Assista nossos Programas

domingo, 13 de junho de 2010

LINHA AMARELA DO METRÔ VAI BENEFICIAR 700 MIL PASSAGEIROS

O prefeito Gilberto Kassab participou nesta terça-feira (25/5) da inauguração da Linha 4 do Metrô - Amarela, realizada pelo governador Alberto Goldman. A cerimônia marcou o início das operações do trecho, que possui 3,6 quilômetros de extensão e interliga as estações Faria Lima e Paulista.

"A cidade de São Paulo tem no Metrô seu principal pilar de desenvolvimento. Para se desenvolver, a mobilidade humana é fundamental. E quando falamos de mobilidade humana na cidade, falamos do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano)", lembrou o prefeito.

Goldman também citou a importância de uma maior facilidade de locomoção para a população paulistana. "Isso é investimento social. Dá condição para o cidadão que mora em regiões periféricas possa procurar emprego numa área central da Capital", afirmou o governador.

O trajeto entre as estações Paulista e Faria Lima é realizado em cerca de três minutos e meio. A velocidade máxima comercial do trem é de 80 km/h. A princípio, a demanda prevista para a primeira etapa é de 700 mil passageiros por dia. Com a finalização do projeto, previsto para 2013, a capacidade de passageiros aumentará para 970 mil por dia.

No futuro, 11 estações

A Linha 4 - Amarela é subterrânea e irá da região central da Capital à Vila Sônia, na Zona Oeste. Quando estiver totalmente pronta, a linha terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações, algumas com pontos de integração com a Linha 2 -Verde, Linha 3 - Vermelha e com a Linha 1 - Azul.

A nova linha também terá integração a terminais de ônibus da SPTrans nas estações Vila Sônia, Morumbi, Butantã, Pinheiros e Faria Lima. Nos primeiros meses, ela funcionará das 9h às 15h, com transferência gratuita da Linha 2 - Verde para a Linha 4 - Amarela.

A construção das estações Paulista e Faria Lima ficou a cargo da Via Quatro, que venceu a licitação para operar a Linha 4 por 30 anos por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), a primeira estabelecida no Brasil.
Até o segundo semestre entrarão em operação as estações Butantã e Pinheiros. A partir daí, a Linha 4 seguirá o horário de funcionamento do Metrô, das 4h40 às 0h, de segunda a sexta-feira. Com a conclusão da primeira fase, a linha funcionará também aos finais de semana.

FOTOS: Fonseca/Secom.

RUNNER REALIZA COPA DO MUNDO DE PEBOLIM

Inspirada nos jogos mundiais de futebol, a academia realiza inusitado torneio de pebolim com 32 duplas competindo sob a mesma tabela da Fifa

Em clima de Copa do Mundo, a Runner preparou uma animada competição de Pebolim, inspirada no torneio mundial que acontece na África do Sul. Divertido e muito popular, assim como o futebol, o Pebolim tem sua legião de aficionados pelo mundo afora. Só no Brasil são inúmeras nomenclaturas: Futebol de Mesa, Totó, Pacau e até Fla-flu.

Na academia, os jogos acontecem no dia 19 de junho, tem como sede a unidade Runner Club e seguem a classificação oficial da FIFA. A tabela de jogos é a mesma do evento mundial e apresenta 32 seleções participantes, cada uma com dois jogadores. Assim como no torneio mundial, a partida inicial da Copa do Mundo de Pebolim será um duelo entre as seleções da África do Sul e do México.

“Futebol e Pebolim são duas paixões nacionais e não há quem não adore essas duas modalidades. Decidimos homenagear a copa do mundo de maneira inusitada e divertida. E é claro, com um formato muito criativo”, declara Glaucio Campos, professor da Runner e responsável pelo torneio.

Vale lembrar que as partidas são simultâneas, assim como na Copa do Mundo. As regras do torneio da Runner são as mesmas usadas nas competições oficiais de Pebolim, inclusive, as cinco mesas utilizadas nos jogos também seguem os padrões da ITSF - International Table Soccer Federation, entidade que dita as regras oficiais da modalidade internacionalmente.

As inscrições podem ser feitas até dia 15 de junho ou até esgotarem as 32 seleções e custarão 50 reais por dupla. E para participar do torneiro não é preciso ser aluno da Runner, basta gostar muito da modalidade. Cada jogador ganhará uma camiseta com emblema e a cor da seleção escolhida. E, assim como no futebol, a Copa do Mundo de Pebolim terá três ganhadores, cada um deles, receberá um troféu por sua vitória.

Serviço:
Copa do Mundo de Pebolim
Dia 19 de junho, sábado, às 9h
Runner Club – R. Dr. Candido Mota Filho, 731 - Butantã
Inscrições: R$ 50, por dupla (32 duplas)
www.runner.com.br

CEU Anhangüera promove Semana do Meio Ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o CEU Parque Anhangüera, na Zona Oeste, preparou uma semana repleta de atividades que inclui apresentações teatrais, oficinas de reciclagem, corais e exposições de fotos e trabalhos dos alunos.
Entre as atividades, que seguirão até sexta-feira, dia 11, destacam-se a apresentação teatral O que é que tem na sopa do nenê?, encenada pelos alunos do CEI Vereador Homero Domingues da Silva. A peça mostra à criançada como os alimentos naturais são importantes para uma alimentação saudável. Já os estudantes da EMEF do CEU relatam em vídeos feitos pelo celular os trabalhos realizados em sala de aula sobre o meio ambiente e os cuidados com a natureza.
A novidade deste ano é a participação das escolas estaduais localizadas próximas do CEU. Os alunos vão expor seus trabalhos feitos em sala de aula. Além disso, cada escola plantará uma árvore representando a união do CEU com todas as escolas da região e a preocupação com o meio ambiente.

Confira a programação completa:

9 de junho
14h às 18h - Mediação de leitura - Temática Meio Ambiente
10 de junho
14h - Apresentação musical - CEU EMEF Parque Anhangüera
11 de junho
9h às 11h - Apresentação da peça teatral A sementinha - CEU CEI Parque Anhangüera

Meu corpo mudou. E agora?

Ser vaidoso é inerente ao ser humano. Embora a cultura ocidental condene o culto da própria imagem e classifique a vaidade como um dos sete pecados capitais, estar, mais do que ser, atraente é uma condição da qual as pessoas não abrem mão.
Perder a beleza, ou o que a sociedade julga belo, provoca uma revolução na cabeça das pessoas. "Quando alguém perde a auto-estima fica difícil mostrar que a beleza pode estar em outros detalhes que não os físicos", explica o cirurgião plástico Wagner Montenegro, que em mais de vinte anos de profissão já usou o bisturi para resgatar o amor próprio de muita gente.

As mulheres talvez por obedecerem a padrões estéticos mais rígidos, são as mais cobradas em sua vaidade. Estar acima do peso, ter celulites, estrias, flacidez é visto, muitas vezes, como um sinal de desleixo e não como sinais de mudanças do organismo, as quais todos estão sujeitos.

O Dr. Wagner aponta que as mulheres que passaram por uma ou mais gestações são as que mais se queixam das alterações sofridas pelo físico e, neste processo de auto-rejeição, acabam por destruir o casamento. "Uma mulher jovem que tem o corpo alterado pela gravidez dificilmente vai conviver pacificamente com as mudanças. Embora o sentimento maternal seja grande e importante, ela também se vê como mulher e é aí que começa a crise", esclarece o cirurgião.

Os problemas mais comuns pós-gestação são a flacidez da mama, as estrias e a chamada barriga de avental, quando a pele do abdômen se esparrama sobre o púbis. Segundo o dr. Wagner, muitas mulheres chegam ao consultório dele queixando-se que com o corpo naquele estado não conseguem manter relações sexuais com o marido, fogem ao toque e, principalmente, evitam se despir. "Uma de minhas pacientes chegou a confessar que ficou mais de dez anos sem ver o seu corpo nu num espelho", narra.

Desde que o mundo é mundo as mulheres ficam grávidas e o corpo muda, certo? Então porque só agora elas resolveram reclamar? "Porque antigamente não havia a possibilidade de mudança", diz o Dr. Wagner. "A popularização da cirurgia plástica trouxe esta possibilidade e, com ela, também a frustração. Não poder fazer uma cirurgia plástica acarreta na mulher a sensação de impotência por não poder voltar ao que era antes. Sou da opinião de que toda mulher deveria ter o direito de fazer uma cirurgia plástica depois da gravidez".

Um fato curioso levantado pelo Dr. Wagner é que, na maior parte das vezes, o problema está na cabeça da mulher e que o marido não consegue enxergar o que tanto aflige e afasta a esposa. "Os homens conseguem aceitar melhor as mudanças que a maternidade traz do que as próprias mulheres. Eles entendem que após a gravidez o corpo não vai ser mais como antes". Embora adepto da idéia de que a auto estima é o melhor caminho para se livrar dos complexos, o Dr. Wagner Montenegro reconhece que a cirurgia plástica opera maravilhas no ego.

"Independente do resultado, só o fato de a mulher ter dado um passo em prol de uma melhoria de seu aspecto físico já é muito significativos e recupera muito do amor próprio dela que, sem medo de enxergar nas palavras, renasce para a vida", finaliza Montenegro.

Serviço:
Wagner Montenegro
Montenegro Cirurgia Plástica
Tel: (11) 5539-1811
www.plasticamontenegro.com.br

Kassab inaugura 41º Centro de Acolhida da capital

Fotos: Fábio Arantes / Secom

O prefeito Gilberto Kassab entregou nesta segunda-feira (31) o Centro de Acolhida Barra Funda, na Zona Oeste da cidade. O local tem capacidade para acomodar até 200 homens, com idade superior a 18 anos, em regime de pernoite.

"Os desafios da cidade de São Paulo são grandes, mas os mais importantes são no campo social e dizem respeito à qualidade de vida. Neste equipamento oferecemos a oportunidade de acolhida humana, alimentação e espaço para banho. Felizmente, conseguimos inaugurar antes do início do inverno", disse Kassab.

O Centro de Acolhida Barra Funda é a 41ª unidade do gênero e, além do pernoite, oferece banho e refeições às pessoas em situação de rua. Uma equipe multidisciplinar composta por 20 profissionais estará à disposição diariamente para orientar os usuários sobre como integrar a rede socioassistencial da Prefeitura, com acesso ao cadastro em programas de transferência de renda, capacitação profissional e a expedição de documentos.

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Alda Marco Antonio, ressaltou a ampliação de vagas permanentes. "Com este centro de acolhida, alcançamos a marca de 8.200 vagas permanentes. Uma importante marca, pois nos aproximamos do inverno e a Operação Baixas Temperaturas atrai mais usuários para os albergues", afirmou a secretária.

Alda Marco Antonio destacou que o trabalho nas tendas de acolhida no Centro tem influência direta no aumento do número de pessoas que tem procurado ajuda nos equipamentos de assistência social. "O trabalho nas tendas foi a grande descoberta que fizemos no ano passado, pois faltava à rede de assistência e desenvolvimento social uma forma de atrair as pessoas", explicou a secretária.

O Centro de Acolhida Barra Funda funciona das 16h às 8h, na rua Norma Pieruccini Gianotti, 77.

ISO 10015 e 9001: Diretrizes para Treinamento e as Normas de Gestão

Os professores Sebastião Guimarães e Jorge de Paiva Campos, da T&G Treinamento, realizarão um workshop sobre ISO 10015 e 9001 com o tema de Diretrizes para Treinamento e as Normas de Gestão:

Objetivos:

Dar, ao participante, diretrizes para implementar programas de treinamento que atendam as reais necessidades da organização.

O participante terá, também, a oportunidade de conhecer processos eficazes para avaliar resultados e o retorno do investimento em treinamento.

interpretar o conteúdo da norma NBR ISO 9001:2008 e de outras normas de gestão sob a ótica do RH

Ao final do workshop, o profissional de RH estará orientado para atender aos requisitos exigidos nas auditorias de certificação da Qualidade.

Conteúdo programático:

Norma ISO 10015: Diretrizes para treinamento
DNT - Definição das Necessidades de Treinamento
Projeto e planejamento do treinamento
Execução do treinamento
Monitoração e melhoria do processo de treinamento
Avaliação dos resultados de treinamento
Avaliação de Reação
Avaliação de Aprendizagem
Avaliação de mudança de comportamento
Avaliação de Resultados Qualitativos e Quantitativos
Avaliação do retorno do investimento em treinamento
Indicadores para avaliar resultados
ROI – Retorno do investimento.
O RH Estratégico e a norma ISO 10015
Processo de implementação da norma ISO 10015
As normas de gestão e a correlação com a ISO 10015
Qualidade requerida X realidade
Análise e interpretação dos requisitos da ISO 9001:2008
Objetivo e aplicação da ISO 9001:2008 no RH
Abordagem da norma por processo
Mapeamento de Processos
Estrutura da documentação
Sistema de gestão da qualidade
Requisitos do sistema
Responsabilidade da direção e a atuação do RH Estratégico
Gestão de recursos
Realização do produto X capacitação necessária
Medição, análise e melhoria

Recursos Instrucionais: Norma NBR ISO 10015 e ISO 9001:2008 apostila, textos para estudo dirigido, modelos de avaliações e slides. Os participantes receberão, também, o livro: “Em Busca da Eficácia em Treinamento” – de autoria dos facilitadores do workshop.
Público alvo: Diretores e Gerentes de RH, Analistas de Treinamento, Consultores internos, Tecnólogos de RH, Instrutores, Facilitadores e Profissionais que atuam na área de Gestão da Qualidade. Destina-se, também, aos Empresários, Diretores, Gestores, Consultores, Auditores, Professores Universitários e demais interessados na obtenção de resultados mensuráveis na Gestão de Pessoas e na Gestão da Qualidade.

Período, local:
Dias 5 e 6 de Julho de 2010 – 2ª e 3ª feira – Das 8h30 às 17h30 Em São Paulo – SP

Informações e inscrições:
http://www.tgtreinamento.com.br/
Fone: (11) 9952.0634 e 2296.6038
Investimento: R$1.550,00

Sobre os Facilitadores:


Sebastião Guimarães - Consultor titular da T&G Treinamento. Autor de diversos livros didáticos e técnicos publicados pelas editoras: Ática e Saraiva.
Vivência profissional como Professor de curso de pós-graduação e de extensão, das Universidades: São Judas e Fea/Unicamp, Orientador de Ensino do Senac-SP, Coordenador de Treinamento Empresarial do CCESP, Gerente de Divisão de Treinamento da Mercedes Benz do Brasil, Gerente do Programa de Gestão da Qualidade Total do Sebrae – SP.




Jorge de Paiva Campos

Atua em Engenharia de Produção há mais de vinte anos, tem Mestrado em Gestão da Qualidade Total pela FEM-Unicamp, possui Especialização em Total Productive Maintenance - TPM e em Ferramentas Básicas da Qualidade pela FCAV – POLI / USP.
É Professor Universitário, Pedagogo, Consultor "Ad hoc" habilitado pelo CNPq, Consultor do Sebrae-SP para o Programa Rumo à ISO e Diretor de Cursos da Ábaco Engenharia, Assessoria e Consultoria Empresarial.

Câncer de intestino

Dados da estimativa do Inca (Instituto Nacional de Câncer) revelam que em termos de incidência, o câncer de cólon e reto configura-se como a terceira causa mais comum de câncer no mundo em ambos os sexos e a segunda causa em países desenvolvidos.

Cerca de 9,4%, equivalendo a um milhão de casos novos, de todos os cânceres são de cólon e reto. Os padrões geográficos são bem similares entre homens e mulheres; porém o câncer de reto é cerca de 20% a 50% maior em homens na maioria das populações. O médico coloproctologista João Gomes Netinho, doutor em cirurgia pela Unicamp e professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP), diz que a sobrevida para esse tipo de doença é considerada boa, se o problema for diagnosticado em estádio inicial. A sobrevida média global em cinco anos se encontra em torno de 55% nos países desenvolvidos e 40% para países em desenvolvimento. Esse prognóstico faz com que o câncer de cólon e reto seja o segundo tipo de câncer mais prevalente em todo o mundo, com aproximadamente 2,4 milhões de pessoas vivas diagnosticadas, ficando atrás somente do câncer de mama em mulheres.

A história familiar de câncer de cólon e reto e a predisposição genética ao desenvolvimento de doenças crônicas do intestino configuram-se como o mais importante fator de risco para o desenvolvimento desse tipo de doença. Além disso, uma dieta baseada em gorduras animais, baixa ingestão de frutas, vegetais e cereais; assim como, consumo excessivo de álcool e tabagismo, são fatores de risco para o aparecimento da doença. A idade também é considerada um fator de risco, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade elevam-se com o aumento da idade. A prática de atividade física regular está associada a um baixo risco de desenvolvimento do câncer de cólon e reto.

De acordo com Netinho, que é especialista em doenças do aparelho digestivo, colon, reto e ânus, a detecção precoce de pólipos adenomatosos colorretais (precursores do câncer de cólon e reto) e de cânceres localizados é possível pela pesquisa de sangue oculto nas fezes e através de métodos endoscópicos. Mesmo em países com recursos abundantes, como os EUA, têm-se encontrado dificuldades na realização de avaliação diagnóstica por exames endoscópicos em pacientes com presença de sangue oculto nas fezes, impossibilitando a implantação de rastreamento populacional. O objetivo dessa estratégia não é diagnosticar mais pólipos ou mais lesões planas, mas sim diminuir a incidência e a mortalidade por esse tipo de câncer na população-alvo.

Em alguns pacientes portadores de alterações genéticas, o câncer pode ocorrer antes dos 50 anos. O sexo feminino é discretamente mais afetado do que o masculino. O melhor prognóstico do câncer de intestino grosso está relacionado à prevenção e ao seu diagnóstico em fases iniciais. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer são a dieta rica em gorduras e pobre em substâncias com fibras, a falta de exercícios físicos, obesidade e o tabagismo. Sendo assim, os hábitos que previnem o surgimento do câncer são uma dieta pobre em gordura e rica em frutas, verduras e cereais, o abandono do tabagismo, a realização regular de exercícios físicos e a manutenção do peso ideal.

Outro fator de risco para o câncer de intestino são a história familiar deste tipo de câncer, principalmente de parentes próximos, como avós, pais, tios, primos de 1º grau e irmãos. O desenvolvimento deste tipo de câncer ocorre de duas formas: através do surgimento de lesões pré-malignas conhecidas como pólipos intestinais, ou através de alterações genéticas e hereditárias.

Aproximadamente 15% dos tumores malignos do intestino grosso estão relacionados à hereditariedade, ou seja, estão presentes em pessoas com alterações genéticas, e são mais comuns em pacientes abaixo dos 50 anos. As duas doenças mais comuns são a polipose adenomatosa familiar (PAF) e o câncer colorretal hereditário não polipóide (HNPCC). A polipose adenomatosa familiar se caracteriza pelo surgimento de milhares de pólipos pré-malignos no intestino grosso devido a um erro genético. Como estes pólipos surgem na infância e adolescência, a chance de um dos pólipos se tornar um tumor de intestino durante a vida do paciente é de 100%. Devido a isto, estes pacientes devem ser submetidos à retirada de todo intestino grosso como forma de prevenção ao câncer.

Estimativa
No Brasil, as estimativas, para este ano apontam para a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino. Em 2010, são esperados 236.240 casos novos para o sexo masculino e 253.030 para sexo feminino. Estima-se que o câncer de pele do tipo não melanoma (114 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (52 mil), mama feminina (49 mil), cólon e reto (28 mil), pulmão (28 mil), estômago (21 mil) e colo do útero (18 mil).
Os tumores mais incidentes para o sexo masculino serão devidos ao câncer de pele não melanoma (53 mil casos novos), próstata (52 mil), pulmão (18 mil), estômago (14 mil) e cólon e reto (13 mil). Para o sexo feminino, destacam-se os tumores de pele não melanoma (60 mil casos novos), mama (49 mil), colo do útero (18 mil), cólon e reto (15 mil) e pulmão (10 mil). As regiões Sul e Sudeste, de maneira geral, apresentam as maiores taxas, enquanto que as regiões Norte e Nordeste mostram as menores taxas. As taxas da região Centro-Oeste apresentam um padrão intermediário. Diante desse cenário, fica clara a necessidade de continuidade em investimentos no desenvolvimento de ações abrangentes para o controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação, como: na promoção da saúde, na detecção precoce, na assistência aos pacientes, na vigilância, na formação de recursos humanos, na comunicação e mobilização social, na pesquisa e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte:

Prof. Dr. João Gomes Netinho
Doutor em cirurgia pela Unicamp, professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto - FAMERP, especialista em doenças do aparelho digestivo, colon, reto e ânus.

Meu corpo mudou. E agora?

Ser vaidoso é inerente ao ser humano. Embora a cultura ocidental condene o culto da própria imagem e classifique a vaidade como um dos sete pecados capitais, estar, mais do que ser, atraente é uma condição da qual as pessoas não abrem mão.
Perder a beleza, ou o que a sociedade julga belo, provoca uma revolução na cabeça das pessoas. "Quando alguém perde a auto-estima fica difícil mostrar que a beleza pode estar em outros detalhes que não os físicos", explica o cirurgião plástico Wagner Montenegro, que em mais de vinte anos de profissão já usou o bisturi para resgatar o amor próprio de muita gente.

As mulheres talvez por obedecerem a padrões estéticos mais rígidos, são as mais cobradas em sua vaidade. Estar acima do peso, ter celulites, estrias, flacidez é visto, muitas vezes, como um sinal de desleixo e não como sinais de mudanças do organismo, as quais todos estão sujeitos.

O Dr. Wagner aponta que as mulheres que passaram por uma ou mais gestações são as que mais se queixam das alterações sofridas pelo físico e, neste processo de auto-rejeição, acabam por destruir o casamento. "Uma mulher jovem que tem o corpo alterado pela gravidez dificilmente vai conviver pacificamente com as mudanças. Embora o sentimento maternal seja grande e importante, ela também se vê como mulher e é aí que começa a crise", esclarece o cirurgião.

Os problemas mais comuns pós-gestação são a flacidez da mama, as estrias e a chamada barriga de avental, quando a pele do abdômen se esparrama sobre o púbis. Segundo o dr. Wagner, muitas mulheres chegam ao consultório dele queixando-se que com o corpo naquele estado não conseguem manter relações sexuais com o marido, fogem ao toque e, principalmente, evitam se despir. "Uma de minhas pacientes chegou a confessar que ficou mais de dez anos sem ver o seu corpo nu num espelho", narra.

Desde que o mundo é mundo as mulheres ficam grávidas e o corpo muda, certo? Então porque só agora elas resolveram reclamar? "Porque antigamente não havia a possibilidade de mudança", diz o Dr. Wagner. "A popularização da cirurgia plástica trouxe esta possibilidade e, com ela, também a frustração. Não poder fazer uma cirurgia plástica acarreta na mulher a sensação de impotência por não poder voltar ao que era antes. Sou da opinião de que toda mulher deveria ter o direito de fazer uma cirurgia plástica depois da gravidez".

Um fato curioso levantado pelo Dr. Wagner é que, na maior parte das vezes, o problema está na cabeça da mulher e que o marido não consegue enxergar o que tanto aflige e afasta a esposa. "Os homens conseguem aceitar melhor as mudanças que a maternidade traz do que as próprias mulheres. Eles entendem que após a gravidez o corpo não vai ser mais como antes". Embora adepto da idéia de que a auto estima é o melhor caminho para se livrar dos complexos, o Dr. Wagner Montenegro reconhece que a cirurgia plástica opera maravilhas no ego.

"Independente do resultado, só o fato de a mulher ter dado um passo em prol de uma melhoria de seu aspecto físico já é muito significativos e recupera muito do amor próprio dela que, sem medo de enxergar nas palavras, renasce para a vida", finaliza Montenegro.

Serviço:
Wagner Montenegro
Montenegro Cirurgia Plástica
Tel: (11) 5539-1811
www.plasticamontenegro.com.br

O campeão mundial Guepardo está na capa de TG 74

É do ‘time’ da África o ‘mais rápido do mundo’
O campeão mundial Guepardo está na capa de TG 74
Revista inova com mudanças gráficas que valorizam fotos, infográficos e mapas - e abre espaço para espécies não nativas

Itu (SP) e Inhotim (MG) estão no mapa da sustentabilidade e da preservação

Conheça a palmeira Butiá, que abriga um miniecossistema e dá comida e abrigo e bichos e plantas

Campinas (SP) – Terra da Gente de junho, edição 74, está nas bancas com um novo ‘lema’: A aventura de descobrir a vida. A mudança espelha a adoção de uma série de inovações pela revista, que passa a abrir espaço, também, para espécies animais e vegetais não nativas. E como estamos no mês da Copa do Mundo da África, um ilustre africano foi o escolhido para celebrar essa renovação. Trata-se do Guepardo (Acynonyx jubatus), o animal terrestre mais rápido do mundo. Ele é de dar inveja até mesmo ao jamaicano campeão Usain Bolt, pois corre à velocidade de 110 km/h. Saiba mais na reportagem de Paulo Gonçalves (página 16).

Ainda em linha com a inovação, a revista estreia mudanças gráficas que privilegiam fotos, infográficos e mapas - para tornar a leitura mais dinâmica e atraente.

No Espaço Rádio Eldorado, Terra da Gente resume o encontro entre a jornalista Paulina Chamorro, do programa Planeta Eldorado, e o genial arquiteto, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. A revista Terra da Gente e a Rádio Eldorado mantêm uma parceria com o objetivo de ampliar a divulgação de iniciativas e reportagens ambientais.

Na matéria sobre Biodiversidade, cinco colaboradores – Maurício E. Graipel, Thiago Bernardes Maccarini, Felipe Moreli Fantacini, Laise Orsi Beker e Nilton Cáceres – assinam Segredos da convivência animal (página 29). O texto remete aos inúmeros segredos escondidos nas montanhas e planícies do litoral brasileiro. Um deles é a convivência entre as várias espécies de animais, que bem poderia servir de exemplo para a nossa vida em comunidade. Confira!

O editor executivo de Terra da Gente, Valdemar Sibinelli, é o autor da reportagem sobre flora brasileira. Butiá, a palmeira que é um jardim começa na página 36, centrada numa palmeira que vale por um miniecossistema, na qual bichos e plantas frágeis encontram comida e abrigo. Sibinelli salienta, sobretudo, que só o homem ainda não explora de forma sustentável essa espécie bem brasileira.

Já o diretor de redação Ciro Porto trata dos beija-flores na seção Observador (página 34). A matéria, por sinal, resulta do trabalho que Porto e a equipe da EPTV produziram sobre essas aves para o programa Globo Repórter que foi exibido no último dia 4. O leitor ainda poderá saber mais a respeito de beija-flores se acessar www.terradagente.com.br.

Paraíso no fundo do mar, com fotos e texto do colaborador João Paulo Krajewsky, foi produzida nas ilhas Raja Ampat, que ficam a Oeste de Nova Guiné, no chamado Triângulo dos Corais, região formada por Indonésia, Filipinas, Nova Guiné e Ilhas Salomão. Na página 46, há também imagens exuberantes desse lugar que concentra a maior biodiversidade marinha do mundo. Já na página 52, Fernando Kassab pega carona na beleza de Raja Ampat para apresentar duas deliciosas receitas: sopa de frango Sumatra e caldo Java de camarões. Aprecie!

Itu, cidade histórica do interior de SP, ganha destaque na página 55, na reportagem Cidade mais limpa, da editora Valéria Forner (texto e fotos). Conhecida nacionalmente como a cidade em que tudo é ‘grande’, Itu agora dá ao leitor de Terra da Gente e aos brasileiros um grandioso exemplo de como recolher sustentavelmente o lixo doméstico.

A seção Ponta da Linha traz a reportagem Peixes garantidos rio acima, na página 60. O repórter André Natale esteve na divisa entre São Paulo e Minas para conferir como a pesquisa e a tecnologia ajudam o homem a resolver um problema que ele mesmo criou: a ameaça a várias espécies de peixes por causa das barreiras intransponíveis das hidrelétricas do rio Grande.

Para encerrar, Jardins encantados retrata a beleza singular de Inhotim, um vilarejo encantador que fica no município mineiro de Brumadinho - a 60 km de Belo Horizonte -, e que é emoldurado por plantas e arte contemporânea. Inhotim reúne em galerias e a céu aberto diversas obras de mestres consagrados, e tem como missão despertar seus visitantes sobre a importância da cultura e da preservação da biodiversidade. Tem muito mais em Terra da Gente 74, nas bancas.

(Foto: Capa da edição 74)


Sobre a revista Terra da Gente

Seis anos de vida, 74 edições com uma verdadeira coleção sobre as características e o estado de conservação de pelo menos 160 espécies da flora e fauna brasileiras. Eis um pequeno balanço da revista Terra da Gente desde seu primeiro número, em 2004. Nascida de um programa homônimo de televisão que surgiu há 13 anos e faz sucesso no Brasil e no exterior pela rede Globo Internacional, a revista comemora também sua condição de referência para o ensino de ciências, biodiversidade e meio ambiente nas boas escolas brasileiras – do Ensino Fundamental à Universidade − e a marca de 25 mil exemplares/mês.
www.terradagente.com.br

Obras de infra-estrutura garantem inclusão social a mais de 13 mil famílias

A mudança de status das antigas ocupações irregulares em bairros dotados de infra-estrutura e serviços é um processo em curso nos quatro cantos da Capital. No período de 2005 a 2008, a Sehab transformou em bairros as antigas favelas Haia do Carrão (sudeste), Jardim Senice (leste), Jardim Tietê/Vitotoma Mastroroza (leste), Nova Tereza (leste), Vila Nilo (sudeste), Recanto dos Humildes (norte), Vila União (leste), Vergueirinho (leste), Monte Taó (leste), Santo Eduardo (sudeste), Nossa Senhora Aparecida (leste) e São Francisco A (leste). As urbanizações dos 12 novos bairros beneficiaram 13.660 famílias e levaram à construção de 1.182 novas moradias. Isso é inclusão social.
A expressão "inclusão social" pode não ser comum na linguagem dos moradores, mas se manifesta de forma singular: "Hoje, eu tenho um endereço. Eu não podia fazer um crediário porque não tinha endereço. Agora, eu e meus filhos temos uma vida boa. Eu me sinto uma pessoa normal". O desabafo, desta vez, é de Renata Nonato Sales, 38, ajudante-geral, que mudou do Serviluz, uma área de aterro sanitário, com seus dois filhos, para o novo apartamento, de um dormitório, do empreendimento São Francisco Global, em São Mateus (Zona Leste). Para o financiamento, Renata paga hoje R$ 79,08; para o antigo barraco, pagava R$ 250. O São Francisco A já está concluído, com 88 apartamentos.
Gleba com 1.780.000m², São Francisco Global tem hoje 1.040.000m², divididos em 11 núcleos, todos comprometidos por habitação de interesse social. É o terceiro maior assentamento em condições precárias do município, com cerca de 15 mil famílias. Na primeira etapa da urbanização, a Sehab fez obras de saneamento e infra-estrutura. Na segunda, dos 1.296 imóveis previstos, já entregou 316 apartamentos. Até julho, entregará novos 168 imóveis, e outros 812 aguardam a licitação para serem construídos. Aline Almeida, 27, cobradora, casada com Samuel, 29, funileiro, resume a mudança: "Aqui nossos filhos ganharam vida. Agora a gente vai trabalhar sabendo que eles ficam seguros. Existe uma vizinhança que se ajuda. É outra vida".
Atualmente, a Sehab trabalha em 21 urbanizações, incluindo grandes obras, como a de Heliópolis (Zona Sul), glebas A, N, K, G e H, Paraisópolis e de Nova Jaguaré (Zona Oeste). Em Heliópolis, já foram entregues 827 moradias e 23 comércios; na gleba K, 1.843 imóveis estão em construção. Hoje, a população já incorporou ao seu cotidiano as instituições culturais e educativas Bairro Educador, Centro Paula Souza, Instituto Bacarelli, o CEU, escolas e creches.
Mas o cenário não se esgota com o Programa de Urbanização de Favelas. Para levar saneamento, infra-estrutura e regularização fundiária ao extremo da Zona Sul, nas bacias Billings e Guarapiranga, onde vivem mais de dois milhões de pessoas em loteamentos irregulares, a Sehab atua por meio do Programa Mananciais.
Visitar o Jardim Iporanga, por exemplo, é uma experiência marcante. Sandra Pereira, 43, da Associação dos Moradores Alexandre Ossani, conta: "Aqui era esgoto a céu aberto, o cheiro era insuportável. As ruas eram estreitas. A gente comprava um eletrodoméstico e o caminhão não conseguia entrar para a entrega. Agora, a situação é completamente diferente. O córrego foi canalizado, recuperamos nossa dignidade".
Além da urbanização e produção habitacional, as obras de saneamento do Programa Mananciais preservam o meio ambiente e a qualidade da água das represas que abastecem 3,5 milhões da região metropolitana. Na Guarapiranga, parte do programa já foi concluída, com a entrega de 20 obras para 10 mil famílias. Atualmente, o programa opera em 81 assentamentos. Mais de 60 mil famílias receberão os benefícios. Novas 4.700 unidades habitacionais serão construídas na conclusão das obras, com término previsto para 2012.
Além dos programas citados, no mesmo período, a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) construiu 6.017 unidades habitacionais. Ao aderir ao Programa Minha Casa, Minha Vida, a Cohab já tem destinado recursos expressivos para a aquisição de terrenos onde serão construídas as moradias em parceria com o Governo Federal. E há ainda o Programa de Regularização Urbanística e Fundiária, que até abril de 2010 entregou 15.737 títulos de registro de imóveis nas áreas regularizadas.
Somando-se os números de cada programa, desde 2005 até agora a Secretaria de Habitação já construiu 10.017 habitações de interesse social.

Unidades do CAT recebem cadastro para mais de 200 vagas de emprego para o setor administrativo

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, recebem a partir desta segunda-feira, dia 7, o cadastro de profissionais com ensino médio completo ou com o superior em curso, para o preenchimento de mais de 200 vagas no setor administrativo.
A função mais requisitada é a de auxiliar de cobrança, com 177 ofertas. Fazem parte das demais oportunidades nove vagas para recepção, seis para auxiliar de escrita fiscal, quatro para auxiliar de escritório, quatro para estagiário em contabilidade e quatro para auxiliar em faturamento. Os salários variam de R$ 550 a R$ 1.200, conforme função e empresa contratante. Além disso, são oferecidos outros benefícios, como vale-transporte, refeição e assistência médica.

Requisitos
Os candidatos às vagas precisam ter experiência mínima de seis meses na função, comprovada em carteira, ter concluído o ensino médio ou estar cursando o ensino superior e noções básicas de informática.
Os interessados devem comparecer a uma das unidades de atendimento do CAT com Carteira Profissional, RG, CPF, Certificado de Escolaridade e comprovante de cursos que tenha realizado.

Endereços:

Zona Sul/Interlagos
Avenida Interlagos, 6.122
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

*Zona Sul/Jabaquara
Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Leste/Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Leste/Itaim Paulista
Avenida Marechal Tito, 3.012
Horário de atendimento: das 8h às 17h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Oeste/Lapa
Rua Monteiro de Melo, 342
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Norte/Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1.553
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

Zona Norte/Casa Verde
Avenida Ordem e Progresso, 1.001
Horário de atendimento das 8h às 17h
Sábado: das 8h às 13h

Zona Central/Luz
Avenida Prestes Maia, 913
Horário de atendimento: das 7h às 18h
Sábado: das 7h às 13h

CEU Anhangüera promove Semana do Meio Ambiente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o CEU Parque Anhangüera, na Zona Oeste, preparou uma semana repleta de atividades que inclui apresentações teatrais, oficinas de reciclagem, corais e exposições de fotos e trabalhos dos alunos.
Entre as atividades, que seguirão até sexta-feira, dia 11, destacam-se a apresentação teatral O que é que tem na sopa do nenê?, encenada pelos alunos do CEI Vereador Homero Domingues da Silva. A peça mostra à criançada como os alimentos naturais são importantes para uma alimentação saudável. Já os estudantes da EMEF do CEU relatam em vídeos feitos pelo celular os trabalhos realizados em sala de aula sobre o meio ambiente e os cuidados com a natureza.
A novidade deste ano é a participação das escolas estaduais localizadas próximas do CEU. Os alunos vão expor seus trabalhos feitos em sala de aula. Além disso, cada escola plantará uma árvore representando a união do CEU com todas as escolas da região e a preocupação com o meio ambiente.

Confira a programação completa:

9 de junho
14h às 18h - Mediação de leitura - Temática Meio Ambiente
10 de junho
14h - Apresentação musical - CEU EMEF Parque Anhangüera
11 de junho
9h às 11h - Apresentação da peça teatral A sementinha - CEU CEI Parque Anhangüera