagem. A luminosidade traseira também pode provocar reflexos na tela, que desviam a atenção da imagem, restando assim, a opção de janelas laterais”, explica o oftalmologista do IMO.

CONTATO:
www.imo.com.br
imo@imo.com.br
http://twitter.com/clinicaimo

Por que é tão fácil perder o aparelho móvel?

A gente brinca que as redes de fast food são o maior centro de aparelhos perdidos do mundo

Enrolados em guardanapos, jogados em bandejas de lanchonetes, no fundo de bolsas, mochilas, pochetes, gavetas, pastas executivas, lá estão eles, ou, pelo menos estavam: os aparelhos ortodônticos removíveis... “Há pacientes que já nem se lembram mais quantos aparelhos já perderam ou quebraram, devido a falta de cuidado”, conta André Felipe Abrão, ortodontista da Clínica Genesis, Mestre em Ortodontia pela FOUSP.
Enrolar o aparelho no guardanapo em lanchonetes e restaurantes é uma das causas mais comuns de perda. As pessoas embrulham o aparelho para comer e deixam na bandeja ou jogam no lixo. “A gente brinca que as redes de fast food são o maior centro de aparelhos perdidos do mundo”, diz André Abrão.
Segundo o ortodontista da Clínica Genesis, os aparelhos removíveis costumam ser os mais indicados para crianças que ainda têm dentes de leite, enquanto os fixos são mais usados para tratar a dentição permanente. "Geralmente, os removíveis são usados numa primeira fase e ajudam a criar condições favoráveis para o desenvolvimento da dentição permanente. O aparelho fixo, então, faz um acabamento, com movimentos que o removível não é capaz de fazer, como, por exemplo, corrigir a rotação de um dente ", explica André Abrão.
Os dentes de leite têm uma anatomia diferente e suas raízes não suportam a força que o aparelho fixo proporciona. Depois do tratamento, o aparelho removível também pode ser utilizado para manter o resultado. De acordo com André Abrão, existem alguns aparelhos de contenção fixos que não precisam ser retirados para a alimentação. “Mas, quando é utilizado um aparelho removível, é preciso retirar o aparelho para comer. O ideal é guardá-lo em uma caixinha específica. Para evitar esquecimentos, recomendo, sempre que os pacientes tenham mais de um caixa. Estudantes, por exemplo, podem deixar uma caixinha em casa e outra na mochila”, recomenda o ortodontista da Clínica Genesis, André Abrão.
No bolso também não pode...
“Guardar o aparelho no bolso é outro problema recorrente que pode tanto quebrar, como deformar a placa ou os fios. Descuidos à parte, problemas como bruxismo também podem forçar o aparelho e levar à quebra do fio”, afirma André Abrão. Independentemente da origem do problema, "se o aparelho deformar, o paciente não deve tentar ajeitá-lo por conta própria, nem usar o aparelho com problema, pois assim pode acabar agravando o problema inicial", alerta o dentista.
Diante de qualquer incidente, como fios amassados ou desadaptados e quebra de algum componente do aparelho removível, a recomendação é sempre procurar o ortodontista o quanto antes, “uma vez que, quando o paciente fica sem o aparelho, na posição apropriada, toda a seqüência de estímulos que era feita sobre os dentes, é interrompida. Não que a recidiva seja total, mas ela ocorre", avisa o professor do CETAO.
Aparelho no lixo
Se por um descuido, o aparelho foi parar no lixo, mas "foi resgatado a tempo", a dica é higienizá-lo com um produto anti-séptico, como a solução de Milton ou o líquido de Dakin. “Essas substâncias estão à venda em farmácias e se parecem com a água sanitária, embora sejam mais suaves. O líquido de Dakin, por exemplo, é utilizado para limpeza no tratamento de canal, afirma. Basta diluir a solução em água, deixar o aparelho de molho durante pelo menos 30 minutos e, depois, escová-lo", explica André Abrão.
Como a solução não tem um gosto agradável, Abrão também sugere lavar o aparelho com anti-séptico bucal antes de voltar a usá-lo. “E nem pensar em ferver o aparelho, pois como ele é feito de resina, pode deformar em altas temperaturas”, alerta o dentista.
Aparelho em adultos
Em geral, quem procura um ortodontista, após os 21 anos, é motivado pelo desejo de melhorar a aparência. Mas, se o tratamento exigir o uso do aparelho ortodôntico, é preciso estar preparado para passar por uma fase de adaptação.
Os pacientes têm um trabalho extra importante a fazer depois das refeições: "Não basta escovar os dentes. É preciso escovar o aparelho. Uma higienização deficiente deixa sujeira em volta dos bráquetes, o que compromete o esmalte dos dentes e pode levar à formação de cáries, manchas ou à gengivite”, explica o professor do CETAO.
Para evitar esses inconvenientes, além de utilizar a escova dental, é recomendável o uso do passa-fio - uma espécie de agulha de plástico que auxilia na limpeza com o fio-dental - e a escova interdental, que limpa entre os dentes. Estes acessórios são encontrados nas farmácias e grandes supermercados.
Segundo André Abrão, é falsa a idéia de que o tratamento ortodôntico em adultos sempre leva mais tempo do que o dos adolescentes. "Muitas vezes, o indivíduo quer apenas uma leve mudança no sorriso. Os parâmetros do tratamento ortodôntico em adultos, hoje, são outros", diz o professor do Curso Diagnóstico e Planejamento do Tratamento Ortodôntico para Iniciantes do CETAO.
CONTATO:
Clínica Genesis - Integra o Grupo S& E- Saúde e Educação
www.clinicagenesis.com.br
www.cetao.com.br
andre@cetao.com.br

Distúrbio do sono na infância traz prejuízos na fase adulta

Médico chama atenção para cuidados na hora de dormir e a importância de boas noites de sono e aponta quantas horas são ideias para cada idade

Deitar sempre em um mesmo horário, falar pouco e não se agitar durante a noite, não ter pesadelos, dormir o número de horas suficiente para cada idade, acordar sozinho, recuperado e bem disposto para um dia de mais atividades. Será que todas as crianças conseguem isso? Parece até um sonho, não é mesmo? De acordo com o médico pediatra e homeopata Dr. Yechiel Moises Chencinski, sempre que houver uma alteração nessa dinâmica, o resultado pode não ser satisfatório. Começar um dia após uma noite mal dormida ou mesmo em claro costuma trazer problemas.

"Não só para a criança, mas para todos nós, um dia produtivo só pode começar após uma boa noite de sono", afirma o médico. "Nossas 'baterias', muito exigidas durante nosso período de atividade, são recarregadas durante a noite e, para isso, é fundamental que esse período seja vivenciado com uma diminuição da atividade metabólica. Assim, podemos carregar nossas baterias sem gastá-las ao mesmo tempo".

Para o Dr. Moises, competitividade, cobranças, obrigações, muitas atividades extracurriculares, ambiente familiar conturbado ou até mesmo doenças próprias da infância - como febres e resfriados, por exemplo -, são fatores que podem interferir no sono das crianças. "Naquelas um pouco maiores, distúrbios emocionais, inclusive ansiedade e depressão - que são mais comuns do que se imagina - também podem interferir no adormecer e na qualidade do sono", salienta.

Não há como medir o tamanho dos prejuízos. Os problemas vão desde queda de atenção e rendimento escolar, alterações na alimentação, no humor, até danos ao desenvolvimento - isso porque o GH (hormônio do crescimento) tem maior liberação na fase do sono. "Se a criança tem dificuldades à noite, essa liberação pode ser prejudicada", explica o especialista. Ele aponta que os distúrbios podem aparecer na infância e se manter na fase adulta. Insônia, distúrbio de atenção, mudanças de humor e outras alterações como obesidade, por exemplo, podem ter origem na infância.

Como tratar crianças com distúrbios do sono

"O ideal não é tratar as crianças com problemas, mas sim criar condições para que essas crianças consigam ter um ritmo e uma rotina adequados para a idade", comenta o Dr. Moises. "As rotinas devem ser estabelecidas desde os primeiros meses de idade, com limites tanto nos horários para ir para cama à noite quanto para acordar de manhã", confirma.

No caso de crianças, é comum a indicação de medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos para o tratamento de distúrbios do sono, estresse e ansiedade em crianças, pois são de fácil acesso e não apresentam contraindicações nem efeitos colaterais.

Você sabe quantas horas as crianças devem dormir por dia?

Recém-nascido
16 a 18 horas por dia
2 a 6 meses
14 a 16 horas por dia (5 horas dessas, de sono diurno)
6 a 12 meses
12 a 14 horas por dia (3 horas dessas, de sono diurno)
1 a 6 anos
10 a 12 horas por noite
Até os 2 anos - 2 sonos diurnos de 1 hora cada
Dos 2 aos 3 anos - 1 sonos diário de 1 hora
Acima dos 3 anos - não há necessidade de sono diurno
Acima de 6 anos
8 a 10 horas por noite
Adolescentes
8 a 9 horas por noite



Sobre o Sédatif PC

O laboratório Boiron já disponibiliza para o mercado brasileiro o Sédatif PC, medicamento homeopático indicado para prevenção e tratamento do estresse, ansiedade e distúrbios do sono. Ele é isento de prescrição e não possui contraindicações, por isso pode ser utilizado por adultos e crianças de todas as idades e até por gestantes. O medicamento possui seis princípios ativos associados, sendo que três atuam na esfera psíquica e três atuam na esfera física do indivíduo. O Sédatif PC auxilia no tratamento de tensões emocionais e mentais, nervosismo, inquietude e irritabilidade. Não é um sedativo e não causa sonolência.

Sobre a Boiron

A Boiron é o maior laboratório mundial de medicamentos homeopáticos, presente atualmente em mais de 80 países. O laboratório foi criado em 1932 pelos irmãos Jean e Henri Boiron e atualmente está na Bolsa de Paris. Em 2009, faturou 526 milhões de euros, um crescimento 12,7% em relação ao ano anterior. Com fortes investimentos em pesquisa nos últimos anos, possui um portfólio de mais de 250 especialidades e 3 mil substâncias unitárias registradas, produtos líderes em vendas na França e alguns dos medicamentos mais procurados no mundo. A missão da Boiron é que cada médico integre a homeopatia na sua pratica cotidiana. O tratamento homeopático deve ser uma opção terapêutica à escolha de médicos e pacientes.

Cérebro Melhor traz dicas para manter a mente ativa

O portal Cérebro Melhor (www.cerebromelhor.com.br) – referência treinamento para o cérebro através de jogos online – explica como é possível manter a capacidade cerebral em perfeito funcionamento e traz dicas que podem ser usadas no dia a dia.

1. Motive-se pelo novo: é fundamental para o desempenho cerebral. Com o fortalecimento do desempenho da mente, o usuário ganha mais autoconfiança e vontade de continuar aprendendo para manter a mente sempre ativa. Procure manter em sua rotina atividades que mexem com a mente e que sejam diferentes também.

2. Exercite com frequência:.o hábito de exercitar o cérebro com frequencia melhora o desempenho de todas as funções cognitivas e evita as perdas que vêm com a idade.

3. Busque pela velocidade no raciocínio: quanto mais você praticar o desafio de ler ou ouvir algo diferente e que possa ser também a resposta a uma dúvida ou a resolução de um problema, maior será sua capacidade de raciocínio com agilidade. Procure estar com pessoas que não tragam soluções e peça para ajudar na criação de novas alternativas para melhores respostas. Esses atos desenvolvem as capacidades necessárias ao bom raciocínio lógico, da identificação de problemas ao estabelecimento de metas e execução de uma estratégia.

4. Aprenda o tempo inteiro: o cérebro se modifica com a experiência. Quanto mais se esforçar, mais vai aprender para melhorar o desempenho acima do esperado.

5. Cuide da alimentação: se você quer tratar bem do seu cérebro, preocupe-se em ter uma alimentação balanceada, que contenha Omega-3, vitamina B e antioxidantes, em praticar exercícios regularmente - e, sobretudo, em usar o seu cérebro!

6. Envolva-se em atividades variadas: sair da rotina, na medida do possível, mantém o aperfeiçoamento de todas as funções cognitivas, uma vez que você pode vivenciar o novo em todo momento. Aliar os jogos para treinamentos cerebrais a um estilo de vida que combine com a busca pelas novidades pode facilitar bastante a performance cerebral.

Para saber mais, acesse: www.cerebromelhor.com.br ou www.cerebromelhor.com.br/blog

Sobre o Cérebro Melhor:

Lançado oficialmente em maio de 2010, o Cérebro Melhor é uma empresa licenciada do Grupo SBT/Happy Neuron (Scientific Brain Training), com mais de 10 anos de experiência no mercado de desenvolvimento cognitivo por meio de jogos e uma equipe de cientistas reconhecidos no meio acadêmico. Com desafios online que estimulam as cinco principais funções cognitivas do ser humano: memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial, o portal atende ao mercado corporativo que busca programas de desenvolvimento para aprimorar a capacidade cognitiva de seus colaboradores, e pessoas físicas que desejam exercitar o cérebro tanto para prevenir o declínio cognitivo natural como para melhorar a qualidade de vida dos que já sentem os efeitos deste declínio. O Cérebro Melhor é chancelado por Suzana Herculano-Houzel, consultora científica do portal e neurocientista com diversos livros publicados relacionados à neurociência e bem-estar. Para mais informações, acesse: www.cerebromelhor.com.br

Agenda de Eventos da Prefeitura - 29 de junho de 2010

Agenda da Prefeitura

ÚLTIMO DIA DE INSCRIÇÃO PARA 8 MIL VAGAS EM CURSOS GRÁTIS DE CAPACITAÇÃO
Data: 29 de junho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

Termina nesta terça-feira (29/6), o prazo de matrículas para cursos de auxiliar de escritório, operador de telemarketing, vendedor de comércio varejista e atendente de lanchonete, que serão realizadas nas unidades do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho e também nas subprefeituras de Cidade Ademar, Santo Amaro, Freguesia do Ó, Penha, Vila Prudente e Ermelino Matarazzo. Podem participar desempregados residentes no município, com idade a partir de 18 anos, que podem optar pelos cursos de auxiliar de escritório ou operador de telemarketing. Se a escolha for por auxiliar de escritório deve ter concluído ou estar cursando qualquer ano do ensino médio. Já quem se definir por operador de telemarketing tem que ter concluído ou estar cursando o último ano do ensino médio. Exige-se Carteira de Trabalho e cópias do RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovantes de escolaridade e residência. Confira os locais de inscrição.

ORQUESTRA BACHIANA JOVEM SE APRESENTARÁ EM 15 CEUS DA CIDADE
Data: 29 e 30 de junho
Secretaria de Educação
3396-0345

Nesta terça (29/6) e quarta-feira (30/6), às 10h, a Orquestra Bachiana Jovem, sob regência do maestro João Carlos Martins, fará apresentações para alunos da Rede de Ensino. É resultado de parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação Bachiana, que levará música erudita a 15 Centros Educacionais Unificados (CEUs). As primeiras unidades que receberão a orquestra são os CEUs Paz (Rua Daniel Cerri, 1.549, Jardim Paraná), nesta terça (29/6); e o Três Lagos (Estrada do Barro Branco, s/nº, Barro Branco), na quarta-feira (30/6). Durante visita aos CEUs, a parceria tentará identificar novos talentos musicais, com a seleção de 20 estudantes, entre 10 e 17 anos, que participarão de formação com profissionais da orquestra.


ALUNOS DE PERUS RECEBEM CERTIFICADOS DO PROJETO JOVENS PAULISTANOS
Data: 29 de junho
Subprefeitura de Perus
3396-8600/3917-0706

Nesta terça-feira (29/6), às 10 horas, na Unicsul (Av. Regente Feijó, 1.295, Tatuapé) serão certificados 620 estudantes, entre eles 90 alunos que participaram de cursos promovidos com apoio da Subprefeitura de Perus e do Projeto Jovens Paulistanos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. Os cursos foram realizados em unidades do CAT - Centro de Apoio ao Trabalhador, que beneficiaram os jovens dos distritos de Perus e Anhanguera. Dos 90 alunos que serão certificados, muitos deles concluíram o curso de Auxiliar de Almoxarifado, na Subprefeitura de Perus, e de Auxiliar de Departamento Pessoal, no CEU Anhanguera

GALERIA OLIDO TEM HOMENAGEM A ADONIRAN BARBOSA E NOEL ROSA
Data: 29 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Nesta terça-feira (29/6), às 19h, o espaço Vitrine da Dança da Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro) recebe a apresentação gratuita do músico Roberto Seresteiro, acompanhado pelo conjunto Regional Imperial. Com esse show, Roberto Seresteiro presta uma homenagem ao centenário de nascimento dos compositores Noel Rosa e Adoniran Barbosa. Para os espetáculos não é necessário retirar ingresso antecipadamente.

BIENAL DE ARTE ABRE ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Data: 29 de junho
Secretaria de Educação
3396-0345

Nesta terça (29/6), das 14h às 17h, a Bienal de São Paulo 2010 dará prosseguimento à realização de cursos de formação para educadores da Rede Municipal de Ensino. Serão discutidos aspectos sobre a produção artística contemporânea, a história da Bienal de São Paulo, a relação entre arte e política e os conceitos que estruturam a 29ª edição do evento, que ocorrerá de 25 de setembro a 12 de dezembro. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, pelo e-mail educativo@fbsp.org.br, citando nome da escola e do participante, telefone de contato e data do curso. Confira o calendário dos cursos.

CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ APRESENTA LEITURA DE TEXTO TEATRAL
Data: 29 de junho
Subprefeitura do Butantã
3397-4600

Nesta terça-feira (29/6), às 20h, será realizada a leitura semi-encenada da peça Homosex.com. O projeto faz parte do 3º Ciclo de Leituras Públicas de Textos Teatrais, que promove gratuitamente obras de autores renomados e novos talentos da dramaturgia. A representação na Escola Municipal Ibrahim Nobre (Rua Coronel Salvador de Moya, 263, Jardim Esmeralda). Após a leitura, haverá um bate-papo entre autor, elenco e platéia.

CONCURSO BELEZA GAY DE SÃO PAULO NESTA TERÇA-FEIRA
Data: 29 de junho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

Nesta terça-feira (29/6), às 23h, acontece o 17º concurso para eleger a mais bela transformista de São Paulo. O evento, apoiado pela Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual e pela Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual do Governo do Estado, será realizado no Clube Piratininga (Alameda Barros, 376, Higienópolis). O objetivo do concurso é exaltar a arte presente no transformismo, como a perfeição com que candidatos se aproximam da beleza feminina. A vencedora estará classificada para o 34º Miss Brasil Gay, em Juiz de Fora. Os interessados no concurso poderão comprar convite no local do evento por R$20.

CURSO DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO EM SAPOPEMBA
Data: 29 de junho
Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba
3397-0803

A Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba, em parceria com a ONG Projeto Casa do Pão e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, realizará um curso de alimentação e nutrição no próximo dia 29 de junho, das 8h às 12h. A oficina, dirigida à comunidade local, acontecerá na rua José Lourenço Figueiredo, 79, Vila Tolstoi (altura do 5.100 da Av. Oratório, ao lado do supermercado Bem Barato).

PROGRAMA TRILHAS URBANAS VISITA OS PARQUES ALFREDO VOLPI E DA LUZ
Data: 30 de junho
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Nesta quinta-feira (30/6), a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promoverá a trilha das águas no Parque da Luz (Rua Ribeiro de Lima, 99, Luz). O Programa Trilhas Urbanas nos Parques procura incentivar a educação ambiental e estimular a observação e reflexão, viabilizando a informação biológica, social, cultural e histórica, a sensibilização e a conscientização socioambiental.

ESPAÇO DA CULTURA DE CONSUMO CONSCIENTE TERÁ PALESTRA NA QUARTA
Data: 30 de junho
Subprefeitura da Lapa
3396-7500

A Subprefeitura da Lapa, em parceria com a Rede Semeando, promove na próxima quarta-feira (30/6), das 9h às 10h, a palestra "Segurança Alimentar e Nutricional e construção coletiva do Espaço da Cultura de Consumo Responsável", dentro do Espaço da Cultura de Consumo Consciente, no Espaço Cultural Tendal da Lapa (Rua Guaicurus, 1.100, Lapa). A apresentação ficará a cargo da facilitadora Ana Flávia B. Badue, da ong Kairós. Não é necessário fazer inscrição antecipada.

REDE DE ENSINO SE PREPARA PARA 2º CONCURSO DE CAPAS DE CADERNO
Data: 30 de junho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Escolas da rede de ensino têm prazo até o próximo dia 30 de junho para enviar os desenhos feitos por seus alunos à Diretoria Regional de Educação, visando participar do segundo concurso para capas de caderno. Nesse prazo, os alunos das escolas estarão participando do concurso O melhor lugar do mundo é...¸realizado para a escolha dos desenhos que ilustrarão as capas dos cadernos distribuídos na rede oficial em 2011. Os trabalhos selecionados serão encaminhados às DREs, que deverão julgar os desenhos até 14 de julho, nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto. Serão selecionados 20 desenhos, sendo cinco por categoria.

ENCONTRO SOBRE DISCRIMINAÇÃO E PSIQUIATRIA DISCUTE PRECONCEITO
Data: 30 de junho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

No próximo dia 30 de junho, a partir das 19h, a Secretaria de Participação e Parceria, por intermédio da Coordenadoria de Assuntos da População Negra, promove um encontro sobre Discriminação e Psiquiatria, para discutir questões sobre o preconceito e a discriminação sob o ponto de vista da psiquiatria. O evento será realizado no auditório do CREMESP (Rua Domingos de Morais, 1.810, Vila Mariana). As inscrições serão feitas pelo telefone 3113-1446 ou pelo e-mail combateaoracismo@prefeitura.sp.gov.br. As vagas são limitadas.

JOVENS TERÃO 60 VAGAS EM CURSO GRÁTIS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Data: 30 de junho
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
3105-6295

Até o próximo dia 30 de junho, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Subprefeitura de Perus, estará com inscrições abertas para 60 vagas destinadas a jovens e adolescentes interessados em se preparar para o mercado de trabalho. Em parceria com o Senac,
haverá curso gratuito de 330 horas/aula sobre nove áreas fundamentais para bom desempenho profissional. O início das aulas está previsto para 3 de julho. Para se inscrever é necessário comparecer à Subprefeitura de Perus com RG, CPF, comprovante de residência e foto 3X4. Os interessados devem ter entre 15 e 21 anos; cursar a partir do 8ª ano do Ensino Fundamental, estar matriculados ou ser egresso de instituições públicas de ensino e/ou de programas de Educação de Jovens e Adultos e ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

CEU JAGUARÉ TEM PROGRAMAÇÃO PARA TODA FAMÍLIA
Data: 30 de junho
Subprefeitura da Lapa
3396-7502

O CEU Jaguaré (Av. Kenkiti Shimomoto, 80. Lapa) preparou uma programação especial para este mês de junho, com atrações de cinema, esporte, teatro, música e dança destinadas para todas as idades. Além das atividades recreativas o espaço também oferece cursos de informática, leitura e orientação para pesquisas. Confira a programação completa. Mais informação pelos telefones 3719-2250 e 3719-2343.

"PROJETO PENTE FINO" FARÁ RECUPERAÇÃO DA AVENIDA SEZEFREDO FAGUNDES
Data: 30 de junho
Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé
3397-1003/1002

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Subprefeitura de Jaçanã/Tremembé, realiza até o próximo dia 30 de junho um mutirão para recuperar a avenida Coronel Sezefredo Fagundes, na zona norte. O "Projeto Pente Fino" realiza serviços de tapa-buraco, corte e poda de mato e retirada de resíduos às margens da via, por meio de oito equipes, totalizando 48 homens para execução da limpeza e mais 20 trabalhadores no serviço de tapa-buraco. A previsão de investimento é de R$ 50 mil.

FÉRIAS DE JULHO TERÃO OFICINA DE TEATRO NO CLUBE ESCOLA SANTANA
Data: 30 de junho e 6 a 27 de julho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Entre os próximos dias 30 de junho e 2 de julho, das 14h às 18h, estarão abertas as inscrições para uma oficina de teatro para adolescentes que irá acontecer no Clube Escola Santana (Avenida Santos Dumont, 1.318, Santana). Os interessados podem retirar ficha de inscrição no local. A atividade será gratuita e voltada para adolescentes de 11 a 17 anos, mesmo sem experiência prévia em teatro. As aulas serão ministradas por atrizes e educadoras no período entre os dias 6 e 27 de julho, as terças-feiras, das 14h às 16h. Mais informações pelo telefone 2221-5214.

MICRO EMPREENDEDOR TERÁ ATENDIMENTO NAS REGIÕES DA MOOCA E PARI
Data: 30 de junho e 14 a 16 de julho
Subprefeitura da Mooca
2292-2122

Com o apoio da Subprefeitura da Mooca, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realiza até quarta-feira (30/6) e entre os dias 14 e 16 de julho atendimentos voltados aos comerciantes informais na região do Brás e Pari. A ação será voltada para aqueles que buscam regularização e resolveram aderir ao MEI (Micro Empreendedor Individual), já que o Sebrae irá fornecer as informações necessárias sobre o projeto. Os atendimentos serão realizados pelo Sebrae Móvel no Brás (Largo da Concórdia, s/nº, Brás) e na região do Pari (Praça Padre Bueno, s/nº, Pari). Entre os benefícios estão cobertura previdenciária; isenção de taxas para registro da empresa; acesso a serviços bancários; redução da carga tributária; controles simplificados, além de outras iniciativas.

OLIMPÍADAS ESTUDANTIS 2010 AGITAM A REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Data: 30 de junho a 30 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0359

A 4ª edição das Olimpíadas Estudantis reunirá até dezembro atletas de onze modalidades representando as escolas da cidade. Até 30 de junho, as equipes disputarão provas de atletismo, basquete, handebol, futsal, vôlei, ginástica e natação, entre outras. A partir de agosto começam as competições individuais, por alunos de 10 a 17 anos. A expectativa é que 70 mil jovens participem de cerca de 7 mil jogos, disputando 33.500 medalhas e 1.800 troféus.Os jogos acontecerão nos CEUs, SESCs, Clubes Escolas, ginásios, estádio do Pacaembu e na pista do Centro Olímpico, local da final de atletismo. A novidade desta edição é a realização da 1ª paraolimpíada da rede de ensino.

PROGRAMA VEM DANÇAR PREPARA FESTA JULINA EM VERDE E AMERELO
Data: 1º de julho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Em clima de Copa do Mundo, no próximo dia 1º de julho, das 13h às 17h, será realizada mais uma etapa do programa Vem Dançar, iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação que procura levar esporte e atividade física para as pessoas idosas da cidade. Com o tema 'festa julina verde e amarela', o baile acontecerá na quadra da Escola de Samba Rosas de Ouro (Rua Rosas de Ouro, s/nº, Brasilândia). Haverá premiação para os participantes com melhor caracterização e para os casais mais comunicativos do baile. Mais informações pelo telefone 3396-6473, com Dinéia ou Maria Luisa.

PROJETO JORNADA FOTOGRÁFICA REGISTRA TORCIDA VERDE E AMARELA
Data: 1º e 4 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até quinta-feira (1º/7), os interessados em participar da próxima edição do projeto Jornada Fotográfica devem fazer a inscrição. Em clima de Copa do Mundo, os integrantes do projeto percorrerão no domingo (4/7), as ruas do bairro de Água Rasa para registrar a decoração feita pelos torcedores em casas, muros e espaços inusitados. Os participantes se encontrarão na Praça Levi Carneiro, às 9h, de onde sairão para documentar fotograficamente o interesse de cada um pelo assunto, local ou personagem escolhido, num período de três horas. A sugestão é de que realizem cerca de 30 imagens cada. Os interessados deve enviar e-mail com telefone de contato para adouek@prefeitura.sp.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3396-6015.

CURSO SOBRE ATENDIMENTO A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Data: 1, 2, 12 e 16 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

A Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual - Laramara, realiza entre os dias 12 e 16 de julho a formação Especificidades do atendimento do aluno com deficiência visual. Os encontros acontecerão na sede da Laramara (Rua Conselheiro Brotero, 338, Barra Funda). Haverá turmas de educadores de Português e de Matemática. São 30 vagas para cada uma das disciplinas e os interessados devem ser professores do Ensino Fundamental II e Médio. As inscrições serão realizadas na Diretoria de Orientação Técnica (DOT) - Educação Especial - nos próximos dias 1 e 2 de julho, das 8h às 16h, na rua Dr. Diogo de Faria, 1.247, Vila Clementino. Mais informações pelo telefone 3396-0653.

DEFICIENTES AUDITIVOS TERÃO ATENDIMENTO ESPECIAL NAS ZONAS SUL E NORTE
Data: 2 de julho
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
3105-6295/3106-4531

Até o próximo dia 2 de julho, as praças de atendimento das Subprefeituras de Cidade Ademar e Perus receberão equipamentos para que deficientes auditivos tenham acesso aos serviços oferecidos pelas unidades. Resultado de parceria entre as secretarias de Coordenação das Subprefeituras e da Pessoa com Mobilidade Reduzida, os equipamentos públicos contarão com webcams que possibilitam a conversa do portador de deficiência auditiva com profissionais capacitados na linguagem de Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio de um computador. Eles estarão na Central de Libras, Intérpretes e Guia-Intérpretes, da Secretaria da Pessoa com Mobilidade Reduzida, e intermediarão o contato entre o cidadão e o funcionário da subprefeitura responsável pela demanda, no período das 8h às 17h.

M'BOI MIRIM, VILA MATILDE E SANTO AMARO RECEBERÃO CAT MÓVEL
Data: 2 de julho
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

Até sexta-feira (2/7), as unidades móveis do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, estarão em M'Boi Mirim, Vila Matilde e Santo Amaro. Os postos móveis ficarão estacionados na Subprefeitura de M'Boi Mirim (Av. Inácio Dias da Silva, s/nº, Estrada de M'Boi); entrada do Shopping Aricanduva (Av. Aricanduva, 5.555, Vila Matilde); e na Casa de Cultura Cora Coralina (Rua Sant'Anna, 201, Vila São Pedro). O CAT Móvel faz atendimento da população de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e os interessados em participar da seleção de emprego devem comparecer às unidades com Carteira de Trabalho, RG e CPF.

BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO TERÁ ENTRADA GRATUITA PARA ESCOLAS
Data: 2 de julho e 12 a 22 de agosto
São Paulo Turismo
2226-0400

São Paulo vai realizar a edição 2010 da Bienal do Livro no período entre os dias 12 a 22 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). Esse evento pretende receber muitos estudantes, entre crianças e adolescentes para aproveitarem a feira, por meio do programa gratuito de visitação escolar programada. Assim, até o próximo dia 2 de julho, as escolas que quiserem participar deverão fazer sua inscrição no site do evento www.bienaldolivrosp.com.br. Os grupos contarão com a ajuda de orientadores para fazer a visita. Para receber esse público específico a Bienal do Livro buscou atrações e atividades de diversas áreas como, cultura e educação. Um dos pontos fortes é a união entre entretenimento e leitura.

GRAFITE EM 3D NA PRAÇA DO PATRIARCA INCENTIVA TORCIDA BRASILEIRA NA COPA
Data: 2 de julho a 22 de agosto
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
3105-6295

Durante os próximos meses, até dia 22 de agosto, a Praça do Patriarca terá novidade. Trata-se de uma pintura em três dimensões feita pela equipe do artista plástico Eduardo Kobra. O grafite homenageia a Copa do Mundo e se torna mais um incentivo ao time brasileiro na disputa pelo mundial. A pintura conta com o trabalho de oito artistas e deve ficar pronta até o próximo sábado (2/7). Nesse tipo de pintura a noção da terceira dimensão só pode ser visualizada de um determinado ângulo. O trabalho artístico é elaborado com apoio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por meio da Subprefeitura da Sé.

SARAU NA CASA DE CULTURA DO BUTANTÃ EM HOMENAGEM A JOSÉ SARAMAGO
Data: 3 de julho
Subprefeitura do Butantã
3397-4600

No próximo dia 3 de julho, às 18h30, a Casa de Cultura do Butantã (Rua Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri-Peri), realizará gratuitamente um sarau em homenagem ao escritor português José Saramago, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura e que faleceu no último dia 18 de junho. Um encontro de artistas fará a leitura de texto de obras de Saramago, além de inspirar leituras semi-encenadas, declamação de poemas e apresentações musicais. Entre as obras de Saramago destacam-se "A jangada de pedra", "Memorial do Convento" e "Ensaio sobre a cegueira", romance adaptado para o cinema. Informações pelos telefones 3742-6218/3744-4369.

ARICANDUVA RECEBERÁ CIRCUITO POPULAR DE CORRIDA DE RUA 2010
Data: 4 de julho
Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão
3396-0800

A Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e a Associação de Cultura e Esporte Social - Rede Acesso, programou para a região a 12ª prova do Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2010. A prova será realizada no Parque Esportivo dos Trabalhadores (Praça Canuto de Abreu, s/nº, Tatuapé), no próximo dia 4 de julho. Serão abertas 300 vagas. O Circuito Popular é constituído de 23 provas, com 192 quilômetros de corrida e caminhada, que deve beneficiar 96 mil pessoas.

PEÇA SEM DIÁLOGO É ATRAÇÃO NO TEATRO JOÃO CAETANO
Data: 4 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

A peça teatral Contos proibidos de Antropofocus está em cartaz no Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino), onde permanece até o próximo dia 4 de julho. Utilizando a força cômica presente no som, o espetáculo apresentado pelo grupo paranaense Antropofocus é encenado sem nenhum diálogo, de sexta-feira a domingo, às 19h, e o ingresso custa R$ 10. A classificação etária é para maiores de 12 anos.

CASA DE CULTURA M' BOI TEM PROGRAMAÇÃO GRÁTIS PARA FÉRIAS DE JULHO
Data: 4 e 7 de julho
Subprefeitura de M' Boi Mirim
3396-8400 / 5897-2203

A Casa de Cultura M' Boi (Av. Inácio Dias da Silva, s/nº, Piraporinha) terá diversas atividades gratuitas reservadas para o período de férias de julho. No próximo dia 4, a atração será a Sociedade Samba dá Cultura, que se apresenta junto com inúmeros convidados especiais numa roda de samba, que se reúne no primeiro domingo do mês. Haverá também sorteio de brindes e discotecagem feita pela Equipe do Vinil. Voltada para o público infantil, a peça A Incrível Batalha pelo Tesouro de Laduê poderá ser vista no próximo dia 17. A história gira em torno dos palhaços Enga, Lalenga e Laduxa que fazem uma viagem à península de Laduê. Lá descobrem que terão de tomar parte de uma batalha que tem como objetivo, a conquista de um tesouro.

CLUBES ESCOLA DE ERMELINO MATARAZZO PARTICIPAM DO SUPER-FÉRIAS
Data: 4 a 18 de julho
Subprefeitura de Ermelino Matarazzo
2048-6585

Os Clubes Escola da região de Ermelino Matarazzo estão com programação gratuita e especial para as crianças e adolescentes, durante as férias escolares de meio de ano, no período de 4 a 18 de julho, das 9h às 16h. Os Clubes da Comunidade Délio de Carvalho (Rua Antônio Pedro Ceara, 18, Vila São Francisco), Vinte e Nove de Junho (Rua Saul de Camargo Neves, 49, Vila Constância) e Danúbio Jardim Matarazzo (Travessa Lírio da Paz ,s/nº, Jardim Matarazzo) vão promover uma variada programação esportiva, recreativa e cultural. As atividades serão realizadas de terça a domingo e cada unidade terá uma programação própria, como oficinas de skate e game-cultura, além de passeios monitorados a atrações turísticas e culturais.

PROGRAMA SUPER-FÉRIAS VAI AGITAR CLUBES ESCOLA EM JULHO
Data: 4 a 18 de julho
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

Entre os dias 4 e 18 de julho, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, será promovida mais uma edição do programa Super Férias no Clube Escola, uma iniciativa da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Serão oferecidos aos usuários opções de atividades de lazer, de recreação, oficinas e brincadeiras nos equipamentos esportivos da cidade, transformados em ambientes de convivência e de apropriação dos espaços públicos pela população. O programa propõe a integração das diversas formas de expressão do lazer, seja esportiva, recreativa ou cultural.

TEATRO CACILDA BECKER MOSTRA LENDA ROMANA EM VERSÃO TEATRO INFANTIL
Data: 7 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 7 de julho, o Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa) será palco para a encenação da peça infantil A incrível batalha pelo tesouro do Laduê, de Ivan Ribeiro. Com direção de Marcelo Gianini, a montagem uniu as companhias Estrela D'Alva e Lona de Retalhos. Trata-se de uma história contada por diversas mãos, vozes e idéias, sobre a trajetória de Horácio, o herói que venceu seus inimigos por meio da astúcia e fez Roma reinar sobre Alba. As apresentações ocorrem aos sábados e domingos, às 16h. Os ingressos custam R$ 10. Mais informações pelo telefone 3864-4513.

DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA É TEMA DE SEMINÁRIO
Data: 7 e 15 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

A Secretaria de Educação, em parceria com a Sociedade Pestalozzi de São Paulo, realiza em 15 de julho o seminário Desenvolvimento Global na Primeira Infância. O encontro é direcionado a professores que atuam nas escolas de Educação Infantil das Diretorias Regionais de Educação Itaquera, Penha, Jaçanã e Freguesia do Ó. São oferecidas 80 vagas, sendo 20 para cada DRE participante. O evento será realizado na Sociedade Pestalozzi de São Paulo (Rua Morvan Dias de Figueiredo, 2.801, Vila Guilherme). Os interessados devem comparecer ao local de inscrição no próximo dia 7 de julho, munidos de documentos pessoais, holerite e memorando da chefia imediata autorizando a participação.

EDITAL DE FOMENTO AO TEATRO TEM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 8 DE JULHO
Data: 8 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 8 de julho, estão abertas as inscrições para a 17ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro. O valor total de recursos para este edital é de aproximadamente R$ 2 milhões e o máximo a ser concedido a cada projeto é R$ 665.876,50. Serão selecionados, no máximo, 10 projetos de pessoas jurídicas. As inscrições devem ser feitas no Departamento de Expansão Cultural, na sede da Secretaria de Cultura (Avenida São João, 473, Centro), de segunda a sexta-feira, no período de 10h às 12h; e 14h e 17h.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ELEIÇÃO DO CADES JABAQUARA
Data: 8 e 31 de julho
Subprefeitura de Jabaquara
3397-3200

Até o próximo dia 8 de julho, estarão abertas as inscrições para concorrer a uma vaga no Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz - CADES - da Subprefeitura de Jabaquara para a gestão 2010/12. Os interessados deverão inscrever-se pessoalmente, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, na Praça de Atendimento da Subprefeitura de Jabaquara (Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314, Jabaquara). A eleição será dia 31 de julho no mesmo local. O CADES é órgão consultivo e deliberativo, da sociedade civil, na busca de ações e atividades visando, receber propostas e denúncias sobre questões relativas à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente.

FUTEBOL É TEMA DE GINCANA CULTURAL DE TELECENTROS
Data: 11 e 12 de julho
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

Até o próximo dia 11 de julho, a Secretaria de Participação e Parceria, por meio do programa Telecentro, da Coordenadoria de Inclusão Digital, em parceria com o Canal Kids, irá promover gratuitamente uma gincana cultural envolvendo as unidades dos Telecentros. O tema da competição é País do Futebol, visando oferecer informação e cultura. Serão disponibilizadas aos participantes perguntas diárias e perguntas-bônus lançadas aleatoriamente, que correspondem a pontos conquistados. Os vencedores serão aqueles que acumularem a maior quantidade de pontos. O resultado será publicado no site da gincana www.teleclubesaopaulo.com.br no próximo dia 12 de julho.

PROSSEGUE VOTAÇÃO POPULAR PARA "MELHOR PASTEL DE FEIRA DE SÃO PAULO"
Data: 11 de julho e 23 de agosto
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras
3105-6295/3106-4531

Até o próximo dia 11 de julho, a população de São Paulo terá tempo de participar da votação para escolher o "Melhor Pastel de Feira de São Paulo", durante a fase da votação popular. Nessa etapa, os critérios de avaliação dos moradores do pastel são recheio e massa, além do sabor. Em relação à barraca de feira, será avaliado atendimento, higiene das instalações e se manipuladores usam uniforme, luvas e como manipulam dinheiro. Mais de 230 feiras estão no concurso que distribuirá R$ 11 mil em prêmios aos três primeiros colocados. A final da disputa acontecerá na praça Charles Miller, em 23 de agosto. Mais informações pelo telefone 3313-2444, ramal 232.

CCSP ABRE ESPAÇO PARA CRIAÇÕES ESPECÍFICAS EM DANÇA
Data: 12 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 12 de julho estão abertas as inscrições para a segunda edição do projeto Novos Coreógrafos - Novas Criações: Site Specific. Trata-se de iniciativa que vai selecionar propostas de criação em dança especialmente concebidas para os espaços do Centro Cultural de São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso). Serão premiadas até 8 propostas inéditas. Outra novidade é que o processo de seleção envolverá as fases de avaliação de projetos e entrevista para os pré-selecionados. As inscrições estão abertas no site www.centrocultural.sp.gov.br/ccsp_editais.asp.

BIBLIOTECA TERÁ CURSO PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS
Data: 13 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 13 de julho, a Biblioteca Temática em Contos de Fadas Hans Christian Andersen (Av. Celso Garcia, 4.142, Tatuapé) estará apresentando os trabalhos do curso básico de formação para contadores de histórias. As atividades são desenvolvidas sempre aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 2295-3447.

EXPOSIÇÃO SOBRE PROJETO DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS CHEGA AO RIO
Data: 15 de julho e 28 de agosto
Secretaria da Habitação
3397-3400 / 3397-3401

O Rio de Janeiro recebe até o próximo dia 15 de julho a exposição "A Cidade Informal no Século 21", integrante da mostra de projetos de urbanizações de favelas da Secretaria de Habitação, que ocorre na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (Rua do Pinheiro, 10, Flamengo). O evento, que pode ser visto de segunda a sexta, das 10h às 20h, terá ainda outros temas envolvendo a Habitação Popular. Com curadoria da arquiteta Marisa Barda, a exposição apresenta estudos de pós-graduandos de universidades americanas Harvard e Columbia e da Escola da Cidade de São Paulo. "A Cidade Informal no Século 21" terá dimensão internacional com a apresentação na Bienal de Veneza, no próximo dia 28 de agosto.

FESTIVAL DE CURTAS-METRAGENS ABRE INSCRIÇÕES PARA TERCEIRA EDIÇÃO
Data: 15 de julho e 12 e 19 de setembro
Comissão de Direitos Humanos
3397-1400

A terceira edição do Festival de Curtas-Metragens Entretodos, promovida pela Comissão de Direitos Humanos, será realizada entre os dias 12 e 19 de setembro, quando haverá projeção dos filmes selecionados e premiação dos melhores trabalhos. Uma parte importante do concurso são as mostras itinerantes, que ampliam o alcance dos curtas e da discussão sobre os direitos humanos. Para participar, os trabalhos deverão ser remetidos até o próximo dia 15 de julho para a Secretaria Especial de Direitos Humanos (Pateo do Collegio, 5, Centro). Confira detalhes do festival.

LAPA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROJETO ZELADORES DE PRAÇAS
Data: 16 de julho
Subprefeitura da Lapa
3396-7502

Até o próximo dia 16 de julho, a Subprefeitura da Lapa estará com inscrições abertas para o projeto Zeladores de Praça. São 50 vagas para pessoas que vão atuar nas áreas verdes da região. Todos os zeladores receberão bolsa auxílio mensal total de R$ 535,50 e curso de capacitação em jardinagem promovido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Os interessados podem preencher a ficha de cadastramento na Praça de Atendimento da Subprefeitura da Lapa (Rua Guaicurus, 1.000, Lapa) ou no CAT LAPA (Rua Monteiro de Melo, 342, Lapa). Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 10 de agosto e o curso de capacitação começará em 30 de agosto.

AUDITÓRIO IBIRAPUERA PROMOVE BATUKA! BRASIL - INTERNATIONAL DRUM FEST
Data: 16, 17 e 18 de julho
Auditório Ibirapuera
3629-1075

O Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, Ibirapuera) irá promover a 12ª edição do projeto do Batuka! Brasil, que segue o modelo de um festival internacional de bateristas, mas que vai além disso, pois cumpre papel de difusor da cultura brasileira e de intercâmbio cultural, reunindo programação de shows, workshops e performances. Destaque para o Concurso Nacional de Bateristas, que faz parte do festival e nasceu para revelar novos talentos da música. O evento está previsto para os próximos dias 16, 17 e 18 de julho, na sexta-feira, às 20h, sábado e domingo, às 17h. Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada) e o espetáculo é livre para todos os públicos.

EXPOSIÇÃO 'MUNDO DAS CORES' PODE SER VISTA EM CIDADE ADEMAR
Data: 18 de julho
Subprefeitura de Cidade Ademar
5670-7000

Até o próximo dia 18 de julho, de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, o Espaço Cultural da Subprefeitura de Cidade Ademar (Av. Yervant Kissajikian, 416, Vila Constância) apresenta gratuitamente a exposição de quadros 'Mundo das Cores', que será a segunda do tipo a passar pelo local esse ano. Essa mostra apresenta 20 quadros pintados a óleo de paisagens, flores e outras ilustrações que destacam a natureza.

BIBLIOTECAS CREDENCIAM PROFISSIONAIS PARA ATIVIDADES NA REDE MUNICIPAL
Data: 20 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

A coordenadoria do Sistema de Bibliotecas recebe até o próximo dia 20 de julho as inscrições para seleção de interessados em apresentar propostas de oficinas, contação de histórias e RPG para a programação cultural desses equipamentos. O objetivo é estimular o desenvolvimento de ações de promoção de leitura, difusão e formação cultural. O cadastramento será feito nas modalidades de oficinas livres; oficinas do projeto "a hora e a vez do vestibular; projeto "fanzines nas zonas de sampa"; contação de histórias; e RPG, entre outras. Cada proponente poderá inscrever até três projetos diferentes. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail programasbibliotecas@prefeitura.sp.gov.br.

CURSO GRATUITO PREPARA JOVENS PARA MERCADO DE TRABALHO
Data: 20 de julho
Secretaria de Educação
3396-0345

Está prevista para o próximo dia 20 de julho a realização do curso gratuito de formação do Programa Educação para o Trabalho, que a Secretaria de Educação, em parceria com o SENAC São Paulo, no CEU Parelheiros (Rua José Pedro de Borba, 20, Jardim Novo Parelheiros). Os participantes selecionados devem ter entre 15 e 21 anos e cursar o Ensino Fundamental ou Médio. O curso está sendo preparado para ocorrer ao longo do próximo semestre e serão formadas turmas, nos períodos da manhã e da noite. O objetivo do Programa Educação para o Trabalho é preparar jovens para o mercado profissional. Mais informações pelo telefone 5926-0509.

CLARICE LISPECTOR INSPIRA PEÇA TEATRAL NA LAPA
Data: até 25 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

O Teatro Cacilda Becker (Rua Tito, 295, Lapa) apresenta a peça Um dia a menos, da Cia. de Artes e Ofícios, que prossegue em temporada até o dia 25 de julho, com ingresso ao preço de R$10. Trata-se espetáculo adaptado da obra de Clarice Lispector, entre contos, romances e a própria vida da escritora. O projeto presta uma homenagem à escritora, que, nascida na Ucrânia veio criança para o Brasil, onde construiu uma carreira na literatura contemporânea. Apresentações ocorrem às sextas-feiras e sábados, às 21h, e domingos, às 19h.

AULAS DE DANÇA SÊNIOR E LIANG GONG NA SUBPREFEITURA DA CASA VERDE
Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão
2813-3252

Toda semana, um grupo de pessoas participa das aulas de dança sênior e da ginástica liang gong, ministradas pelas professoras Roseli e Cecília, na Subprefeitura da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão (Av. Ordem e Progresso, 1.001, Casa Verde). A dança sênior reúne coreografias de danças folclóricas e é adaptada às necessidades da pessoa idosa, com movimentos de baixo impacto. O lian gong é uma técnica de exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a movimentação natural. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h, na seda da subprefeitura. Para mais informações, entrar em contato com Roseli pelo telefone 3965-8881.

BIBLIOTECA CASTRO ALVES ABRE INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE QUADRINHOS
Subprefeitura do Ipiranga
2808-3613

Estão abertas as inscrições para a Oficina de Quadrinhos, com o cartunista e ilustrador Edson Pelicer, na Biblioteca Castro Alves (Rua Abraão Mussa, s/nº, Jardim Patente). O curso gratuito terá duração de 4 meses e faz parte do projeto "Fanzines nas Zonas de Sampa", dirigido a jovens e adultos, a partir de 12 anos.A oficina vai ensinar técnicas para se fazer Histórias em Quadrinhos, utilizando linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, para a escrita e para a leitura. As aulas são realizadas às sextas-feiras, das 14h às 17h. Até junho, serão ensinadas técnicas de desenho e redação e, em agosto, haverá a produção de histórias em quadrinhos.Mais informações pelo telefone 2946-4562.

CAPELA DO MORUMBI RECEBE INSTALAÇÃO ARTÍSTICA
Data: 27 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 27 de julho será possível visitar, na Capela do Morumbi (Av. Morumbi, 5.387, Morumbi), a instalação Contra.céu, de Marcelo Moscheta. No projeto, ele construiu uma grande peça de 3,5 metros de altura por 5 metros de largura, montada em ferro, PVC, madeira e placas de aço inox polidas. A instalação representa um pedaço do céu que se projeta acima do espectador. O artista plástico explica que o nome da obra remete ao termo contrapiso (parte do solo antes de receber o acabamento final). Em razão desse conceito, o espaço da capela se torna fundamental para o desenvolvimento da proposta, pois é possível criar esse diálogo "celestial" entre o motivo e o ambiente. Moscheta conta que a paisagem funciona como ponto contrário, o qual dá abertura a uma análise de si mesmo.

PAVILHÃO DO ANHEMBI RECEBE FEIRA DO SETOR DE MÓVEIS 2010
Data: 27 a 30 de julho
São Paulo Turismo
2226-0400

A 4ª edição da Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira-Móveis (Formóbile) acontecerá entre os dias 27 e 30 de julho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana). A mostra permite o relacionamento de fornecedores, marcenarias, fábricas de móveis, arquitetos e designers, com produtos e serviços específicos. Com 80 mil m2, a Formóbile abrigará cerca de 750 empresas, nacionais e internacionais. O evento tem objetivo mostrar o que há de mais moderno na área e trazer tudo sobre a cadeia de móveis.

CEU BUTANTÃ TEM VAGAS PARA AULAS GRATUITAS DE ESPORTE
Data: 30 de julho
Subprefeitura do Butantã
3397-4600

Até o dia 30 de julho, aproveitando o período das férias escolares de meio de ano, o CEU Butantã (Rua Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1.870, Jardim Esmeralda) oferece aulas gratuitas de vôlei, futebol, caratê, judô, dança contemporânea e dança étnica. Alguns cursos estão lotados e é preciso entrar na lista de espera. Mas ainda há vagas disponíveis em muitas atividades, como o curso de vôlei, que acontece as terças e quintas-feiras, das 18 às 19h. O grupo é para meninos e meninas de 12 a 14 anos. Mais informações pelo telefone 3732-4550.

CLUBES DA COMUNIDADE RECEBEM MELHORIAS ANTES DAS FÉRIAS ESCOLARES
Data: 30 de julho
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

Preparando-se para o período de férias escolares de meio de ano, até 30 de julho, os Clubes da Comunidade da região da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia estão prontos para receber atividades gratuitas. No CDC Augustinho Vieira (Av. Michihisa Murata, 40, Jardim Maristela) foi construída nova arquibancada. O CDC Vila Penteado (Rua Reverendo Carlos Wesly, s/nº, Vila Penteado) recebeu novos alambrados. No CDC 31 de Março (Av. Ministro Petrônio Portela, 767, Vila Amélia) são construídos vestiário e depósito. As atividades serão realizadas de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e cada unidade terá uma programação especial própria.

PREFEITURA LANÇA "ARTE NA CIDADE" INCENTIVANDO ARTES VISUAIS AO AR LIVRE
Data: 30 de julho
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o próximo dia 30 de julho, a Secretaria de Cultura (Av. São João, 473, Centro) estará com inscrições abertas para interessados em participar do edital "Arte na cidade", focado em artes visuais ao ar livre. A proposta é transformar espaços livres da cidade em cenário de intervenções artísticas. O objetivo do edital "Arte na cidade" é estimular artistas e curadores a promover intervenções criativas no espaço urbano. Trata-se de estimular a percepção da cidade pelos seus habitantes, assim como ampliar a noção de espaço público. Serão aceitos projetos de artistas, coletivos, curadores, brasileiros ou estrangeiros residentes no país O investimento total é de R$ 1,2 milhão, com limite de R$ 200 mil por projeto. Confira os termos do edital.

TEATRO JOÃO CAETANO RECEBE MONTAGEM INFANTIL DA CONFRARIA DO BECO
Data: 1º de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

A Cia. Confraria do Beco apresenta a peça infantil Beterrabas, segredos e patacoadas, que faz curta temporada até dia 1º de agosto no Teatro João Caetano (Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino). O espetáculo conta a história de um jovem casal apaixonado que pede ajuda a um criado para pedir ao pai da moça permissão para se casar, utilizando técnicas da 'commedia dell'arte'. A trilha sonora é feita ao vivo pelos atores, que tocam algum tipo de instrumento durante a encenação. A direção musical é de Tânia Marillis. A peça é exibida aos sábados e domingos, às 16h, com ingresso a R$ 10.

BIBLIOTECA LENYRA FRACCAROLI TERÁ OFICINA DE QUADRINHOS
Data: 5 de agosto
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 5 de agosto, das 9h30 às 12h30, a Biblioteca Pública Lenyra Fraccaroli (Praça Haroldo Daltro, 451, Vila Nova Manchester) vai desenvolver, sempre as quintas-feiras, o projeto Fanzines nas zonas de Sampa. A oficina gratuita será ministrada pelo artista Ezê, dentro do projeto da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, que tem como objetivo levar ao público uma linguagem que desenvolva e estimule a criatividade para o desenho, escrita e para a leitura. A aula será oferecida para interessados com idade superior a 12 anos. As inscrições e maiores informações podem ser obtidas na biblioteca.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CIRCUITO ESPORTIVO CLUBE ESCOLA DE HANDEBOL
Data: 6 de agosto
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação estará com inscrições abertas até o próximo dia 6 de agosto para competições de handebol do Circuito Esportivo Clube Escola. O objetivo da disputa é utilizar a modalidade como instrumento de formação e de inclusão social, além de criar oportunidade para revelar novos valores para o esporte. Poderão participar atletas de ambos os sexos, divididos em categorias sub11 até sub16, sendo que cada equipe poderá inscrever até 20 jovens. Mais informações pelos telefones 3396-6463 e 3396-6489. Os interessados deverão se inscrever através dos e-mails cgpeesportes@prefeitura.sp.gov.br e karaujo@prefeitura.sp.gov.br.

TAÇA CIDADE DE SÃO PAULO DE FUTEBOL FEMININO TEM INSCRIÇÃO ABERTA
Data: 6 de agosto
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação
3396-6400

A Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação promoverá a 3ª edição da Taça Cidade de São Paulo de Futebol Feminino. A inscrição das meninas está aberta até o próximo dia 6 de agosto. Cada equipe poderá inscrever de 14 a 25 atletas para disputar o torneio. A competição é voltada para a categoria sub-17, de atletas nascidas de 1993 a 1997. O objetivo do torneio é divulgar, incentivar e revelar novos talentos no futebol feminino. Poderão participar unidades de Clubes Escola, associações, academias e grupos organizados, além de clubes que desenvolvam o futebol de campo feminino. As inscrições deverão ser realizadas através do e-mail cgpeesportes@prefeitura.sp.gov.br. Mais informações pelos telefones 3396-6489 ou 3396-6463.

CONCURSO DE FOTOGRAFIAS ÁRVORES DA CIDADE DE SÃO PAULO
Data: até 6 de agosto
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
3396-3000

Está em andamento o V Concurso de Fotografia "Árvores da Cidade de São Paulo", promovido gratuitamente pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, com idade a partir de 16 anos. Poderão ser fotografadas apenas árvores localizadas na cidade de São Paulo. Cada fotógrafo poderá participar com, no máximo, três fotos digitais. O destaque da competição é a categoria especial "biodiversidade", já que este ano foi declarado pela ONU o Ano Internacional da biodiversidade. Haverá premiação para as três melhores fotos. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo Correio até o dia 6 de agosto e não serão aceitas fotos entregues pessoalmente. Confira o regulamento do concurso.

ABERTA INSCRIÇÃO PARA CORRIDA DE RUA NA FREGUESIA/BRASILÂNDIA
Data: 8 de agosto
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5006

No próximo dia 8 de agosto, a região da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia receberá mais uma edição do Circuito de Corrida de Rua, organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. A corrida terá percurso de 5 quilômetros e terá a largada na avenida Inajar de Souza, próximo ao nº 6.700, às 8h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Supervisão de Esportes da Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia (Av. João Marcelino Branco, 95, Vila Nova Cachoeirinha). Os primeiros colocados nas categorias masculina e feminina receberão troféus e os atletas que cruzarem a linha de chegada serão premiados com medalhas. Entrega dos kits será das 6h30 às 7h30 no dia e no local da corrida.

CONPARES REALIZA OFICINA SOCIAL FRUTOS DA TERRA
Data: até 10 de agosto
Secretaria de Participação e Parceria
3113-8000

A Secretaria de Participação e Parceria, por meio da Coordenadoria de Convivência, Participação e Empreendedorismo Social (Conpares), segue realizando mais uma oficina social "Frutos da Terra, por uma cidade sustentável". As aulas, que têm duração até 10 de agosto, serão ministradas três vezes por semana na Unidade Parelheiros (Avenida Sadamu Inoue, 5.252, Jardim dos Álamos) e na Unidade Casa Verde (Avenida Brás Leme, 1.200, esquina com a Rua Tibães, Casa Verde), das 9h às 11h. O principal objetivo do curso é qualificar profissionalmente os alunos e difundir os conhecimentos de tecnologias do manejo e cultivo de hortaliças, plantas aromáticas e nativas.

SECRETARIA OFERECE FORMAÇÃO PARA PROFESSOR DE PORTUGUÊS
Data: 19 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0600

A Secretaria da Educação coloca à disposição da Rede de Ensino, até o próximo dia 19 de agosto, o curso Formação de Língua Portuguesa: Práticas de Leitura e Escrita nas esferas Jornalística e Literária. Podem participar um professor de português do Ensino Fundamental II de cada Emef e Emefm. O curso tem carga horária de 12 horas e dá direito a um certificado de acordo com a freqüência de cada professor. O objetivo é aproximar o educador das dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas. As inscrições serão feitas nas Diretorias Regionais de Educação até um dia antes do curso. Confira o cronograma de encontros por DRE.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CONCURSO PROFESSOR ARTISTA
Data: 20 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0345

Até o dia 20 de agosto, profissionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo poderão se inscrever para participar da 2ª edição do concurso Professor Artista, nas categorias pintura, desenho, gravura, escultura e fotografia. A iniciativa integra o evento Valeu, Professor 2010, realizado pela Secretaria de Educação para os dias 22, 23 e 24 de outubro. Para participar, o interessado deve entregar a obra e ficha de inscrição no Memorial do Ensino Municipal (Rua Estado de Israel, 509, Vila Clementino), das 9h às 18h. Todas as produções devem conter o nome da obra, do autor, da unidade de lotação e exercício e da Diretoria Regional de Educação. Mais informações pelo site www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br.

PROFESSORES DE MATEMÁTICA TERÃO CURSO ESPECIAL
Data: 23 de agosto
Secretaria de Educação
3396-0352/ 0353

A Secretaria de Educação (Rua Borges Lagoa, 1.230, Vila Clementino) promove até o próximo dia 23 de agosto o curso Discutindo a Resolução de Problemas em Diferentes Campos Numéricos. A formação é direcionada a professores de Matemática do Fundamental II, com prioridade para regentes de classe. Entre os conteúdos estão as teorias relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática, procedimentos envolvidos nas avaliações, intervenções pedagógicas necessárias para o avanço dos alunos e análise das seqüências didáticas. Serão 12 horas de formação e cada grupo terá até 45 participantes. Confira o cronograma de encontros por Diretoria Regional de Educação.

TABELA DOS JOGOS DA CIDADE NA INTERNET
Data: 29 de agosto
Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação,
3396-6400

As disputas do futebol de campo e do futsal dos Jogos da Cidade vão até 29 de agosto. Trata-se da competição que é considerada o maior torneio esportivo amador de São Paulo, e vai reunir neste ano 4.168 equipes distribuídas em nove modalidades. Os jogos envolvem as 31 subprefeituras da cidade que disputam entre si a fase regional da competição. As demais modalidades terão início em junho. O campeão de cada subprefeitura representará seu bairro na disputa municipal, que terá início em 11 de setembro e vai até 12 de dezembro. Os participantes podem acessar a tabela completa das partidas por meio do site www.jogosdacidade.prefeitura.sp.gov.br.

PACET ESTENDE ATENDIMENTO PARA MAIS UNIDADES DO CAT
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

O Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet) será implantado em todas as unidades do Centro de Apoio ao Trabalho até o final do ano. Até agora o trabalhador pode realizar consulta no SCPC e o agendamento das conciliações na Luz e Lapa. O serviço é gratuito e auxilia os trabalhadores com restrições cadastrais a limpar o nome, facilitando acesso a crédito e emprego. No dia 7 de abril, a unidade de Santana começou a fazer o agendamento das conciliações. O Pacet é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Governo do Estado de São Paulo, Escola Paulista da Magistratura e Associação Comercial de São Paulo.

PAVILHÃO DO IBIRAPUERA RECEBE A EXPOSIÇÃO PURAS MISTURAS
Data: até 12 de setembro
Secretaria de Cultura
3397-0000

Até o dia 12 de setembro, o Pavilhão das Culturas Brasileiras (Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº, Vila Nova Conceição) recebe a exposição "Puras Misturas". A exposição celebrará a riqueza e diversidade da cultura do Brasil, apresentando um diálogo entre variadas formas de criação artística produzidas em diferentes tempos e lugares. Ocupando uma área de cerca de 2.500 m² contínuos, sem divisórias, a exposição se desdobrará em quatro módulos. A entrada franca.

PROFESSORES RECEBEM CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Data: 21 de setembro
Secretaria de Educação
3396-0600

A Secretaria de Educação promove até o próximo dia 21 de setembro o curso Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem - Ciências Naturais, voltado aos professores de Ciências do Ensino Fundamental II. Os encontros serão aos sábados, das 9h às 13h , com uma carga horária final de 12h.A metodologia do curso pretende incentivar a reflexão diária dos professores com as práticas que são ensinadas aos alunos. Durante o curso, os professores vão analisar as práticas desenvolvidas em sala de aula com o objetivo de mostrar que a ciência é um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana. Confira o cronograma de encontros.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA APRESENTAÇÕES DO MAMULENGO
Secretaria de Educação
3396-0600

As escolas da Rede Municipal de Ensino já podem se inscrever para as apresentações da peça "A Bela e a Fera", que serão realizadas pelo grupo de Teatro de Bonecos "Mamulengo" no teatro do CEU Jaçanã (Rua Antonio Cezar Neto, 105, Jardim Guapira). As unidades interessadas deverão fazer a inscrição na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé, pelo telefone 3396-5677, das 9h às 17h. Serão duas apresentações por dia, às 10h e 13h, totalizando 2.500 vagas. Cada grupo deve ser formado por 40 alunos e acompanhado de, no mínimo, um educador e um representante da escola/comunidade. O transporte até o CEU Jaçanã ficará a cargo das escolas interessadas.

SUBPREFEITURA DE VILA PRUDENTE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS
Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba
3397-0800

A Subprefeitura de Vila Prudente/Sapopemba (Av. do Oratório, 172), através de sua Supervisão de Cultura, informa que estão abertas as inscrições para as turmas de maio dos seguintes cursos: Artesanato em Cartonagem, História da Arte, Origami e Violão. Em 2009, os cursos e eventos de Cultura atenderam mais de 6.000 pessoas. Este ano, 14 cursos estão sendo oferecidos em diversos dias da semana, todos dentro da Subprefeitura, no auditório e no salão anexo, como Teatro, Dança, canto, Espanhol, e Yoga. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3397-0896.

PARQUE DO TROTE TEM OFICINA GRATUITA DE ARTESANATO
Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme
2967-8100

Para os amantes de artesanato, estão abertas as inscrições para a Oficina de Cestaria, promovida pelo Centro de Convivência e Cooperativa do Parque do Trote. As aulas são gratuitas e acontecerão todas as terças-feiras, às 9h, no Parque do Trote (Avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/nº, Vila Guilherme). Antes de participar é preciso inscrever-se através do e-mail ceccovmariavguilherme.trote@gmail.com. O processo recicla jornais e revistas que, após passarem pelas técnicas adequadas, se transformam em bolsas, sacolas, cestas para pães e frutas, revisteiros, caixas, chapéus, badejas, guirlandas e uma infinidade de objetos que são desenvolvidos a partir da criatividade do artesão.

CCM GRAJAÚ DÁ ORIENTAÇÃO JURÍDICA PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
Subprefeitura da Capela do Socorro
3397-2700

Todas as quintas e sextas-feiras no Centro de Cidadania da Mulher (CCM) do Grajaú (Avenida Professor Oscar Barreto Filho, 350, Parque América), no período da manhã, um advogado da Defensoria Pública dá consultas e orientações gratuitas a mulheres que sofreram violência doméstica. O objetivo é fazer com que estas mulheres levem à diante as ocorrências registradas destes casos, abrindo processos que garantam a preservação de seus direitos. No CCM ela é orientada sobre a legislação vigente, com destaque para a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres vitimadas por seus parceiros e também tomam conhecimento de outras historias semelhantes à dela e que redundaram em tragédias, porque a vítima não levou adiante as denuncias contra estes parceiros.

CEE OSWALDO BRANDÃO OFERECE CURSO DE PRODUÇÃO MUSICAL
Subprefeitura de Freguesia/Brasilândia
3981-5000

Será realizado nos meses maio e junho, no CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança (Rua Michihisa Murata, 120, na Vila Brasilândia) um curso de Produção Musical voltado a jovens, de 16 a 24 anos, da comunidade da Brasilândia interessados em aprender como gravar, mixar e editar suas músicas. Um dos atrativos do curso são os convidados, Slim Rimografia, Edi Rock, Dj Nato Pk e Devasto Prod, todos produtores musicais atuantes no universo da música. Para participar do curso, basta fazer a inscrição no CEE Oswaldo Brandão/Espaço Criança Esperança. As vagas são limitadas e o curso é gratuito, assim como todas as atividades desenvolvidas no clube.

CEUS OFERECEM PRÁTICA DE IOGA À COMUNIDADE
Secretaria de Educação
3396-0600

Os Centros Educacionais Unificados Azul da Cor do Mar, Casa Blanca, Parque Anhanguera, Perus, Rosa da China e Vila Atlântica oferecem, gratuitamente, aulas de ioga, que melhoram a saúde física e emocional e rejuvenesce. Cada aula tem em média 45 minutos de duração. Confira os locais e horários das aulas.

CDM CECÍLIA MEIRELLES PASSARÁ POR REFORMAS
Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme
2967-8100

Nos próximos 90 dias, o Clube Desportivo Municipal (CDM) Cecília Meirelles (Rua Soldado Anésio Antão Ferreira, 31, Jardim Japão) passará por reformas que devem garantir a segurança e a diversão dos usuários do espaço. O entorno do campo receberá um alambrado totalmente novo. Além disso, será colocada a grama sintética, que também contará com um sistema de drenagem que impedirá alagamentos. Para aqueles que vão além do futebol, será instalada uma pista de atletismo. Estima-se que todas as intervenções fiquem prontas no mês de julho.

OPERAÇÃO BAIXAS TEMPERATURAS ATENDE PESSOA EM SITUAÇÃO DE RUA NO FRIO
Data: 31 de outubro
Secretaria de Assistência Social
3291-9758

Até o próximo dia 31 de outubro, a Secretaria de Assistência Social (Rua Líbero Badaró, 561, Centro) dará continuidade aos trabalhos da Operação Baixas Temperaturas, que visa proteger e abrigar os moradores em situação de rua durante o período de inverno na cidade. A iniciativa coloca à disposição dessa população carente os 41 Centros de Acolhida e os 15 Centros de Referência da Criança e do Adolescente. A população também pode ajudar moradores em situação de rua pela Central de Atendimento Telefônico Ininterrupto ao Munícipe (3228-5668/3228-5554); Cape (3397-8864/3228-2092); Defesa Civil (199); SAMU (192); GCM (153); e Serviço de Atendimento ao Cidadão (156).

"OLHAR JOVEM" CAPACITA JOVENS NO SETOR AUDIOVISUAL
Data: até 6 de dezembro
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho
3224-6000

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a organização social Aldeia do Futuro, deu início ao curso "Olhar Jovem", que objetiva a formação de jovens empreendedores em Produção de Vídeo e Fotografia, utilizando a linguagem audiovisual e a comunicação como meio de transformação social. O curso ocorre de segunda a sexta no prédio da Aldeia do Futuro (Rua Jorge Rubens Neiva de Camargo, 228, Americanópolis), durante um período de 6 meses, se encerrando no dia 6 de dezembro. Contará com 40 alunos do bairro de Americanópolis e o processo de formação é dividido em operação de câmera, produção audiovisual, iluminação, edição, roteiro, computação gráfica, entre outros.

CURSOS GRATUITOS DE GASTRONOMIA NOS MERCADOS DA CANTAREIRA E DA LAPA
Data: 4 de dezembro
Secretaria das Subprefeituras
3105-6295

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com o Senac São Paulo, vai promover cursos gratuitos nas áreas de gastronomia, lazer e eventos. Durante os próximos seis meses, até o próximo dia 4 de dezembro, serão oferecidas 700 vagas para pessoas inscritas previamente, em oficinas que ocorrerão no espaço gourmet do Mercado da Cantareira (Rua da Cantareira, 306, Parque Dom Pedro II) e na cozinha pedagógica do Mercado da Lapa (Rua Herbart, 47, Lapa). O objetivo é promover a interação da população com esses locais que integram os roteiros gastronômicos da cidade. Os interessados devem fazer inscrição pessoalmente antes de cada oficina. Entre os cursos previstos estão Culinária Japonesa e Cozinha Italiana, além de Sopas e Cremes, Harmonização de Queijos e Vinhos, entre outros. Confira a programação.







Trânsito

CET INTERDITA TÚNEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA PARA MANUTENÇÃO
Data: 29 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o Túnel Tribunal de Justiça, em ambos os sentidos, até 4h desta terça-feira (29/6), para a realização de serviços de limpeza e varrição. O túnel localiza-se entre as avenidas Antônio Joaquim de Moura Andrade e Presidente Juscelino Kubitschek. Os motoristas que trafegam no sentido Ibirapuera deverão seguir pela Avenida Presidente Juscelino Kubitscheck, ruas Doutor Renato Paes de Barros, Doutor Eduardo de Souza Aranha, avenidas Santo Amaro e Antônio Joaquim de Moura Andrade.

CET INTERDITA PARCIALMENTE TÚNEL ANHANGABAÚ
Data: 29 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar parcialmente o Túnel Anhangabaú, no sentido Santana, até 4h desta terça-feira (29/6), para serviços manutenção no sistema de ventilação do túnel. O túnel Anhangabaú faz a ligação entre as avenidas Nove de Julho e Vinte e Três de Maio à Avenida Prestes Maia.

CET INTERDITA TÚNEL JÂNIO QUADROS
Data: 29 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o Túnel Jânio Quadros, até 5h desta terça-feira (29/6), para a realização de serviços de limpeza. O Túnel Jânio Quadros fica entre as avenidas Presidente Juscelino Kubitschek, Engenheiro Oscar Americano e Professor Lineu de Paula Machado.

CET MONITORA TRÂNSITO NO TRANSAMÉRICA EXPO CENTER PARA EXPOSIÇÃO
Data:29 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, em Santo Amaro, até a próxima terça-feira (29/6) para a realização da "Expoprint Latin América 2010", que acontecerá no Transamérica Expo Center. Estima-se a presença de 2.500 pessoas por dia ao evento. A operação de trânsito será implantada de quarta, quinta, sexta, segunda e terça-feira, das 13h às 21h; e nos dias 26 e 27 de junho, das 10h às 17h, visando proporcionar melhor atendimento ao público, moradores e veículos de passagem.

SPTRANS INDICA LINHAS DE ÔNIBUS QUE ATENDEM TRANSAMÉRICA EXPO CENTER
Data: 29 de junho
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em virtude da realização da ExpoPrint 2010, que será realizada no Transamérica Expo Center, localizado na Av. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, na região de Santo Amaro, até a próxima terça-feira (29/6), das 13h às 20h, a SPTrans relaciona as 18 linhas de ônibus que circulam nas imediações do local. Confira as linhas de ônibus mencionadas. Para informações sobre linhas e trajetos de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

CET INTERDITA TÚNEL NOVE DE JULHO
Data: 29 e 30 de junho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o Túnel Nove de Julho, sentido bairro, das 23h30 desta terça-feira (29/6) às 5h de quarta-feira (30/6), para a realização de serviços de limpeza e instalação de ventiladores. A Rua Carlos Comenale terá seu sentido invertido no trecho entre a Rua Peixoto Gomide até a Praça Rodrigo Lefreve. Os motoristas que trafegam no sentido bairro deverão seguir, como desvio, pelas rua Engenheiro Monlevade, Carlos Comenale (trecho invertido), Rua Peixoto Gomide, Alameda Itú e Avenida Nove de Julho.

CET INTERDITA TÚNEL ÁGUIA DE HAIA
Data: 30 de junho a 1º de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o Túnel Águia de Haia (Passagem Artur Alvin), em ambos os sentidos, das 23h30 desta quarta-feira (30/6) às 5h de quinta-feira (1/7), para a realização de serviços de limpeza. O Túnel Águia de Haia localiza-se entre a Rua Doutor Luís Ayres e a Avenida Águia de Haia, na Zona Leste.

CET INTERDITA TÚNEL MAX FEFFER
Data: 30 de junho a 1º de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o Túnel Max Feffer, no sentido Centro/Bairro, das 23h30 desta quarta-feira (30/6) às 5h de quinta-feira (1/7), para a realização de serviços de varrição e limpeza. Como alternativa de fluxo, os motoristas deverão utilizar a Avenida Cidade Jardim.

CET INTERDITA CRUZAMENTO EM ITAQUERA PARA OBRAS
Data: 2 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o cruzamento da Rua Sabbado D'Angelo com Rua Rio Canabrava, em Itaquera, até sexta-feira (2/7), para a realização de obra de expansão da rede adutora Itaquera/Arthur Alvim.

CET LANÇA 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO
Data: 5 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

Até o próximo dia 5 de julho, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estará com inscrições abertas para o 2º Prêmio CET de Educação de Trânsito. Poderão participar estudantes, professores, terceira idade, condutores de veículos de 2 ou 4 rodas, cidadãos maiores de 18 anos, profissionais com atuação na área de trânsito/transporte que residam ou exerçam atividades profissionais em São Paulo e empresas/entidades. Os interessados deverão desenvolver trabalhos específicos aos temas da respectiva categoria, mediante inscrição no site da CET http://www.cetsp.com.br/ enviando o trabalho pelo correio para Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Av. Marquês de São Vicente, 2.154, Barra Funda). Confira o regulamento.

CET INTERDITA CANTEIRO CENTRAL DA AV. ROQUE PETRONI JÚNIOR PARA OBRAS
Data: 9 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar o canteiro central da Avenida Roque Petroni Júnior, altura do número 1.089, em frente à saída do Shopping Morumbi, até o próximo dia 9 de julho, para dar continuidade às obras do Corredor Diadema - Morumbi. A previsão é de que a interdição dure 12 dias. Os veículos que saem do Shopping Morumbi com destino à Marginal Pinheiros deverão entrar à direita na Avenida Roque Petroni Júnior e efetuar o retorno existente a 250 metros, pela faixa da esquerda, altura da Rua Jaceru.

CET MONITORA TRÂNSITO NO ENTORNO DO JÓQUEI CLUBE PARA PARQUE DA COPA
Data: 11 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito no entorno do Jóquei Clube de São Paulo, até o término da Copa do Mundo em 11 de julho, das 9h às 22h nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa, para a realização do Parque da Copa 2010. O evento acontecerá na área interna do Jóquei, no acesso junto à Rua Doutor José Augusto de Queiroz, 55, e tem a presença estimada de 9 mil pessoas. As intervenções da CET ocorrerão por ocasião dos jogos Brasil na Copa.

CET MONITORA TRÂNSITO NO ENTORNO DO JÓQUEI CLUBE PARA CASA COR 2010
Data: até 13 de julho
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito no entorno do Jóquei Clube, até o próximo dia 13 de julho, das 12h às 22h, para a realização da Casa Cor 2010. O evento acontecerá na área interna do Jóquei, no acesso junto ao número 1.075 da Avenida Lineu de Paula Machado. Estima-se a presença de 3.000 pessoas no evento. Para evitar transtornos e melhorar a utilização das vias envolvidas pelos demais usuários, durante a realização do evento, a CET vai manter uma equipe operacional nos dias de maior contração e monitorar a região ao longo de todo o período de realização.

CET INTERDITA RUA NO IPIRANGA PARA OBRAS DO METRÔ
Data: 15 de agosto
Departamento de Imprensa da CET
3396-8072/74

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai interditar a Rua Álvaro do Vale, entre as ruas Do Grito e Aída, até o dia 15 de agosto, para obras do metrô - linha 2, com duração prevista por um período de dois meses. A interdição é necessária para possibilitar a retirada do pontilhão provisório da Rua Álvaro do Vale. Em razão da interdição, os veículos que trafegam pela Rua Álvaro do Vale, serão deslocados para uma pista auxiliar à direita e retornarão ao seu trajeto normal após a Rua Aída.

OBRAS NA ZONA LESTE ALTERAM ITINERÁRIO DE ÔNIBUS
Data: 15 de agosto
São Paulo Transporte
3396-7802/03

Em consequência da continuidade das obras da ligação Jacú-Pêssego, no acesso entre a Av. Nova Conquista com a rua Pêra-Mirim, na zona leste, com duração prevista de 45 dias, a SPTrans informa que a linha de ônibus 4033/10 Jardim Guairacá-Nova Conquista terá seu itinerário alterado por motivos de bloqueios das vias.

Casa de Cultura do Butantã apresenta leitura do texto teatral Homosex.com

A Casa de Cultura do Butantã apresenta no dia 22 de junho, às 20h, a leitura semi-encenada da peça Homosex.com. O projeto faz parte do 3º Ciclo de Leituras Públicas de Textos Teatrais, que promove gratuitamente obras de autores renomados e novos talentos da dramaturgia. Nesta edição, a programação do ciclo contempla também uma escola da região, no dia 29.
Escrito por João Antunes Rodrigues, o drama Homosex.com acompanha a história do pintor abstracionista americano Brian Maguire. Certa noite, ele recebe a visita de um carteiro que acaba de ser dispensado do trabalho e vai fazer sua última entrega de correspondência: justamente para Brian. Como não tem caneta para assinar a papelada, o pintor sai de casa para comprar uma e deixa o carteiro à espera. Enquanto aguarda o dono da casa, o carteiro descortina sentimentos e situações inesperadas.
A peça será apresentada também no dia 29, às 20h, na Escola Municipal Ibrahim Nobre. Após a leitura, haverá um bate-papo entre autor, elenco e platéia.
O terceiro Ciclo de Leituras Públicas de Textos Teatrais tem o apoio do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria Estadual de Cultura.
Outras produções estão na programação, que vai até outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo site .

Serviço:
Homosex.com.
Dia 29/6, às 20h - Escola Municipal Ibrahim Nobre. Rua Coronel Salvador de Moya, 263. Jardim Esmeralda. Telefone: 3731-6153.