Assista nossos Programas

domingo, 13 de junho de 2010

LINHA AMARELA DO METRÔ VAI BENEFICIAR 700 MIL PASSAGEIROS

O prefeito Gilberto Kassab participou nesta terça-feira (25/5) da inauguração da Linha 4 do Metrô - Amarela, realizada pelo governador Alberto Goldman. A cerimônia marcou o início das operações do trecho, que possui 3,6 quilômetros de extensão e interliga as estações Faria Lima e Paulista.

"A cidade de São Paulo tem no Metrô seu principal pilar de desenvolvimento. Para se desenvolver, a mobilidade humana é fundamental. E quando falamos de mobilidade humana na cidade, falamos do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano)", lembrou o prefeito.

Goldman também citou a importância de uma maior facilidade de locomoção para a população paulistana. "Isso é investimento social. Dá condição para o cidadão que mora em regiões periféricas possa procurar emprego numa área central da Capital", afirmou o governador.

O trajeto entre as estações Paulista e Faria Lima é realizado em cerca de três minutos e meio. A velocidade máxima comercial do trem é de 80 km/h. A princípio, a demanda prevista para a primeira etapa é de 700 mil passageiros por dia. Com a finalização do projeto, previsto para 2013, a capacidade de passageiros aumentará para 970 mil por dia.

No futuro, 11 estações

A Linha 4 - Amarela é subterrânea e irá da região central da Capital à Vila Sônia, na Zona Oeste. Quando estiver totalmente pronta, a linha terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações, algumas com pontos de integração com a Linha 2 -Verde, Linha 3 - Vermelha e com a Linha 1 - Azul.

A nova linha também terá integração a terminais de ônibus da SPTrans nas estações Vila Sônia, Morumbi, Butantã, Pinheiros e Faria Lima. Nos primeiros meses, ela funcionará das 9h às 15h, com transferência gratuita da Linha 2 - Verde para a Linha 4 - Amarela.

A construção das estações Paulista e Faria Lima ficou a cargo da Via Quatro, que venceu a licitação para operar a Linha 4 por 30 anos por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), a primeira estabelecida no Brasil.
Até o segundo semestre entrarão em operação as estações Butantã e Pinheiros. A partir daí, a Linha 4 seguirá o horário de funcionamento do Metrô, das 4h40 às 0h, de segunda a sexta-feira. Com a conclusão da primeira fase, a linha funcionará também aos finais de semana.

FOTOS: Fonseca/Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!