Assista nossos Programas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Por que é tão fácil perder o aparelho móvel?

A gente brinca que as redes de fast food são o maior centro de aparelhos perdidos do mundo

Enrolados em guardanapos, jogados em bandejas de lanchonetes, no fundo de bolsas, mochilas, pochetes, gavetas, pastas executivas, lá estão eles, ou, pelo menos estavam: os aparelhos ortodônticos removíveis... “Há pacientes que já nem se lembram mais quantos aparelhos já perderam ou quebraram, devido a falta de cuidado”, conta André Felipe Abrão, ortodontista da Clínica Genesis, Mestre em Ortodontia pela FOUSP.
Enrolar o aparelho no guardanapo em lanchonetes e restaurantes é uma das causas mais comuns de perda. As pessoas embrulham o aparelho para comer e deixam na bandeja ou jogam no lixo. “A gente brinca que as redes de fast food são o maior centro de aparelhos perdidos do mundo”, diz André Abrão.
Segundo o ortodontista da Clínica Genesis, os aparelhos removíveis costumam ser os mais indicados para crianças que ainda têm dentes de leite, enquanto os fixos são mais usados para tratar a dentição permanente. "Geralmente, os removíveis são usados numa primeira fase e ajudam a criar condições favoráveis para o desenvolvimento da dentição permanente. O aparelho fixo, então, faz um acabamento, com movimentos que o removível não é capaz de fazer, como, por exemplo, corrigir a rotação de um dente ", explica André Abrão.
Os dentes de leite têm uma anatomia diferente e suas raízes não suportam a força que o aparelho fixo proporciona. Depois do tratamento, o aparelho removível também pode ser utilizado para manter o resultado. De acordo com André Abrão, existem alguns aparelhos de contenção fixos que não precisam ser retirados para a alimentação. “Mas, quando é utilizado um aparelho removível, é preciso retirar o aparelho para comer. O ideal é guardá-lo em uma caixinha específica. Para evitar esquecimentos, recomendo, sempre que os pacientes tenham mais de um caixa. Estudantes, por exemplo, podem deixar uma caixinha em casa e outra na mochila”, recomenda o ortodontista da Clínica Genesis, André Abrão.
No bolso também não pode...
“Guardar o aparelho no bolso é outro problema recorrente que pode tanto quebrar, como deformar a placa ou os fios. Descuidos à parte, problemas como bruxismo também podem forçar o aparelho e levar à quebra do fio”, afirma André Abrão. Independentemente da origem do problema, "se o aparelho deformar, o paciente não deve tentar ajeitá-lo por conta própria, nem usar o aparelho com problema, pois assim pode acabar agravando o problema inicial", alerta o dentista.
Diante de qualquer incidente, como fios amassados ou desadaptados e quebra de algum componente do aparelho removível, a recomendação é sempre procurar o ortodontista o quanto antes, “uma vez que, quando o paciente fica sem o aparelho, na posição apropriada, toda a seqüência de estímulos que era feita sobre os dentes, é interrompida. Não que a recidiva seja total, mas ela ocorre", avisa o professor do CETAO.
Aparelho no lixo
Se por um descuido, o aparelho foi parar no lixo, mas "foi resgatado a tempo", a dica é higienizá-lo com um produto anti-séptico, como a solução de Milton ou o líquido de Dakin. “Essas substâncias estão à venda em farmácias e se parecem com a água sanitária, embora sejam mais suaves. O líquido de Dakin, por exemplo, é utilizado para limpeza no tratamento de canal, afirma. Basta diluir a solução em água, deixar o aparelho de molho durante pelo menos 30 minutos e, depois, escová-lo", explica André Abrão.
Como a solução não tem um gosto agradável, Abrão também sugere lavar o aparelho com anti-séptico bucal antes de voltar a usá-lo. “E nem pensar em ferver o aparelho, pois como ele é feito de resina, pode deformar em altas temperaturas”, alerta o dentista.
Aparelho em adultos
Em geral, quem procura um ortodontista, após os 21 anos, é motivado pelo desejo de melhorar a aparência. Mas, se o tratamento exigir o uso do aparelho ortodôntico, é preciso estar preparado para passar por uma fase de adaptação.
Os pacientes têm um trabalho extra importante a fazer depois das refeições: "Não basta escovar os dentes. É preciso escovar o aparelho. Uma higienização deficiente deixa sujeira em volta dos bráquetes, o que compromete o esmalte dos dentes e pode levar à formação de cáries, manchas ou à gengivite”, explica o professor do CETAO.
Para evitar esses inconvenientes, além de utilizar a escova dental, é recomendável o uso do passa-fio - uma espécie de agulha de plástico que auxilia na limpeza com o fio-dental - e a escova interdental, que limpa entre os dentes. Estes acessórios são encontrados nas farmácias e grandes supermercados.
Segundo André Abrão, é falsa a idéia de que o tratamento ortodôntico em adultos sempre leva mais tempo do que o dos adolescentes. "Muitas vezes, o indivíduo quer apenas uma leve mudança no sorriso. Os parâmetros do tratamento ortodôntico em adultos, hoje, são outros", diz o professor do Curso Diagnóstico e Planejamento do Tratamento Ortodôntico para Iniciantes do CETAO.
CONTATO:
Clínica Genesis - Integra o Grupo S& E- Saúde e Educação
www.clinicagenesis.com.br
www.cetao.com.br
andre@cetao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!