Assista nossos Programas

sábado, 22 de maio de 2010

Você realmente conhece a natureza?

Dias da Biodiversidade e da Mata Atlântica têm como objetivo chamar a atenção do público
para a importância da preservação do nosso meio ambiente. Mas o que realmente sabemos sobre isso?


Nos dias 22 e 27 de maio, comemora-se, respectivamente, o Dia da da Biodiversidade e o Dia da Mata Atlântica. Com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância dos biomas e dos ecossistemas e de estimular a sua preservação, essas datas acabam nos lembrando que de fato pouco sabemos sobre esses assuntos e não conhecemos de perto a nossa natureza.

É com esse objetivo que a Estação Ciência mantém, como uma de suas exposições permanentes, a Estação Natureza, uma ótima opção de passeio para pessoas de todas as idades que desejam aprender mais, de forma lúdica e interativa, sobre as riquezas do planeta Terra e sua exuberante e diversificada natureza.

A exposição é sensorial e se configura em um misto de entretenimento aliado ao aprendizado e à conscientização, e foi concebida seguindo o conceito "conhecer para preservar". Composta por cinco vagões de trem temáticos, a Estação Natureza oferece aos visitantes uma “viagem” pelas principais paisagens naturais brasileiras, como por exemplo a Amazônia, os Ecossistemas Costeiros, o Cerrado e os Pampas, entre outros.

Altamente qualificada e interativa, a mostra conta com projeções audiovisuais mostrando a realidade do ecossistema em questão e explora os sentidos do visitante, que poderá “perceber” cada um dos ambientes através da visão, audição, tato e até mesmo o olfato, pois cada vagão possui o cheiro característico do bioma que está sendo visitado. A Estação Natureza, além de proporcionar uma vivência quase real da diversidade e fauna e flora brasileiras, do primeiro ao último vagão ainda enfatiza a conscientização ambiental e a importância da preservação da natureza, mostrando que todos são responsáveis pela conservação do meio-ambiente e devem cuidar para que ele esteja sempre “vivo”. A Estação Natureza é uma parceria com a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, que criou e mantém outros espaços semelhantes em Curitiba e Corumbá.

Também na exposição permanente, nas áreas de Meio-Ambiente, Geografia e Geologia as pessoas podem participar de diversos experimentos interativos que ensinam mais sobre formação do planeta Terra, diferenças de solo, sedimentação, exemplos de minerais encontrados no Brasil, relevo, entre outros. Já na área de Biologia, nos aquários e na “Parada Butantan”, é possível, através da observação de animais vivos como peixes, corais e cobras de diversas espécies, aprender curiosidades e perceber as grandes diferenças entre o incrível mundo aquático dos mares e rios e o intrigante ambiente desses reptéis tão temidos.

Serviço:

Estação Ciência
Horário: 3ª a 6ª das 8h às 18h / finais de semana e feriados das 9h às 18h
Local: Rua Guaicurus, 1394, Lapa
Ingressos: R$ 2 (válido para a visita de todas as exposições da Estação Ciência) / gratuito no primeiro sábado e terceiro domingo de cada mês
Isenções: menores de 6 anos, maiores de 60, professores
Informações: www.eciencia.usp.br ou (11) 3673 7022 / Agendamento de grupos e escolas: (11) 3672 5364 e (11) 3675 6889

Indicação etária: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!