Assista nossos Programas

domingo, 13 de junho de 2010

O campeão mundial Guepardo está na capa de TG 74

É do ‘time’ da África o ‘mais rápido do mundo’
O campeão mundial Guepardo está na capa de TG 74
Revista inova com mudanças gráficas que valorizam fotos, infográficos e mapas - e abre espaço para espécies não nativas

Itu (SP) e Inhotim (MG) estão no mapa da sustentabilidade e da preservação

Conheça a palmeira Butiá, que abriga um miniecossistema e dá comida e abrigo e bichos e plantas

Campinas (SP) – Terra da Gente de junho, edição 74, está nas bancas com um novo ‘lema’: A aventura de descobrir a vida. A mudança espelha a adoção de uma série de inovações pela revista, que passa a abrir espaço, também, para espécies animais e vegetais não nativas. E como estamos no mês da Copa do Mundo da África, um ilustre africano foi o escolhido para celebrar essa renovação. Trata-se do Guepardo (Acynonyx jubatus), o animal terrestre mais rápido do mundo. Ele é de dar inveja até mesmo ao jamaicano campeão Usain Bolt, pois corre à velocidade de 110 km/h. Saiba mais na reportagem de Paulo Gonçalves (página 16).

Ainda em linha com a inovação, a revista estreia mudanças gráficas que privilegiam fotos, infográficos e mapas - para tornar a leitura mais dinâmica e atraente.

No Espaço Rádio Eldorado, Terra da Gente resume o encontro entre a jornalista Paulina Chamorro, do programa Planeta Eldorado, e o genial arquiteto, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. A revista Terra da Gente e a Rádio Eldorado mantêm uma parceria com o objetivo de ampliar a divulgação de iniciativas e reportagens ambientais.

Na matéria sobre Biodiversidade, cinco colaboradores – Maurício E. Graipel, Thiago Bernardes Maccarini, Felipe Moreli Fantacini, Laise Orsi Beker e Nilton Cáceres – assinam Segredos da convivência animal (página 29). O texto remete aos inúmeros segredos escondidos nas montanhas e planícies do litoral brasileiro. Um deles é a convivência entre as várias espécies de animais, que bem poderia servir de exemplo para a nossa vida em comunidade. Confira!

O editor executivo de Terra da Gente, Valdemar Sibinelli, é o autor da reportagem sobre flora brasileira. Butiá, a palmeira que é um jardim começa na página 36, centrada numa palmeira que vale por um miniecossistema, na qual bichos e plantas frágeis encontram comida e abrigo. Sibinelli salienta, sobretudo, que só o homem ainda não explora de forma sustentável essa espécie bem brasileira.

Já o diretor de redação Ciro Porto trata dos beija-flores na seção Observador (página 34). A matéria, por sinal, resulta do trabalho que Porto e a equipe da EPTV produziram sobre essas aves para o programa Globo Repórter que foi exibido no último dia 4. O leitor ainda poderá saber mais a respeito de beija-flores se acessar www.terradagente.com.br.

Paraíso no fundo do mar, com fotos e texto do colaborador João Paulo Krajewsky, foi produzida nas ilhas Raja Ampat, que ficam a Oeste de Nova Guiné, no chamado Triângulo dos Corais, região formada por Indonésia, Filipinas, Nova Guiné e Ilhas Salomão. Na página 46, há também imagens exuberantes desse lugar que concentra a maior biodiversidade marinha do mundo. Já na página 52, Fernando Kassab pega carona na beleza de Raja Ampat para apresentar duas deliciosas receitas: sopa de frango Sumatra e caldo Java de camarões. Aprecie!

Itu, cidade histórica do interior de SP, ganha destaque na página 55, na reportagem Cidade mais limpa, da editora Valéria Forner (texto e fotos). Conhecida nacionalmente como a cidade em que tudo é ‘grande’, Itu agora dá ao leitor de Terra da Gente e aos brasileiros um grandioso exemplo de como recolher sustentavelmente o lixo doméstico.

A seção Ponta da Linha traz a reportagem Peixes garantidos rio acima, na página 60. O repórter André Natale esteve na divisa entre São Paulo e Minas para conferir como a pesquisa e a tecnologia ajudam o homem a resolver um problema que ele mesmo criou: a ameaça a várias espécies de peixes por causa das barreiras intransponíveis das hidrelétricas do rio Grande.

Para encerrar, Jardins encantados retrata a beleza singular de Inhotim, um vilarejo encantador que fica no município mineiro de Brumadinho - a 60 km de Belo Horizonte -, e que é emoldurado por plantas e arte contemporânea. Inhotim reúne em galerias e a céu aberto diversas obras de mestres consagrados, e tem como missão despertar seus visitantes sobre a importância da cultura e da preservação da biodiversidade. Tem muito mais em Terra da Gente 74, nas bancas.

(Foto: Capa da edição 74)


Sobre a revista Terra da Gente

Seis anos de vida, 74 edições com uma verdadeira coleção sobre as características e o estado de conservação de pelo menos 160 espécies da flora e fauna brasileiras. Eis um pequeno balanço da revista Terra da Gente desde seu primeiro número, em 2004. Nascida de um programa homônimo de televisão que surgiu há 13 anos e faz sucesso no Brasil e no exterior pela rede Globo Internacional, a revista comemora também sua condição de referência para o ensino de ciências, biodiversidade e meio ambiente nas boas escolas brasileiras – do Ensino Fundamental à Universidade − e a marca de 25 mil exemplares/mês.
www.terradagente.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!