Assista nossos Programas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

UNIFESP REALIZA SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Evento visa discutir políticas nacionais permanentes de ensino

A Universidade Federal de São Paulo realiza no próximo dia 11 de maio o seminário Prioridades, Estratégias, e Processos para a Educação Permanente dos Profissionais de Saúde. O encontro é uma atividade dos projetos Pro-Saúde Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia da Unifesp.
Voltado para gestores, gerentes e trabalhadores da saúde, além de professores e funcionários da Unifesp, as oficinas têm como objetivo conhecer, apresentar e analisar a política nacional de educação permanente nos sistemas locais de saúde. O evento também pretende definir propostas e prioridades para continuidade e implementações das ações de educação permanente.
O Seminário acontece no Teatro Marcos Lindenberg, na Rua Botucatu, 862, Vila Clementino. As inscrições podem ser feitas pelo até dia 08 de maio pelo site http://proex.epm.br/eventos10/educacao/index.html. Mais informações podem ser obtidas no telefones 5539-0137 e 5539-0006.

Local: Teatro Marcos Lindemberg
Rua Botucatu nº 862 – Edifício dos Anfiteatros
Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Rosana Fiorini Puccini
Coordenadora dos projetos Promed e Pró-Saúde Medicina da Unifesp
Profa. Dra. Maria Cristina Gabrielloni
Coordenadora do projeto Pró-Saúde Enfermagem da Unifesp
Profa. Dra. Clara Regina Brandão de Ávila
Coordenadora do projeto Pró-Saúde Fonoaudiologia da Unifesp
Dra. Marilda Silva de Souza Tormenta
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo/CRS Sudeste
Dra. Flávia Carotta
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de Embu/SP
Dr. Adão do Carmo
Representante dos usuários participantes da Comissão de Acompanhamento Localdo Pró-Saúde/Unifesp
Tânia Maria Selvino Roberto
Secretaria Executiva

PROGRAMAÇÃO
Manhã:
08:00 às 08:30h
Distribuição de material
08:30 às 9:00h
Abertura: Reitor, Pró-reitores, coordenadores dos Projetos Pró-saúde (Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina) da Unifesp, representantes das secretarias municipais de saúde envolvidas no Pró-Saúde Unifesp
09:00 às 10:00h
Conferência: A Política Nacional de Educação Permanente
Profa. Ana Estela Haddad – Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde. DEGES/SGTES – Ministério da Saúde
10:00 às 12:00h
Mesa-Redonda: Desafios para organização da educação permanente nos sistemas locais e regionais de saúde.
Coordenação: Dra. Neide Miyako Hasegawa -Representante da DRS-1 / Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Dra. Flávia Carotta
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de Embu
Dra. Lídia Tobias Silveira
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema
Dra. Helena Zaio
Representante da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - CRS/Sudeste
Sr. Adão do Carmo
Representante dos usuários participantes da Comissão de Acompanhamento Local do Pró-Saúde/Unifesp
12:30 às 13:30h
Almoço


Tarde:

13:30 às 15:00h
Discussão em grupos – definição de ações por problemas, como formular propostas de EP, metodologias/estratégias e avaliação/definição de indicadores
15:30h
Apresentação dos relatórios dos grupos e encerramento: reafirmando compromissos

Sobre a Unifesp

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) foi criada oficialmente em 1994, a partir da Escola Paulista de Medicina, entidade criada em 1933 que foi federalizada em 1956. Na ocasião da criação da Unifesp, a instituição era a primeira universidade brasileira especializada em Saúde, abrigando em seu currículo de graduação os cursos de Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Tecnologias Oftálmica e Radiológica.
Em 2005, iniciou-se o projeto de expansão com a criação do campus Baixada Santista. Em 2006 foi criado o campus Guarulhos, seguido de Diadema e São José dos Campos, em 2007, dando seguimento ao processo de ampliação.
O ambicioso processo de expansão fez com que a Universidade saltasse de um para cinco campi e de cinco para 28 cursos. Com os novos campi, a Instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de Humanas (Guarulhos), Exatas (São José dos Campos) e Biológicas (Diadema).
Atualmente, a Unifesp conta com 4.442 alunos matriculados nos cursos de Graduação, além de 3.342 discentes nos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissionalizante), outros 8.296 na Pós Graduação Lato Sensu (Especialização e Aperfeiçoamento) e ainda 713 discentes no maior programa de residência médica do Brasil. A instituição tem em seu quadro 935 docentes, sendo que 94,2% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida pela Instituição. Em 1940 a universidade, então Escola Paulista de Medicina, inaugurou o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, que hoje é o Hospital Universitário da Unifesp localizado junto ao campus São Paulo, no bairro Vila Clementino. Ao longo de sua história, a Unifesp se consolidou como um dos principais centros de pesquisa e inovação da América Latina, tendo contribuído com 80.715 trabalhos de produção científica no período entre 2001 e 2009 em várias áreas do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!