Assista nossos Programas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A TECNOLOGIA E OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO

A TECNOLOGIA E OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO

A tecnologia já é parte integrante da vida das novas gerações. Visualizando essa realidade, como deve ser a escola ideal para atender aos anseios dos estudantes inseridos no mundo digital? Como os educadores devem se preparar para atender a essa demanda?

O Brasil enfrenta hoje uma situação já vivida pelos Estados Unidos: o processo de informatização escolar e a necessidade de capacitação do professor.

Para discutir essas e outras questões será realizado em São Paulo, no dia 12 de maio de 2010, o II Encontro Saraiva de Gestores da Educação - Tecnologia e sistemas de avaliação: alterando o cenário educacional.

Dentre os palestrantes convidados, a programação contará com a participação do consultor internacional Dr. Owen Anthony Roberts, Superintendente Assistente de currículo das escolas públicas de St. Lucie County Flórida, (USA), que abordará o tema Um novo paradigma para melhorar aprendizagem e desempenho dos alunos utilizando as tecnologias do século XXI.

Nos últimos 14 anos, o Dr. Roberts tem trabalhado em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de currículo e métricas educacionais, com foco em psicometria e validação de avaliação formativa para a melhoria da qualidade do ensino no Ensino Fundamental. Desenvolveu e implementou um sistema integrado de gerenciamento de aprendizagem nas escolas públicas de St. Lucie County.

É o membro mais antigo do Comitê de Conteúdo de Matemática e Ciências e do Comitê do Aconselhamento Técnico para desenvolvimento e validação de testes do Departamento de Educação e Avaliação do Estado da Flórida. Ocupou a cadeira de presidente do Conselho de Pesquisa Educacional da Flórida, foi membro da Associação de Pesquisa Educacional da Flórida, avaliador de artigos de publicações educacionais, conduziu vários estudos avaliativos na implementação de currículos de Ensino Fundamental. Presidente e facilitador do processo de certificação de escolas. E atuou em desenvolvimento profissional em Avaliação e Gerenciamento de Dados e foi mentor de crianças em situação de risco.

Também participarão do evento o jornalista Ethevaldo Siqueira, especializado em telecomunicações eletrônica e novas tecnologias da informação que irá abordar o tema Mudanças de paradigmas e o desafio da Educação, e a consultora Gisele Gama Andrade, pós-doutorada em Avaliação Educacional e Diretora-Presidente da Abaquar Consultores e Editores Associados, com o tema Reflexões sobre a avaliação em larga escala no Brasil.

O II Encontro Saraiva de Gestores da Educação será realizado no dia 12 de maio de 2010, quarta-feira, das 8h30 às 14h, no Mediterrâneo Buffet, na Avenida General Ataliba Leonel, 2624/2630, em São Paulo. Voltado para gestores e coordenadores, as inscrições para o evento são gratuitas e deverão ser feitas pelo telefone 0800 0117875.

Exposição Visonaire para todos os Sentidos

A exposição Visionaire para todos os sentidos abre amanhã, terça, 11 de maio, e vai até 13 de junho no Instituto Tomie Ohtake. A mostra que tem o apoio cultural do instituto Oi Futuro e curadoria de Albrecht Bangert reúne os 50 primeiros números da exclusivíssima revista Visionaire com sede em Nova York, em comemoração aos 20 anos de publicação.

Serão expostas 50 edições exclusivas de tiragens que vão de 400 a 6.000 exemplares, publicadas três vezes por ano. Os exemplares viajaram acondicionados em um baú da Goyard especialmente produzido para a exposição.

A revista
A Visionaire projetou-se no mundo por captar uma realidade em constante transformação, apontando com extrema singularidade as tendências de estilo – moda, arte, design, etc. A Visionaire conquistou colecionadores, transformando cada uma de suas edições em verdadeiro objeto de arte. As formas e temáticas da Visionaire têm sido definidas por parceiros, como Van Cleef & Arpels, Tiffany & Co, H.Stern, Louis Vuitton, Hermès, IFF International Flavors & Fragrances Inc.

Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.
www.oifuturo.org.br


Serviço
Exposição: Visionaire para todos os sentidos
Apoio Cultural: Oi Futuro
Patrocínio: Oi e Shopping Iguatemi São Paulo
Apoio: IFF Flavors & Fragrances, Ornare e Ellus
Curadoria: Albrecht Bangert,
Colaboração: BOOMSPDESIGN e FREEBOOK
Abertura: 11 de maio de 2010, às 20h
Até 13 de junho de 2010, de terça a domingo das 11h às 20h
Entrada franca

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés) - Pinheiros SP
Fone: 11.2245-1900
Assessoria do Instituto Tomie Ohtake
Marcy Junqueira – Pool de Comunicação
marcy@pooldecomunicacao.com.br
Martim Pelisson
martim@pooldecomunicacao.com.br
Fone: 11.3032-1599 Fax: 11. 3814 -7000

UNIFESP REALIZA SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Evento visa discutir políticas nacionais permanentes de ensino

A Universidade Federal de São Paulo realiza no próximo dia 11 de maio o seminário Prioridades, Estratégias, e Processos para a Educação Permanente dos Profissionais de Saúde. O encontro é uma atividade dos projetos Pro-Saúde Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Unifesp.
Voltado para gestores, gerentes e trabalhadores da saúde, além de professores e funcionários da Unifesp, as oficinas têm como objetivo conhecer, apresentar e analisar a política nacional de educação permanente nos sistemas locais de saúde. O evento também pretende definir propostas e prioridades para continuidade e implementações das ações de educação permanente.
O Seminário acontece no Teatro Marcos Lindenberg, na Rua Botucatu, 862, Vila Clementino. As inscrições podem ser feitas pelo até dia 08 de maio pelo site http://proex.epm.br/eventos10/educacao/index.html. Mais informações podem ser obtidas no telefones 5539-0137 e 5539-0006.

Local: Teatro Marcos Lindemberg
Rua Botucatu nº 862 – Edifício dos Anfiteatros
Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Rosana Fiorini Puccini
Coordenadora dos projetos Promed e Pró-Saúde Medicina da Unifesp
Profa. Dra. Maria Cristina Gabrielloni
Coordenadora do projeto Pró-Saúde Enfermagem da Unifesp
Profa. Dra. Clara Regina Brandão de Ávila
Coordenadora do projeto Pró-Saúde Fonoaudiologia da Unifesp
Dra. Marilda Silva de Souza Tormenta
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo/CRS Sudeste
Dra. Flávia Carotta
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de Embu/SP
Dr. Adão do Carmo
Representante dos usuários participantes da Comissão de Acompanhamento Localdo Pró-Saúde/Unifesp
Tânia Maria Selvino Roberto
Secretaria Executiva

PROGRAMAÇÃO
Manhã:
08:00 às 08:30h
Distribuição de material
08:30 às 9:00h
Abertura: Reitor, Pró-reitores, coordenadores dos Projetos Pró-saúde (Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina) da Unifesp, representantes das secretarias municipais de saúde envolvidas no Pró-Saúde Unifesp
09:00 às 10:00h
Conferência: A Política Nacional de Educação Permanente
Profa. Ana Estela Haddad – Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde. DEGES/SGTES – Ministério da Saúde
10:00 às 12:00h
Mesa-Redonda: Desafios para organização da educação permanente nos sistemas locais e regionais de saúde.
Coordenação: Dra. Neide Miyako Hasegawa -Representante da DRS-1 / Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Dra. Flávia Carotta
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de Embu
Dra. Lídia Tobias Silveira
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema
Dra. Helena Zaio
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - CRS/Sudeste
Sr. Adão do Carmo
Representante dos usuários participantes da Comissão de Acompanhamento Local do Pró-Saúde/Unifesp
12:30 às 13:30h
Almoço


Tarde:

13:30 às 15:00h
Discussão em grupos – definição de ações por problemas, como formular propostas de EP, metodologias/estratégias e avaliação/definição de indicadores
15:30h
Apresentação dos relatórios dos grupos e encerramento: reafirmando compromissos

Sobre a Unifesp

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foi criada oficialmente em 1994, a partir da Escola Paulista de Medicina, entidade criada em 1933 que foi federalizada em 1956. Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006 foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação.
O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema).
Atualmente, a Unifesp conta com 4.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante), outros 8.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento) e ainda 713 discentes no maior programa de residência médica do Brasil. A instituição tem em seu quadro 935 docentes, sendo que 94,2% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp localizado junto ao campus São Paulo, no bairro Vila Clementino. Ao longo de sua história, a Unifesp se consolidou como um dos principais centros de pesquisa e inovação da América Latina, tendo contribuído com 80.715 trabalhos de produção científica no período entre 2001 e 2009 em várias áreas do conhecimento.

Casos de bronquiolite aumentam no outono e no inverno

Bebês com menos de um ano são as principais vítimas da doença, que se não for tratada pode levar à morte

Com sintomas parecidos com o de um resfriado, como dificuldades para respirar, chiado no peito, respiração ofegante, tosse seca, secreção nasal e febre, a bronquiolite é a principal causa de internação de crianças com menos de 1 ano. No Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, o número de casos de bronquiolite dobra nos meses de outono e inverno.

Doença respiratória, causada principalmente pelo vírus VSR (vírus sincicial respiratório), consiste numa inflamação dos bronquíolos (estruturas que auxiliam na condução do ar aos alvéolos, onde ocorre a oxigenação), que passam a produzir mais muco, causando obstrução na passagem do ar e, nos casos mais intensos, alterações na oxigenação.

Apesar de acometer os adultos, a bronquiolite é mais comum em crianças de até 2 anos, sendo a fase mais crítica entre os três meses e seis meses. Segundo a pediatra e alergista Fatima Rodrigues Fernandes, do Hospital Infantil Sabará, a doença costuma ser mais grave em prematuros e lactentes com doenças pulmonares crônicas ou imunodeficiências.

“Com um aparelho respiratório não formado totalmente e um sistema imunológico imaturo, essas crianças são acometidas de maneira mais grave pela doença, por isso têm mais chance de apresentar complicações”, esclarece.

Muitos pais, alerta a médica, têm dificuldade em reconhecer que a recusa da criança para comer, vômitos e irritação estão relacionados à falta de ar relacionada à bronquiolite. Na dúvida, o ideal é procurar ajuda médica.

Além do VSR, responsável por 80% dos casos da enfermidade nos pequenos, a bronquiolite também pode ser desencadeada por outros vírus. “Em outros casos, também pode ocorrer obstrução dos brônquios e bronquíolos em conseqüência de danos provocados pela inalação de poeira e ácaros, da fumaça do cigarro e gases tóxicos, que também são causas de sibilância (chiado no peito) em crianças pequenas”, lembra.

O tratamento, na maioria dos casos, se resume ao combate dos sintomas e pode ser feito em casa. “Há alguns pacientes, no entanto, que precisam de internação, pois a falta de ar é tão intensa que pode causar insuficiência respiratória, falta de oxigênio no organismo que pode levar à morte”, explica.

Ainda não existe uma vacina para controle do mal, mas há um tratamento preventivo, indicado principalmente para prematuros e bebês com doenças crônicas. Trata-se de um anticorpo que funciona como uma vacina e, de acordo com estudos, evita a hospitalização em 70% dos casos.

Altamente contagioso, o vírus sincicial se dissemina por meio de contato com a secreção de nariz, olhos e boca de pessoas infectadas. “Além de manter a casa arejada e, evitar os ambientes aglomerados, incorporar o hábito de lavar as mãos ainda é a melhor forma de prevenção”, recomenda a pediatra.

Sobre o Hospital Infantil Sabará
Tradicionalmente conhecido por sua eficiência e bons resultados, o Hospital Infantil Sabará nasceu no início dos anos 60, quando um grupo de médicos pediatras resolveu criar um serviço diferenciado. A partir daí o complexo hospitalar se firmou como centro de referência na área, sendo o primeiro hospital a inaugurar uma UTI pediátrica em 1974. Em julho de 2010, o hospital passa a atender na Avenida Angélica, nº 1.987, no bairro de Higienópolis (SP), em um novo prédio de 17 andares que tem um conceito moderno e inovador. Acesse o novo site do hospital (www.sabara.com.br).

CCR ViaOeste e RodoAnel terão três postos de vacinação contra Influenza A (H1N1)

A ação acontece na terça-feira e conta com o apoio das concessionárias ViaOeste e RodoAnel, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (Osasco, Barueri e Cotia).

Nesta terça-feira (11/05), os usuários que tiverem entre 20 e 39 anos poderão participar da campanha de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1) promovida pelas concessionárias CCR ViaOeste e RodoAnel. A única contra indicação é para pessoas alérgicas a ovos.

A iniciativa visa contribuir com a Campanha Nacional “Gripe. Quanto mais prevenção, mais proteção”, que tem como meta atingir 80% da população alvo. A ação será realizada das 8h às 20h por agentes das Secretarias de Saúde, com o apoio do SOS Usuário das concessionárias.

Os postos estarão instalados nas Casas do Usuário dos km 24 (Castello Branco, sentido Capital), km 34 (Raposo Tavares, sentido interior) e km 16,5 (Rodoanel Oeste, sentido Régis-Bandeirantes). Além disso, a campanha será divulgada através de faixas instaladas nas rodovias e nos painéis de mensagens variáveis localizados nas proximidades dos postos de vacinação.

Para a realização desta ação, as concessionárias contam com o apoio da Secretaria do Estado da Saúde e das secretarias de Osasco, Cotia e Barueri.


Sobre a CCR ViaOeste: A CCR ViaOeste é responsável pela administração do Sistema Castello-Raposo e gerencia 168,62 quilômetros de rodovias, compreendendo as Rodovias Castello Branco (SP-280), de Osasco a Itu; Raposo Tavares (SP-270), de Cotia a Araçoiaba da Serra; Senador José Ermírio de Moraes (SP-075), de Sorocaba a Itu e Dr. Celso Charuri (SP-091/270), em Sorocaba. Foi a sexta concessionária a integrar o Grupo CCR.

Sobre a CCR: A CCR, uma das maiores empresas de concessão de rodovias do mundo, foi criada em 1998 e controla sete concessionárias de rodovias: CCR Ponte (RJ), CCR NovaDutra (SP-RJ), CCR ViaLagos (RJ), CCR RodoNorte (PR), CCR AutoBAn (SP), CCR ViaOeste (SP) e CCR RodoAnel (SP). Detém ainda participação de 40% na concessionária Renovias, de 58% na ViaQuatro, que vai operar e manter a futura Linha 4 do metrô de São Paulo, e de 45% na Controlar, responsável pela inspeção ambiental veicular na capital paulista. O conjunto de empresas controladas pela CCR é denominado Grupo CCR e suas rodovias somam 1.571 quilômetros.