Assista nossos Programas

domingo, 12 de dezembro de 2010

CONTO ESCRITO POR ALUNO DA REDE É PUBLICADO EM COLETÂNEA DE TWITTEIROS CULTURAIS

Aluno da E. E. Ribeiro de Lima, em Caraguatatuba, Luiz Brener teve seu conto selecionado para participar da coletânea “Livro de Microcontos ETC Bienal”, que será lançada hoje (11/12), às 16h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional;

Aos 16 anos, o estudante já teve outros dois trabalhos publicados, sendo considerado um jovem talento da literatura e poesia

Neste sábado (11/12), às 16h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na capital, acontece o lançamento do “Livro de Microcontos ETC Bienal” (editora BlogBooks). A obra é fruto de um concurso realizado pela Fundação Volkswagen durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e traz uma seleção feita dentre os mais de 500 microcontos participantes. Um dos selecionados foi o microconto “Dona Maira Eugênia, beata”, escrito por Luiz Brener, aluno do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Ribeiro de Lima, em Caraguatatuba. O lançamento faz parte da última edição do ano do ETC Sampa (Encontro dos Twitteiros Culturais de São Paulo), cujo tema é “Twitter e Leitura”, e contará com a participação do escritor Marcelino Freire, editor da antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século e responsável pela organização do livro.

Luiz Brener pode ser considerado um jovem talento da literatura e poesia. Começou a escrever seus primeiros versos aos sete anos e hoje, aos 16 anos, já demonstra em seus textos uma maturidade incomum para sua idade. Um talento que já lhe rendeu dois trabalhos publicados em uma coletânea de poesias, lançada em julho deste ano por uma editora independente, além de um convite para participar de outra com lançamento previsto para janeiro de 2011.

A primeira poesia, escrita aos sete anos, foi uma homenagem ao Dia dos Pais. “Depois mostraram para minha professora, que deixou a poesia exposta na escola o mês inteiro”, contou o estudante. “Minha mãe lia para mim quando estava grávida e também escrevia poesia. Meu pai é músico, e música também é poesia. Acho que tudo isso influenciou”, comenta o adolescente, que diz ler muito buscando referências para seus contos e poemas.

Dentre os títulos que lhe servem de inspiração estão “Dom Casmurro” (Machado de Assis) e “A Hora da Estrela” (Clarice Lispector), livros que ganhou do Programa Apoio ao Saber, da Secretaria de Estado da Educação, além de "Ciranda de Pedra" (Lygia Fagundes Telles), que faz parte do acervo da escola. “Eu costumo dizer que com a Clarice (Lispector) aprendi a ser prolixo, com o Machado (de Assis) aprendi a ser irônico, e com Lygia (Fagundes Telles) aprendi direcionar as palavras, a fazer com que elas toquem as pessoas”.

Para Luiz Brener, a poesia não é apenas um meio de expressão, mas também uma forma de resolver seus conflitos. “Escrever é tentar se descobrir. É um espelho. Depois que eu escrevo olho para o papel e percebo que aquilo é parte de mim. Transformo minha inquietação em arte”.

Alguns dos trabalhos de Luiz Brener podem ser conferidos no blog do estudante, no endereço http://voznomundo.wordpress.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!