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sábado, 3 de julho de 2010

Com imagem positiva, indústria médica nacional conquista novos mercados

A qualidade e o desenvolvimento tecnológico dos produtos brasileiros foram destacados por compradores internacionais em pesquisa de percepção promovida pela ABIMO.
Com produtos de qualidade e alto grau de inovação, a indústria médico-hospitalar e odontológica brasileira tem se projetado de forma positiva no mercado internacional. A conclusão é de um estudo de percepção promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), que reuniu opiniões de 21 compradores de 13 países sobre a imagem do Brasil como fabricante de equipamentos para o setor. A pesquisa, aplicada durante a 9ª Rodada Internacional de Negócios, realizada no final do mês de maio, em São Paulo (SP), reuniu opiniões de empresas de mercados diversificados, a maioria não presente na lista de maiores destinos das exportações nacionais, como Argélia, Bolívia, Costa Rica, Israel, Malásia e Uganda.
Das companhias abordadas, menos da metade dos entrevistados realizam negócios com o país com frequência (33%), seguidas por companhias que raramente compram produtos nacionais (29%). Mesmo com uma grande parcela de empresas novatas no país, a maioria (54%) classificou a atuação da indústria nacional como boa. Para o diretor-executivo da ABIMO, Hely Maestrello, a imagem do complexo industrial da saúde brasileiro tem sido aperfeiçoada em todo o exterior. "As ações de fomento às exportações, como as rodadas de negócios e as missões internacionais, se consolidaram como ferramentas essenciais na divulgação da marca nacional. Além de aproximar empresas e possibilitar contatos os encontros permitem que compradores internacionais confiram o potencial de inovação das marcas brasileiras", conclui o diretor.
Além da qualidade e da inovação, as empresas brasileiras se destacam na área de relacionamento com o cliente. Com eficiência no atendimento e assistência técnica, o país faz jus à fama de receptivo e conquista diferentes mercados. "Além do preço competitivo, as fabricante brasileiras estão ganhando mais experiência para negociar com os players internacionais", ressalta Maestrello.
Exportações
Embalada pela retomada dos investimentos, a indústria médico-hospitalar e odontológica brasileira espera exportar US$ 650 milhões em 2010, superando em 17% o saldo do ano passado. Lição reforçada com a última crise financeira mundial, a estratégia do setor para alcançar a meta é a diversificação dos mercados.
Durante a 9ª Rodada Internacional de Negócios, realizada entre 26 e 28 de maio, 46 fabricantes brasileiras fecharam US$ 350 mil em negócios e prospectaram US$ 14,6 milhões para os próximos 12 meses, superando em 10% o volume de prospecções efetuadas no ano passado. Ao todo, foram realizados 615 encontros de negócios com compradores da Argélia, Bolívia, Costa Rica, Egito, Israel, Malásia, México, Nigéria, Panamá, Paraguai, Portugal, Sudão, Tailândia e Uganda.

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