Assista nossos Programas

sábado, 3 de julho de 2010

INVERNO: MUNDO VERDE ALERTA SOBRE OS PERIGOS NA ALIMENTAÇÃO

No inverno, com as baixas temperaturas, é comum as pessoas sentirem mais fome e não prestarem atenção ao valor calórico e nutricional do que se alimentam, fazendo com que falte motivação para a prática de exercícios físicos, o que é um convite à gula e ao sedentarismo.

Preocupada com a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade, a MUNDO VERDE esclarece e orienta as pessoas sobre a necessidade de cuidados redobrados nesta época do ano, para que o inverno não seja sinônimo de aumento de peso.

Para a nutricionista Thaís Souza, da Rede Mundo Verde, é importante ficar atento às escolhas dos alimentos. É necessário consumir regularmente vitaminas, minerais e fitoquímicos, que ajudam a estimular o sistema imunológico e a prevenir gripes, resfriados e infecções comuns no inverno. De acordo com a especialista, os exageros na alimentação não são bem-vindos, podem resultar no ganho de peso, fazendo com que as pessoas comecem a usar algum tipo de medicamento para controlá-lo, o que, consequentemente, gera prejuízos à saúde.

Segundo a nutricionista, há dicas básicas para quem não pretende brigar com a balança e quer aproveitar a estação com mais saúde. “É importante beber bastante líquido, mesmo suando menos, beber água de coco ou sucos de frutas orgânicas. Outra dica é consumir chás quentes nas noites mais frias da estação, o que ajuda a manter a forma. Os chás de ervas, além de trazer benefícios à saúde, não contêm calorias, ao contrário do chocolate quente e do capuccino, por exemplo. Outra dica importante é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. No inverno é comum as pessoas consumirem uma quantidade maior de vinho e conhaque para se manterem aquecidas, porém, 1g de álcool tem 7Kcal, e seu consumo em doses elevadas favorece o aumento de peso e a desidratação. “Ao escolher um bebida alcoólica, opte por uma sangria, que pode ser diluída, contém poucas calorias e menos álcool, além de ser mais nutritiva”, afirma Thaís.

Para aquecer a noite, uma boa sugestão é um mingau de quinua ou amaranto com bebida vegetal de arroz e agave, uma ótima fonte de vitaminas, minerais e fibras que ajudam a saciar a fome. Confira abaixo a receita dessa sugestão, elaborada pelo departamento de nutrição da Mundo Verde, e outras dicas interessantes.

Dicas

 Ficar atento às escolhas dos alimentos
 Consumir alimentos ricos em vitaminas e sais minerais
 Beber bastante líquido, na forma de água, suco ou chás
 Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
 Consumir Sopas saudáveis, sem acrescentar carnes gordurosas, por exemplo e quentinhas
 Chás
 Ao consumir doces, opte por barrinhas de cereais, granola, chocolate amargo, “chocolate” de alfarroba e frutas secas


RECEITAS

Mingau de quinua com cacau

Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite de arroz
4 colheres (sopa) de quinua em flocos
1 colher (sobremesa) de cacau em pó
Agave a gosto

Modo de preparo:
Aquecer o leite de arroz em fogo baixo. Acrescentar a quinua e o cacau e mexer em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos. Adicionar agave a gosto.
Rendimento: 1 porção
Valor calórico por porção: 160 calorias
Fonte: Natalia Lautherbach - Nutricionista da Rede Mundo Verde

Sangria com cranberry

Ingredientes:

- 1 garrafa (750ml) de vinho tinto orgânico
- 2 copos (400ml) de suco de cranberry
- 1 laranja sem casca e sementes cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 1 maçã vermelha cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 1 maçã verde cortada em pedaços, de preferência orgânica
- 2 xícaras (chá) de água mineral com gás
- 1 xícara (chá) de abacaxi picado, de preferência orgânico
- açúcar demerara orgânico a gosto
- canela em pau a gosto

Modo de Preparo:

Em uma jarra grande misturar as frutas, juntar o vinho, o suco de cranberry, a água com gás e a canela. Misturar bem e adoçar a gosto.
Rendimento: 08 porções
Valor calórico: 130 calorias por porção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!