Assista nossos Programas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Eleição do CADES demonstra preocupação com meio ambiente e bem estar

Domingo, 30 de maio, das 9 às 16hs, Itaquera tem um compromisso com seu bem estar e com o futuro que idealiza. Será realizada eleição do CADES Itaquera, Conselho Regional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. O pleito acontecerá na Praça de Atendimento da Subprefeitura de Itaquera, na Rua Gregório Ramalho, 103, no centro de Itaquera. Qualquer munícipe com mais de 18 anos e, que resida ou trabalhe na região, pode concorrer; as inscrições podem ser feitas até segunda-feira 24/5.

O tema do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável tem ganhado mais destaque a cada dia, porém poucos sabem qual o real papel da entidade. O órgão, subordinado ao CADES, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é responsável por discutir questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho. Este ano realizará sua 2ª eleição, e os eleitos tomarão posse no início de junho.

“O Conselho é um órgão importantíssimo, porque aqui temos a chance de discutir ideias e planos que podem se transformar em melhorias concretas para região”, conta o subprefeito de Itaquera. “A preocupação com o meio ambiente é fundamental para pensarmos que mundo queremos deixar para nossos filhos”, conclui.

Dentre suas competências, está colaborar na formulação da política municipal de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz. Isso acontece através de recomendações, proposições de planos, programas e projetos ao CADES Municipal.

O conselho é formado por 16 membros mais seus suplentes, sendo a metade do governo e a 8 da sociedade civil, e é presidido pelo subprefeito de Itaquera. O mandato dos membros do Conselho é de dois anos, no entanto, são permitidas duas reconduções, por igual período. As funções dos membros do Conselho são consideradas serviço público relevante, porém não há remuneração alguma. As reuniões acontecem em encontros mensais na subprefeitura e também recebem propostas, denúncias e críticas relacionadas à proteção do meio ambiente e a tudo que diz respeito ao bem estar melhorar a vida das pessoas. Vale sempre ressaltar que as manifestações podem ser encaminhadas por qualquer pessoa ou organização.

Segundo Lidia Paniaga, membro do CADES na gestão atual, é necessário usar argumentos palpáveis para gerar preocupação com a preservação. “Buscamos dar visibilidade a todas ações de cultura de paz, que é o mais sensível ao ser humano e a base para se respeitar o meio ambiente”, afirma. Já para Luiza Josefa de Assis, que também faz parte do conselho, a melhor coisa é “poder saber das novidades e trazer para a comunidade o que está acontecendo, o que pode acontecer no bairro e suas melhorias.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião!